Apritel: Portugal corre risco de apagão nas telecomunicações

16 Comentários

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia parece estar para durar, e há cenários que podem acontecer nos próximos tempos. Tal como referimos ontem, com o preço da energia a disparar, as operadoras na Europa temem apagão na telecomunicações, incluindo na internet, durante o inverno, destaca a Reuters.

Segundo a Apritel, Portugal corre igualmente risco de apagão nas telecomunicações.

Apritel: Portugal corre risco apagão nas telecomunicações


Portugal pode ver serviços e infraestruturas críticas offline

A posição foi transmitida na passada sexta-feira pela Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (APRITEL) ao Negócios. Segundo o que foi referido (e como é natural):

As principais infraestruturas de comunicações eletrónicas do país têm autonomia energética, suportada em sistemas de socorro adequados. Naturalmente, perante eventuais situações de cortes prolongados de energia não pode ser excluída a possibilidade de haver alguma afetação das redes de comunicações

A APRITEL salienta ainda que “quaisquer cortes programados não poderão deixar de preservar o funcionamento das redes de comunicações, a par de outros serviços e infraestruturas críticas”.

Apritel: Portugal corre risco apagão nas telecomunicações

França, Suécia e Alemanha estão já a tentar garantir que as comunicações podem continuar em caso de um corte de energia. Em França, um plano apresentado pela distribuidora de eletricidade Enedis, já prevê potenciais cortes de energia de até duas horas, detalha a agência de notícias, apontando que em caso de apagão os serviços essenciais, como hospitalares e governamentais, não seriam afetados.

É verdade que os equipamentos têm sistemas redundantes de energia, mas obviamente que estes sistemas também necessitam de uma fonte de energia para o carregamento. A Reuters refere que muitos países europeus não têm sistemas suficientes para lidar com um corte generalizado.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Não me admirava nada que isto pudesse acontecer. 😐

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A malta nos incêndios já conhecem bem os apagões.
    Prevenção é coisa que também não se vê.

  3. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Se tivessem investido mais rapidamente em outro tipo de alternativas de energia, principalmente ecológicas, hoje não estaríamos a chupar os dedos, agora andam stressados a ver alternativas ao petróleos e gás russo, agora vamos ver como vai ser no Inverno.
    Embora acredito que aguentariamos bem sem estas medidas parvas de corte, mas lá os iluminados aproveitam disto tudo…..mas isto sou só eu a dizer.
    Da mesma forma que dão a desculpa da guerra e do covid por causa da inflação de certos produtos…..enfim

  4. Avatar de Tekman
    Tekman

    O aumento do preço da energia vai induzir uma redução do consumo.
    Mas o problema está muito mais do lado da produção de energia, uma vez que o corte do gás russo, o encerramento de centrais a carvão e nucleares, e a escassez de água nas barragens, não pode ser compensado a curto prazo por produção renovável e novas centrais nucleares.
    Seja como for, as reservas de gás para este inverno parecem ter sido acauteladas e é preciso poupar enquanto se preparam fontes alternativas.

    1. Avatar de iMF
      iMF

      Encerramento de centrais nucleares??
      Estão a reativar todas, e bem…
      E Portugal devia ter uma, metida na fronteira com Espanha, como eles tem uma colada a nossa fronteira.
      Não andávamos apertados.

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Em Portugal, encerramos centrais termo-eléctricas … Temos que agradecer aos políticos! E tem razão em relação às centrais nucleares, já devíamos ter mais que uma. Mas vamos ter o TGV, pois então !!! Só não sei se teremos dinheiro para o TGV andar e também dinheiro para a energia eléctrica para o mesmo. Mas isso, não interessa a ninguém.

      2. Avatar de Tekman
        Tekman

        Sim, têm sido encerradas centrais nucleares.
        A Alemanha já teve 17 centrais nucleares, mas foi reduzindo e neste momento já só tem 3 que queria encerrar até ao final deste ano… mas teve de adiar.
        A Espanha e a Suíça também têm planos para encerrar as deles até 2030.
        A mesma coisa para as centrais a carvão, e não só na Alemanha.
        O que escrevi é que a guerra da Ucrânia apanhou esta transição energética na curva, mas se houver bom senso não haverá cortes de energia.

  5. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    A APRITEL é a mesma que anunciou “Portugal é o país da europa ocidental onde as comunicação são mais baratas, quase 43% abaixo da média europeia”, depois ao consultar os dados de tal estudo, é de rir que “tarifário 5G por 21 euros mensais com 300gb de trafego”; “Tarifário ilimitado de internet fixa a 500mps por 13 euros mensais”, fiquei a saber que ao consultar todos os sites das operadoras, não há nada sequer ao dobro do preço que a APRITTEL anuncia como “preços inferiores”. A explicação da associação é que “os valores são calculados pelos pacotes de multi-serviços. O pacote que referiu (35,99) é dividido em 13,99 para internet, 17,00 para a TV e 5,00 para a telefonia fixa”. Ri a bom rir e deixei-os festejar essa super conta.

  6. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Encerram-se as as centrais a carvão e as centrais nucleares! E ainda estão à espera de milagres ? Estes políticos estão a causar um problema muito grande (dia mesmo, muitos e variados problemas muito grandes e bem complicados). Parecem uns papagaios a repetir “crise climática”. Não só é possível ficar sem internet, telemovel, telefone, como também bater o dente de tanto frio no inverno e poupar na comida (passar fome). Neste momento, já não é “SUSTENTAVEL” arrendar uma casa, pois está mais cara do que o que se recebe com um salário. «Não vão ter nada, mas vão ser felizes» … aonde já ouvi isto ? Já me esquecia que em tempos um politico português nos mandou andar de burro ou a pé!

  7. Avatar de joaomatos
    joaomatos

    A gente nunca sabe…depois de ver os EUA fazerem um ataque terrorista ás condutas de gás da EU…já acredito que tudo é possível.

    1. Avatar de Tekman
      Tekman

      Agora só falta provar o que afirmou.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      E Lyman camarada!? O valente exército orc continuará o seu intrépido avanço tipo caranguejo?

      Não se esqueça que deve bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido führer putin que tem na mesinha de cabeçeira.

  8. Avatar de Anti Scamers
    Anti Scamers

    Fix It.

  9. Avatar de AlexAlex
    AlexAlex

    Baseado em quê fazem essas afirmações? Claramente mais uma dessas organizações de tretas formadas por gente com diplomas em «nada» (ciência política, filosofia etc.).

    A matriz energética Portuguesa (e Espanhola) são basicamente autônomas em relação ao resto da Europa. Em outras palavras, se não fosse a política Europeia de preços de energia, o preço em Portugal (e Espanha) sofreria de pouco a nenhum aumento. No mesmo sentido Hungria que possui contratos de longo prazo com a Rússia, e não anda ao suicídio como outros.

  10. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    É aumentar os preços, que isso atualmente parece que resolve tudo, uma espécie de milagre. E se não resolver, pelo menos no final do ano conseguem anunciar lucros recorde… Mas “a culpa é da guerra”, acreditam alguns…

  11. Avatar de Profeta
    Profeta

    Se corre o risco e porque ja estao com intencao de estragar algo. Isto faz lembrar as previsoes de novas pandemias. Mas quando e que estes gajos sossegam ?