Bitcoin é visto como “crude digital” e é tão mau para o planeta como o petróleo

60 Comentários

Já há muito tempo que não nos chegam notícias sobre a valorização significativa das criptomoedas, nomeadamente os populares Bitcoins. Este é um mercado que não tem vivido os seus melhores dias, sendo que as informações recentes também não são nada abonatórias.

Segundo um recente estudo, o Bitcoin é visto não como ouro digital, mas sim como um “crude digital” que é tão mau para o planeta como o petróleo.




No que respeita à relação das criptomoedas com o meio ambiente, as notícias no geral dão conta de que há uma certa tensão entre ambos, especialmente quando falamos nos consumos excessivos de energia para a mineração das mesmas. E embora as placas gráficas já tenham sido deixadas de fora desta equação, as moedas digitais ainda levantam muitas questões e problemas ecológicos.

Bitcoin é um “crude digital”

Recentemente um estudo indicava que os Bitcoins estavam com cada vez mais dificuldade em tornar-se mais verdes. E há agora uma nova investigação que adianta que o Bitcoin é um “crude digital” e não um “ouro digital” como muitos o apelidam. Para além disso, é referido que a criptomoeda é tão má para o planeta como o petróleo.

As moedas digitais são vistas como uma forma fácil de conseguir dinheiro, ou também perdê-lo. Atualmente, um Bitcoin vale 19.918,16 euros, mas este é um segmento que levanta várias preocupações e está cada vez mais a tornar-se insustentável quanto ao consumo de energia e à poluição. Ainda no início de agosto, os dados mostravam que a mineração de Bitcoins consumia mais energia do que a Bélgica ou a Finlândia.

Mas este novo estudo indica resultados alarmantes, ao revelar que por cada dólar de Bitcoin, 35 cêntimos correspondem a danos ambientais. Estes dados respeitam ao período entre 2016 a 2021, mas pioram no tempo em que a mineração estava em crescimento. O estudo demonstra uma tabela onde podemos comparar a poluição vinda da mineração de Bitcoins com outros elementos, nomeadamente o petróleo.

E se nos focarmos nos valores de 2020, a relação entre o valor do Bitcoin e os danos ambientais foi de 82%, o que é bastante significativo. Os danos atingiram um pico de 156% do preço da moeda em maio de 2020, sugerindo assim que por cada dólar do valor de mercado do Bitcoin nesse mês, eram gerados 1,56 dólares em danos ambientais globais.

Em termos de poluição, a moeda emitiu de 0,9 toneladas de CO2 por Bitcoin em 2016 para 113 toneladas de CO2 por Bitcoin em 2021. Ou seja, um aumento de emissões de 126 vezes a mais num prazo de apenas 5 anos.

Desta forma, o estudo conclui que a mineração de Bitcoins é um dos processos mais prejudiciais do meio ambiente, sendo em média 35% poluente (2016-2021), um valor ligeiramente acima dos 33% gerados pela pecuária a nível global. A produção de gasolina polui 41% e a produção de eletricidade a partir de gás natural é de 46%. E a poluição destes dois elementos foi superada pelo Bitcoin nos anos de 2019 e 2020.

Pode ver o estudo completo aqui.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PauloS
    PauloS

    Ate é pior pois o petroleo ainda tem utilidade para veiculos nos transportarem e criarem desde plasticos ate roupa! Ja a bitcoin n dá nadinha, so falcatruas para meia duzia de nerds andarem a enganar os outros

    1. Avatar de E---lectrão
      E—lectrão

      concordo plenamente 🙂

      1. Avatar de paulo
        paulo

        quando vier as cbdc vais dar valor! visao muito fraca!

    2. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Pior que a bitcoin, só os NFT’s….

    3. Avatar de Awake
      Awake

      Com bitcoin podes adquirir tudo o que mencionas-te, tal como o fazes nos dias de hoje usando o Euro ou o Dólar (tendo os mesmos os seus gastos, energia, mão de obra, matéria prima…) não é um termo de comparação que faça sentido.

    4. Avatar de andre
      andre

      espero bem que nunca venhas a dar valor ao bitcoin, é bom sinal.
      Pergunta aos Argentinos, aos Venezuelanos, aos Zimbabueanos se o bitcoin tem valor.

    5. Avatar de secalharya
      secalharya

      Estudasses em 2009.

    6. Avatar de joao
      joao

      ‘acabar co o bitcoin’….
      LOLOL voces bem tentam, mas lixam-se que isto do bitcoin esta para ficar… doi nao doi?
      e de ano para ano ha mais gente a abrir a pestana!!!

  2. Avatar de Js
    Js

    Bitcoins não sei o que é
    Fala-se tanto e não sei como ê feito nem como se tem acesso
    Deveriam fazer um manual e explicar o que é e como se tem acesso
    Obrigado

    1. Avatar de Luis Borges
      Luis Borges

      “Google it”?

    2. Avatar de CF
      CF

      Mete aí o teu contacto de email que eu mando-te o manual gratuito e até te tiro as dúvidas no fim sem cobrar nada.

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Até que enfim que acordam para a realidade!

  4. Avatar de tmyaath
    tmyaath

    Para os argumentos do costume deixo também as questões do costume:
    Qual é a origem da energia consumida?
    Qual é o destino dessa energia se não for consumida?
    Como se compara em relação ao consumo energético do setor financeiro mundial?

    É sempre importante ver também o outro lado da moeda.

    1. Avatar de reiartur
      reiartur

      +1
      como é possível fazer um estudo ambiental, e não falam uma unica vez da utilização do Metado. A mineração está a reduzir a poluição gerada pela industria do petróleo, mas isto não convêm falar.

    2. Avatar de RC
      RC

      Quando a energia não é consumida, também não é produzida. A corrente só “flui” quando há diferença de potencial, logo se não é consumida, não é produzia.

      1. Avatar de reiartur
        reiartur

        Isso não acontece com a energia de fontes renovais, caso gaste ou não elas são sempre produzida. É essa energia osiosa que os minerador mais utilizam, porque os preços estão perto de zero.

        1. Avatar de RC
          RC

          Perto de zero ? onde posso comprar essa energia ? compro já alguns MWh.

          1. Avatar de Reiartur
            Reiartur

            Como Portugal tem pouca produção energia eólica e solar é muito difícil acontecer, mas por vezes acontece. Mesmo em plena crise energetica, uma semana atrás o preço foi muito baixo, só não a zero porque as barragem começaram a bombear água.

            É claro que tu não consegues comprar essa energia, mas as empresa de mineração compram directamente às produtoras.

            Um bom artigo para leitura, é longo, todos de criticam a mineração de bitcoin deveriam de ler. O artigo é mais baseado no Texas, porque estão na vanguarda.
            Mas existem muitos outros mas ainda em pequena escala.
            https: //artigos.areabitcoin.com.br/como-a-mineracao-de-bitcoin-pode-transformar-o-setor-de-energia/

          2. Avatar de CF
            CF

            Itaipu na fronteira Brasil/Paraguai, vendem energia a 1 centimo/kWh, barragem trabalhava a 50% da capacidade, bitcoin permite-lhes reduzir o ROI.

            Também temos os reatores nucleares que tem tempos de ROI enormes bem como grandes projetos na área das renováveis, em Espanha por exemplo muitas centrais solares e eólicas fecharam, porque não eram viáveis..

            Energia só é cara porque ainda não se investiu o suficiente para produzir massivamente e tudo porque a procura não o justifica, bitcoin resolve.

        2. Avatar de RC
          RC

          Não são produzidas porque não como produzir sem gastar.

          A electricidade é mesmo assim, não consegue produzir sem haver algo que a gaste.

          1. Avatar de Reiartur
            Reiartur

            Estamos com escassez de produção, Portugal está obrigado a usar o backup, a gastar fortunas em gás natural para produzir electricidade. Porque razão não existe mais produção eólica e solar?

            Não existe porque o consumo de energia não é linear, tem picos e baixos. Se aumentar muito a produção, vai aumentar os periodos não lucrativos para as produtores especialmente nos periodos de baixo consumo.

            A solução é criar industrias que consumam electricidade apenas nos períodos de baixo consumo, para nivelar o consumo.

            A bombagem das barragem, mineração de bitcoin, o hidrogénio, a dessalinização de agua, são soluções. A bombagem é a unica que aproveita.

          2. Avatar de RC
            RC

            Não existe mais porque é um investimento alto. Eu investi e produzo 90% da energia que consumo, incluindo a mobilidade, os 10% vão-se resolver antes do Inverno instalando mais 3 ou 4 painéis solares. No verão e em dias mais solarengos até posso vender energia à rede.

            Hidrogénio ? que tem a ver o hidrogénio com tudo isto ?

            Dessalinização de água ? para gastar energia ?

          3. Avatar de Reiartur
            Reiartur

            Não estás bem o ver o problema, Portugal ainda está longe dessa realidade.

            O excedente que tens por vezes, no futuro vai acontecer nivel nacional e diariamente, como já acontece na zona onde energias renováveis está mais desenvolvidas.

            Neste artigo que eu coloquei em cima explica bem isso, no oeste do Texas, as eolicas e solar tem produção/estimativa em 2022 é de 60GW e para 2023 é 71GW; mas apenas consomem 18GW, ou seja, só em 2022, 42GW de energia criada iriam para o lixo, por esse motivos eles necessitam de industrias que consumam essa energia, geralmente durante a noite, nos periodos de baixo consumo. Por isso, estão a atrair empresas de mineração.

          4. Avatar de RC
            RC

            Iria para o lixo ? então mas sabe o que é a eletricidade ?

            Por cá incentivam o uso dessa energia, dando descontos de 20% em alturas fora de picos.

            Está-me a dizer que a malta que minera só liga as máquinas quando a energia está barata ? Duvido muito que seja assim, mas podia ser.

            Há uns anos estive a pensar em minerar e até instalei paineis solares para fornecer electricidade, e só ia minerar de dia, mas cheguei à conclusão que o investimento tinha pouco aproveitamento, instalei os painéis na mesma mas agora uso para consumo da casa e dos veículos.

          5. Avatar de reiartur
            reiartur

            Eles só mineram com energia barata.

            O governo de lá também incentivam o uso dessa energia, além preço muito baixo, as empresas tem 10 anos de isenção de impostos e outras regalias. Unica obrigação é que tem que desligar as maquinas durante os picos, mas mineradoras começam a deslizar antes, a partir dos 40$MWh por causa da rentabilidade.

            Para não falhar nos picos, eles estão a produzir energia em quantidades absurdas, este ano vão produzir o triplo do que necessitam e para o anos será quase quádruplo.

            Este verão houve uma onde de calor, e as mineradoras tiveram que cumprir a regra e ficaram vários dias desligadas.

          6. Avatar de RC
            RC

            Não se importa de mandar uns links sobre isso ?

            Diga antes que estão a instalar potência mais alta para poder produzir mais, não se produz electricidade quando não é gasta, é impossivel, como já disse várias vezes.

            Mande uns links sobre isso.

          7. Avatar de reiartur
            reiartur

            Esta parte especifica está no ponto 3, o problema do sistema eléctrico começa no ponto2, mas todo o relatório é muito bom.

            Português: https: //artigos.areabitcoin.com.br/como-a-mineracao-de-bitcoin-pode-transformar-o-setor-de-energia/

            inglês: https://arcane.no/research/how-bitcoin-mining-can-transform-the-energy-industry-new-report

          8. Avatar de RC
            RC

            Não era sobre isso, esse já tinha visto, era sobre o estado da energia no Texas e nos incentivos.

          9. Avatar de Reiartur
            Reiartur

            Foi em artigos que tenho lido nos últimos meses, o mais recente foi este,
            https://www.texastribune.org/2022/10/03/texas-cryptocurrency-mining-bitcoin/
            , os outros já foi algum tempo, já não sei onde estou.

  5. Avatar de Awake
    Awake

    É possível comparar com a energia gasta pelos bancos, impressão de dinheiro…e tudo o que se encontre ligado ás moedas atuais? Parece me um termo de comparação mais justo, mas posso estar enganado.

    1. Avatar de CF
      CF

      Claro que sim, já o fizeram e concluíram que a banca gasta mais e tem capacidade para menos transações, mas os media que seguem a cartilha não tem liberdade de imprensa ou alguém ainda pensa que os tempos do lápis azul acabaram?

    1. Avatar de CF
      CF

      Pois, tudo que aguarda moderação sabemos como é, os tempos das noticias e comentários em blockchain ainda estão para chegar, só nessa altura é que a censura acabará.

  6. Avatar de Cryptorules
    Cryptorules

    LOL… faz sentido…mas se o BITCOIN tiver nos 60k… o custo de produção será o mesmo e o valor bem diferente.
    Daqui a 1/2 falam o estudo novamente…

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    Antes do bitcoin não existia ransomware, portanto acabem com isso tudo que só serve para alimentar criminosos.

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      …dass,essa foi profunda

    2. Avatar de joao
      joao

      ‘acabar co o bitcoin’….
      LOLOL voces bem tentam, mas lixam-se que isto do bitcoin esta para ficar… doi nao doi?
      e de ano para ano ha mais gente a abrir a pestana!!!

    3. Avatar de CF
      CF

      Pois não, nesse tempo simplesmente destruíam a informação toda sem pedirem resgates.

  8. Avatar de Grunho
    Grunho

    Mais cedo do que se pensa vai poder ser trocado por papel comercial do BES e deixa de poluir.

    1. Avatar de CF
      CF

      Qual foi o impacto ambiental da mineração de todo o ouro acumulado pelos bancos centrais?

      Quais os outros tipos de impacto como vidas humanas para o minerar e químicos altamente poluentes para o purificar?

      Há locais como lagos cheios de mercúrio na américa do sul fruto da exploração do ouro, procurem “Serra Pelada” no google por exemplo, um verdadeiro exemplo do degredo, tudo para o ouro estar enfiado dentro de cofres sem utilidade, porque nem como moeda servia já que lhe raspavam sempre uns miligramas.

  9. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Pelo menos quem tinha duvidas talvez fique mais sensível… ou não, como podemos ver …

    mas não estava difícil de se ver …

  10. Avatar de Godlike
    Godlike

    O intuito do Bitcoin era interessante, mas sinceramente com as taxas que são pagas muitas vezes (principalmente em períodos de alto volume) e a volatilidade da moeda, (Ora agora tenho 1000€ daqui a 10 minutos, já tenho 950), não considero como uma moeda fiável.
    Em termos de anonimato, não existe, embora seja um pouco mais seguro.

    1. Avatar de JSB
      JSB

      lol agora tens 5 milhões de sats, daqui a 10 minutos continuas com 5 milhões de sats. Qual é o dilema? E as taxas, que tal consultar o mempool e poupar nas taxas? Ou usar LN e pagar quase nada? Jesus…

    2. Avatar de CF
      CF

      Não é só o bitcoin que é volátil face ao dólar, dólar tb o é face ao bitcoin.

      Quando todos perceberem que a longo prazo terão sempre mais dinheiro usando bitcoin para acumular em vez de euro/dólar os produtos passarão a tabelar-se em satoshis e a volatilidade desaparece, assim como euros/dólares.

  11. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Pior do que a administracao LGBrandon e impossivel

  12. Avatar de TT
    TT

    Só agora é que chegaram a essa conclusão? Já devia de ser proibido minerar bitcoin há muito tempo!

    1. Avatar de JSB
      JSB

      cry harder, bish

    2. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      Já devia algumas pessoas serem proibidas de gastar o oxigenio existente na atmosfera…

    3. Avatar de joao
      joao

      ‘acabar co o bitcoin’….
      LOLOL voces bem tentam, mas lixam-se que isto do bitcoin esta para ficar… doi nao doi?
      e de ano para ano ha mais gente a abrir a pestana!!!

    4. Avatar de CF
      CF

      Se fores funcionário público entendo-te perfeitamente, a sorte dos bitcoiners é que o país falia se a maioria fosse funcionário público e como a maioria vencerá lá chegará o dia que terás que trocar os euros por bitcoin ou acabar na pobreza.

  13. Avatar de Eu
    Eu

    Os cães ladram e a caravana passa!

  14. Avatar de José Severino
    José Severino

    Bitcoin? Eu é mais bolos. E pelos vistos aqui também

  15. Avatar de CF
    CF

    Jornalixo autêntico, noticias encomendadas pelos governos em troca de fundos para instituições de interesse público quando o serviço público prestado é zero.

    Anda tudo a mamar via Efeito Cantillon:

    Clubes desportivos, imprensa, transportes, educação, saúde, justiça, defesa, politicos, etc.

    Esses serão sempre contra o bitcoin, esquecem-se é que o povo unido jamais foi vencido e que bitcoin é o dinheiro do povo, o único trunfo contra a inflação.

  16. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    depois venham hipocritamente dizer que fomentam a inovação e tecnologia, quando isto vai ser das coisas mais impactantes a nível mundial para o futuro!

  17. Avatar de CF
    CF

    Quanto ao título eu acrescentaria que bitcoin é tão mau e essencial para o planeta como o petróleo !

    O CO2 que liberta para a atmosfera é apenas o ciclo do carbono, sempre aconteceu e sempre acontecerá, CO2 é o menor dos nossos problemas, uma possível 3ª guerra mundial é uma ameaça maior, no século passado tivemos duas, será que não teremos nenhuma neste século?

    1. Avatar de RC
      RC

      Ah pronto, o mundo está a salvo então. 😀 😀 😀