Mercado regulado do gás: Clientes EDP já podem mudar online

33 Comentários

Como temos referido, no mercado regulado, ao contrário do que se verifica no mercado liberalizado, a atividade exercida pelos vários comercializadores de gás natural, está totalmente sujeita às regras estabelecidas pela entidade. As empresas que praticam a tarifa regulada são os chamados Comercializadores de Último Recurso (CUR).

A EDP é o primeiro comercializador a disponibilizar uma página online para que os seus clientes possam mudar para o mercado regulado.

Mercado regulado do gás: Clientes EDP já podem mudar online


EDP: Mudança para o mercado regulado em apenas 5 passos

O portal da EDP para o mercado regulado de gás já está disponível online. Para tal basta que os clientes preencham um formulário com o pedido de adesão. No portal pode ler-se…

De acordo com o Decreto-Lei n.º 57-B/2022, publicado a 6 de setembro de 2022, atualmente é possível que as famílias e pequenos negócios com um consumo anual inferior ou igual a 10 000 m3 possam contratar, sem qualquer encargo, o fornecimento de gás natural no mercado regulado. Os restantes clientes, com consumo anual superior a 10 000 m3, não estão abrangidos pelo Decreto-Lei em questão.

Caso o CUI não inicie por “PT1601” deverá entrar em contacto com o Comercializador de Último Recurso (CUR) da sua área.

Mercado regulado do gás: Clientes EDP já podem mudar online

De relembrar que a possibilidade de voltar ao mercado regulado foi uma das medidas propostas pelo Governo para fazer face aos aumentos nas tarifas, previstas para o próximo mês de outubro.

De relembrar que até 2012, todos os clientes domésticos tinham tarifa regulada para a luz e gás. Com o aparecimento do mercado livre, muitos portugueses mudaram, com o objetivo de terem tarifas mais baixas. Quem nunca assinou nenhum contrato estará ainda no mercado regulado. Quem o fez, estará na designada tarifa liberalizada e isso é possível ver na fatura.

EDP

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Saraiva
    Daniel Saraiva

    Chinocas OUT!

  2. Avatar de ima
    ima

    E quem já enviou um mail com o furmulario, tem que preencher isso?

  3. Avatar de barta
    barta

    Já fiz o pedido por email, mas parece demorar a obter resposta.
    Acham que se for feito online agiliza o processo?

    1. Avatar de João
      João

      Pelo sim pelo não, fiz nos dois.

  4. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Já mudei e a primeira factura dá uma poupança de 22 euros.
    Por mês é muito dinheiro que a outra EDP me iria levar. Aproveitei e mudei também a electricidade para o regulado, poupo 11 euros. Em 130 euros que paguei em Setembro, em Outubro, para os mesmos consumos, pagarei 97 euros.

    1. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      Boas Manuel como é q alteraste a eletricidade para o regulado? Segundo a lei só o gas é q s pode alterar para o regulado sem pagar por isso, podes ajudar?

  5. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Essa até quase que tinha piada …

    Oferecem as galinhas dos ovos de ouro aquem “não gostam …” , mas ficam a fazer peito …

    AHAHAHAHAHA !!!!

    Muita Comichão da venda e tal !…

    Abreu !

    chega ao meu …

    É !

    Então o liberalismo e tal, e coisa, e o mercado, com os mercados …

    UuuHhhPp’Sss !

    Bem, por alguma coisa a corrida ao mercado regulado …

    conclusão.

    Regular é a opção.

    Mercados regulados

    vira o bico ao prego dos liberais e outros mais…

    1. Avatar de BitBit
      BitBit

      Corta nos espaços entre os parágrafos. A asneira fica mais pequena.

  6. Avatar de int3
    int3

    Incrível como o governo está a tentar matar o mercado energético. No fim, vamos ter novamente o monopólio… O preço pode ser, neste momento, mais baixo no regulado. Mas eu garanto-vos que quando terminar os contratos nos fornecedores (ou forem alterados por motivos de circunstância), alguém vai pagar a diferença. Não há almoços gratuitos por muito que este PS ande há anos a tentar convencer-nos.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      O PS está a tentar manter as pessoas felizes para que o país tenha mais hipóteses de prosperar… e claro para os amigos partidários também beneficiarem.

      Não há almoços grátis, mas linhas de alta-velocidade, novos aeroportos, e outras infra-estruturas também não são grátis e pelo menos nas linhas de alta-velocidade poucos portugueses vão de facto beneficiar com ela, e o novo aeroporto (onde quer que fique), se algum dia for construído, vamos lá ver se não é mais um Beja II de tão às moscas que vá estar.

      1. Avatar de Naodouonome
        Naodouonome

        Está mais que provado que mercado liberalizado não funciona em PT.

        1. Avatar de int3
          int3

          Somos unicamente especiais no mundo e na história da economia. Engraçado. Somos mesmo especiais.

        2. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Mercado liberalizado funciona, em áreas onde as pessoas de facto competem… mas em certas áreas onde a concorrência não é possível pela forma como funcionam, a regulação forte tem de ser levada a sério para que as empresas não se aproveitem para especular.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Sim Simj á ouvimos essa na gasolina mas a verdade é que com o mercado liberalizado os combustiveis ficaram muito mais caros existe sempre o truque das gasolineiras “nós competimos no preço mas só a partir dos 2€ ninguem mete abaixo disso” das gasolineiras e não só

      1. Avatar de int3
        int3

        Que truque? Que 2€? O preço está agora a 1,70€/L…. onde anda os “acima de 2€”? Só pura ignorância de que acham que percebe, bem vindo ao pico dunning-kruger !
        Não há mercado mais escrutinado que o petrolífero:
        https://www.ense-epe.pt/precos-de-referencia/
        As gasolineiras cá estão sempre sujeitas ao preço do petróleo e dos produtos refinados. Não há volta a dar. O petróleo é vendido em futuros e uma parte em spot. Se não sabe o que isto significa, é claro que o IQ deve coincidir com a sua idade.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Porra é assim tao dificil de perceber a expressão é preciso ter 2 de QI para perceber o que foi dito, disse 2€ como podia ter dito 50 centimos as gasolineiras combinam o preço a partir do qual competem de o litro lhes custar 1€ elas em vez de competirem a partir de 1 combinam competir só a partir de 1.20 por exemplo.
          2 ou 1.70 sinceramente nem estou a par o meu carro é a GPL que se tem mantido religiosamente abaixo de 1€

          1. Avatar de int3
            int3

            quando o que dizes não bate com a realidade, chamas de “religiosamente” certo?
            Não existe “combinação” de preços. Primeiro é ilegal e segundo é um mercado altamente regulado. Isto não é como alguns hipers andaram a fazer há pouco tempo. A ERSE (regulador) anda sempre em cima e os resultados do mercado são dados de livre acesso por toda a gente.
            Este relatório da ERSE do período 2018-2020 é bastante esclarecedor. Falar em combinação de preços de milhares de postos onde existe centenas de empresas diferentes no retalho é ser completamente ignorante no que fala.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      E os 8434000 milhões de euros, que as empresas energéticas europeias tiveram, nos últimos 9 meses, será de onde? São 8 TRILIÕES de euros de lucros… mais do que 2019-2020-2021 somados.

  7. Avatar de AndroidPolice
    AndroidPolice

    Mercado regulado – os distribuidores fizeram contratos de fornecimento de longo prazo com empresas nigerianas. Não é de esperar que o preço dos fornecimentos aumente mais de 3%.
    Mercado liberalizado – os distribuidores abastecem-se no mercado, sujeitos à variação dos preços de mercado.
    Então por que é que os distribuidores do mercado liberalizado não vão agora abastecer-se nos fornedores do mercado regulado? Não podem, está-lhes vedado,
    O que pode muito bem acontecer é que empresas, que têm distribuidores do mercado regularizado e liberalizado, tenham que comprar gaz no mercado liberalizado para satisfazer o aumento de procura dos seus clientes no mercado regulado.

    1. Avatar de int3
      int3

      “Mercado liberalizado – os distribuidores abastecem-se no mercado, sujeitos à variação dos preços de mercado.”
      -> isto é errado. Tanto o regulado e o “liberalizado” tão sempre sujeitos ao preço no mercado internacional. No liberalizado, os operadores podem e fazem contratos de longa duração de energia e gás a um preço fixo. no regulado é igual. A nigéria vai alterar os preços do que foi contratado à partida. Existe uma salvaguarda contratual que podem alterar em situações de grande alteração no mercado internacional… que é exatamente o que está a acontecer: https://eco.sapo.pt/2022/09/19/governo-admite-risco-de-nigeria-nao-cumprir-com-fornecimento-de-gas-a-portugal/
      Tanta letra e depois cai-se na realidade. Não há almoços grátis.

  8. Avatar de Popo
    Popo

    MENTIRA!!!
    Vejam o vosdo numero de contrato… e logo descobrem que nao podem fazer online a mudança!!!!

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Para já só a EDP permite a mudança na sua rede.
      Os outros RUC demoram mais.

    2. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      VERDADE!!!!
      Só quem não percebe como funciona é que pode dizer isso.
      Iliteracia acima de tudo

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Alguém conseguiu fazer a alteração online, alguém tem o CUI que comece por PT1601 ??

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Por esse dá para fazer pelo site http://www.EDPGASSU.PT .
      PAra os outros é preciso ver qual foi a empresa que montou as redes e os contadores. PT1605 é da GALP.

      1. Avatar de ruipedroslb74@gmail.com
        ruipedroslb74@gmail.com

        Sim o meu CUI é PT1605, e até estou convencido de ter visto o símbolo da GALP na minha fatura mensal, mas não sei porquê que agora é da EDP.

  10. Avatar de António Matos
    António Matos

    Já se pode contratar o gás da Galp
    https://www.galp.com/pt/pt/cur/gasnatural/Contratação/Realizar-Contrato
    Só tem erro nalguns códigos postais

  11. Avatar de Amadeu
    Amadeu

    Não fiz ainda a alteração porque tenho algumas dúvidas. Por exemplo, segundo o decreto lei que permite a mudança para o mercado regulado, diz que quem tiver um consumo anual de gás superior a 10.000m3 não tem esse direito. quanto ao CUI que comece por PT1601 o meu começa.

    1. Avatar de António Matos
      António Matos

      Um consumidor domestico não consome 10000m3 o que daria uma fatura anual de +- 6000€

  12. Avatar de Amadeu
    Amadeu

    Não fiz ainda a alteração porque tenho algumas dúvidas. Por exemplo, segundo o decreto lei que permite a mudança para o mercado regulado, diz que quem tiver um consumo anual de gás superior a 10.000m3 não tem esse direito. quanto ao CUI que comece por PT1601 o meu começa.

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    Alguém aqui, por favor , sabe informar quanto dias demora a mudança após ter preenchido o formulário acima, clientes EDP claro?