Tarifários: É o fim das ofertas “Zero Rating” em Portugal

81 Comentários

Em 2018 a ANACOM fez um ultimato às operadoras MEO, NOS e Vodafone. Após a monitorização de ofertas zero-rating e outras similares, disponibilizadas pelos prestadores de acesso móvel à Internet, a ANACOM concluiu que estas violam o Regulamento Telecom Single Market (TSM) e o Regulamento do Roaming, no que respeita respetivamente às regras sobre a neutralidade da rede e sobre o roaming.

Recentemente a ANACOM aprovou um sentido provável de decisão que determina aos prestadores de serviços de acesso à Internet (PSAI) a cessação das ofertas ‘zero-rating’ e similares.


O Zero Rating é uma prática comercial utilizada por alguns operadores de serviços de acesso à Internet, especialmente operadores móveis, na qual o volume de dados de serviços e aplicações específicas está incluído no limite mensal do volume de dados dos utilizadores.

Este tipo de tarifários promove uma variedade ampla de oferta para os utilizadores mais sensíveis aos preços, encorajando-os a utilizar serviços digitais.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) “aprovou um sentido provável de decisão em que determina aos prestadores de serviços de acesso à Internet (PSAI) a cessação das ofertas ‘zero-rating’ e similares que discriminem, com fundamento em questões de ordem comercial, entre o tráfego relativo a aplicações ‘zero-rated’ e o restante tráfego”, lê-se no comunicado.

Esta cessação, adianta, “deve acontecer no prazo de 20 dias úteis após a data da decisão final, no caso de ofertas disponíveis para novas adesões, e de 90 dias úteis após a data da decisão final, no caso de contratos atualmente em execução”.

Além disso, “os PSAI deverão, nesta sequência, enviar à ANACOM, no prazo de 90 dias úteis após a data da decisão final, informação detalhada sobre as alterações efetuadas nas respetivas ofertas para acomodar a decisão desta Autoridade, bem como a informação divulgada aos utilizadores finais”.

No sentido de atenuar os potenciais impactos negativos decorrentes deste tipo de ofertas, “nomeadamente ao nível da liberdade de escolha dos utilizadores finais, na referida decisão de 2018 a ANACOM havia já recomendado uma aproximação dos volumes de tráfego entre os diferentes ‘plafonds’ de utilização, preferencialmente por via do aumento dos volumes de tráfego dos ‘plafonds’ gerais”, acrescenta.

O sentido provável de decisão está em consulta pública até 15 de dezembro.

Partilhar:
Tags:

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Boa, acabaram-se os tarifários dos putos.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Lá isso é verdade.

    2. Avatar de Migas
      Migas

      Passaram a ter o plafond de tráfego dos adultos…

  2. Avatar de mariana12
    mariana12

    Isso quer dizer que vamos ter que pagar o que antes estava incluído. Obrigada ANACOM.

    1. Avatar de p_t
      p_t

      Tu pagaste sempre. Se antes conseguiam suportar o tráfego incluído então também conseguem suportar o aumento do plafond de dados pelo mesmo preço.

      1. Avatar de R
        R

        Exactamente. Dados são dados.

    2. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Mas isso ja tinha sido noticiado faz algum tempo e estao a cumprir uma norma europeia ja em junho deste ano: https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/tarifarios-ofertas-zero-rating-passam-a-ser-proibidos-na-europa/

    3. Avatar de R
      R

      Por mais que possa custar, esta decisão só peca por tardia. Este tipo de tarifários abrem precedentes potencialmente danosos para os consumidores.

      1. Avatar de nuno_nunes
        nuno_nunes

        Tinha muito pessoal que abusava disso e ainda sobre carregava a net movel com isso

      2. Avatar de Fusion
        Fusion

        Queres explicar melhor? É que para mim só veio prejudicar, porque com esta brincadeira vou ter que aumentar o Plafond do meu tarifário que por sua vez corresponde mais €€

        1. Avatar de R
          R

          Veja estes 2 artigos – procurar no Google:
          “Zero Rating proibido na Europa”
          “Estudo Europeu revela que Zero Rating aumenta custo dos dados”

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Simples, neste momento és obrigado a usar os serviços que a operadora diz serem grátis. Qualquer competidor que queira entrar no mercado é automáticamente afetado por isto. O que estrangula a competição e cria monopólios

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não. Significa que o que já pagas dá para usar a NET como quiseres…
      Por exemplo, pago 10€/mês e tenho 10GB de NET para gastar onde quiser… Não tenho 5GB para todos e 5GB para WhatsApp….

  3. Avatar de Adolfo Dias
    Adolfo Dias

    não percebi nada, enfim, para mim é chinês.

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Igual aqui…

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Os operadores têm pacotes em que a pessoa paga mais um determinado valor e a operador permite que a pessoa gaste mais tráfego (“veja mais”, “ouça mais”) por exemplo em um conjunto seleccionado de web sites de música, ou em um conjunto seleccionado de web sites de vídeo, etc.

      O plano tarifário tem por exemplo 10 GB para utilizar em tudo, mas se pagar o extra poderá ter mais 5 GB para gastar nesses web sites/ serviços específicos, que não fazem descer esses 10 GB até se esgotar os 5GB que pagou adicionais só para utilizar nesses serviços específicos e pré-aprovados.

      A ANACOM está a tentar prevenir que os operadores possam oferecer mais 5 GB (no exemplo anterior) só para esses serviços pré-seleccionados pelo operador, mas que esses 5GB tenham de permitir o acesso a tudo!

      Ou seja: acabar com a descriminação onde pode usar o que paga a mais, e prevenir ainda práticas que favoreçam determinados serviços em prejuízo de outros.

      1. Avatar de xibamba
        xibamba

        Basicamente em vez de terem 10GB para tudo + 5 para aplicações especificas ficam a ter os 15 GB para tudo!
        Ou então só os 10GB e não há cá nada de extras em aplicações.
        Ainda existem a possibilidade de 10GB base e pedir + 5GB

  4. Avatar de Fusion
    Fusion

    Enfim… tanta coisa mal com as operadoras e a ANACOM tem a capacidade de se meter com única coisa boa que tinham os tarifários.. 99% do meu consumo de dados móveis tinha incluído essas tais aplicações, como tal tinha o tarifário mais barato 9.80€ com 1GB de tráfego.. como óbvio agora 1GB não vai chegar para nada, e la vou eu ter que pagar mais (eu e muitos)

    1. Avatar de xxx0pt
      xxx0pt

      Por 7.5€ tenho 3GB. É uma questão de andar atento e não se deixar comer pelas operadoras.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        A questão nem é tanto o preço mas sim o Plafond, 3GB não chega nem de perto para as minha necessidades, preciso pelo menos um tarifário de 10GB, e por 10€ não consigo encontrar nenhum..

        1. Avatar de Migas
          Migas

          Tenho 3 telemoveis no meu tarifario com 21GB cada….

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Quanto pagas no total? Porque para mim é o único fator que importa, se conseguires ter isso tudo abaixo de 9.80€ faço já. Resumidamente o que perdi foi 15GB de internet para as apps que uso e 5gb para netflix e youtube, contabilizando num total de 21gb por 9.80€

        2. Avatar de Pascoal Soares
          Pascoal Soares

          para as tuas necessidades tens a nowo 10gb por 15€ ou 20gb por 20€

          1. Avatar de João F
            João F

            Por 20€ a Vodafone tem tráfego ilimitado para adesões até dia 30

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            10GB por 15€ é estúpido… Tenho 15GB na meo por 7,49€/mês e bastou ligar a regatear… Ando entre os 10 e os 15gb e entre os 7,49 e os 12,49€ há quase uma década…
            Ainda agora quando avisaram que iam aumentar liguei a reclamar e tive a sorte de haver uma campanha… Estava a 9,99€/mês com 13GB e passei para 15GB por 7,50€…

        3. Avatar de Alguém preocupado
          Alguém preocupado

          Pra ter 1 gb e apps incluídas epor 9.8 eras WTF /Yorn /moche etc, a WTF ta a fazer mesmo preço 30gb. Abre os olhos

      2. Avatar de Miguel C
        Miguel C

        O problema aqui, é que com estes tarifárias que contêm tarifário ilimitado quando se utiliza certas apps, faz uma diferença imensa.
        Em especial para se fazer video-chamadas.
        Um tarifário de 10€ com 1 GB de trafego e certas apps gratuitas, embora supostamente o trafego seja de 1GB, na realidade a pessoa pode facilmente ultrapassar os 50GB reais sem sequer chegar perto do limite de 1GB gerais para uso fora da apps do grupo.
        Mesmo que aumentem a quantidade de 1GB para por exemplo 5GB, continua a ser muito menos do que é no momento.

        1. Avatar de Eddy
          Eddy

          As apps gratuitas têm uma PUR de 15GB.

      3. Avatar de O Imbecil
        O Imbecil

        E ainda achas um bom negocio =)))) adoroooo

    2. Avatar de guedes
      guedes

      Por exemplo a WOO (que é da NOS) dá 10GB/mês se fizeres portabilidade e sem fidelização nenhuma. https://www.woo.pt/tarifario-novo

      1. Avatar de Miguel C
        Miguel C

        Não são 10GB, são apenas 4GB.

        1. Avatar de J
          J

          Eles oferecem +6GB pela portabilidade

        2. Avatar de Nuno Nunes
          Nuno Nunes

          Eu tenho 15 gb mes por 20 euros mes se quiser 25 gb sao 30 euros

      2. Avatar de Pascoal Soares
        Pascoal Soares

        na nowo 10gb + 5000 min por 15€ e 20gb + 5000min por 20€

    3. Avatar de Rui B
      Rui B

      Isso é pensar pequenino, ou seja estás-te a deixar enganar da forma que eles querem.
      Esse 1GB é que não está ajustado ao valor de mercado.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Estás a deixar-te enganar por eles?
        Na verdade não, tenho este tarifário de uma forma consciente e propositada, 99% do meu tráfego é feito com essas apps que estão isentas de consumo, logo 1GB chega perfeitamente, num mês normal nem 500mb gasto. Com estas alterações vou começar a pagar mais, logo eu sei exatamente o tarifário que tinha e o porquê de ter esse tarifário

        1. Avatar de Lopes
          Lopes

          O teu problema foi ter-se criado esse mau habito que já vem de há muitos anos, quando tu tinhas o pacote mínimo e aproveitavas as app’s que não contava o trafego, outros ao contrário de ti tem de pagar para fazer o mesmo, agora acabou-se a mama, pagas como todos os outros.

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Inveja é um sentimento muito fo****
            Devias tratar disso sabes? Lá porque tu não tinhas estas condições e tens inveja, não quer dizer que todos têm que fazer o que tu fazes

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          Mas quantos GB gastavas por mês ao todo e em quanto ficava?

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Pago 10€/mes para 10GB… Se achas caro…

  5. Avatar de Joe
    Joe

    Portanto agora um tarifário que tenho por exemplo 5Gb +15GB para Apps X e y + 5Gb apps z terá de passar a ser de 25 GB, a ser assim parece me bem.

    1. Avatar de CO
      CO

      Não, vais ficar com 5GB sem o plafond das restantes

      1. Avatar de Joe
        Joe

        Se fizerem isso arriscam-se a perder muitos clientes que estão habituados a não pagar tráfego diretamente, não tarda o pessoal começa a comprar cartões do estrangeiro que têm tráfego para toda a Europa com 50GB ou mais e com preços mais baratos com o único senão de não poder manter o número, mas mesmo assim ainda compensa ter 2 cartões nem que seja ter 1 só para dados.
        Também não acho bem essa brincadeira de controlarem o tráfego, parece uma ditadura de dados, mas muito boa gente só continua nessas tarifários por precisamente por essas benesses.

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Pronto, vês?
          Já tens solução, afinal.
          Tanto drama para nada.

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    As operadores deverão atribuir esse tráfego apenas para apps para uso geral. Numa perspectiva de neutralidade da internet não faz sentido dar benefícios a umas aplicações e outras não.
    Dando um exemplo, porquê que oferecem tráfego para o Spotify e não para um pequeno serviço de streaming de música? Isto é concorrência leal?

    Este tipo de comportamentos abre portas a outros que alguns países já sofrem, como por exemplo.
    Ser necessário pagar à operadora para ter acesso ao WhatsApp.
    Ter de pagar à operadora para ver Netflix em 4K (apesar de já pagar o plano 4K à Netflix)

    A operadora deverá ser uma ponte para *a internet*, podem cobrar o uso de largura de banda e velocidade, mas dar preferência a serviços faz 0 sentido.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Transpondo isto para um exemplo mais prático.
      Isto é igual ao estado limitar um café de esquina a ter lucros de 300€ por dia, quando a padaria portuguesa teria esse mesmo limite definido para os 5000€.
      Isto não é dar preferência?

    2. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Esta diretiva da UE é mesmo para isso: acabar com a concorrência desleal nessa área. Acho muito bem.

      1. Avatar de nuno_nunes
        nuno_nunes

        Mas muitos nao pensam que anacom quer o mal do pessoal

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu sou a favor desta decisão SE a ANACOM impôr aos operadores que esses tarifários com tráfego geral tenham o total equivalente (ou mais) do que os tarifários atualmente praticados, sem alterar um único cêntimo.
    E para quem tem contrato, como funciona?

  8. Avatar de Acácio Bernardo
    Acácio Bernardo

    Aplaudo de pé!! ANACOM está a fazer o seu trabalho. Parabéns!

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      A anacom so esta a cumprir normas europeias

  9. Avatar de luis
    luis

    Regulador da treta, em vez de proteger os consumidores trata de os prejudicar…obrigado João de Matos.

    1. Avatar de Amigo de João de Matos
      Amigo de João de Matos

      De nada Luís…
      Quer deixar alguma sugestão para o João analisar posteriormente?

    2. Avatar de João Matos
      João Matos

      Antes é que os consumidores estavam a ser prejudicados.

      Agora os ISP’s só têm de disponibilizar o plafond que antes disponibilizavam para apenas algumas aplicações escolhidas mas para todas sem discriminação.

      Já vem é tarde esta medida.

      O ideal era banalizarem o trafego ilimitado, talvez com um cap de velocidade ao atingir determinado valor mas sempre ilimitado.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Num cenário ideal era isso que deveria acontecer, no entanto sabes bem que isso não vai ser uma realidade. E apartir de agora se quiseres esse tráfego que te tiraram vais ter que pagar, uma vez que esse tráfego era oferta. Portanto sim o consumidor final vai ficar a perder

  10. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Finalmente!!! Isto é bom para todos e principalmente para uma internet livre

    1. Avatar de mariana
      mariana

      Quando dizes todos referes-te às operadoras certo? Porque os consumidores vão levar com aumentos de certeza.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Isto! Que pelos vistos a malta que está a comentar não não percebe.. o que antes tínhamos era uma “oferta” agora sem isto as operadoras vão começar a comprar por esse tráfego, logo quem vai ganhar são as operadoras e não o consumidor final

        1. Avatar de Zé

          Ainda acreditas no Pai Natal? Se calhar as operadoras até recebem de certos “serviços” para incluírem o tráfego deles nos ditos planos “grátis”. A internet deve ser neutra a nível político, social, comercial e tudo o resto.
          Há muitas maneiras das operadoras resolverem o assunto. Baixam o preço o serviço e quem quiser compra “packs” de dados para certas apps, por exemplo. Agora estarmos todos a pagar para ter dados grátis que só servem a alguns, acho muito mal.
          Temos de ter a capacidade de pensar no todo e não olhar apenas para a nossa barriga.

          1. Avatar de PeFerreira
            PeFerreira

            Acreditas no pai natal? isso digo eu quando vejo tu a escreveres ‘operadoras’ e ‘baixa preço do serviço’ na mesma frase.
            Aos anos que me andam sempre a chatear para trocar o tarifario atual legacy que tenho para um recente. Problema? Nenhum dos recentes tem o preço reduzido do tarifario legacy.

  11. Avatar de Dark
    Dark

    Tudo se resume ao preço do tarifário. Em Portugal os putos recebem redes sociais e YouTube de borla e ficam contentes a aplaudir de pé, mesmo não tendo mais nada. Noutros países existem tarifários com 200 Gigas por 10 euros mês e os putos gastam onde preferem sem estarem reféns.

    1. Avatar de Alberto Dinis
      Alberto Dinis

      Essa é que é essa. Devíamos estar a reclamar era tarifários mais baixos.

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      É exactamente isso.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Posso inclusivamente dar o examplo de França. Tarifario sem fidelização, com chamadas ilimitadas e 100Gb de internet – 15.99 EUR. Vão ao site da Bouygues Telecom, Free, Sosh etc etc
      Ah! Sem falar que tem 20Gb em roaming. Só os dados que a operadora dá em roaming fica mais barato que um tarifário igual em Portugal.

      1. Avatar de JP
        JP

        Isto seria a medida ideal, para acabar com os regateios com as operadoras. Tanto no móvel, como fixo. É vergonhoso ver o mesmo contrato ser vendido a preços distintos, dependendo da capacidade de negociação do cliente. Aqueles que não se sentem confortáveis nestas áreas ou desconhecem acabam por pagar bem mais.

  12. Avatar de guedes
    guedes

    Em 2018 a ANACOM fez um ultimato ….

    A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) “aprovou um sentido provável de decisão em que determina aos prestadores de serviços …”

    Então ao fim de 4 ANOS do ultimato a Anacom ” aprovou um sentido provável de decisão ” .. Ah valentes – um “sentido provável de decisão” é de uma violência nunca vista em Portugal.

    1. Avatar de Fontes
      Fontes

      Um verdadeiro ultimato. “Tens 4 anos para mudar, SENÃO …” “Não te acontece nada. Dou-te mais 4 anos para pensares melhor” 🙂

    2. Avatar de papagaio
      papagaio

      ..os incompetentes do costume

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Mentira, por 10€ são 4GB os 6Gb são de oferta os primeiros 12 meses. 4GB estão muito longe dos 21gb que perdi pelo mesmo preço

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Em que operadora tiveste isso?
        Por curiosidade

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          MOCHE, 9.80€ com 1GB de plafond, oferta de 15GB para apps selecionadas (aquelas que eu uso exclusivamente) e 5gb para Netflix e Youtube. Total 21gb de plafond

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Que pena ser Moche, a rede da MEO por experiência deixa a desejar…

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Tenho internet ilimitada da nos alguem pode me explicar o que vai suceder daqui por diante? Vou pagar mais ou menos afinal?! Os comentarios não esclareceram minha duvida.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Se tiveres por exemplo 1GB vais ter só esse 1GB de plafond, acabou-se a internet de borla para as apps. A partir daqui tens duas opções ficas com o mesmo tarifário ao mesmo preço com o mesmo plafond, e vais ter que reduzir os consumos, ou mudas de tarifário e passar a pagar o dobro ou o triplo para teres as mesmas condições que antes

  14. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Resta saber se os operadores aceitam, ou se vão ignorar, ou se até mesmo vão para tribunal desafiar a legitimidade para a ANACOM se estar a meter na oferta comercial, que está claramente fora da área de controlo de qualidade técnica.

    Não deveria ser a autoridade da concorrência ou outra a meter-se nisso? Já que a descriminação de tráfego pode prejudicar a concorrência dos serviços que não estão incluídos no tráfego extra pago à parte.

    Talvez a ANACOM até tenha toda a legitimidade para obrigar as operadoras, mas como têm os departamentos de advogados e por vezes conseguem adiar as decisões finais por anos, podem perfeitamente fazer as contas e decidir que mesmo com os custos e multas compensa.

  15. Avatar de Luis Lobo
    Luis Lobo

    Obrigado pela explicação João, também nso tinha entendido nada…

  16. Avatar de Alberto Miranda
    Alberto Miranda

    Finalmente!
    Acaba-se a conversa “ah e tal tenho um cartao com a idade com o nif/cc do meu filho!!!”
    Quando se quer ser mais inteligente que os outros………. carrega tuguinha!

  17. Avatar de Luis
    Luis

    À partida parece uma má notícia, mas de facto é uma boa notícia para a igualdade de tratamento e concorrência.
    Se as operadoras querem segurar a malta mais nova, com certeza que encontram outras formas de o fazer.

  18. Avatar de Silva
    Silva

    De uma coisa só se pode dizer (Desculpem) mas no que toca a todos,é só BURRICE !!!