Tinta mais branca do mundo pode refletir cerca de 98% da luz solar e arrefecer o planeta

27 Comentários

A tinta mais branca do mundo, que figura na edição deste ano do Guinness World Records – mantém as superfícies tão frias que poderá reduzir a necessidade de ar condicionado. Segundo os investigadores da Purdue University, que criaram a tinta, foi desenvolvida uma nova formulação que é mais fina e mais leve. Este material tornou-se ideal para irradiar calor para longe de carros, comboios e aviões.

Aliás, esta tinta é de tal forma eficaz que poderá mesmo ajudar a arrefecer o planeta.

Ilustração avião pintado com tinta branca para refrescar o equipamento


A tinta mais branca do mundo original usava nanopartículas de sulfato de bário para refletir 98,1% da luz solar, arrefecendo as superfícies externas em 4,5 °C abaixo da temperatura ambiente. Se for usada para cobrir os telhados das casas, basicamente deixa a casa tão fresca que acabará por ser necessário muito menos uso de ar condicionado.

Fui contactado por todos, desde fabricantes de naves espaciais até arquitetos e empresas que fabricam roupas e sapatos. Eles tinham principalmente duas perguntas: onde posso comprá-la e como pode torná-la mais fina?

Disse Xiulin Ruan, professor de engenharia mecânica de Purdue e inventor da tinta.

Tinta é agora é 80% mais fina

Para atingir esta capacidade de arrefecimento, a camada de tinta deverá ter 400 micrómetros. O que funciona bem apenas em estruturas como prédios e telhados, por exemplo. Já a nova fórmula, que pode alcançar o mesmo nível de arrefecimento com uma única camada 2,66 vezes mais fina (150 micrómetros).

Para conseguir chegar a este nível de desenvolvimento, o investigador na sua fórmula mais recente, que é uma tinta nanoporosa, incorporou nitreto de boro hexagonal como o pigmento, substância mais utilizada em lubrificantes. Esta nova tinta atinge quase o mesmo padrão de refletância solar (97.9%).

A tinta também incorpora vazios de ar, o que a torna altamente porosa em nanoescala. Esta densidade mais baixa, juntamente com a magreza, oferece outro grande benefício: peso reduzido. A tinta mais recente pesa 80% menos que a tinta de sulfato de bário, mas atinge uma refletância solar quase idêntica.

Este peso leve abre as portas para todos os tipos de aplicações. Agora, esta tinta tem potencial para arrefecer o exterior de aviões, carros ou comboios. Um avião parado na pista num dia quente de verão não precisará usar o ar-condicionado com tanta força para refrescar o interior, economizando grandes quantidades de energia. As naves espaciais também precisam ser o mais leves possível e esta pintura pode fazer parte disso.

Disse George Chiu, professor de Purdue de Engenharia Mecânica e especialista em impressão a jato de tinta.

Onde se pode comprar este produto?

Segundo explica Ruan, ainda existem algumas questões em discussão até ser possível colocar o produto no mercado.

Ainda há alguns problemas que precisam ser resolvidos, mas o progresso está a ser feito.

Disse o investigador.

De qualquer forma, estes investigadores de Purdue aguardam com expectativa o que a tinta pode realizar.

Usar esta tinta ajudará a arrefecer as superfícies e reduzir bastante a necessidade de ar condicionado. Isso não apenas economiza dinheiro, mas reduz o uso de energia, o que, por sua vez, reduz as emissões de gases de efeito estufa. E, ao contrário de outros métodos de arrefecimento, esta tinta irradia todo o calor para o espaço profundo, o que também refresca diretamente o nosso planeta. É bastante surpreendente que um pintura pode fazer tudo isso.

Concluiu Ruan.

Esta investigação foi publicada no Cell Reports Physical Science.

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Interessante…

  2. Avatar de AlexS
    AlexS

    Asfalto branco.

    1. Avatar de Luis M S
      Luis M S

      Para levares com a luz refletida nas ventas e não veres um cu ahahah
      Aquando da condução autónoma, quem sabe… mas mesmo assim.
      Não morres do mal, morres da cura.

  3. Avatar de Luis Maria
    Luis Maria

    Vou ja despejar baldes de tint branca pelos rios e mares e pintar os campos de branco. O polo norte e sul também sao brancoa e curiosamente e onde mais aquecem, porque sera?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Mais um que acha que sabe mais do que investigadores da área. Mais grave é que isto é física básica relacionado com o espectro de cores.

      «O polo norte e sul também sao brancoa e curiosamente e onde mais aquecem, porque sera?»

      Porque será que estás enganado? Experimenta sair à rua com uma T-Shirt preta e depois com uma branca. Acho que durante a tua vida já sentiste esta diferença…

      1. Avatar de Luis Maria
        Luis Maria

        Se isso fosse verdade o polo norte nao descongelava todos os anos. Mas ha gente que acredita em tudo, ate que ha universo e big bang e que a terra e redonda e o sol e um astro…so rir. O big bang entao e daquelas teorias que qualquer miudo de 5 anos ve que não faz sentido mas os carneiros acreditam

        1. Avatar de pedro
          pedro

          andas a ver muito a maya luis…..convem sair de casa as vezes para apanhar ar

        2. Avatar de pedro
          pedro

          andas a ver muito a maya luis…..convem sair de casa as vezes para apanhar ar

        3. Avatar de Security
          Security

          Por favor, estudem o Luis Maria.

          1. Avatar de David
            David

            Lol m’as estudem… não é um caso raro… mas aquela convicção toda… e ainda tratam os restantes por “carneiros” . Um ser humano de respeito este… parabéns @Luis Maria

        4. Avatar de Luis Costa
          Luis Costa

          Ainda estamos outubro e já a trabalhar ? A vida no circo é tramada . As vezes nem é preciso. O nariz vermelho.

        5. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Nem vou dar paleio a um troll terraplanista…

        6. Avatar de Peter
          Peter

          Grande troll.
          Precisas de mais clickbites?

        7. Avatar de JV
          JV

          Ok .. já mostraste que és um ignorante que acredita em teorias da conspiração.. podes calar-te agora e deixar as pessoas que têm um cérebro funcional conversar.

    2. Avatar de Mapril
      Mapril

      Se calhar o Polo Norte aquece mais precisamente porque está a perder gelo, logo reflete menos energia para o espaço. Já pensou nisso?

      1. Avatar de DG
        DG

        E antes de perder gelo não era branco? Entao porque perdeu?

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Que lógica mais rebuscada!
          Talvez tenha perdido gelo porque a temperatura a aumentar, não? Há degelo só porque sim? Ou agora, por ser branco o gelo não pode derreter?

  4. Avatar de NN
    NN

    ja estou a imaginar o uso desta tinta nos formula1

  5. Avatar de Art
    Art

    E no Inverno ? ou é só para usar e lugares quentes ? Para isso já temos a cal….

  6. Avatar de Mapril
    Mapril

    Porque o processo se auto alimenta – o aquecimento global provoca descongelamento; com menos gelo, menos energia é reflectida para o espaço – logo, mais aquecimento. E assim sucessivamente. Na verdade, estamos tramados.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não vale a pena explicar. Normalmente, os negacionistas só ficam presos no aquecimento e que isso não influencia em mais nada.

  7. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    estou a estranhar ninguém dizer que isto de nada vale se a luz depois é refletida novamente para a terra devido à poluição

  8. Avatar de João
    João

    Telhados brancos

  9. Avatar de J-Lo_69
    J-Lo_69

    Se uma casa pintada com esta tinta fica mais fresca no verão, então, fica mais gelada no inverno…
    Poupam energia, no ar condicionado, no verão, ok, mas no inverno o consumo energético é muito maior do que o normal…
    Ou seja, a vantagem real é menos que zéro, porque o consumo energético é bem maior no inverno…
    Havendo um muito maior frio dentro da casa, o aquecimento tem de estar SEMPRE ligado…

  10. Avatar de Jorge Pereira
    Jorge Pereira

    É a radiação terrestre e não a radiação solar que provocam o aumento da temperatura da atmosfera e o consequente degelo das calotes polares. Adoro gente que fala sem saber…