Espanha e França vão construir um corredor de hidrogénio verde que unirá os dois países

12 Comentários

Apesar dos acertos só serem definidos mais tarde, Espanha e França já acordaram construir um corredor dedicado ao hidrogénio verde. Este unirá os dois países, de Barcelona a Marselha.

O novo corredor de hidrogénio verde dá-se pelo nome de BarMar.

Gasoduto, corredor

Foi depois de uma reunião entre o primeiro-ministro Pedro Sánchez e António Costa e o Presidente Emmanuel Macron que os três países anunciaram um corredor de hidrogénio verde. Depois de o projeto MidCat ter sido descartado, um gasoduto que ligaria Espanha e França através dos Pirenéus, os países chegaram a um acordo para a construção deste corredor que irá de Barcelona, em Espanha, até Marselha, em França.

Os prazos para os investimentos, o valor associado e a distribuição dos custos serão fixados num outro encontro entre os três representantes, que acontecerá entre 8 e 9 de dezembro, em Alicante.

O Presidente francês Emmanuel Macron está confiante de que o novo corredor de hidrogénio verde terá apoio de fundos europeus, uma vez que se trata de um projeto comunitário que beneficiará outros países, além de Espanha e França.

Vamos trabalhar muito intensamente nas próximas semanas, nós os três, procurando ‘desenergizar’ a Península Ibérica, e construindo um corredor de energia verde entre Portugal, Espanha e França, e de França para o resto da Europa.

Disse Macron, que, apesar de ser a favor destas interconexões, sempre foi contra o MidCat, porque atravessaria uma área protegida dos Pirenéus.

Este novo corredor de hidrogénio verde BarMar e será mais verde do que o projeto MidCat. Isto, porque este último teria coberto até 40% das importações do gás russo antes da guerra na Ucrânia. Recorde-se que os países europeus e a própria União Europeia estão empenhados em diminuir, ou até mesmo, se possível, acabar, com a dependência relativamente ao gás russo.

Espera-se que este corredor de hidrogénio verde demore mais tempo a ficar operacional do que aquele previsto para o Midcat. No entanto, quando estiver pronto, desempenhará um papel fundamental nos planos europeus de descarbonização.

 

Leia também:

Dependência energética do estrangeiro: Portugal ocupa a 11ª posição

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O amigo @RC vai já desmontar esta cabala 🙂

  2. Avatar de Hidro-verde
    Hidro-verde

    Já estou aquecer as pipocas

  3. Avatar de nelson
    nelson

    Hidrogénio verde é produzido com agua e eletricidade… ambos bem mais simples e eficiente de transportar que hidrogénio. A montanha está a parir um rato só para meter dinheiro ao bolso

  4. Avatar de J Martins
    J Martins

    Ainda não sei como é que vão transportar Hidrogénio pelos “canos” atuais do gas natural.. Vai ter mais perdas que as canilazões das empresas de água por esses municipios todos.
    Claro que a ligação entre Espanha e França será nova mas a “canalização” antiga não vai ser deitada fora… vão adaptar tudo? Há dinheiro para isso?

    Quanto ao hidrogénio verde… é verde por ser produzido usando energia renovaveis. Apesar de eu achar que esta tecnologia de usar hidrogénio tem algum futuro, não acho que este seja o momento para falar disso. Primeiro é preciso ligar Ibéria á europa e apostar no nuclear, ondas/marés

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Concordo com o nuclear mas nos nao temos mentalidade para isso vai ser muito dificil, o pessoal faz manifestações por causa de uma mascara imagina contruirem uma central nuclear neste pais

  5. Avatar de Pate de Atum
    Pate de Atum

    Portugal com isto vai fazer uma fortuna. Para que se tenha nocao a riqueza criada por esta obra vai ser equivalente a 5 autos europa. E com potencial para crescer! O porto de Sines será o futuro porto da europa para energia

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Tas a ser irónico, certo?
      É que o gás que é entregue via barco em Sines tambem pode ser entregue em Marselha, Hamburgo, etc ou seja qualquer porto que receba deste já esse tipo de barcos. Não faz sentido entrega-lo em Sines e envia-lo depois por pipeline, é mais economico o barco seguir caminho para o porto final.

      Se a questão é termos ligação à Europa por uma questao de redundancia de aprovisionamento então sim, pode fazer sentido.
      Usar essa ligação à Europa para entrada do gas natural de origem magrebina entao sim tambem pode fazer sentido (nota que a ligação magrebina esta neste momento cortada por razões politicas).

      Agora usar a desculpa de Sines como ponto de entrada do gas natural para a Europa é um disparate.

      Usa essa ligação para o “Hidrogénio verde” tambem é um disparate, sobretudo se a origem dele é eletrica.

    2. Avatar de Américo Mendes
      Américo Mendes

      Sanbe quantos ports em Espanha têm amesmo função que o de Sines? São 6!!!

      Sines vale um sexto, ou menos, conforme a origem do hidrogénio. Sabe que a Espanha tb vai produzir e fica bem mais perto da europa?

  6. Avatar de JS
    JS

    O problema é:
    Quem vai pagar isto?
    Vai ser como o deficit tarifário que o desgoverno de socrates criou e empurrou com a barriga e agora alem dos preços Altos andamos a pagar os desvaneios destes desgovernantes

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Espanha e frança amigo portugal mais uma vez fica a olhar como sempre daqui a uns anos queixam-se

  7. Avatar de morf
    morf

    O pessoal sempre reclamar, que não serve , que dá prejuízo ….bla bla bla
    As empresas estrangeiras vem para cá ficam com os negócios e dão sempre lucro e….

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Por isso é que temos a Europa a mandar no País … eles tiram lucro, o povo vai assim lentamente morrendo e não tarda estamos nos 5 milhões de tugas com dividas colossais, sim, porque se 10 m
    milhões e é o que é imaginem quando só forem 5 milhões…

    São as comichoes…