Quais os 10 carros que consomem menos gasolina

125 Comentários

Tem um carro a gasolina? Veja se está nesta lista! Com os preços exorbitantes dos combustíveis, há que valorizar os carros que têm consumos menos elevados. É verdade que quando carregamos no acelerador os carros tendem a consumir mais, mas mantendo uma velocidade na ordem dos 100/120 km obtemos resultados interessantes.

Sabe quais são os 10 carros que consomem menos gasolina? Conheçam a lista.

Saiba quais os 10 carros que consomem menos gasolina


Quando se compra um carro, a probabilidade de não sabermos quanto gasta em média é elevada. Normalmente apenas nos interessamos com o design, com custos de manutenção, com extras, etc.

O  jornal desportivo La Gazzetta dello Sport, publicou recentemente uma lista onde são apresentados os 10 carros que consomem menos gasolina. Os veículos a gasolina foram analisados do ponto de vista da eficiência energética, entre 2021 e 2022.

Saiba quais os 10 carros que consomem menos gasolina

TOP 10 dos carros a gasolina que consomem menos

Na décima posição (em último) está o Peugeot 308 a gasolina, que tem um consumo médio de 6,6 litros em cada 100 quilómetros. Com ar condicionado ligado o consumo sobe para os 8 l/100 km.

Na nona posição está o Citroen C3 com um consumo médio de 6,5 l/100 km e 7,7 l/100 km. Segue-se o Seat Ibiza que tem um consumo médio de 6,2 l/100 km.  Na sétima posição, está o Opel Corsa, que consome em média 6,1 l/100 km.

O sexto lugar pertence ao Hyundai Bayon, com um consumo médio de 6 l/100 km. Abrindo o TOP 5 temos o Ford Puma com um consumo médio de 5,8 l/100 km. A quarta posição pertence ao Skoda Fabia, que tem um consumo médio de 5,8 l/100.

O Toyota Aygo X a gasolina dá entrada do pódio do TOP 3, com um consumo médio de 5,5 l/100 km. No segundo lugar aparece o Volkswagen Golf, com consumo médio de 5,5 l/100 km. E o grande vencedor é o Fiat 500 que apresenta um consumo médio de 5,2 litros em cada 100 quilómetros.

Além dos modelos a gasolina, em 2022 foi lançado um novo Fiat 500 «La Prima» que foi o primeiro modelo 100% elétrico na história da fabricante automóvel italiana.

Comentários

125

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    O Toyota Aygo X em modelo hibrido, mas mantendo o motor 900 cc.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isso, e o C1

    2. Avatar de Infinity
      Infinity

      O Toyota Aygo X não tem motorização hibrida, apenas tem o 1.0 a gasolina com caixa manual ou automática

  2. Avatar de Zé Tuga
    Zé Tuga

    “TOP 10 dos carros a gasolina que consomem menos” e o último parágrafo é um carro elétrico…

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Não eles apenas referem que foi lançado uma versão fiat 500 eléctrico, mas o que está em primeiro lugar é a versão gasolina.

      1. Avatar de Filipe Azevedo
        Filipe Azevedo

        Bem, estamos a falar de que motores e em que condições foram feitos os testes?

        1. Avatar de Tiago Abade
          Tiago Abade

          exacto, faz-se um teste de consumo e não se fala dos motores em causa..

  3. Avatar de qefewfwe
    qefewfwe

    isso e que era bom!
    Ja tive um golf e aquilo bebia ai uns 7 e nao andava nas corridas! troquei por um polo e esse sim fazia 6 litros.
    Agora nao aconselho a ninguém caros a gasolina. sao uma porcaria.

    Qualquer carro gasta muito mais que isso dependendo da condução como e óbvio, nao há milagres, para andar tem que gastar, alem de que os testes sao feitos em condições optimizadas queria ver os consumos desse carros a subir a serra da estrela!!!

    1. Avatar de z-life
      z-life

      Qualquer carroa a gasolina consome no minimo 7 litros num andamento normal.
      Em muitas ocasiões um 2.0 pode consumir menos que um 1.0.

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        o meu está a fazer médias de 6.5… e tem 18 anos

      2. Avatar de Miguel A.
        Miguel A.

        O meu deve estar avariado, é um 1.0 a fazer 5.5 a gasolina, ou 6.1 a gpl…

    2. Avatar de VP
      VP

      À dois meses atrás andei uma semana com um Peugeout 208 (modelo 2021) a gasolina, fiz uma media de 4.6 litros. Fiz auto-estrada e andei em Lisboa.

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Tenho um Focus 1.0 Ecoboost. Faço médias de 5,5 a 6L/100Km.
      São uma porcaria para quem não gosta e para quem tem já uma opinião pré definida sobre o assunto s experimentar um carro a gasolina mais “recente”. Mas com os preços dos combustíveis como estão, não o trocava por um a gasóleo agora. Bem haja!

  4. Avatar de Tcheirete
    Tcheirete

    Mudem para eletricos. Quem não tem eletrico que ande de bicicleta ou transportes publicos. Simples! Quem nao respeita multa pesada em cima

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não sejas tão radical e o porquê da multa pesada? Não será proibida a compra de veículos a combustão e, por isso, não se deve demonizar quem não tem alternativas.

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Mais um puritano.

    3. Avatar de tomazturbano
      tomazturbano

      olha as ideias kkkkkkk.

    4. Avatar de Infinity
      Infinity

      Se quiseres podes comprar-me um electrico…. Aposto que vives no interior onde os existem transportes publicos aos pontapés e a toda a hora e postos de carregamentos em todo o lado. Diz um motivo plausivel para as pessoas serem multadas se nao andarem com carros electricos!!

      1. Avatar de z-life
        z-life

        Se há coisa que a estupidez nunca foi, foi ser plausível.

    5. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Sim claro, pagas-me um? Ao preço que ainda estão esquece amigo, por enquanto carro elétrico é só para quem pode.
      Depois temos o problema dos postes de carregamento, já para não falar que nem todos têm vivenda e vivem em prédios.
      Isso também já pensei eu, mas tenho o problema 1 guito, e o problema 2 onde meter a carregar.

    6. Avatar de Tiago
      Tiago

      Muda tu para hidrogénio. Se não mudas, multa pesada em cima, apreender o carro e andas a pé ou de bicileta.

    7. Avatar de onurb82
      onurb82

      Ganda troll…

      Tenho carro a gasolina para quando preciso de levar a família a algum sítio específico.
      Na maior parte do mês uso o combinado bicicleta (daquelas que é preciso mover os pedais para mexer)/transportes públicos.

      Até que a multa chegue ainda vai mudar de elétrico porque a bateria inchou ou porque se fartou de mostrar aos vizinhos que é clean…

    8. Avatar de edgar
      edgar

      certo, sendo que o elétrico nem resolve metade dos problemas qual são indicados como cura magica.
      o futuro do automóvel seria o hidrogénio, mas…guess what, não da dinheiro..

    9. Avatar de secalharya
      secalharya

      Mais um fanboy do Musk.

      Enfim…

  5. Avatar de Poooo
    Poooo

    Não entendo como carros com consumos muito abaixo de 6L/100km, ou perto disso, não aparecem nesta lista.
    Lembro-me por exemplo dos seguintes:
    – Dacia Sandero
    – Renault Clio
    – Renault Twingo
    – Volkswagen UP
    – Hyundai i10

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      O Hyundai i10 abaixo dos 6L/100Km só se estiver parado. andei num e as medias andavam nos 7L/100Km.

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Infelizmente parece que esta “avaliação” não primou pelo rigor.

      Alguma vez algum dos carros mencionados no artigo gasta menos que um Smart de 2018 ou mais recente?

      Meh.

    3. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      Dacia Sandero 900cc turbo fazem para cima de 8litros. Uma coisa é o que anunciam, outra coisa é o consumo real.

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        Tenho uma Dacia Jogger 1.0 TCE 110. Consumo de 5.4

      2. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Alguns ate fazem 15 se quiseres, depois existem outros que mesmo na sua versão a GPL fazem 7 ou até pouco menos.

    4. Avatar de Totobola
      Totobola

      Consumos de 7/8 litros é típico de uma condução descuidada e a não pensar em fazer consumos.

      1. Avatar de Totobola
        Totobola

        Refiro-me aos carros mencionados ou aos da revista

  6. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    A minha pergunta, para cada um dos modelos, tem a ver com o motor que foi considerado? Ou seja, por ex. No Citroen C3 foi considerado o motor 1.2cc de 82Cv ou o 1.2cc de 110cv (turbo)? Ou a média obtida tem a ver com os consumos feitos por ambas as unidades?

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Correcto. Às vezes até com motor igual, mas com caixa de relações mais curtas ou mais longas se conseguem consumos completamente diferentes.

  7. Avatar de Jertrudes Miguel
    Jertrudes Miguel

    monta-te num porquinho, e dá ao kix!

  8. Avatar de Infinity
    Infinity

    A esses consumos podem adicionar 2L/100 em cada carro. Quando fiz um test-drive a um Kia Stonic com um motor de 1L com 100cv de potencia, a andar com cautéla não fazia abaixo dos 6,5L/100

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Os Kias/Hyundai são carros com muito bom valor preço/qualidade, no entanto são extremamente irrealistas com os seus consumos seja em gasolina ou gasóleo, para se fazer minimamente perto dos valores que eles anunciam tem de ser tudo calculado ao pormenor, e ainda assim facilmente fazem mais 3 litros que o anunciado..

      1. Avatar de Zé Tuga
        Zé Tuga

        O meu gasta 4.7 a andar normalmente sem carregar no pé há mais de 20.000 km, é a gasolina, 1,8 l e hibrido e a subir – PRIUS

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Esse até pode fazer consumos mais baixos só em cidade ou em estradinhas secundárias do Norte. No entanto, em percursos de centenas ou milhares de kms seguidos por AE gasta quase o mesmo que um carro normal a gasolina.

          1. Avatar de Infinity
            Infinity

            Com o CH-R que tem o mesmo blcok ja fiz viagem para o Algarve a 130/140 e fez 5,7

  9. Avatar de mamba
    mamba

    Isto tem muito que se lhe diga. Qualquer carro é económico desde que se controle o peso do pé.
    O top gear fez esse teste: um bmw M5 contra um Prius. Ambos conduzidos da mesma forma e a velocidades moderadas. Podem ver no youtube.
    Surpresa: o BMW foi mais económico.
    portanto resumo: Basta não meterem pata a fundo e estão a poupar muito.

    1. Avatar de Indignado
      Indignado

      E qual é a piada de não por a pata a fundo … para isso vou a pé …

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        A piada é não andar á chuva, nem ao frio, e sentado…. já viste?

    2. Avatar de Filipe Rocha
      Filipe Rocha

      Depende muito do uso.

      Um Renault Clio têm piores consumos em auto-estrada que um Megane de 6 velocidades na autoestrada.

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        Sabes que os renaults clios tem 6 velocidades, certo ?

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          É verdade, como também é que uma caixa de 6 não é necessariamente mais económica que uma caixa de 5. Depende da relação final e do regime ideal do motor, se for em AE, ou do escalonamento certo se for para rodar em estrada secundária onde se costuma mudar de velocidade-

    3. Avatar de Jesus
      Jesus

      Foi um m3 e foi conduzido calmamente contra o prius que foi levado ao limite, mas sim, o teste provou que o pé é muito mais importante

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Foram ambos conduzidos à mesma velocidade, embora para o prius seja quase a velocidade máxima.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Ou seja, nas condições para que o m3 foi concebido e o prius não. Não para a utilização diária em estradas normais.

          1. Avatar de Infinity
            Infinity

            A questão aqui nao é o carro que conduzimos, mas sim como o conduzimos

      2. Avatar de RC
        RC

        Ah pronto, assim já faz sentido, agora façam lá o teste onde as pessoas passam mais tempo e depois vemos qual é o que gasta menos.

    4. Avatar de RC
      RC

      Pode deixar esse vídeo, é que é difícil de acreditar, aliás, até pode ser verdade se as velocidades moderadas forem as do bmw.

  10. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Falta aí o Citröen AX. Esse sim, é o carro mais económico que existe. Tive um e sei bem o que digo.

    1. Avatar de Aiaiai
      Aiaiai

      Olha que a minha 4L deve ficar ‘taco a taco’ com o teu AX! 😀

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      AX 1.4 D, imbatível em tudo, se não fosse o facto de levar junta de culassa nova de 10 em 10 mil. Recordista do percurso mais rápido até à sucata.

  11. Avatar de O revelador
    O revelador

    Isto é um post que da possibilidade para muita discussão..

    Primeiro porque não disseram só os carros para venda actual novos.
    O meu smart fortwo e o meu roadster fazem menos de 5l na boa. Ambos

    De seguida, carro hibrido a gasolina tem-se os auris e os yaris da vida. Que nao são 100% hibridos porque tem uma bateria de 2-5km autonomia. Podiam ser incluidos.
    Por fim, o segundo e o primeiro lugar não aparecem a negrito. Quando o top 10 a top 3 aparece. Qual o criterio?

    O texto em si.. começa com um top por paragrafo e acaba com um paragrafo para três carros.

    Resumindo… É um tema complexo.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O Smart à culpa das velocidades automáticas não é mt económico, pelo menos quando o experimentei (onde vivo não há sitios planos)
      Mas os Yaris, até a primeira geração já fazem 6L/100. Auris nunca experimentei, mas acredito que seja semelhante

      1. Avatar de Miguel A.
        Miguel A.

        As velocidades automáticas é um pouco diferente do sistema de variação contínua dos Toyotas híbridas, que são claramente mais eficientes que uma transmissão normal.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Sim, mas já conduzi um Smart e pelo menos cá na ilha não é assim tão económico, se meteres sequencial ajuda.

  12. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Temos sempre de adicionar um pouco mais nos consumos pois nunca é esses valores.
    Depois se controlarmos as velocidades e não andar a fazer muita corrida, até que consome pouco. E se tivermos a sorte de andar muito por sitios com pouco paras e arrancas melhor.
    Tenho um Opel Corsa c de 1.2 cc até que nem é mau nos consumos ainda consigo ir de Pombal a Coimbra e voltar mais ou menos com 10€.

    Podia fazer um top 10 de hibridos com menor consumo.

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Esqueci de falar, que estou a pensar comprar um dia um hibrido, pois elétrico ainda não dá para mim.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Tem atenção aos Híbridos, nem todos funcionam da mesma maneira.

        1. Avatar de Luis Henrique Silva
          Luis Henrique Silva

          Pelo que só ainda sei é que existe os hibridos e os hibridos plug-in.
          Um recarrega a bateria com a travagem por exemplo o plug-in tem de ser carregado na tomada.
          Depois é a coisa de funcionar eléctrico até x velocidade depois acima combustão, e pouco mais sei.
          Mas sei que uma pessoa pode poupar um pouco com os hibridos se não formos pesados no acelerador.

      2. Avatar de Infinity
        Infinity

        Tenho um Yaris Hibrido de 2021 e sem preocupações no pedal não faz mais de 4.1L/100Km em média. O pior consumo que fiz foi em AE a circular a cima dos 145Km/h e fez 5.6. O melhor consumo que fiz foi 3.0L/100Km em estradas nacionais. Os hibridos plug-in ou carregas em casa ou noutro local em conta ou entao prepara-te para os consumos elevados. Ja andei num Volvo XC60 T6 e fazia médias de 14

        1. Avatar de Koso
          Koso

          também comprei um yaris híbrido novo há um mês e pouco, e faço consumos muito bons. Satisfeito.

      3. Avatar de Joao
        Joao

        Eu tinho boa impressão dos hibridos, e um colega meu tem um (não é plug in) e os consumos são extremamente baixos. Mas um dia um tipo na oficina disse-me que o que se anda a poupar nos hibridos, quando o bateria der problemas, vai tudo por água a abaixo 🙂

        1. Avatar de RC
          RC

          Então se outro carro der problema no motor, já fica o hibrido outra vez a ganhar, não entendo muito bem quando usam estes argumentos, até porque no geral a bateria dos hibridos fica bem em conta, além disso podem ser reparadas, porque na maioria dos casos só um ou outro modulo dá problema, o caso disso são os toyotas e hondas onde até existem inúmeros videos e páginas de como o fazer e de forma barata, o que não faltam são modulos à venda para esses veiculos.

          Os “tipos” das oficinas raramente gostam de hibridos, a maioria deles diz mal daquilo que não sabe mexer, ao invés de admitir que não tem formação ou conhecimento para o fazer.

          1. Avatar de Vitolas
            Vitolas

            Após estes anos todos os “tipos” das oficinas nem dos carros a GPL gostam, reviram os olhos de tal forma que quase saltam, e vejam a quantos anos já existem carros a GPL.

  13. Avatar de António
    António

    Depois do diselgate, o que menos importa são os números
    Peso e aerodinâmica é o que põe os carros a gastarem mais, dentro do mesmo genero de motores.

    Neste comparativo misturam citadinos com familiares … nem sei como não comparam com um super disportivo, jipes ou camiões.

    Uma comparação que mais parece publicidade para venda.

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      Para os mais distraidos, para disfarçar ainda mais a publicidade podiam ter omitido a ultima frase, quase todas as outras marcas tb têm versões 100% elétricas…

  14. Avatar de Luis Gonçalves
    Luis Gonçalves

    o meu C1 citroen de 2014, faz 4.00l ao 100km… esqueçam!

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Tem o motor do Toyota Aygo.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Exacto.. esse bicho gasta o mesmo que uma mota 😀
      (e eu sou condutor de mota)

      Com sorte e a mania europeia de mandar nas pessoas daqui uns tempos ainda bloqueiam a entrada de motas e o C1 nas cidades, só electricos 😀

      1. Avatar de Jorge Sousa
        Jorge Sousa

        Isso tudo depende da mota, a minha gasta 7l/100

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Sim, claro há motas com motores de tamanho maior que o C1
          Mas 4L/100km já está abaixo da barreira que eu considero consumos apenas para mota

      2. Avatar de RC
        RC

        Não é preciso sorte, não é mania nenhuma, só agora é que deu por isso sobre as normas de emissões, já existem desde os anos 90, engraçado que só agora embirram com elas.

  15. Avatar de David
    David

    Qualquer carro é económico se estiver parado…
    Um Golf mk7 1.4 125cv pode ser económico para uma como o M3 para outros…
    Se o M3 fará com um tanque 400/500km máximo mesmo andando devagar… o mk7 fara 800/900 km… agora depende do propósito que cada um tem o carro que tem…

  16. Avatar de TS
    TS

    O Golf no segundo lugar? Quer dizer q o polo consome mais?!!?

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      Nada disso, o primeiro lugar estava definido à partida, depois encontram carros com preço semelhante e comparam, se o carro for mais barato e consumir menos não interessa para este “estudo”.

  17. Avatar de Duck
    Duck

    Boa tarde, possuo um Kia Picanto 1.0 com ano e meio e está a fazer 5.4 por deposito em urbano e 4.9 por deposito em estrada entre os 100 klm/ a 120 klm/h.
    Cumprimentos.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Em estradas totalmente planas, de certeza!

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Ou isso ou converteu o carro em modo “Flintstones”… yabba dabba doo…

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Os motores Kia/Hyundai não primam pelos consumos. O 1.0 do Aygo/108/C1 tira sempre entre 0.5 e 1 litro a esses valores.

  18. Avatar de Jorge Sousa
    Jorge Sousa

    Então pois claro um jornal desportivo italiano tinha que ser um chasso italiano a ganhar…!

  19. Avatar de Rui
    Rui

    São consumos feitos em pistas fechadas ao trãnsito, sem necessidade de travar ou acelerar para subir fortes inclinações, só pode 🙂

    Já experimentei bastantes carros de aluguer e grande parte deles são a gasolina com motores minúsculos. Pois bem, para andar em montanha eu ainda não encontrei nenhum carro a gasolina que gaste menos de 10 litros ao 100km!!!! O mais económico que experimentei, foi o Fiat 500 (fiz 300 ou 400km) e fiz uma média de 10,5 litros ao 100km (medidos por mim, atestando o depósito e dividindo o combustível metido no depósito pelas centenas de km percorridos).

    Devo referir que os novos carros a gasolina não têem motor apto para montanha. A cilindrada e binário é muito baixo e várias vezes tive de meter a 1ª velocidade em andamento e sem trãnsito nenhum!!!!!!
    Com o Twingo (não referido aqui), o carro conseguia uma velocidade máxima estonteante de 70Km/h em auto-estrada de velocidade a subir para Vila Real!!!!!!

    Chegado ao destino a mala cheirava a plástico queimado…… descobri que o motor do Twingo fica de baixo da mala!!!!!!

    Resumindo, são carros bons para o Alentejo e desde que façam poucos km de cada vez. Se é para andar no norte, com declives brutais eu duvido que o motor dure muito tempo!!!!!!

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      São carros citadinos, como o nome indica e bem, para a cidade.
      Todos os exemplos que dás nenhum se adequa aos veículos em questão.

  20. Avatar de kendimen.c
    kendimen.c

    “Com ar condicionado o consumo sobe para os 8 l/100 km com ar condicionado ligado”
    PPLWARE, podiam rever esta frase, sff?

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado meu caro. Tratado.

  21. Avatar de Paulo Fernandes
    Paulo Fernandes

    O Fiat 500 com 5,2, só se for ao fundo… e desengatado!

  22. Avatar de Lino
    Lino

    Bom cá por mim, tenho uma carrinha Megane desde 2015 de 110cv e esta faz 4,6l na autoestrada e se for apenas cidade ronda os 5,8l, bem sei que é a gasóleo ok e tudo depende muito de como é feita a condução.

  23. Avatar de Manuel
    Manuel

    Aposto que não testaram o Mitsubishi Space Star 1.2 MIVEC 80cv. Posso ter tido muita sorte mas tenho um de 2017 e consigo consumos de pouco mais de 4 L/100km na Via Reservada a Automóveis e Motociclos da Ilha da Madeira, a velocidades de 80 a 90km/h.

    Antigamente, quando percorria além da referida via, cerca de 13 km em estrada de montanha num total de 59 km diários, consegui consumos médios de 5.2 a 5.4 L/100km de forma consistente, tanque após tanque. Com uma condução cuidada e com pouco trânsito cheguei a conseguir em dias específicos 4.8 L/100km no mesmo trajeto. Mas claro que em relação a consumos tudo influência os resultados. Em relação a gasolina, sempre Gasolina 95 simples GALP e raras vezes BP.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ah.. brilhante carro.
      Taco a taco com o C1, Aygo, mas com muito mais qualidade de construção e interiores.
      (O C1 ganha nos consumos por uns pózinhos, mas qualquer um fica noutra liga, nem entra nesta noticia )

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Obrigado Miguel! Pois é, acho estranho estes tops xD Para relação qualidade preço acho difícil melhor que o Space Star (mas poderá haver). Alguém falou que seria interessante falar no PVP de cada veículo. Ora bem, na altura que o comprei tinha cerca de 3 meses com ainda garantia por mais 4 anos e 9 meses. No meu ver por 12.700€ é complicado conseguir um citadino com Chave Contactless, luzes e limpa para-brisas automático, AC automático, jantes liga leve bonitas com perfil baixo, sensor de pressão dos pneus, indicador de mudança de velocidade, cruise control, luzes de nevoeiro. Rádio simples feio mas com bluetooth/sistema de mãos livres para efetuar ou receber chamadas, isto com controlos no volante além de ler USB com ficheiros MP3 (ligação no porta luvas). Não é carro por aí além mas no geral para o propósito de cidade acho muito difícil melhor preço. O que poderia apontar de negativo seria o preço da manutenção em si, é um pouco elevado, isto porque o óleo que usam é 0w-20 da GALP e são capazes de cobrar neste momento mais de 90€ só para 3 litros. Claro que há outras marcas mais em conta e com especificações dentro do recomendado mas no concessionário era deste que utilizavam e cobravam xD

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Realmente o Space Star não entendo o porquê de viscosidade tão baixa, pelo que li ele tem várias viscosidades recomendadas e essa é mais para países frios.
          (Posso estar enganado, não leves como certa a minha opinião)
          No C1 uso 10W40

          1. Avatar de Manuel
            Manuel

            Sim, tens razão, é possível outras viscosidades, mas no concessionário não dão opção e como tens de ir lá para manter a garantia é assim. Mas efetivamente vou investigar melhor agora que já acabou a garantia, a nível de consumos não acredito que irá influenciar muito apesar do argumento desta viscosidade baixa é que beneficia os consumos (mas o dinheiro dessa economia de combustível já fica no preço do óleo lol).

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Compreendo, mas não sabia da relação com o consumo, faz algum sentido, vou tentar ler sobre isso tb.

  24. Avatar de Andre Andrade
    Andre Andrade

    Tenho um toyota aygo de 2009 com a caixa automatica MMT. Consumo medio 4.6 ( comprovado na bomba de gasolina, com o metedo de dividir os litro de combustivel abastecido pelo numero de kms efectuados.

    Voces deviam ir ao youtube pesquisar por um canal ECODRIVER e ver realmente quais os carros mais economicos do mercado.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Exactamente o consumo que fiz num 107 MMT de aluguer. A andar por AE alemãs, já em Oububro.

      1. Avatar de André Andrade
        André Andrade

        Eu faço esses consumos por estradas suíças com pneus de ano inteiro ( 4 estações ). Com pneus de verão já consegui 4.2. Diria que é o carro ” automático” mais econômico do mercado .

  25. Avatar de Antonio Marques Rosa
    Antonio Marques Rosa

    Tenho um Renault Captur a gasolina e em viagens para o Algarve faz medias de 5,5 /5,6, viagens por fora.

  26. Avatar de Awake
    Awake

    Bom artigo pplware, contudo deviam colocar a versão do veiculo utilizada para essas médias e o pvp correspondente.
    Com médias tão semelhantes entre estes automóveis, e tendo em conta que um veiculo a gasolina é recomendado para quem faça menos kms, uma diferença de 1000€ pode alterar o pódio completamente para um possivel comprador (eu sei que o mais importante era apenas a comparação de gastos de combustivel por km, e não o custo por km, mas ficaria mais completo).

  27. Avatar de PM
    PM

    VW em 2ª??? Deve ter o software marado, de certeza. 🙂

  28. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Apos nem meia dúzia de anos qualquer Fiat é o mais económico nos consumos, tendo em conta que vai estar mais tempo parado avariado que a andar.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ao menos tem modelos pequenos ainda…
      Desejo-lhes muita sorte

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Há mais de 30 anos que faziam Uno Fire 45 S a gastar pouco mais de 4/100 kms. Menos que muitos actuais.

  29. Avatar de Hélder
    Hélder

    Haviam de testar o Mazda 3 ou CX-30 com o motor Skyactiv-X. O meu faz médias de 5.5 a 6 l/100km, a velocidades entre os 70 e os 120 km/h. E é um carro de gama acima dos que apresentam na notícia.

  30. Avatar de Corsa
    Corsa

    O meu Opel Corsa de 89 ja consome 6L/100 km ….

  31. Avatar de Elkido
    Elkido

    Isso devem ser os dados dos fabricantes.
    NUNCA é a realidade… por exemplo um Volkswagen Golf a gasolina na melhor das hipóteses gasta 7 litros andando normal…se andar com o pé um pouco mais pesado irá aos 8 litros facilmente

  32. Avatar de Elkido
    Elkido

    Um Ford Puma em SUV vai aos 8 no mínimo

  33. Avatar de Elkido
    Elkido

    Carros eléctricos nos carregadores públicos rápidos a 27.50€ por cada 100 KMS? São bons para vocês meus caros.
    Eu consigo algo mais subtil e económico do que isso tudo.

    1. Avatar de RC
      RC

      Onde é que isso acontece ?

      Eu consigo 5.5 a 6 euros por 100 kms, em casa não chega a 2 euros.

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Um colega pagou 6€ no forum para ter uma autonomia de 30Km

        1. Avatar de RC
          RC

          Se deixar lá o carro durante o dia todo até pode pagar mais de 50 euros.

          Isso não quer diz er nada, diga ao seu amigo que não é a mesma coisa que encher o depósito.

  34. Avatar de Jorge
    Jorge

    Tenho um Dacia Sandero de 2010 e está a consumir 5,6 litros aos 100

  35. Avatar de Sarmento
    Sarmento

    Ando com um Opel corsa de 2002 a gasolina e consome 3,5l/100km e com o novo Honda Crosstar (híbrido) 3,9l/100km (carregamento eléctrico automático)

  36. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Falta aí Peugeot 108 , o meu não faz mais de 4,5 . Isso sim é econômico. Claro que não podemos andar por aí a abrir. Mas já fiz viagens a 4,2 – 4,4.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      E no entanto são grandes SUVs plug-in tipo merc classe M que homologam consumos de 1,5 ou 2 litros, muito menos que um 108, quando consomem o triplo dele na vida real.

  37. Avatar de Jorge
    Jorge

    BMW 545i E60 a GPL… 12.1L/100. Nada descabido para um 4.4L V8.

  38. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Comprei um carro com motor 2.0, 140 cv, caixa automática.
    Não quero saber dos consumos, quando precisar de diesel vou à bomba.
    Mais litro menos litro, who cares?
    Nunca antes tinha andado num carro de caixa automática.
    Nas primeiras horas andei à nora, sem saber o que fazer ao pé esquerdo.
    Agora até estou contente, é mais confortável…
    Mas gasta mais que o meu 1.4 D4D…

    PorcoDoPunjab, o porco com caixa automática e tb encantador de burros

  39. Avatar de Mario Marquues
    Mario Marquues

    O carro dee menor consumo é o meu citroen de 2cv, com 60 anos

  40. Avatar de Elia
    Elia

    Bem, eu tenho um C3 e um Yaris.
    C3 – 4,7 aos 100
    Yaris – 4,5 aos 100
    Parece-me que este artigo é muito tendencioso

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha que não é. Lê bem.

  41. Avatar de Gustavo Jorge
    Gustavo Jorge

    Não fazem referência a que Vw. Gostava de saber que versão é essa, pq o meu golf 5, bebe o dobro disso. Motor 1.4 75cv.