Exame de código: Mulher com câmara escondida no botão da camisa…

37 Comentários

Nos últimos anos têm sido conhecidas várias histórias de pessoas que tentar passar no exame de código com recurso a “equipamentos proibidos”.

Uma mulher que levou uma câmara de vídeo dissimulada num botão da camisa para receber instruções à distância, enquanto fazia o exame teórico de condução foi esta sexta-feira condenada a uma pena de multa de 385 euros… e a escola de condução também.

Exame de código: Mulher com câmara escondida no botão da camisa...


Exame de código: mulher levou câmara, um telemóvel e um aparelho de Internet

Segundo revela o CM, a escola que a propôs a exame foi igualmente punida com uma multa de 16 500 euros e obrigada a publicitar a decisão. A decisão teve de ser publicada nos jornais regionais. O diretor da escola de condução teve de pagar 915 euros por a ter ajudado a mulher.

Na primeira sessão do julgamento, disse que procurou a escola, de Tondela, porque queria obter a carta de forma legal. Admitiu ter levado para o exame a câmara, um telemóvel e um aparelho de Internet para receber instruções do exterior com as respostas corretas, mas disse estar convencida de estar a fazer o que era certo. Numa sessão posterior, corrigiu as declarações e disse que pagou 5 mil euros à escola em questão para obter a carta.

O juiz lembrou que o telemóvel apreendido foi comprado pelo arguido. “Os senhores tentaram enganar o sistema”, referiu.

Exame de código: Mulher com câmara escondida no botão da camisa...

Os esquemas para se conseguir a carta de condução não são novos. Desde sempre se ouviu falar em “estratégias” ilegais para se obter o título de condução e até há sites online que vendiam este tipo de documento.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    Na minha opinião a condenação foi bastante branda…por uma multa de menos de 400 Euros para muitos vale a pena arriscar! Além da multa dever ser mais alta deveria ter como pena acessória a proibição de tirar a carta nos próximos dois/três anos…

  2. Avatar de manuel pereira
    manuel pereira

    e a saga continua… por mais que tentem vai ser difícil acabarem com as fraudes nos exames de código se não for assim é de outra forma … é como nos exames de condução… a outra também foi para lisboa apenas com uma rata e passado pouco tempo tinha um império …é ratas malvadas

  3. Avatar de Francisco
    Francisco

    Na minha opinião, a IMT e o nosso governo que tenta levar o nosso dinheiro, acho que deviam ajudar as pessoas que têm dificuldade de aprendizagem ou que forem 2 ou mais vezes a exame e chumbo. Deviam fazer teste para essas pessoas e ajudar por vai a ver sempre alguma malandrisse

    1. Avatar de Alphie
      Alphie

      Lol. A carta de condução devia ser dada como um privilégio, algo a que só uma minoria, a nata da nata, pudesse ter acesso e não a qualquer camponio como acontece hoje em dia. Vê-se com cada um na estrada que minha nossa senhora.

      1. Avatar de Luís Pacheco
        Luís Pacheco

        A nata da nata….?? E claro que vossa exa. faria parte dessa nata, não era? Parabéns, prémio do comentário mais idiota de hoje é seu.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Classificar como a nata da nata… Vale lembrar que as natas nao passam de leite azedo…
          No entanto sou de acordo que sejam mais duros para a obtenção da carta. Hoje em dia em Portugal o unico requisito é nao atropelar alguém durante os 30minutos que dura o exame… Saber conduzir nao é necessário!
          Façam cursos de condução defensiva, em piso molhado, e outras situações…
          Agora muitas escolas até usam carros automáticos! (Não é novo. Ja se via em 2005 algumas, agora tem muitas..)
          Tudo para facilitar a passagem da carta para gente que não sabe coordenar uma mao e um pé!
          E depois é o que vemos na estrada. Os carros e as estradas nunca foram tao seguros, e os condutores nunca foram tão perigosos!

          O manual de instruções do meu primeiro carro dizia como mudar as velas da ignição.. o do último que comprei diz para nao beber o líquido da bateria!
          Se isto nao quer dizer nada sobre os condutores de hoje…

      2. Avatar de José
        José

        Concordo, por vezes é de perguntar, onde tiraram a carta e quem ensinou a conduzir, ainda há muito que aprender, piscas, respeito, respeitar as fachas de rodagem, ultrapassagens malucas, civismo,e tanta coisa ainda para aprender

      3. Avatar de Domingos
        Domingos

        Colarinhos brancos. Esses pagam para tudo; não precisam ter conhecimentos

  4. Avatar de Ruan
    Ruan

    E preciso ter uma fiscalização nos exames pratico em penafiel ondes os avaliadores combram pra passar os alunos e escolas como em baiao sabem disso e nao diz nada pelo contrario fala pros alunos levar dinheiro pra propina

    1. Avatar de O moço coxo
      O moço coxo

      Penafiel e Baião? Se disseres em portugal TODO …

      Eu ja tirei a carta há umas boas décadas e já quando fui a exame o meu instrutor me disse uns dias antes para eu dar os 150€. E eu “que dinheiro é esse, eu paguei a carta toda duma vez e está tudo liquidado…” “- tem que se dar, só assim tens a carta garantida, doutra forma é quase certo que reprovas!!!”.

      Como é obviono meu caso, nunca dei o dinheiro e o instrutor ficou ele muito chateado (o que me levou ainda a buscar mais informação) e o que descobri:
      – é prática nacional
      – os valores variam para cada zona
      – no meu caso eram 50 para o instrutor e 100 para o examinador
      – o instrutor encontra-se com o examinador uns dias antes e dá-lhe a sua parte e diz quem foram os benfeitores
      – a tipa que ia comigo teve um exame ridiculamente fácil (pagou), enganou-se varias vezes e passou. No meu caso o exame fou super lixado com eles sempre a meterem-me em situações quase impossiveis de passar, mas correu bem e passei também. Mas ver o exame dela e o meu é como comparar um exame da 4a classe e do 12o ano…
      – uns colegas do Marco de Canaveses disseram-me que no alto preço da sua carta (2x o da minha…) ja incluía a “gorgeta” para o examinador…

      No fundo se reprovarem e não tiverem dado, é possível que não tenha sido por terem feito pior que outros, somentado dado menos… mas passadas décadas e décadas desde os meus pais e agora e seguir igual, que diz do interesse nessa fiscalização?!

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Eu tirei a carta e não dei nada a ninguém, nem ninguém me disse para preparar uma nota.
        Mas existirão sempre incapazes de tirar uma coisa tao simples como uma carta de condução e por isso aparecerá sempre uma serpente com uma maça.

    2. Avatar de Alphie
      Alphie

      Ruan, primeiro vai para a tua terra aprender a escrever, segundo que propina está a falar? Nas escolas de condução não se paga propina, isso é nas universidades.

      1. Avatar de grozny
        grozny

        Ora aqui está mais um “meliante” do Ch3ga… Não respeita nada nem ninguém. Não conhece mais do que o fundo da rua dele e usa o teclado para mostrar superioridade ao mundo digital. Enfim… Se o Ruan usa propina para se referir ao pagamento de todo o processo, aulas e burocracias, que seja… Você percebeu perfeitamente mas como não tinha nada para fazer decidiu vir aqui insultar alguém aleatoriamente. Ou a carapuça serviu?

        1. Avatar de jotabê
          jotabê

          Ou entãpo é só o termo brasileiro para “suborno”.

  5. Avatar de secalharya
    secalharya

    É preciso ser muito burro para fazer batotice no exame de código. É tão fácil passar.

    1. Avatar de Rock
      Rock

      E tão fácil nem sei como só se passa te por baixo da mesa .
      Porque cada vez está mais difícil .

      1. Avatar de secalharya
        secalharya

        Olha menos para o telemóvel e fica atento nas aulas teóricas.

  6. Avatar de Zé

    Teve mais trabalho e gastos a preparar como enganar o sistema do que se realmente tivesse estudado o código, que é uma coisa básica.
    E ainda tem a lata de dizer que estava a fazer o certo. Devia apanhar prisão pela tamanha estupidez e insolência.

  7. Avatar de guedes
    guedes

    Não aos exames . Deveria contar a avaliação intena das escolas de condução. Pode a pessoa estar nervosa ou correr mal no dia do exame além de fazer com que as escolas apenas apenas ensinem para passar testes . /s

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Há muito condutor que nunca deveria ter tido a oportunidade de ter obtido carta de condução. Deveria haver um exame psicológico obrigatório, antes de se poderem candidatar ao exame de código e posterior exame de condução. É de ficar com os olhos em bico com as asneiras que se vê. Isto para não referir a má educação e incivilidade demonstrada ao volante.

    2. Avatar de Leonel matos
      Leonel matos

      O Guedes uma pessoa que esteja nervosa com o exame também se vai enervar a conduzir e em caso de risco é uma pessoa perigosa a conduzir os não terá reação

  8. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Infelizmente vê-se muito condutor que tem a carta de condução tipo “farinha amparo” !!!

  9. Avatar de nelsontb
    nelsontb

    A escola cobrou 5000€ e foi obrigada a pagar multa de 915€… Esta condenação é uma palhaçada, nem sequer tiveram prejuízo com a aluna apanhada e nem deve ter sido a primeira para alguém estar atento e perceber a coisa já deviam estar desconfiados. Assim o crime compensa, como de costume neste país de corruptos.

    1. Avatar de Miguel C
      Miguel C

      Acho que leu mal.
      A escola pagou 16 500 euros. O diretor da escola é que teve de pagar os 915€.

      1. Avatar de nelson
        nelson

        Tem razão, não tinha visto essa. Mesmo assim bastam 4 alunos para ter dado lucro e sabe-se lá que mais falcatruas andaram a fazer, isto devia ter dado pena de prisão efetiva para os responsáveis, fecho da escola e obrigação de novos exames a todos os que passaram por aquela escola nos últimos anos. porque na prática foram encartados condutores não qualificados para tal e estão em risco vidas por causa disso

  10. Avatar de Jaime
    Jaime

    Muitas pessoas passam com esse truque, mais de 80%. Em Lisboa e no Porto é só copiar, até às próprias escolas ajudam. Quem é apanhado é porque é burro, é tão fácil enganar e aldrabar o sistema. Aquilo não tem segurança nenhuma, fora que as perguntas são estúpidas e mostram 0 da realidade. Para mim era acabarem com os exames de código e faziam esse exame no de condução.

    1. Avatar de nelson
      nelson

      Isso mete ainda mais poder nas mãos dos examinadores que já são conhecidos por serem corruptos

  11. Avatar de Profeta
    Profeta

    Mas qual e a novidade aqui ? Nenhuma, em qualquer lugar, qualquer empresa ha sempre chicos espertos a quererem ser mais espertos que os outros. So a titulo de exemplo, eu sei que se vao rir mas uma vez fui a uma churrasqueira e aquilo estava la cheio de gente. E uma mulher deu-se ao trabalho de levar o filho deficiente so para passar a frente de todos nos. Por isso ja nada me espanta.

  12. Avatar de JR
    JR

    Solução ? 2 infracções graves = sem carta por 5 anos e novos exames ! Era remédio santo !

  13. Avatar de Herlander
    Herlander

    E o Sr. Fábio Coentrão que admitiu-o na tb ter “comprado” a sua carta sem ter ido há escola.

  14. Avatar de antonio soares
    antonio soares

    erros ortográficos por mim não passarão. aprendam o Português e depois opinem.

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se assim é, o exame devia ter perguntas claras, não com rasteiras nas mesmas, vamos tirar a carta ou ter exame de português??

  16. Avatar de João Almeida
    João Almeida

    Vejo muita gente por aí nas estradas que devem de ter escapado às autoridades.

  17. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    o Cabrita aprova esta decisão!

  18. Avatar de De Carvalho BERNARDINO Carvalho
    De Carvalho BERNARDINO Carvalho

    Pois o meu caso eu passei código tirei arrumação e na estrada fiquei mal porque era na Suíça e não sabia bem o francês e ainda tive que ir a um médico fazer e xames pesequiatra paguei 250francos suíços e tinha que começar tudo de novo então acabei por não tirar

  19. Avatar de Jorge
    Jorge

    E há quem nem precise de ir a exame para ter uma carta falsa e ande por aí a exebir se como se fosse a melhor coisa no mundo.