NASA mostra Portugal mais verde após 2 meses de chuva

15 Comentários

Este 2022 trouxe-nos o segundo ano mais seco dos últimos 90 anos. De acordo com o IPMA, apenas seis dos últimos 20 anos tiveram uma taxa de precipitação superior à média. Este cenário trouxe ao país seca, incêndios e dificuldades no abastecimento de água para o consumo e para a rega. No entanto, principalmente a norte de Portugal, dois meses de chuva já deram uma nova cor ao território, segundo a NASA.

Uma imagem captada pelo instrumento científico da NASA, MODIS (Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer), permite comprar a península ibérica no final do verão com imagens atuais. E de facto Portugal está mais “vivo” e verde.


NASA mostra Portugal mais verde

Após um verão seco e com pouca pluviosidade, dois meses de chuva conseguiram transformar a cor de Portugal visto a partir do espaço.

Conforme podemos ver numa montagem de imagens recolhidas por satélites da NASA, divulgada esta sexta-feira pela página dedicada à meteorologia Meteo Trás os Montes – Portugal, é possível ver-se que entre 22 de setembro e 25 de novembro grande parte do território português, sobretudo no interior e no sul, uma tonalidade castanha, de falta de vegetação e água.

Agora, tudo mudou, com o verde novamente a tomar conta da paisagem.

Esta chuva, que tem caído sobre o país (com maior incidência no norte) faz toda a diferença. De realçar que desde outubro do ano passado — quando se iniciou a avaliação do ano hidrológico —, os valores da precipitação no verão equivaliam a metade do que seria esperado.

Situação de seca desagravou-se em outubro

Segundo o IPMA, a situação de seca meteorológica desagravou-se em Portugal continental durante o mês de outubro (novembro continuou a ser um mês com bastante chuva). O território tem agora uma menor área afetada pela seca. No final de outubro, 61,9% do território estava em situação de seca fraca (34,3%), moderada (17,9%) e severa (9,7%), enquanto no final de setembro, a situação de seca se espalhava por todo o país.

Em situação normal estava 29,1% do território e 9% em chuva fraca.

De acordo com o boletim, disponível no site do IPMA, no final do mês passado já não havia seca meteorológica na região noroeste e em grande parte da região do centro, “após nove a 10 meses nessa situação”.

 

Leia também:

Seca descobre no Rio Tejo um “Stonehenge”, no mundo tesouros, perigos e crimes

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu só peço a Deus é que até ao mês de Abril do próximo ano que caia sempre chuva.Pouca ou muita o que interessa é cair.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      “Deus” não vai fazer nada pois alguém que não existe não poderá fazer o que quer que seja.

      1. Avatar de Paula Mendes
        Paula Mendes

        O facto de não acreditares não impede a existência do mesmo. Para além disso, cada um pede o que quiser a quem quiser. Ele escolheu pedir a Deus.

      2. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        Tenta provar que Ele não existe.
        Cada pessoa é livre de acreditar e livre de o dizer.
        Lá porque não acredites Nele, não quer dizer que não exista, pois através da ciência não se o irá provar, e sim pelos factos.
        Pela obra se conhece o criador. Se Deus não existe tínhamos de encontrar uma lógica bem grande para a criação de tudo vindo do nada, pois a ciência diz que tudo tem uma causa. Sendo que todo o Universo, desde as coisas aos seres vivos, tudo como se encadeia só pode ser de uma causa inteligente, pois tudo está perfeito e como tudo se interliga. Nós é que ainda somos tão pequeninos para compreender a grandeza de Deus, e ainda estamos muuuiiito longe de compreender.

        1. Avatar de Luis Henrique Silva
          Luis Henrique Silva

          Ahh só para acrescentar e como sou livre de o dizer, eu já tive as provas suficientes para dizer que, eu não acredito em Deus. Eu sei que Ele existe

        2. Avatar de Luis Rosalino
          Luis Rosalino

          Pergunta aos Leopardos, Tartarugas, Golfinhos, Hipopotamos, Ursos, etc etc se existe “Deus”, n vais ter resposta eles simplesmente nao pensam nisso, entao podemos dizer q “Deus” é uma criaçao humana, qual o mal de o admitir? E já agora pq tentar “arranjar” uma entidade que tenha criado tudo? Isso é pensamento egocentrico? Pq q tem d ser uma identidade? E pq q tem de ser apenas um com muuuuuuito poder? Isso parece a visão humana sobre tudo que o rodeia…

          1. Avatar de Paula Mendes
            Paula Mendes

            Vamos então:
            1. Perguntar aos animais se eles acreditam na teoria da evolução das espécies, ou na teoria da relatividade?
            2. ““arranjar” uma entidade que tenha criado tudo? Isso é pensamento egocentrico? – Sabes o que significa egocentrico? Se estás a atribuir alguma coisa a outro, nunca podería ser egocentrismo.

            Cada um acredita no que quiser. Se não acreditas em um Criador, estás no teu direito.

          2. Avatar de Luis Henrique Silva
            Luis Henrique Silva

            Os animais ainda estão na evolução inferior, ainda não tem consciência por assim dizer.
            A existência de Deus está na nossa consciência, por mais que queiram, lá no fundo toda a gente sabe que existe, e é algo que está inscrito à milênios.
            E qual o mal admitir que Deus existe? Agora pergunto eu.
            Deus é todo poderoso, porque se não o fosse deixaria de ser Deus, certo? Não tem nada de egocêntrico, e sim lógico, vais me dizer que tudo o que rodeia no espaço se criou apena por um acaso? Quer se dizer que somo inteligentes por acaso?
            Qualquer pessoa pode encontrar provas de Deus, o problema é estar sensível a isso, às vezes só em certas circunstâncias da vida pensamos nisso e abrimos a nossa consciência a isso.
            Eu não tenho de admitir nada da sua não existência, pois como disse, já tenho factos por mim mesmo da sua existência, pois é algo que só cada um pode descobrir, pois é difícil transmitir essa prova a cada um.
            Para uns basta olhar a sua volta e ver tudo aquilo que o Homem não criou, e vermos a sua “assinatura”, da mesma forma que reconheces uma pintura de um pintor que já morreu, ele não está vivo para te dizer que é dele, mas o reconheces, com as obras de Deus a mesma coisa.
            Há coisas que poucos se dão conta, já pensaram como tudo no universo não anda por ai num caos? não andam tudo a bater umas coisas nas outras, está tudo bem delineado, a maneira como tudo se mexe, a beleza dos animais, a natureza, até mesmo nós, a maneira como somos criados, que ainda há muita coisa que para a ciência é um mistério..
            E Deus não é um ser como pensamos que tem corpo, é dificil de podermos pensar na sua característica.
            Existe uma pergunta de um livro muito interessante que é logo a primeira:
            “Que é Deus?” a pergunta não está “Quem é Deus? e sim que é…, a resposta muito simples e concisa “Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”
            Para muita gente ainda é difícil conceber Deus, pois que ainda falta compreensão para aceitar por exemplo o infinito, eternidade, perfeição, entre tantas coisas.
            Não é fácil para todos, a cada um o seu tempo, já levei o meu, e agora mais que acredito, eu sei….

      3. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        a Paula e o Luís tocaram nalguns pontos-chave.
        muito bem. e como ainda somos livres de exprimir uma ideia/opinião, tens de ser mais assertivo e eficiente nos argumentos se quiseres fazer valer a tua!

    2. Avatar de Jose Paulada
      Jose Paulada

      Deus te oica amigo, espero que chova todos os dias ate Abril e que não te paguem ordenados para ver se o estado recupera para o novo aeroporto e tgv. Eu so chego a Portugal em Maio por isso a partir dai espero sol e aumentos

    3. Avatar de Toni
      Toni

      Vamos pedir uns Améns no Facebook que isto fica já resolvido!

  2. Avatar de Paula Mendes
    Paula Mendes

    O facto de não acreditares não impede a existência do mesmo. Para além disso, cada um pede o que quiser a quem quiser. Ele escolheu pedir a Deus.

  3. Avatar de AlexS
    AlexS

    Por outras palavras, está a crescer o combustível para arder no próximo verão…

    1 ou 2 anos no campo e todos os urbanos aprenderiam a força da natureza.

  4. Avatar de Nuno Dias
    Nuno Dias

    Giro, giro, giro era uma comparação em relação ao Novembro do ano passado e não em relação a Setembro

  5. Avatar de António II
    António II

    Mas para Lisboa, pessoal da rádio e da televisão, o sol, muito sol, dias quentes, muito quentes e praia é que é o bom tempo!