UE quer pontos de carga a cada 60 km e hidrogénio a cada 100 km

19 Comentários

A autonomia é uma das características dos elétricos que mais precisa de atenção, uma vez que está, ainda, longe de ser ideal. Por essa razão, a União Europeia (UE) quer que, em 2026, existam pontos de carga a cada 60 km e hidrogénio a cada 100 km.

O plano do Parlamento Europeu é mais ambicioso do que os objetivos que a Comissão Europeia tem apresentado.

União Europeia (UE)

Os responsáveis pelos transportes na UE negociaram um projeto, que tem como objetivo facilitar a recarga de elétricos e o reabastecimento de carros movidos a hidrogénio. Este acordo do Parlamento Europeu é mais ambicioso do que os objetivos que têm sido estabelecidos pela Comissão Europeia, estando em vias de se tornar vinculativo, obrigatório.

O grande objetivo da UE é conhecido e muito claro: descarbonizar o transporte. Para isso, o Parlamento acredita que são necessários pontos de carga a cada 60 km, nas principais rodoviárias das nações europeias, em 2026. Relativamente à rede de reabastecimento de hidrogénio, o acordo dita que haverá bombas a cada 100 km.

Tendo em conta o panorama do mercado, as redes de reabastecimento e de carregamento, principalmente para veículos comerciais ligeiros e pesados, seriam muito úteis.

Hidrogénio verde

Os condutores de elétricos poderão ter acesso antecipado ao preço por kWh de eletricidade ou kg de hidrogénio, ser económicos, comparáveis e, claro, acessíveis a todos os modelos do mercado. Até 2027, estaria em funcionamento uma rede, para que a informação sobre disponibilidade, preços e listas de espera pudesse estar prontamente disponível.

Além do transporte terrestre, são também definidos objetivos para a descarbonização do transporte marítimo. Embora seja um processo lento, o objetivo é que as emissões sejam reduzidas em 2%, em 2025, 20%, em 2035, e 80%, em 2050. Mais do que isso, no porto, os navios terão de ser ligados a tomadas elétricas para evitar a poluição provocada pelos seus motores, até 2030.

Agora, resta esperar pela votação a ter lugar no Parlamento Europeu, para iniciar as negociações com os estados-membros.

 

Leia também:

Tesla Model Y assume a liderança dos carros elétricos e já é o mais vendido em toda a Europa

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Quero ver isso a ser desenvolvido mais postos de carregamento.
    Fico é curioso em testar os carros a hidrogénio, pelo menos se apostassem bem no hidrogénio pelo menos eu preferia comprar um carro a hidrogénio pois acho mais eficiente e mais amigo do ambiente.

    1. Avatar de RC
      RC

      Eu não, já testei um num país onde tem uma rede de abastecimento de hidrogénio já com 18 anos, e fiquei agarrado várias vezes.

      A única vantagem que tem, que até está a perder, é abastecer mais depressa que carrega se houver poucos, porque quando há muitos até levam mais tempo, além de custar cerca de 10x mais por km.

      https://fuelcellsworks.com/news/shortage-of-hydrogen-stations-leads-to-fill-up-frustrations-for-drivers/

      É muito giro dizerem que é 5 minutos, mas isso só acontece em situações especiais, o posto não pode ter sido usado nos últimos 20 minutos, a temperatura ambiente não pode estar acima de 10 graus, é o carro também não pode estar quente, caso contrário conte com 13 a 20 minutos ou até mais.

      Sobre ser amigo do ambiente também não, até são piores que alguns a gasolina, não sou eu que o digo, são os que fazem esses estudos, ambientalistas e cientistas, já que usam mais minerais, uns mesmos raros como a platina, e cerca de 5x mais de energia para fazer o mesmo.

      https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032122000867

      https://theicct.org/sites/default/files/publications/Global-LCA-passenger-cars-jul2021_0.pdf

    2. Avatar de iMF
      iMF

      Seguindo o termo eficiência, de logo que hidrogênio é muito, mas muito menos eficiente.

      Só pelo facto de um carro elétrico, as perdas da bateria para o motor elétrico, são “pequenas”.

      N

      1. Avatar de iMF
        iMF

        Num carro a hidrogênio, é preciso transformar o hidrogênio em eletricidade, armazenar em bateria e depois sim segue para o motor.

        Em suma:
        Elétrico:
        Baterias -> motor

        Hidrogênio:
        Hidrogênio -> bateria -> motor

        É simples de perceber o mais eficiente.

        1. Avatar de iMF
          iMF

          Se seguirmos directamente da fonte, por ainda.

          Fonte pode ser: barragens, central nuclear, painéis solares, central a gás, etc

          Elétrico:
          Fonte -> bateria do carro -> motor

          Hidrogênio:
          Fonte -> transformação para hidrogênio -> bateria -> motor

        2. Avatar de RC
          RC

          Nem mais, e ainda falta contar que a electricidade no eléctrico com baterias entra nele, passa por um conversor AC-DC e entra na bateria.

          No hidrogénio vai para os electrolizadores, a seguir para o refrigerador, compressor e tanque, depois é transportado, atualmente se usa diesel para o fazer , pode-se ter produção local, mas o preço das estações duplica e a capacidade de fornecimento já pequena (cerca de 50 a 60 carros dia) diminui para metade.

          Entretanto no posto de abastecimento, o hidrogénio é novamente arrefecido, comprimido a mais de 800 bar para um tanque intermédio que é mantido a temperaturas baixas, só depois é abastecido no veículo.

          De notar que o veículo também tem perdas por fugas, o normal é encher os tanques de um toyota mirai e ao fim de 4 a 6 meses (dependendo da temperatura ambiente), caso não seja usado, os tanques perdem toda a capacidade. Baterias duram anos com energia, a sua perca é menor de 1% ao mês.

    1. Avatar de RC
      RC

      Ainda bem que são os que menos ardem, gostava era de saber o que têm preparado para carros que além de uma bateria de lítio, tem uma pilha de combustível e ao lado uns tanques com uma pressão de 700 bar com o gás mais inflamável que existe…

  2. Avatar de José
    José

    Deviam é criar estações de serviço (Multimarca) para substituição das baterias a cada 60Km tal como a Nio tem na China.
    Isso sim seria a universalidade da motorização elétrica e um grande negócio é pena não ter dinheiro para implementar nessa rede.

  3. Avatar de °0°
    °0°

    Num dia vejo a UE dizer que temos que cortar nos consumos de eletricidade, no dia a seguir vejo a UE dizer que quer um posto de carga a cada 60km.

    1. Avatar de RC
      RC

      Exacto, porque a situação é pontual e estes objetivos são a longo prazo.

    2. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Eu também já percebi que esta UE não sabe o que quer

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Uma coisa não tem a ver com a outra.
        Se colocares mais tomadas na tua casa isso quererá dizer que vais consumir mais? Ou isso apenas permite que coloques o frigorífico no quintal, se quiseres?

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Mas o que é que tomadas tem a haver com postos de carregamento? São coisas que funcionam de maneira diferente e já agora os postos gastam energia (ecrãs, leitores, etc).

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Não se esqueçam dos geradores, os carros eléctricos sem os combustíveis fósseis não funcionam assim como os respectivos carregadores/pontos de carga.

    1. Avatar de RC
      RC

      Quais geradores ? onde posso ver isso em Portugal ?

      Na sua casa também usa geradores para alimentar o frigorifico e as luzes ?

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Achas que há fios de eletricidade em todo o lado? Existem estradas EN onde em 80km não vê um único poste.

        1. Avatar de RC
          RC

          A sério ? onde ?