Identificador da Via Verde não tem a possibilidade de mudar pilha?

158 Comentários

Os identificadores Via Verde podem ser utilizados em qualquer concessão com portagem em território português, desde que devidamente associados a um cartão de débito e matrícula. Estes identificadores validam a passagem dos veículos nas portagens.

A Via Verde não tem a possibilidade de mudar pilhas de identificadores e por isso os utilizadores têm de comprar ou alugar equipamentos novos quando estes deixam de funcionar?


O Polígrafo SAPO contactou fonte oficial da Brisa que informou que “o identificador da Via Verde funciona, para todos os efeitos, como um meio de pagamento e, como tal, tem de dar as máximas garantias de fiabilidade e segurança no momento em que é usado e dita um débito na conta bancária a que está associado”. A fiabilidade e segurança, diz a mesma fonte, “não é compatível com uma manipulação livre e não autorizada do equipamento, que a poderá pôr em causa”.

“São os fabricantes desses equipamentos, e fornecedores da Via Verde, que recomendam que essa manipulação não seja feita  e que não se responsabilizam por um deficiente funcionamento do identificador a partir do momento em que este tenha sido manipulado”, sublinha.

“As alegações sobre as pilhas dos identificadores da Via Verde que circulam ainda nas redes sociais reportam a 2016-2017, e são da autoria de uma pessoa que faria negócio com a troca de pilhas de identificadores e baterias de outros equipamentos”, acrescenta. A empresa é desmentida pelo autor, André Pereira, que em declaração escrita enviada ao Polígrafo sublinha que nunca ganhou dinheiro, “nem qualquer tipo de benefício financeiro” ou qualquer tipo de bem com esta situação. “Ganhei sim respeito e reconhecimento por ter exposto um esquema“, conclui.

Antigamente, os identificadores da Via Verde tinham uma bateria que podia de facto ser substituída. Contudo, na altura em que este caso se tornou popular “os novos aderentes já recebiam identificadores cuja bateria/pilha já não se substituía“.

Em resumo, a Via Verde não tem a possibilidade de mudar pilhas de identificadores e por isso os utilizadores têm de comprar ou alugar equipamentos novos quando estes deixam de funcionar.

Partilhar:

Comentários

158

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    ainda dá para mudar, mas tem de ser com um ferro de soldar, porque a pilha tem um suporte próprio embutido na mesma, com 3 pontos de solda.

    1. Avatar de Sandra Dias
      Sandra Dias

      Correcto! mas esses filhos duma cadela já nem querem vender os identificadores normais de custo único, querem sempre impingir o modelo pago mensalmente/anualmente e também usam a desculpa da manutenção da pilha.
      Chegamos ao ponto de só podermos adquirir essa modalidade em 2 lojas: lisboa e porto. DUAS lojas no país inteiro, o resto ou fica agarrado pela mensalidade ou tem de se deslocar. chulos!
      Para o cúmulo, se forem à loja de lisboa e pedirem essa modalidade são praticamente enxotados como cães com desculpas e ainda se riem quando se pede o livro de reclamações porque sabem bem que não vai dar em nada. chulos mamões!

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Já não existem identificadores de compra, só de aluguer e não é de agora, essa alteração.

    2. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      Boa tarde, a VÍA VERDE quando vendeu os identificadores não avisou os Cliente que, uma vez esgotado o” combustível”, tinham de poluir o ambiente com o identificador velho e comprar outro… Quem for imparcial na análise a este assunto facilmente verifica que é possível mudar a bateria e que os procedimentos são os mesmos já utilizados pala Viaverde, no passado…. Abrir, dessoldar a bateria e soldar outra… Tudo muito fácil… Nos contactos que fiz com a Viaverde verifiquei que para alugar posso fazer tudo pela net… Mas para comprar… Tenho de ir a uma loja… Que são raras, pouquíssimas… Ficar a espera… Horas??? e voltar a dar todos os dados de cliente antigo e trazer um identificador novo… Tenho dois, um em que eu( próprio) substitui a bateria, no principio do ano e agora fiz o mesmo ao outro e verifico que o identificador “esta bloqueado”… Não sei o que pensar da Viaverde??? … Mas que são poluidores, não tenho dúvida… Senhores da Viaverde… 3xR=… Reciclar em 2022 é obrigação do vosso grupo… E SÓ não o fazem porque não existe na vossa empresa um compromisso “SÉRIO” com futuro dos nossos filhos e do mundo onde vão ter de viver…

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Eu mudei mas continua a dar laranja

  2. Avatar de informate
  3. Avatar de DQ
    DQ

    É engraçado terem ‘Verde’ no nome mas serem tudo menos verdes. O verde deles é $$$

    1. Avatar de GM
    2. Avatar de José Marques
      José Marques

      Tenho uma loja de chaves e troco as pilhas de todos os modelos de via verde. As mais recentes são mais delicadas mas uma chave de automóvel também é portanto nada que não se faça.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        e trocar pilha no identificador novo que requer umas soldas, fica por quanto exatamente?

      2. Avatar de Fernando Antunes
        Fernando Antunes

        José Marques, se for na zona do Porto onde por favor?

      3. Avatar de Serafim
        Serafim

        Onde é a loja? Preciso fazer uma chave para o meu carro.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Concordo plenamente. Eu ando com um antigo e já com pilha gasta. Recebo vários e-mails a reportar a situação e nunca alterei nada. Contatado a via verde um funcionário disse que no momento da passagem no pórtico a leitura está a ser efetuada à matrícula não ao identificador. Assim pergunto para que precisamos do identificador?

    4. Avatar de João Silva
      João Silva

      Estava mesmo a pensar nisso
      Aqui há negociata.

    5. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Verde é porque não precisas parar……………………………………………

      1. Avatar de GM
        GM

        Associado ao não precisar de parar, poderia ficar associado não necessitar de substituir o aparelho salvo se este avariasse, permitindo portanto ao cliente a substituição da pilha de forma autónoma (menos emissões por causa das deslocações propositadas a um centro de assistência…), menos equipamentos descartados, etc. Mas, de facto, o verde é o das notas de Euro, nada mais. O resto é conversa para boi dormir.

  4. Avatar de camane
    camane

    O interesse não é proteger o ambiente com os demagogos propalam mas sim sacar dinheiro as contribuintes, o governo tudo permite desde que entre dinheiro.
    Eu chamo isto de roubo aos utilizadores.

    1. Avatar de mm
      mm

      Ainda bem que já não usamos palhinhas de plástico. Assim podemos deitar este equipamento de plástico operacional e a funcionar bem, fora. Deve ser para manter o equilíbrio!

  5. Avatar de Vinagre
    Vinagre

    Dica MI (muito importante)
    Mandei vir um novo identificador, pensava que deixava a mesma base colada ao vidro e mudava a parte do IPD (identificador propriamente dito).
    Pois, não senhor … o IPD não encaixava na base antiga.
    E como se descola a base antiga? Com fio de pesca (ou outro fio resistente).
    NPAD (não precisam de agradecer a dica).

    1. Avatar de Anti Scamers
      Anti Scamers

      No meu tempo bastava executar uma rotação ao conjunto equipamento+base para desligar a cola (silicone) do vidro.

      ABV (Agradecimentos Bem Vindos).

      1. Avatar de Sousa
        Sousa

        Ao fazer a rotação num destes novos modelos de identificador parti a ligação entre a base e o corpo do identificador que é muito frágil. A solução é fio dental, xisato ou fio de pesca muito fino

    2. Avatar de Manuel Pinho
      Manuel Pinho

      Um simples fio dental dá para tirar isso na boa!

  6. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Comprei um identificador em 11/2015 e esta semana recebi um mail e um sms com a seguinte mensagem:

    O(s) seu(s) identificador(es) não está(ão) a registar corretamente as suas utilizações. Verifique se está(ão) mal colocado(s) no vidro do carro.
    Se não for esse o caso, deve substituí-lo(s). Pode substituir o(s) seu(s) identificador(es) aqui.
    Caso este assunto já se encontre resolvido, por favor ignore a presente comunicação.
    Com os nossos cumprimentos,

    Fui ao site da via verde e assim que entro na conta aparece esta mensagem:
    Este identificador não está a registar corretamente a sua atividade e deverá ser substituído.

    Compreendo que o identificador já tem 7 anos (já está mais que pago) mas ao passar nas portagens são raríssimas as vezes que acede a luz amarela, sendo que logo no início da utilização do identificador por vezes também acendia a luz amarela e nunca fui chamado à atenção para esse facto.
    Esta semana passei 4 vezes na via verde e acendeu sempre luz verde.
    Depois existe a coincidência de isto estar a acontecer precisamente no mês que faz 7 anos.
    É impressão minha ou estão a querer fazer prescindir do identificador que comprei para ter que começar a pagar uma mensalidade/anuidade?

    1. Avatar de Johny Bigodes
      Johny Bigodes

      Família tem 4 carros, todos eles receberam notificação de troca do identificador na mesma semana. Um deles já não vai há portagem há mais de 3 meses. O teu identificador assim como os meus estão de perfeita saúde, mas obrigam a trocar para termos de pagar 11euros ano.

      1. Avatar de João J.
        João J.

        Bom dia, antes de mais não precisam sequer de ir a lojas físicas para pedir livro de reclamações e reclamar, basta ir ao livro de reclamações online e/ou portal da queixa. Na minha perspectiva o portal da queixa é mais eficaz visto dar para interagir e ir atualizando o ponto de situação fora que dá para colocar o resultado da queixa e deixar bem claro por escrito o nível de (in)satisfação. Por outro lado tem a DECO mas se não forem associados não vos serve de muito e finamente a possibilidade que a meu ver é mais viável, colocar o ACP (Automóvel Clube de PT) ao barulho e serem eles como entidade representante dos automobilistas a intervir na defesa dos vossos direitos e interesses.

    2. Avatar de Lopes
      Lopes

      o meu foi comprado há 12 anos e funciona todos os dias e até hoje não recebi um email ou vi luz amarela e a pilha ainda é a original.

      A pilha dá para substituir, claro que não é algo muito simples, mas faz-se.

      Basicamente isto tornou-se um esquema e depois começou a modalidade de aluguer, pronto tudo a empurrar para essa modalidade, ao invés da compra.

    3. Avatar de Fazer o Zé de P...
      Fazer o Zé de P…

      Esta semana, recebi também esse mail para proceder à substituição do identificador, para mim é para actualizar do modo de compra para o modo de mensalidade.

      Outra questão, fui verificar os movimentos de passagem na página da VIa Verde, e como só utilizei três vezes no mês transacto, recordo perfeitamente das passagens em questão, logo em três passagens em SCUT’s, no entanto só aparece um movimento… como posso resolver este problema?
      Já verifiquei a matricula no site dos CTT se tinha alguma divida, contudo não aparece nada!
      Alguém me pode ajudar?! Obrigado.

    4. Avatar de RicM
      RicM

      Não é impressão. Segundo as especificações técnicas dos equipamentos, a pilha deve garantir um funcionamento por um período de 7 anos. Eles sabem isso e, provavelmente, um automatismo na base de dados da Via Verde envia emails para informar que deve ser trocado por um novo… e paga!

      1. Avatar de Daniel Marques
        Daniel Marques

        Também penso semelhante ou o próprio aparelho transmite o seu ID e valor da bateria, se for baixo, regista na BD deles e aparece sempre amarelo…
        Mas já vi pessoal a escrever que transita de amarelo para verde… Fica a suspeita sem certeza

    5. Avatar de Paulo
      Paulo

      O meu identificador já tem mais de 20 anos já substitui a pilha 3 vezes e já perdi a conta das vezes que eles me enviaram email a dizer que o identificador está com anomalias enquanto passar com verde vai cá andar por mais 20 anos se eu cá andar também

      1. Avatar de Paulo Teixeira
        Paulo Teixeira

        Tal como eu

    6. Avatar de Eduardo Silva
      Eduardo Silva

      É isso mesmo. Também ando a receber o mesmo mail e o certo é que ele apita sempre nas SCUT, aparece o valor a pagar nas outras e não vejo qualquer luz amarela. Pelo sim pelo não mandei então substituir e aderir à anuidade, visto que a venda dos aparelhos deixou de existir. Quem quiser aderir agora tem que pagar e não bufar.

      1. Avatar de João
        João

        Se fores á loja ainda o vendem, mas tendem sempre a.empurrsr para a solução de aluguer… Espertos.

    7. Avatar de Daniel Marques
      Daniel Marques

      Isso vai contra a minha suspeita… É a primeira vez que leio um aparelho passar de amarelo para verde….

      1. Avatar de Cesar
        Cesar

        O meu ora passa com amarelo, ora com verde, desde há umas semanas para cá.

    8. Avatar de Luís
      Luís

      Tive a mesma abordagem por parte da via verde, tenho vários identificadores antigos de compra e alguns dos novos com pagamento caso utilize, fui informado que tinha dois identificadores com problemas no registo e para serem substituídos devido a passagens recentes com anomalia, curioso serem os identificadores de compra… e pior ainda tiveram azar porque uma das matrículas é de um carro que está na oficina faz 3 meses devido a um litígio com essa oficina.
      Para já não fui à loja mas já estou a ver o desfecho disto, se todos os utilizadores tiverem uma mensalidade é expectável um aumento nas receitas da Via Verde…
      Considero um roubo este esquema e devia haver uma entidade a controlar estes abusos, pois não há empresa concorrente, eles têm o monopólio.

    9. Avatar de RS
      RS

      x2 em Outubro começaram a mandar mails e sempre que passava era luz verde.
      Sendo o equipamento dos finos mas mais antigos vou é a uma casa de chaves pedir para trocar a pilha.

  7. Avatar de Nuno Neto
    Nuno Neto

    Tão conveniente…
    Somos efectivamente um povo de gente inteligente…

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Troquei o meu aparelho e nao paguei nada. O meu pai trocou de carro e também não pagou o novo aparelho. Informem se na via verde.

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      trocas-te e não pagas-te, certo de certeza que tens contrato em regime de aluguer, se fosse equipamento adquirido já não vinhas com essa conversa.

    2. Avatar de Luis Martins
      Luis Martins

      Pode detalhar como fizeram essas trocas dem pagar!? A malta aqui agradece a sua ajuda.
      Obrigado

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        com modalidade de aluguer, é so ir a area de cliente e pedir…. até nos CTT pode pedir e nao paga por isso. paga os acessorios (se precisar de algum)

        1. Avatar de Victor
          Victor

          Até a fita cola cobram 0,25€…Vergonha nacional.

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Vergonha porquê?
            Os meus identificadores vieram sempre com fita cola e não paguei mais por isso. Agora se vais à Via verde pedir fita-cola é claro que tens de pagar. Ou tu consegues comprar fita cola de borla em algum lado? Olha, eu não consigo.

  9. Avatar de Afonso Barbosa
    Afonso Barbosa

    Qualquer habilidoso substitui aquela pilha de três pontos de solda. Quem quizer que se desenrasque. Ha tantos a passar nas barreiras, porticos e outros servicos com pilha substituída, sem qualquer problema. A conversa deles não convence. É só paleio de ganância deles.

    1. Avatar de RicM
      RicM

      Eu fi-lo. Foi só saber qual a bateria comprar e ver um tutorial no YT.
      Até fiz ao de um familiar que é dos “bajolos” antigos e apenas tive que reforçar o suporte de um dos contactos que se tinha soltado da placa.
      É mesmo assim, quem tem jeito safa-se

    2. Avatar de João Faria
      João Faria

      Boa noite, foi precisamente o que fiz, troquei, a Pilha de três pontos. Verifiquei que ao passar continua com luz laranja, mas no entanto, existe algo incompreensível, a via verde consegue retirar da minha conta o valor de passagem, na portagem, ou seja, o identificador está a funcionar, somente não indica o valor no final do trajeto, apresentando luz laranja. Continuarei a usar, fiz uma reclamação, como consumidor, porque a Via Verde, não está inscrita, no processo do livro de reclamações, podendo somente fazer reclamação no consumidor. Não devem abrir mão de um identificador que funciona e identifica o seu carro, somente não lhe dá o valor final.

      1. Avatar de Daniel Marques
        Daniel Marques

        Isso acontece porque eles tiram a matrícula pela foto..
        Nas SCUTs se não tiver o aparelho, cobram à mesma… Vão pela foto, verificam se a matrícula têm via e mandam a conta…
        O problema é que, ler matrículas é um processo mais pesado que um aparelho que emite informações…

  10. Avatar de Night
    Night

    Da para mudar sim, isso e puro esquema para ganharem dinheiro com os aparelhos.

  11. Avatar de Paulo Fernandes
    Paulo Fernandes

    O objetivo e roubar os clientes estamos em Portugal onde estes ladrões corruptos podem fazer tudo para sacar dinheiro aos clientes

  12. Avatar de Artur
    Artur

    Se não estou em erro agora nem dá para comprar … Realmente fazem o que querem. Qualquer dia também bloqueio a estrada em frente a minha casa e cobro uma mensalidade.

  13. Avatar de Johny Bigodes
    Johny Bigodes

    O problema não é, ter ou não a opção de mudar a pilha.

    Problema 1 – é não permitir comprar um dispositivo por 25 euros que dura facilmente 5 anos, a ser muito conservador. Em contra partida obrigam a alugar por 11 euros por ano.

    Problema 2, é a família ter 4 chips, um deles passou na via verde há mais de 3 meses cobrança feita tudo perfeito, e na mesma semana, receber notificação dos 4 chips tem de ser trocados. No entanto tirando o que nem vai a via verde, todos eles tem luz verde, todos eles apitam nos pórticos. A missão de forçar a troca dos chips foi iniciada para iniciar um pagamento anual que não existia até ao final do ano passado.

    Existem 4 milhoes de identificadores salvo o erro em Portugal, a cerca de 11 euros por ano, aumenta a receita de venda de disposividos da via verde de praticamente zero, para uns simples 11€ x 4 000 000 = 44 000 000 €/ano.

    Tudo o resto são teorias da conspiração, meio ambiente, troca de pilhas (há vários vídeos de como trocar, é facilmente trocável para quem tenha conhecimento desse facto). Permitam a compra como antigamente dos chips se são uma empresa tão amiga dos clientes.

    Problema 3

    Não há concorrência, não há uma via azul, amarela, cor de rosa. Fazem o que querem, e uma empresa existe apenas para criar faturação e consequentemente lucro, sem concorrência, fazem o que bem entendem.

    1. Avatar de Júlio
      Júlio

      Comentário muito bem escrito. E se a empresa via verde deixasse de pagar impostos em Portugal? Não seria a primeira.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      a modalidade mais barata sao 5.75€…. e para quem usa muito pouco ainda tem a opcao de pagar 1.25 apenas quando usa…

  14. Avatar de jose
    jose

    Tentei mudar uma de 2019…… Mudei rapido até…. ainda alimentei a placa para evitar problemas (pode n ter sido os pontos mais corretos… ) mas acabou por nao dar…
    A via verde ainda dava um pouco de sinal… Li por ai aí que quando ja tiver uma pilha mt fraca já nao ha muito a fazer…

  15. Avatar de A F
    A F

    A Via Verde é dos maiores esquemas deste país. Porque há veículos que reduzem a classe só por passarem a ter VV? E o mesmo com motos? A desculpa da pilha é só para obrigar a renovar condições de contrato mais favoráveis para a V V. E os serviços públicos (AT) a fiscalizar para empresas privadas VV e concessionárias? E as “taxas” das scut se não tivermos V V? Gostava de saber quem são os acionistas e quem fabrica os identificadores…

  16. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Será que ao mudar a pilha aquilo não perde a memória?
    Ou seja, ao ficar sem corrente

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Já mudei a minha 3 vezes em casa com um simples ferro de soldar Ahhh, é verdade o meio identificador já tem mais de 20 anos e ta aí para as curvas

    2. Avatar de Sandra Dias
      Sandra Dias

      Não, o nº de série está gravado numa ROM, não se apaga. Aquilo na prática é como um cartão RFID que lê a grande distância, nada mais. Podes pesquisar na net como funciona.

  17. Avatar de António II
    António II

    Ainda fiquei mais confuso!! Dá ou não para mudar?

    1. Avatar de RicM
      RicM

      Dá por iniciativa própria, não por meio da Via ($$$) Verde.

  18. Avatar de Alves
    Alves

    Pois o meu já tem uns 12 anos e vai na 3 pilha metida por mim….
    Trocar, não obrigado. Só mesmo se pifar de vez… e vai na volta quando acontecer ainda analiso possibilidades… 🙂

  19. Avatar de Frederico
    Frederico

    É simples se o equipamento não é compatível com a função simplesmente não mudavam nem vendiam a banha da cobra como venderam… O resto… O resto é conversa… E mais vos digo se precisar vou apenas comprar as portagens porque o resto era apenas um acréscimo não uma necessidade e eles já se cobram bem do fornecedor de serviços….

  20. Avatar de Luiz
    Luiz

    No dia em que precise de trocar de pilha, dou baixa e pelas poucas vezes que ando é menos uma preocupação. Conheço boa gente que faz mais kms que eu e não tem.
    Este estado que temos está cada vez melhor…..

  21. Avatar de Manuel Augusto Pinto Figueiredo
    Manuel Augusto Pinto Figueiredo

    Mentira, pouco antes da epidemia desloquei-me á loja de Via Verde no Carregado para mudar a pilha, o que foi feito na hora, só que o identificador nunca mais funcionou. Desloquei-me há sede para que fosse verificado, disseram que estava tudo bem, continua a não funcionar em condições ( sempre tem aparecidos luz amarela). O identificador é meu, comprei o , será que pretendem que faça novo contrato ou algo do gênero.

    1. Avatar de Júlio
      Júlio

      Guardas-te o relatório ou a fatura da troca da pilha ?

  22. Avatar de Discovery
    Discovery

    Troquei isso há uns 5 anos e funcionou na boa até me roubarem o carro….
    Daqui a uns anos troco novamente…são três pinos para dessoldar e apesar novamente.
    Peanuts and fuck the system!

  23. Avatar de Wagner
    Wagner

    Sempre deu e sempre dará para mudar a bateria… O problema é que isso para eles (Os chulos do costume), não dá lucro.

  24. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu não arrisco em ir à concessionária ver o que se passa com o identificador. Vou a uma empresa especializada em troca de pilhas e por 10€ fico com o assunto resolvido por mais uns anos. Eles continuam a enviar e-mails a avisar para ir lá, mas como passa a dar verde nas portagens sei que não é necessário.
    A viaverde tem o objectivo do lucro, pelo que ganham mais em terem identificadores alugados do que em regime de compra.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      10€? Só a pilha custa quase isso, mais o trabalho de abrir, dessoldar e voltar a soldar… Se pagar tanto como um identificador novo é uma sorte.

  25. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Atenção que há identificadores da Via Verde com uma manha em que se perde a alimentação, perde as definições CMOS e o identificador deixa de funcionar. Para trocar a pilha é preciso alimentar a board em simultâneo, senão deixa de funcionar.

  26. Avatar de Mapril
    Mapril

    A Via Verde diz-me que o meu identificador não está a registar as utilizações, e querem que eu pague por um novo. Não paguei, e ando sem identificador – e eles não deixaram de cobrar as portagens normalmente.

  27. Avatar de Carlos
    Carlos

    Nem é necessário ter o aparelho no vidro … Tenho um identificador que estava num carro que vendi há 3 anos e agora recebi uma carta para pagar um valor portagens…liguei pra a via verde e disseram-me que eu tinha de registar outra matrícula para não ficar associado a outra viatura ……
    Por isso nem é preciso ter lá o aparelho …

  28. Avatar de Luis
    Luis

    Pelo que entendi a Via Verde é vítima do seu fornecedor e nada pode fazer em relação à questão da troca de pilha.

    1. Avatar de Verde
      Verde

      Vítima??? LOL
      As únicas vítimas aqui são os clientes que estão subjugados por uma empresa sem concorrência…
      O equipamento facilmente podia ter uma tampa e permitir a troca da pilha… mas a Via Verde prefere cobrar de forma abusiva 11 euros/ano aos clientes.
      A chave de um carro é tecnologicamente mais evoluída que um identificador daqueles e permite mudar a pilha, mas se as marcas dos automóveis quiserem cobrar uma anuidade pela chave podem fazer o mesmo… basta dizer que é o fornecedor.
      De verde não têm nada, além da posição abusiva por falta de concorrência, deviam ser multados por ter estas práticas lesivas do ambiente.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        subjugados por uma empresa?

        Ó génio, tu sabes que não és obrigado a ter Via Verde, certo? Ainda existem vias manuais e nos pórticos tb podes passar e pagar depois nos correios ou numa payshop.

        Drama queen!

    2. Avatar de JV
      JV

      Coitadinhos 🙂

      Poupam dinheiro por ter menos portageiros e ainda exploram os clientes… Aldrabões do pior

    3. Avatar de camane
      camane

      Vítima é para rir.

      1. Avatar de João J.
        João J.

        Eu uso os dois, o Livro de Reclamações Online e o Portal da queixa, o livro de reclamações coloca mais “pressão” na entidade em si e na entidade reguladora para que esteja a par e solicite uma resolução à entidade da qual se reclama. E uso também o portal da queixa por ser mais interativo e por se poder atualizar o ponto da situação e avaliar por escrito no final da contenda.

    4. Avatar de Indignado
      Indignado

      A teoria do fornecedor cai pela base por duas razões, primeiro quando a Via Verde adquire estes identificadores pode, se quiser, exigir que tenha uma zona de pilha disponível e uma zona do circuito fechada, segundo, se a substituição for feita na própria Via verde fica assegurada a integridade do sistema, a não ser que desconfiem deles próprios

  29. Avatar de R. Ahcor
    R. Ahcor

    Tantos comentários… e tantas asneiras!
    Quem quiser pode comprar o Identificador. Serve apenas para passar/pagar nas Auto Estradas e SCUTS. Mas passados uns anos, tem de voltar a comprar, pois não têm garantia
    Mas quem optar pelo “aluguer” anual de 11€, a garantia é vitalícia. Ou seja, se avariar, dão um novo.
    E neste caso do aluguer, o cliente tem acesso a todos os serviços da Via Verde, até estacionamento na rua (onde houver esse tipo de parquímetros) e Parques (sinalizados).
    Também pode abastecer o carro em postos aderentes.
    E ainda mcdrives de farmácias e Hamburgarias aderentes.
    Enfim, vale a pena alugar.
    Já recebi o email do aviso e vou esquecer o método antigo.

    1. Avatar de GM
      GM

      Qualquer modalidade de posse do identificador permite aceder a autoestradas, ex-SCUTS, parques de estacionamento, e outros serviços. Afinal, o identificador é apenas um meio automático de ligação entre o utilizador e a conta bancária.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Mentira, vá-se informar melhor.

    2. Avatar de João
      João

      Acho que o bocado de plástico não vale os 11€ por ano. Nem metade. Desses serviços todos, uso portagens e parques, estes últimos muito ocasionalmente.
      Em suma, estamos a pagar um serviço para pagar outro. Não faz qualquer tipo de sentido.

    3. Avatar de Verde
      Verde

      Caro R. Ahcor pelo seu comentário presumo que seja funcionário da Via Verde, ou não sendo, uma vez que está bem informado, para evitar asneiras, agradeço que informe onde se pode hoje em dia adquirir identificadores comprados e qual o seu preço?
      No site da Via Verde não se vislumbra tal possibilidade e em contacto com a empresa só “oferecem” os maravilhosos produtos com garantia.
      Pessoalmente prefiro os mais acessíveis sem garantia do que os de aluguer com garantia mas que fico a pagar vitaliciamente. Obrigado.

    4. Avatar de Sandra Dias
      Sandra Dias

      Não pode não! deixaram de vender, só em Lisboa e Porto, e em Lisboa fui logo mal atendida assim que caí na asneira de dizer que queria a modalidade de aquisição. Chulos, querem sempre impingir a mensaliade.

  30. Avatar de Art
    Art

    Recuso-me a ter via verde… Não compro, equipamento nem pago aluguer, e dou emprego a quem está a receber o pagamento.

    1. Avatar de GM
      GM

      Nem sempre. Aliás, já não são muitas as portagens que têm portageiro. A grande maioria já só tem via verde e pagamento manual via máquina.

    2. Avatar de João
      João

      E pagas taxinhas quando vais nas scut. Eu numa.semana paguei tanto de taxas quanto para um ano de identificador.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Já praticamente não há ninguém a receber nas portagens, agora mais de 90% são máquinas.

  31. Avatar de Rui
    Rui

    Quem quiser trocar, contacte-me. Faço isso por 30€.

  32. Avatar de NelsonP
    NelsonP

    Tanto é esquema que tenho uma frota de quase 30 carros e algumas VV são compradas e outras alugadas. Quando mudaram a oferta para ser tudo alugado, como que por magia comecei a ter mensagens dos identificadores não estarem bons e não estarem a registar bem as passas. Mas curiosamente só os comprados, e inclusivamente os comprados há pouco tempo e que estão dentro da gaveta porque foi vendido o carro que lhes está atribuído. É a corja dos monopólios.

    1. Avatar de RicM
      RicM

      Aquilo é tão bem gerido que não haver passagens para eles significa que não está a funcionar bem, não de que o veículo (ou identificador) não estão simplesmente a usar os serviços.

  33. Avatar de João
    João

    Tenho Identificador há mais de 20 anos e era a Brisa que trocava a Bateria do identificador. Outro dia parei no carregado para ser atendido pela Brisa, mas a recepção ao Público estava encerrada de vez. Agora depois da Pandemia não temos nada, são Autocarros que deixaram de ter horários, são serviços públicos e outros que desapareceram e o povo fica calado com este marasmo de Governos Socialistas com veia de Comunistas, que nada fazem pelo bem das pessoas. Idosos com mais de 80 anos vão às 04h00 para a porta dos Centros de Saúde para conseguirem uma consulta, onde só se consegue 4 consultas diárias.
    Acorda Povo..

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      A direitalha vulgo José de Mello e outros a fazer isto.
      Ou seja os liberais a procurarem oportunidades de negocio.

  34. Avatar de Daniel
    Daniel

    Temos que ser mais unidos.
    Tentem evitar a via verde, sempre que tenham tempo passem no manual.
    As filas vão começar aparecer e eles vão ter que arranjar soluções.

  35. Avatar de Cebolas Verdes
    Cebolas Verdes

    A Via Verde é detida pela Brisa que detém 60% do seu capital social. A Brisa tem como sócio maioritário o grupo José de Mello. Já sabem a quem agradecer quando receberem os avisos de substituição do identificador ou tentarem impingir o aluguer mensal dos novos identificadores.

    Tenho o meu identificador há 15 anos e substituí a pilha duas vezes. A mais recente por aviso de deficiência nos registos de passagem: como só uso SCUTS para tirar dúvidas fiz 1 ou 2 passagens numa portagem de autoestrada que deu luz amarela. Assim, comprei a pilha e com o ferro de soldar substituí a mesma. Tem de ser feito com bastante cuidado para não danificar as pistas da placa de circuito impresso.

    Agora continua a funcionar e não troco tão cedo até porque a oferta do identificador pago à cabeça (i.e. não aluguer) não permite pagar nos parques de estacionamento com identificação via verde. O negócio dos identificadores está atualmente todo montado para empurrar os utilizadores para o aluguer.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      “A Via Verde é detida pela Brisa que detém 60% do seu capital social. A Brisa tem como sócio maioritário o grupo José de Mello.”

      Informe-se melhor, leia os jornais e veja as notícias. A Via Verde é de três empresas e o sócio maioritário da Brisa já não é o grupo José de Mello há mais de um ano. A Brisa foi vendida (80%) a um consórcio internacional de investidores holandeses, sul coreanos e suíços.

  36. Avatar de Galvão
    Galvão

    Casos como este deveriam ser levados a tribunal pois configura tudo para ser um grande esquema para se aproveitar financeiramente dos seus utilizadores, visto que não faz o menor sentido o próprio utilizador não poder fazer a substituição da pilha de um equipamento como este, ao fim tal normal só vem beneficiar a empresa Via Verde financeiramente em um serviço que poderia ser evitar por não ser técnico.

    1. Avatar de RicM
      RicM

      Interessa para o modelo de negócio do fornecedor do equipamento não poder trocar a pilha pois isso significa comprar equipamento novo; e que interessa o desperdício eletrónico.
      Alguém acha que ter um compartimento para dar a posssibilidade de trocar a pilha como nas chaves/cartões dos carros ou dos termómetros digitais irá afetar a longevidade ou desempenho do equipamento? Claro que não. Mas para mudar isto seria preciso a intervenção da União Europeia, como tem acontecido com os carregadores de telemóveis.

  37. Avatar de Helder
    Helder

    Boas tenho três carros todos eles com identificadores, sempre que acabou a pilha a via verde deu-me um identificador novo sem qualquer custo , foi só peir no site.

  38. Avatar de tmr022
    tmr022

    Poluição ambiental top

  39. Avatar de Mapril
    Mapril

    Pela minha experiência, o identificador só é obrigatório para fazer o contrato com a Via Verde. Depois disso não é necessário ter o identificador activo, eles reconhecem as viaturas por leitura óptica das matriculas e continuam a cobrar normalmente. O meu identificador está há meses sem pilha e assim irá continuar.

  40. Avatar de Daniel Marques
    Daniel Marques

    Eu suspeito, sem certeza que eles têm mecanismo/software que desabilita o aparelho ser registado quando fica amarelo..
    Digo isto porque já substitui a pilha em um aparelho que já aparecia o amarelo e outro que não..
    Um ainda funciona o outro não.
    Se alguém conseguir verificar que dados são transmitidos quando a passagem e se um esses dados for o nível da bateria.. têm aí a resposta como eles fazem..

    Mais uma vez.. é uma suspeita

    1. Avatar de Verde
      Verde

      É uma suspeita…
      Para aquele que deu amarelo e que terá sido “aniquilado” na base de dados pode sempre fazer um novo aluguer com mesada para a via verde… não pode é incluir o seu novo “dependente” via verde nos dependentes na declaração de IRS…

    2. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      E provavel que tenham algum script a fazer isso

  41. Avatar de Condutor a ser old school
    Condutor a ser old school

    Eu fiz uma melhor. O meu rectangular ficou sem pilha. E como já não trocam a pilha, lá troquei o identificador por um igual ao desta foto com a modalidade em que só pago a mensalidade nos meses que uso o aparelho.

    Só que adicionalmente vou começar a passar nos pórticos “não via-verde” ou seja estou coberto se me esquecer e passar lá por força do hábito e nas SCUTs. Mas vou tentar evitar a todo o custo a utilização fazendo o pior negócio para eles, em que têm que me trocar o aparelho gratuitamente mas vão ver muito mas muito pouco dinheiro do meu lado

  42. Avatar de Ana
    Ana

    O mais estranho é que recebemos um e-mail precisamente e quando chegámos lá para substirtuir o identificador fomos confrontados com outra realidade. Perguntaram ao meu marido se estava a passar com o amarelo e se tinha ocorrido algum erro nas passagens. Não tinhamos problema nenhum e eis que a Sra diz que a modalidade que nós tinhamos ia terminar e iriamos receber um novo identificador e passar a pagar a anuidade coisa que até então não pagavamos.SERA QUE EXISTIA ALGUMA AVARIA OU É A ” XIQUE ESPERTICE” EM CENA? Chamam os utilizadores alegando avaria do identificador e somos confrontados com 2 novas modalidades. Ou com portagens e estacionamento ou sem estacionamento e lá vão mais 11€ da bolsa dos milhares de utilizadores

  43. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Aqui está a prova da mentira dos “polígrafos”
    Basicamente é censura.
    Sim dá para mudar , sim existem casas electrónicas especializadas que pagam os seus impostos e estão habilitadas para tal
    Não há nada que justifique trocar o dispositivo por causa de uma pilha
    Apenas conveniência…
    façam a prova com um novo e um com a pilha mudada.
    Vergonha.

  44. Avatar de Manuel Lopes
    Manuel Lopes

    Balelas com a Via Verde, no Porto existentes várias lojas a trocar as pilhas com garantia.

  45. Avatar de Rui
    Rui

    Dá para mudar a pilha em alguns identificadores.
    Nos antigos aqueles retangulares, iguais ao maço de tabaco, é fácil mudar, sem problemas.
    Os mais recentes também dá, contudo, te que se mudar antes da pilha acabar, se não depois mesmo mudando a pilha não vai funcionar.

    Por isso, não é só mudar a pilha e já está.

  46. Avatar de Powerverde
    Powerverde

    Não enganem os leitores…
    Dá para mudar a pilha, sim.
    A Via Verde é que nao quer abrir mão do negócio da substituição de equipamentos.
    Ainda no mês passado mudei a pilha do meu depois de ter recebido o mail a solicitar a substituição. E já me descontaram o dinheiro das passagens subsequentes.

  47. Avatar de JPeixoto
    JPeixoto

    É vergonhoso como brincam connosco!!! Com tantas preocupações ambientais e estás empresas só pensam no lucro com a conivência dos nossos governantes… A Via verde obriga os clientes a trocar os identificadores não por uma questão de segurança ou bom funcionamento dos mesmos mas sim porque assim obriga os clientes a fazer novos contratos de aluguer dos identificadora essa é a realidade é estás-se a borrifar para tudo resto nomeadamente milhares de identificadores feitos na China que ajudam a engordar o regime chinês e deitam literalmente para o lixo toneladas de plásticos e material electrónico tóxico! Mais uma vez vergonha. Deveriam ser obrigados a fazer uma coisa que chamamos recondicionamento dos equipamentos usados nem que isso custe dinheiro aos cliente. Fico chocado como é que ninguém põe termo a isto!!!!

  48. Avatar de AS
    AS

    O meu é de 2007 e até tem funcionado sempre. Alguém me sabe dizer se este meu aparelho é dos que permite a mudança de pilha/bateria?

  49. Avatar de Francisco Coelho
    Francisco Coelho

    Isto é aquilo a que se chama uma autêntica VIGARICE, sim é possível com um ferro de soldar e algum trabalho é possível trocar a pilha, mas porque é que Brisa não fornece os aparelhos já com essa opção, é SO TROCAR UMA BATERIA QUE SE GASTOU OK?????

  50. Avatar de Gilson
    Gilson

    Claro, que é para obterem mais lucros, não duvido que os aparelhos recolhidos nao voltem para outros clientes, com novas pilhas para assim perfazer o círculo da exploração. Pronto falei.

  51. Avatar de Miguel Moreira
    Miguel Moreira

    O uso de um identificador em 2022, só serve para a cobrança de uma taxa. Vejamos, atualmente os sistemas de leitura de matrículas lê as mesmas sem qualquer tipo de dúvida, porque se não fosse assim não haveria SCUTS.
    Por tudo isto isso é mais sério cobrar a referida taxa ao contrato com um prestador de serviços, que não deve ter monopólio. Onde andam os senhores da concorrência???

    1. Avatar de Mapril
      Mapril

      Exactamente, o identificador só serve para sacarem dinheiro aos utentes. Os carros têm duas chapas de matricula, e se estas estiverem de acordo com a lei, é praticamente impossível falhar a leitura de ambas.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        É só génios.

        E como chegam à tua conta bancária para fazer o débito das diversas portagens só pela matrícula?

        E se mudares de carro e quem comprou o teu carro antigo não o puser em seu nome (como milhares não fazem)? Continuas a pagar porque a matricula é de um carro registado em teu nome, certo?

        É como digo, é só génios.

  52. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Ao passarem nas Portagens/Scuts com o identificador, trocam informações com eles onde nessas informações vai o nível de bateria do dispositivo.
    Por exemplo, se o nível for 20% e depois for 100% automaticamente eles sabem que a pilha foi mudada e esse identificador fica na lista negra e a dar sempre amarelo e eles sempre a chatear para comprar um novo

  53. Avatar de Tiago E
    Tiago E

    Há meia dúzia de meses, pouco depois de ser anunciada a “extinção” da opção de compra, comecei a ter a luz amarela e a receber e-mails a dizer que o dispositivo não estava a identificar bem.
    Como já o tinha há alguns anos, achei que seria a pilha. Substituí-a eu próprio e começou a dar verde. Esta semana voltei a ser bombardeado com mensagens de que tenho de substituir o identificador porque o mesmo não está a funcionar bem.
    Ou esta pilha que usei é muito fraca e só dura meia dúzia de meses, ou então é uma tentativa descarada de me forçar a mudar para o modelo de anuidade.
    Tendo em conta que recebi esses alertas esta semana e já não uso a Via Verde há 2 meses, vou assumir que eles são uns aldrabões.

    1. Avatar de Dr. Nokias
      Dr. Nokias

      Calma. Se trocaste a pilha, está resolvido. O serviço deles é que é tão lento como a entrada das passagens no sistema e na app. Depois das passagens a amarelo, só 4 a 6 meses depois é que eles enviam o aviso relativo a isso. Tanto que o aviso diz que poderás ter de substituir o identificador, mas também diz para verificares se está bem colocado no vidro e suporte. Se apita nas scuts e passa verde na autoestrada, está resolvido!

      1. Avatar de João J.
        João J.

        Tu arranjas ou desbloqueias Nokias antigos?

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      Uma máfia eu recuso-me determinantemente a contribuir para isto. Nunca tive via verde nem nunca vou ter. E sim procuram apenas rendas mensais fixas para pagar os mercedes e bmw dos administradores e diretores.

      1. Avatar de Ze Manel
        Ze Manel

        Se fores pagar as scuts aos correios ainda pagas mais, por isso deixa-te andar.

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        sim, a Brisa tem um lucro medonho a alugar/vender dispositivos da via verde…

    3. Avatar de Luis Martins
      Luis Martins

      Para comprovar se a pilha está gasta ou não, basta uma passagem numa SCUT que fará BIP no identificador. Se o identificador não fizer o BIP, então a pilha está gasta.

      1. Avatar de Lourenço
        Lourenço

        Desculpe, mas a pilha que eu soldei esta nova e comprovei com voltímetro mas nada de piiii…. Vou voltar a fazer o teste… A BRISA E A VIAVERDE deviam admitir pessoas “Amigas do ambiente “…

  54. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Pir acaso verifica se que os clientes via verde há cerca de uns meses começaram a ser notificados para adquirirem novos identificadores com novo tipo de ” contrato” quem tinha mais que um tidos deixaram se funcionar ao mesmo tempo!!
    Estranho !será que a brisa não alterou nos pórticos o modo de leitura dos identificadores?? Tornando obsoletos e oportunidade de negócio?
    Lembro me de mexida nos nesmos e ter via alternativa enquanto obra em curso

  55. Avatar de Paula
    Paula

    O meu identificador deixou de funcionar, luz amarela, porém nas primeiras passagens assumia as passagens. SÓ PEDI SUBSTITUIÇÃO, sem custo adicional e tudo decorre normalmente. Haverá diferentes tipos de contrato? Chegou o novo pelo correio.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      A sua modalidade é a de aluguer.
      A que se discute aqui é a modalidade de COMPRA!

  56. Avatar de Sergio
    Sergio

    Estamos em um país de ladrões com o governo a permitir que se roube . Estes FDP são mais uns ladrões entre tantos neste país da república das bananas e ninguém faz nada para alterar isso .

  57. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Via verde só serve para chular os clientes. É uma vergonha o que fazem para venderem identificadores novos ou forçar os clientes a aderirem ao método do aluguer.

  58. Avatar de Luís
    Luís

    Tenho um, paguei-o, é meu. Não tenho mensalidade. Só pago pelo que utilizo. Por acaso, já lhe mudei a pilha. Continua a trabalhar, sem problemas, há mais de dois anos. Se um dia, ao mudar a pilha, houver algo que corra mal e deixe de funcionar… problema meu. Mas até que isso aconteça não os ajudo a encher os bolsos.

  59. Avatar de Pepe
    Pepe

    Roubo legalizado.
    Porque não tem entrada usb e bateria recarregável? Em vez de pilha descartável…
    Negócio de amigos a mamar à conta do povo.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Porque com pilha recarregável duraria meses e não anos como a tradicional pilha alcalina.
      E uma parte dos utilizadores iria esquecer se de recarregar…

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Só e roubo se não houver alternativas.. existindo alternativa só paga via verde quem quer…

  60. Avatar de Júlio
    Júlio

    Quando o identificador carregar com luz do sol, mandam polo debaixo do banco !

  61. Avatar de José Silva
    José Silva

    Parece-me que a Via Verde está a notificar todos os identificadores que atingem 7 anos.
    A defesa será que estão a assegurar todas as medidas de segurança com as novas tecnologias e melhores identificadores. a pilha dura até um máximo de 7 anos e assumem que o identificador foi adulterado se tiver mais que este tempo.
    Na prática, estão a forçar a passagem dos clientes para o modelo de aluguer, bem mais rentável na perspectiva financeira.
    Nota: Penso que os identificadores Kapsch não podem ficar sem corrente pois a memória é volátil. Assim a troca da pilha tem que ser feita com suporte de outra bateria auxiliar.

  62. Avatar de Filipe
    Filipe

    Confirmo. O meu identificador comprado está a dar verde nas portagens, mas recebi o dito email.
    Já sei o que me espera, tenho o agendamento na loja e nesse dia lá ouvirei o que teem a dizer.
    Provavelmente vou ignorá-los enquanto estive verde e devo cancelar o serviço de todo quando for obrigado a tal, se chegar a acontecer.
    Uma anuidade de quase 12€ só pelo comodismo de não efectuar paragens e pagamentos não se justifica de todo. Especialmente quando é aplicado literalmente um esquema para obrigar as pessoas a adquirirem-no ou transitarem para ele. Não fosse o esquema se calhar até considerava o comodismo…….

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Sabe que há uma opção a 6€ não sabe?

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Obrigado sim sei.

  63. Avatar de PTO
    PTO

    A quantidade de teorias da conspiração que por aqui vão nos comentários é de chorar a rir.

    99% desses “engenheiros” de sistemas e de “doutores” informáticos não faz a mais infima deia do que estão a falar e/ou do que estão a propor como alternativas e/ou soluções. É hilariante!

  64. Avatar de Skysurf
    Skysurf

    A Via Verde quando foi criado era um serviço que iria diminuir a carga de filas e de funcionários nas portagens. Deixem de usar o serviço de forma massiva e eles são obrigados a alterar o modus operandi, porque para além de deixarem de ter o dinheiro da mensalidade têm de investir mais em manutenção de máquinas e voltar a contratar pessoal para as portagens. A solução está no número de pessoas que desistem do serviço

    1. Avatar de AL
      AL

      Sim isso faz todo o sentido e o mais ridiculo é com a adesão massiva que houve ao serviço não são raras as situacoes na area de Lisboa em que as filas para a via verde sao enormes. Ou seja a mais valia de se ter a dita via verde perde-se. As pessoas so perdem por nao serem consumidores razoaveis com esta treta da inflacao bem se ve muito boa gente a aproveitar-se.
      No caso deste tipo de produtos ou combustiveis se a procura sofresse um impacto significativo a ver se os preços nao baixavam. Lembrem-se bem de na altura dos confinamentos o diesel chegou a custar menos de 1 eur, chegou aos 0,98Eur e foi ha apenas 2 anos, nem sei se ja passaram dois anos.
      Estamos entregues a bicharada as grandes empresas monopolizam e fazem o que bem entendem, hoje e a EDP que vai passar a fazer contratos de 3 meses … os CEO’s destas empresas nunca perdem, andam sempre nos seus carros de 100 / 150 k ou mais.

  65. Avatar de Andre
    Andre

    Proponho irmos todos denunciar esta situação no portal da queixa e na página deles nas redes sociais.

  66. Avatar de Ribas
    Ribas

    Penso que o único modelo que requer uma alimentação externa durante a troca de pilha são os da Kapsch modelos TS3203 e TRP-4010. Todos os outros é só dessoldar e soldar a nova pilha.

  67. Avatar de Fireman
    Fireman

    Eu até entenderia, para quem quisesse usar o dispositivo para outros fins que não a autoestrada, como estacionamento e bombas de combustível, que só poderia usar se estiver funcional. Uma vez que já fotografam as matrículas em todos os pórticos, o dispositivo deixa de ter utilidade, mas sim o seu registo válido na empresa. Por isso a questão da pilha é como o comando do carro, a pilha é para substituir pelo utilizador e não pela marca. Isto é apenas mais um esquema como muitos há por esse país fora.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Aí dou desculpa, as fotos é um sistema de reserva, especialmente porque obriga a uma visualização por um humano.

  68. Avatar de Igor M.
    Igor M.

    Sr. José Marques, a onde a sua loja?

  69. Avatar de Carlos
    Carlos

    Em Gaia onde posso mudar a pilha do aparelho da via verde obrigado

  70. Avatar de Marco A
    Marco A

    Boa tarde!
    Gostava de contar um situação um pouco caricata com o meu identificador. Comecei a receber mensagens a dizer que tinha irregularidades nas passagens, situação estranha porque dava sempre sinal verde. Para ficar descansado, contactei a Via Verde e confirmaram os erros e que devia alugar um novo equipamento. Só com muita insistência é que me disseram onde podia comprar, a um preço exorbitante. Não liguei mais ao assunto e não é que passado uns dias o identificador começa a dar amarelo em todas as passagens! Voltei a não ligar ao assunto e passado aproximadamente um mês, as passagens passam a dar sempre verde…foi um milagre, abençoada Brisa! Aleluia! Estamos bem entregues nas mãos destes ladrões!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Começou a dar verde novamente? Assim do nada?
      Qual foi o número para onde ligaste?
      Obrigado!

  71. Avatar de João Pardal
    João Pardal

    Eu mudei a pilha por uma comprada via e-bay ou aliexpress há 2 ou 3 anos. Agora voltou a dar sinal laranja nas passagens e já recebi um e-mail com um aviso. Vou já comprar outra e poupar mais uns cobres.

  72. Avatar de Daniel
    Daniel

    Eu mudei a pilha a semana passada mas continua a dar-me luz amarela. O estranho é que antes sequer de trocar a pilha, nas SCUTS o aparelho apitava na mesma…

  73. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ha em primeiro lugar a Autoridade da Concorrência que actua também nos casos de abuso de posição dominante no mercado, como é o caso da Via Verde.
    Depois temos a petição pública. https://peticaopublica.com/?pi=PT115557

    Exerçamos a nossa cidadania em vez de só escrevermos no ppleware ( que também devemos escrever, obviamente )