Cidade do Alasca só voltará a ver a luz do Sol em 2023

20 Comentários

Queixamo-nos dos dias mais curtos, por recebermos a noite mais cedo. Contudo, os cidadãos de Utqiaġvik, uma cidade do Alasca, não voltarão a ver a luz do Sol até 2023.

Já ouviu falar da noite polar?

Noite polar na cidade Utqiaġvik, no Alasca

A cidade de Utqiaġvik, anteriormente conhecida como Barrow, está localizada na região mais longínqua do norte do Alasca. Além de remota, tem um clima extremamente frio, pelo que as temperaturas variam entre -5 °C e -22 °C.

Se, para nós, o inverno pode ser custoso, porque os dias são mais curtos, para os habitantes desta cidade do Alasca o inverno consegue ser mais desafiante. Afinal, pela sua localização, a estação do ano é mais longa e a luz do dia está muito mais condicionada.

Sabemos que alguns lugares perto do Ártico e do Círculo Polar Antártico têm menos horas de sol nesta altura do ano. Isto, porque o eixo de inclinação da Terra não permite que o Sol se levante acima do horizonte, causando por vezes a escuridão por mais de 24 horas. Este fenómeno é conhecido como noite polar, e, embora não seja algo extraordinário e os habitantes de cidades como a de Utqiaġvik estejam já habituados, para nós, parece impensável.

Utqiaġvik, no Alasca

Este ano, a noite polar, em Utqiaġvik, começou no dia 18 de novembro e irá durar até 23 de janeiro do próximo ano. Portanto, terão de esperar 65 dias para voltar a ver a luz do Sol.

 

Como é o quotidiano durante uma noite polar?

A escuridão a que os habitantes estão expostos é quase total. Isto, significa que, todos os dias, durante um curto período de tempo, é possível ver o crepúsculo, ou seja, aquele tempo antes do nascer do Sol e depois do pôr do Sol. Para os 4.500 residentes de Utqiaġvik, este intervalo de tempo suficiente para realizar certas atividades que noutras alturas do ano fariam durante um dia normal.

Nestas condições, com a ausência de nevoeiro ou outras restrições, as estrelas e planetas mais brilhantes podem ser vistos, o horizonte e os objetos terrestres podem ser discernidos e, em muitos casos, não é necessária iluminação artificial.

Revela o National Weather Service do Alasca.

No verão, por sua vez, os mesmos habitantes conhecem um fenómeno oposto chamado “Sol da Meia Noite”, que entrega luz natural durante mais do que 24 horas.

 

Leia também:

Japão está na corrida espacial com o objetivo de limpar os detritos

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Daqui a pouco aparece alguém a dizer que isto é consequência das alterações climáticas…

    1. Avatar de Ricardo Alves
      Ricardo Alves

      Hahahah+1
      Se fosse não redes sociais era certinho!

    2. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      E eu a pensa que era por causa duma certa vacina (cinic mode on)…

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Admira-me, sendo aquilo parte dos EUA, que não tenha havido algum “maluco” a meter algo parecido com uma torre de iluminação com luzes super fortes que “imitam” a luz do Sol durante o período de tempo que eles achassem conveniente para eles.

    Aliás, a meteorologia é tão má que admira-me que não tenham já aplicado algum tipo de “cúpula” transparente por cima da zona das casas que mantenha aquela zona com um clima mais ameno pelo menos dentro da cúpula. Não digo que fosse algo fácil, mas certamente que com o tempo descobririam algo que realmente funcionasse, com a vantagem de conseguirem integrar iluminação, aquecimento, que permita melhores condições de sobrevivência para os humanos… e se tudo falhar é só tão mau como já é agora, desde que a “cúpula” esteja desenhada para aguentar os Invernos rigorosos de lá mesmo sem manutenção humana (que seria certamente um desafio de engenharia).

    1. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      Chega de filmes para ti

    2. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Bela ideia…

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Estão numa espécie de penumbra.Foge. 😐

  4. Avatar de Chinês
    Chinês

    Eu se fosse pala lá ficava a lasca

  5. Avatar de Louro
    Louro

    Se por vezes já me mete confusão no inverno anoitecer por volta das 3 da tarde e amanhecer por volta das 9 da manha, aí é que me passava de vez lol

    Bem para compensar, no verão, amanhece por volta das 3 da manha, e anoitece por volta das 11 da noite 😀

  6. Avatar de czarito
    czarito

    30 days of night – para quem gostar de vampiros, aconselho a ler o comic (ou então a ver o filme(s) – apesar de serem relativamente fracos).

  7. Avatar de Jose P.
    Jose P.

    “No verão, por sua vez, os mesmos habitantes conhecem um fenómeno oposto chamado “Sol da Meia Noite”, que entrega luz natural durante mais do que 24 horas.”

    Como é que é possivel ter luz natural por mais do que 24h por dia?

    1. Avatar de Zem
      Zem

      É fácil: tem luz solar durante as 24h do dia e depois continua por mais 3 ou 4 horas da noite.

      😀 😀

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      onde é que diz que são mais do que 24h por dia?

      1. Avatar de Zem
        Zem

        Na última frase.

    3. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      Os dias são contínuos, não há noite a separa-los. Aconteceu-me uma vez que fui passar o solstício de verão à Suécia, que lá comemoram com o nome de Midsommer. Durante 10 dias não presenciei escuridão na rua. Em casa tinhamos de correr cortinas e portadas para conseguir dormir.

  8. Avatar de AntonioF
    AntonioF

    Eu trabalhei em Melkoya – Noruega, dentro do circulo polar e também não víamos a luz do sul durante meses mais tarde acontece o contrario, o sol da meia noite.
    Esta altura é excelente para ver a aurora boreais.

    1. Avatar de Zem
      Zem

      Tenho colegas que também lá trabalharam e queixavam-se que se viam gregos para dormir no verão por causa da luz solar permanente.

  9. Avatar de Jesus
    Jesus

    Esta altura do ano era fixe para os Políticos, do nosso País, irem para lá viver… afinal, podiam gamar à vontade que ninguém via nada

  10. Avatar de António II
    António II

    Pois… pelo que sei, por um amigo que escapou e regressou, Sócrates qualquer coisa, lá têm noites pouco tranquilas! É só vampiros a vadiarem e a sugarem…..!

    1. Avatar de Jesus
      Jesus

      Hehehehehehehhhh ! Ele lá era conhecido por José Trocas-te, loooooool