É o fim das SMS nas apps do Signal! Suporte vai começar a ser removido em breve

9 Comentários

O Signal é reconhecidamente uma das apps mais seguras no que toca à troca de mensagens na Internet. Tem esta condição na sua criação e assim se deverá manter. Querer esta proteção e oferecer mais aos utilizadores tem alguns desafios, que nem sempre são possíveis de ultrapassar.

Este serviço revelou agora uma novidade importante para o seu futuro, levando a que uma funcionalidade desapareça. As SMS, algo que muitos usavam no Signal, vão agora ser removidas para garantir aos utilizadores a segurança necessária.

Signal SMS mensagens app segurança

A novidade pode não agradar a todos, mas é algo que não vai ser revertido. Depois de muitos anos a permitir ser usado como app de SMS, o Signal vai em breve perder essa capacidade, mas por razões lógicas e que se prendem com a filosofia de segurança dos utilizadores.

Como razão principal apresentada para esta mudança a equipa do Signal apresentou a necessidade de privacidade, segurança e clareza. Esta é uma app que pretende proteger os dados dos utilizadores e isso pode ser complicado com esta funcionalidade.

Em primeiro lugar, e ao oferecer o acesso a uma forma de mensagens que não em qualquer segurança, o Signal está a violar os seus próprios princípios. Este é um protocolo já ultrapassado, mesmo que ainda muito usado, e com falhas reconhecidas e não resolvidas.

Em segundo lugar, e no campo das queixas dos utilizadores do Signal, existem custos elevados associados às SMS. Muitos reclamam que recebem contas elevadas ao usar esta funcionalidade sem saberem que estão a ser cobrados. Este deveria ser um serviço gratuito, mas afinal está a sair por um canal com custos associados.

Por fim, e aqui novamente com foco na segurança, temos a necessidade de clareza para os utilizadores. Estes nem sempre distinguem se estão ou não a comunicar via SMS, abrindo assim as portas a potenciais falhas na garantia da privacidade e da proteção.

O Signal garante que vai dar aos utilizadores alguns meses para exportarem os seus dados e para encontrarem alternativas de apps para gerir as SMS. As notificações para ajudar os utilizadores chegam em breve e todo o processo deverá ser transparente.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    E também é o fim de se poder guardar as fotos/imagens que temos na Xiaomi Cloud.Tudo indica que a Xiaomi vai acabar com esta funcionalidade ainda durante este ano de 2022 pedindo aos seus utilizadores para migrarem todo o conteúdo da galeria para os serviços da Google.Li isto há pouco numa notícia sobre a MIUI.Mas que m****.Não estava nada à espera desta. 🙁

    1. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Onedrive não será uma boa opção?

  2. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Instalei há dias o Signal no meu espertofone “profissional” mas o pessoal só quer usar o ZAP… 😀

  3. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Ganda bosta, foi uma das razões pelo qual decidi usar o Signal, precisamente porque não ter que andar a usar uma aplicação SMS à parte, já para não falar de que foi uma das features que usei para converter pessoal que não liga à questão da privacidade, que mais tarde acabaram por passar a usar o protocolo Signal em vez das SMS’s, e agora querem tirar isso.

    A questão da privacidade aqui nem faz sentido, quem faz uso das SMS’s muita das vezes não sabe que é inseguro, nem liga a esta questão, é igual ao litro.

  4. Avatar de questões
    questões

    alguém sabe como exportar os sms que estão no signal para a app sms da google? obrigado

  5. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Mas por que raio é que alguém usaria SMS (serviço que é 100% inseguro) no Signal (que se quer que seja SEGURO)?
    É o mesmo que termos os Serviços de Inteligência a usar postais dos CTT…

  6. Avatar de owrk
    owrk

    Muitos andavam ai a apregoar que o WhatsApp era isto e aquilo e o Telegram e signal é que eram bons e coiso e tal, bem o certo é que o WhatsApp continua a dar cartas e outros cada vez estão a desiludir mais, é caso para dizer a montanha pariu um rato…

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Muito pelo contrário. As pessoas não querem saber. E não é preciso abdicar de tudo mas é possível ter segurança e privacidade.
      Signal, Firefox…
      Basta não usar apenas o que vem de origem

      1. Avatar de owrk
        owrk

        mais incrivel é acreditares no que estás a dizer, quando andas completamente enganado, segurança e privacidade, são todos iguais, e sim a malta está-se completamente nas tintas, pois vai sempre para as app’s que todos usam em massa e não é firefox e signal, mas sim chrome e whatsapp.