Fugas nos gasodutos Nord Stream equivalem a explosões de centenas de quilos de TNT

25 Comentários

A Europa está a ser palco de uma guerra que vai além das fronteiras da Ucrânia. Sem um culpado ainda identificado, mas com acusações que apontam em várias direções, os gasodutos de Nord Stream foram alvo de quatro explosões nos últimos dias.

Agora, um relatório oficial da Suécia e da Dinamarca apresentado à ONU revela que as explosões submarinas equivalem a explosões de centenas de quilos de TNT.

Fugas nos gasodutos Nord Stream equivalem a explosões de centenas de quilos de TNT

Ainda não há um culpado para o ataque aos gasodutos Nord Stream

As quatro fugas que afetaram os gasodutos Nord Stream no Mar Báltico foram causados ​​por explosões submarinas correspondentes a centenas de quilos de explosivos, revela um relatório sueco-dinamarquês desta sexta-feira, apresentado às Nações Unidas.

A magnitude das explosões foi medida em 2,3 e 2,1 na escala Richter, respetivamente, provavelmente correspondendo a uma carga explosiva de várias centenas de quilos de TNT

Depois de um pedido da Rússia, o Conselho de Segurança deve realizar uma reunião de emergência sobre as fugas ainda hoje. Para já, todas as informações disponíveis indicam que essas explosões foram resultado de um ato deliberado.


A mira está apontada para um ato de terrorismo por parte da Rússia como forma reveladora do poder do país face ao ocidente. Contudo, a Rússia acusa os Estados Unidos do ataque. Ambos negam responsabilidades.

Os países, no relatório, indicam ainda que “o possível impacto na vida marítima no Mar Báltico é preocupante, e o efeito climático provavelmente será muito substancial”.

De recordar que as explosões aconteceram no início da semana, duas localizadas na zona económica exclusiva da Suécia e as outras duas na dinamarquesa, no Mar Báltico. Os gasodutos Nord Stream 1 e 2, que ligam a Rússia à Alemanha, estão no centro das tensões geopolíticas, já que a Rússia cortou o fornecimento de gás para a Europa como retaliação contra sanções ocidentais após a invasão à Ucrânia.

A Nord Stream não foi ainda capaz ainda de avaliar os danos provocados, uma vez que está à espera de “licenças oficiais necessárias” para o fazer. Além disso, o acesso só poderá ser feito, depois da pressão no gasoduto estabilizar e a fuga de gás parar. Isto só deverá acontecer no domingo, quando o gás esgotar.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gr
    Gr

    Follow the money: Quem vai vender gas caro pra Europa?

    1. Avatar de Manuel Joaquim
      Manuel Joaquim

      Às vezes a explicação mais simples é a correta…

      Se a tua questão é justa, então também é justo questionar:

      Para quê instigar a confusão com teorias da conspiração?
      Quem ganha com isso?

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        quem ganha com a instabilidade na Europa?!
        Os tipos de costume e são ingênuo que pensam o contrário!

        https://www.youtube.com/watch?v=xxXr7Oe_toA

        https://twitter.com/RajBhads90/status/1575796639985733632?t=DF58GUl70pnG8sPxU7s6eg&s=09

        1. Avatar de Jane Doe
          Jane Doe

          “quem ganha com a instabilidade na Europa?!” – A Rússia, claro

          1. Avatar de jorgeg
            jorgeg

            Looollllllll meus deus cnn++ e forte para este lados!

          2. Avatar de Jane Doe
            Jane Doe

            Cnn?! O quê, queres-me tentar convencer que a Rússia não ganha com isso, que isso não é um objetivo de Putin? A sério? Ahahah!

    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Tantos…
      Será que foram os africanos que lá foram?

  2. Avatar de Trufas
    Trufas

    Os americanos no inicio da guerra admitiram inultilizar de vez o Nord Stream 2, a Russia tinha as torneiras fechadas nao existia nenhum ganho em arrebentar com aquilo.

    A Alemanha e o novo governo de Itália podiam chegar a acordo, assim a USA resolveu de vez!

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 A alemanha no Inverno iria implorar a Russia por gas e petrolio, a Itália com o seu grandioso novo gov mais Hungria ja nao vao na conversa dos psicopatas habituais. A Republica Checa esta muito perto disso tb! Panico dos US toca la a fazer o que de facto disseram que fariam:

      https://www.youtube.com/watch?v=xxXr7Oe_toA

      https://twitter.com/RajBhads90/status/1575796639985733632?t=DF58GUl70pnG8sPxU7s6eg&s=09

      1. Avatar de manuiel
        manuiel

        que iluminado lol

      2. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        A Alemanha já tem as suas reservas bem preenchidas, não precisa de implorar nada. Além disso, a pipeline do Báltico já está pronta para trazer o gás Norueguês. Os russos que bebam o gás deles ou o vendam a preço de saldo aos chineses, ou aos talibãs. Além disso, os USA não têm grande interesse em vender gás, porque não têm capacidade para isso.

        1. Avatar de deeppurple
          deeppurple

          Os EUA têm imenso gás para vender. Só não o venderam antes porque fica muito mais caro transformá-lo em líquido, transportá-lo pelo Atlântico em cargueiros e novamente transformá-lo em gasoso. Mas se se justificar vão fazê-lo.
          A Ucrânia, após a descoberta da bolsa de gás enorme que possuía no mar de Azov, do invadida pelos russos na Crimeia, os estes sabiam que deixariam de vender gás face ao potencial ucraniano.
          Esse foi o verdadeiro motivo disto tudo ter começado. Já vem daí.

          1. Avatar de AlexAlex
            AlexAlex

            O gás Americano é extremamente caro de produzir (shale) pelo que eles não têm qualquer interesse em vender para Europa, mas sim para a Asia onde o gás é bem mais caro.

            Em outras palavras, em quanto o preço do gás na Europa não subir para o patamar Asiático não haverá gás em grandes volumes, nem dos EUA nem de mais ninguém. Adicione o facto da UE estar a trabalhar para proibir contratos de longo prazo que é o standard no mercado de gás.

            Quando o preço do gás na Europa equiparar com o Asiático a industria Europeia já vai ter desaparecido a muito tempo. A primeira é a Alemã que a mais dependente de energia barata para manter alguma margem de lucro para conseguir competir com os Asiáticos.

            Em qualquer situação, os preços antigos nunca mais voltarão, já que a Rússia era a única capaz de vender aqueles preços baixos e, já não possui qualquer interesse em financiar indústria Europeia com energia barata.

        2. Avatar de AlexAlex
          AlexAlex

          Em situações normais as reservas Alemães são utilizadas para cobrir picos, sem o gás Russo devem durar 2,5 no inverno.

      3. Avatar de Adeus
        Adeus

        Deixa-te de idiotices…
        Porque é que gostam de inventar.

  3. Avatar de PauloS
    PauloS

    Os russos parecem aqueles caniches que ladram ladram nuclear nuclear….no dia que os americanos se chatearem a Russia desaparece do mapa e o Putin converte se americano!

  4. Avatar de Azeite
    Azeite

    Erm mas aquilo está a arder ou não ? não se vê chama . Há cheiro a peixe assado ?

  5. Avatar de José Orlando
    José Orlando

    Este brainstorming sobre esta notícia é lindo. Primeiro aceitava já o peixe assado. O peixe daquela zona é de águas frias e deve ser saboroso.
    Agora o assunto em causa. Quem beneficia com as explosões?
    1- Bem primeiro não deve ser quem meteu dinheiro na construção do gasoduto.: Alemanha e Rússia.
    Depois deve ser alguém que tem excedente de gás para exportar visto que a sua economia está a abrandar: USA
    Qual foi o primeiro país a ser sugerido que tenha efetuado as sabotagem chegando até com informações sobre o tipo de submarino que pode fazer isso? Rússia.
    Esta última informação foi tão rápida a ser divulgada e com tanto pormenor que deixou me desconfiado.
    Por fim uma coisa que me incomoda muito: a Rússia não é um país europeu?
    E os EUA?
    Quem nunca gostou da aproximação da Rússia a Europa desde sempre? USA
    Quem precisa que a Europa esteja do seu lado para controlar o crescimento de influência mundial da China? USA.
    Faz-vos sentido?
    Abraço

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Os usa não querem vender gás à Europa porque não o têm para isso. Tenta de novo.

      1. Avatar de António Matos
        António Matos

        Tem é muito!
        Mais não seja fazem cross-trading ou triangle… Sabes o que é?

      2. Avatar de deeppurple
        deeppurple

        Enfim. Nem sabes do que falas.

    2. Avatar de Zé

      …apenas para complementar…
      Em Janeiro o Biden disse numa entrevista que caso a Russia invadisse a Ucrania os gasodutos seriam incapacitados.
      Em Junho a NATO realizou manobras naquela zona com mini-submarinos não tripulados.
      Dia 27 foi publicada uma noticia no Der Spiegel, segundo fontes anónimas dos serviços secretos alemães, que estes teriam sido informados pela CIA, que existia uma possibilidade elevada de os gasodutos serem sabotados. O Governo Alemão não se pronunciou sobre o assunto.

      Um ex ministro polaco, publicou um post a agradecer aos Americanos por terem destruido os gasodutos…entretanto já foi apagado.

      dia 28 um representante do governo dos EUA vei a publico dizer que esta situação era má para o ambiente , mas trazia a grande vantagem de contribuir para a independencia da Europa do gás Russo.

      O NS2 não estava aprovado pela Alemanha e o NS1 já tinha as bombas paradas,,,
      Não é mais fácil fechar a torneira do que destruir um investimento de milhões, que dentro de alguns anos poderia estar a fornecer a Europa??
      ….pois ….mas foram os Russos…onde anda o espirito crítico e de análise …é que por vezes basta pensar im pouco sobre o assunto…

    3. Avatar de joaomatos
      joaomatos

      José Orlando,
      Concordo com o seu comentário, é lógico e ponderado.

  6. Avatar de PauloS
    PauloS

    Esta nas maos de todos acabar com esta guerra, eu ja fiz a minha parte e publiquei uma story no insta com hashtag #WeAreAllUkraine. Juntos vamos conseguir!

  7. Avatar de o consciente
    o consciente

    (Comendo pipocas e bebendo Coca-Cola) a ver os comentários pro Russia com teorias da conspiração de que tudo que acontece é por culpa dos EUA e que isto tudo é um plano gigante por culpa dos EUA para ganhar dinheiro. Pois claro, nessa teoria está tudo correcto lolol os EUA secretamente influenciaram o Putin a provocar guerra, aumentar preços, matar muitos milhares de pessoas, tomar terrenos ricos como deles, arrebentar gasodutos…e claro, o raciocínio é que a culpa dos EUA… há gente tão tapada que até assusta.