Imagens de satélite mostram russos a tentar fugir do seu país

49 Comentários

Há imagens de satélite que mostram civis russos a fugir do país. Vladimir Putin ordenou uma mobilização parcial para fortalecer as Forças Armadas, após os recentes reveses na guerra na Ucrânia. Face a tal “ordem”, milhares de civis têm tentado fugir da Rússia com receio de serem enviados para a guerra na Ucrânia.

Nos últimos dias formaram-se longas filas de carros na fronteira com a Geórgia e com a Finlândia. O satélite da MAXAR registou em imagens.

Imagens de satélite mostram russos a tentar fugir do seu país


Imagens do satélite da Maxar foram tiradas no posto de controlo de Lars

Homens em idade militar têm tentado fugir da Rússia, enchendo aviões e causando engarrafamentos nas passagens de fronteira, para evitar serem enviados para lutar na Ucrânia após a mobilização militar parcial convocada pelo Kremlin.

As imagens, agora divulgadas pela Maxar Technologies, foram tiradas no posto de controlo de Lars no dia 25 de setembro, poucos dias depois do anúncio de mobilização parcial na Rússia.

Filas de quase 20 quilómetros formaram-se numa estrada que leva à fronteira sul com a Geórgia, de acordo com o Yandex Maps, um serviço russo de mapas ‘online’.

As filas de carros eram tão longas na fronteira com o Cazaquistão que algumas pessoas abandonaram os seus veículos e seguiram a pé – assim como alguns ucranianos fizeram depois de a Rússia ter invadido o seu país em 24 de fevereiro.

Enquanto isso, dezenas de voos partiram da Rússia – com passagens vendidas a preços altíssimos – e levaram homens para destinos internacionais como a Turquia, Arménia, Azerbaijão e Sérvia, onde os russos não precisam de visto.

Imagens de satélite mostram russos a tentar fugir do seu país

O Ministério da Defesa disse que muitas pessoas que trabalham em alta tecnologia, comunicações ou finanças estarão isentas da convocação “para garantir as operações” nesses campos, informou a agência de notícias Tass.

A UE proibiu voos diretos entre os seus 27 estados-membros e a Rússia, após o ataque à Ucrânia, e recentemente concordou em limitar a emissão de vistos Schengen, que permitem a livre circulação em grande parte da Europa.

O único país da UE que ainda aceita russos com vistos Schengen é a Finlândia, que tem uma fronteira de 1.340 quilómetros com a Rússia.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    Nem o povo quer a guerra! Só quem está sentado no “trono” é que quer…
    Falta muito para uma revolução na Rússia??

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Sim, falta bastante tempo ainda, só depois de começar a 2.ª (ou 3.ª conforme a visão da coisa) guerra mundial, é que alguns anos depois haverá uma revolução que mandará abaixo também aquele regime político podre.
      Até lá a tendência é para que façam os políticos o que fizerem de o regime continuar… mesmo que os governantes de topo mudem, o tipo de regime deve manter-se.

    2. Avatar de Castro
      Castro

      o problema é que a maioria da população não será propriamente contra a guerra ou contra Putin… mas pode ser que a partir do momento que comecem a pensar que lhes pode tocar o sofrimento e a destruição que mudem de ideias e vejam que estão a ser enganados.

  2. Avatar de Fusion
    Fusion

    Engraçado, quando a Russia entrou em guerra com a Ucrânia o povo russo não quis saber, não mandou o governo abaixo não fez nada.. Mas agora que foram chamados já fazem algo ou fogem?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Repara, o povo tem um acesso muito escasso à informação… Tudo é controlado. Aquilo que lhes é dito, é que há uma operação militar especial na Ucrânia para retirar uns “nazis” que estão a ameaçar a Rússia. Fora aquelas famílias que têm alguém na guerra, o resto, sabe pouco, e a informação que lhes chega através dos canais oficiais é de que é uma coisa pequena, ali numa zona da Ucrânia. E na Rússia não existe tradição de revoltas nem deitar governos abaixo. Tanto que a URSS durou tantos anos.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Balelas, tenho um colega Russo que trabalha comigo, que saiu de lá a coisa de 2 / 3 meses e foi exatamente essa pergunta que lhe fiz e ele disse que o povo tem acesso a tudo sem vpn’s sem nada, por isso essa desculpa é esfarrapada

        1. Avatar de Castro
          Castro

          muita da população apenas recebe informação a partir da televisão e dos jornais, sendo que estão todos controlados pelo governo. Dissidência é também reprimida, o que dificulta qualquer oposição organizada. A população mais jovem é que pode ter mais acesso a informação mas esses são muito apáticos.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Em qualquer país, uma pessoa normal não quer ir para a guerra, em especial para o país dos outros, já que matar outros, ou ser morto por outros é uma ideia que agrada a poucos, pelo menos uma das duas opções a maior parte das pessoas não gosta.
      E sim, a informação é hiper controlada, e manifestações de qualquer espécie que de alguma maneira possam sequer remotamente parecer ter haver com algo haver com a guerra são imediatamente desfeitas pela polícia e a malta presa.

  3. Avatar de Octavio
    Octavio

    Os milhares e milhares de americanos que fugiram do país para não irem para a guerra, ou seriam obrigados a se alistar. Os referendos ilegais que os americanos efetuaram nesses países. As mulheres viola das por eles. Os soldados a morrerem por falta de provisões. Pois. Não aconteceu. USA e nato não são nenhuns anjos não. Mas acho que há coisas que eles nunca fizeram e nunca fariam. Aos ocidentais que defendem o governo russo, resta-lhes experimentar, para verem o que é bom. Isto é uma luta entre soft power e hard power. E embora o primeiro seja bem maquiavélico na maioria das vezes, é preferível a um regime que tem uma visão imperialista do mundo que envergonha os filmes de Hollywood.

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Nem o serviço militar é obrigatório nos EUA, nem os EUA fizeram nenhuma mobilização, portanto deixa de inventar a “fuga de milhares de americanos”.

      1. Avatar de JM
        JM

        Durante a guerra do Vietnam houve recrutamento obrigatório e milhares de jovens fugiram do país para não ir à guerra, nomeadamente para o Canadá, entre outros destinos. Não é invenção, é história.

    2. Avatar de rogerio
      rogerio

      Não sei que filme é esse que viste, mas deve ter sido bom para acreditares… Hollywood???

      1. Avatar de andy
        andy

        Deve ter sido o Apocalipse Now ou Platoon….

    3. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Que filmes andas tu a ver? O serviço militar dos EUA não é obrigatória e alem disso é bem pago, vai quem quer.. já os teus queridos da Rússia andam a perseguir e a prender quem não quer ir para ser carne para canhão, mais, sabes aqueles que se revoltaram os jovens? Estão a ser obrigados a ir também ser carne para canhão.. já que defendes isso tudo porque é que não vais tu para lá?

      1. Avatar de JM
        JM

        O serviço militar não é obrigatório agora mas já foi, nomeadamente na guerra do Vietnam. Carne para canhão também.

    4. Avatar de Manuel Joaquim
      Manuel Joaquim

      Octavio,

      Putin (ou a Russia) está a oferecer cidadania russa a quem se aliste no exercito e cumpra um ano de serviço (em vez de ter que residir no país por 5 anos).

      Aproveita pá!!!! é a tua oportunidade de ouro para teres a nacionalidade que tanto amas

    5. Avatar de jota
      jota

      Não é que tenha de defenter o “Octavio”, nem o conheço de lado nenhum, mas não se fiquem pelo inicio do comentário, ninuem chegou a à parte… ” Pois. Não aconteceu.”, já parecem os trolls pró-Putin, que atacam logo na primeira frase…

    6. Avatar de Avante camarada
      Avante camarada

      Isso mesmo camarada. Só não vê quem não quer. Vamos todos juntar-nos e vamos para a gloriosa pátria mãe que fazemos muita falta lá!
      Aproveitamos a oportunidade para deixar de viver numa colônia dos EUA e da NATO!

    7. Avatar de Octavio
      Octavio

      Ahah. Vocês leram o meu comentário? Ou só passaram os olhos? Lol

  4. Avatar de guedes
    guedes

    Normal . Na Ucrania aconteceu a mesma coisa – quem pode , pisga-se . Até podes concordar com a guerra mas que sejam sempre os outros a combatê-la .

    1. Avatar de john
      john

      Ora aqui está alguém que pensa.

      1. Avatar de jota
        jota

        Se tu tb pensasses percebias que uns estão a tentar defender o país dos invasores, os outros estão só a invadir.

        1. Avatar de Maxim
          Maxim

          melhor fugir para não invadir ou melhor fugir para não defender?

          1. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            Depende da ligação que sente… alguns Ucranianos sentem especial carinho pela Rússia e talvez gostassem que a Ucrânia fosse parte da Rússia, outros não, e preferem que a Ucrânia seja um país totalmente independente.

        2. Avatar de Manuel Joaquim
          Manuel Joaquim

          Exato.

          Por exemplo, se Portugal invadisse uma qualquer ex-colonia nossa, eu não queria ir para a Guerra, fugia se pudesse, manifestava-me contra isso.

          Agora, se um país estrangeiro (seja qual for) viesse invadir o Portugal, eu era dos primeiros a alistar-me, claro que ia defender o meu país com sangue e suor.

          (mas isto sou eu…)

    2. Avatar de Castro
      Castro

      ir embora por ter a guerra na rua não é o mesmo que fugir para não ser alistado… Sendo que na Ucrânia não faltaram homens a retornar ao país para combater…

  5. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Infelizmente à volta de Putin nenhum dos eunucos que vemos a encher a mesa que o leva até a um quinto andar. Infelizmente.

  6. Avatar de john
    john

    Quando foi a guerra do ultramar era ver quem mais fugia à guerra para França e afins (figuram dezenas de milhares). Agora, e à escala da Rússia, esperam que não haja russos que não queiram ir para a guerra Enfim. O pior é que a narrativa ocidental agarra logo nisso para manipular a população.

    1. Avatar de john
      john

      *fugiram dezenas de milhar

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É normal que tentem fugir, afinal de contas são enviados para combater por um território que não é o deles. O território russo não foi ameaçado nem sequer invadido. Na guerra colonial muitos não queriam ir combater para uma terra que não consideravam sua, apesar de oficialmente pertencer a Portugal, moralmente não.

  7. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Parecem os ratos a fugir do navio a afundar.

    1. Avatar de Maxim
      Maxim

      estava a tentar perceber a metáfora, mas sinceramente não tem ponta por onde se lhe pegue

  8. Avatar de rogerio
    rogerio

    Não sei que filme é que ele viu, mas enfim, se calhar devia meter mais tabaco “naquilo” 🙂

  9. Avatar de Maxim
    Maxim

    É curioso como num pais ditatorial as pessoas podem sair com essa facilidade. Será que têm passaporte covid?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      São 144 milhões de pessoas, fugirem umas quantas centenas de milhares não fará diferença, em especial porque vão para países que se dão bem com a Rússia, se for mesmo necessário o Estado Russo fala com esses países para lhes devolver os cidadãos que são necessários para serem enviados para a guerra.

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Podem sair? Até serem presos pela polícia do ditador.. estão a sair porque ainda não chegaram a esses pontos da Rússia para ir buscar os “carne para canhão”

      1. Avatar de maxim
        maxim

        ia jurar que a carne são os ucranianos para os canhões americanos

        1. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Não não, agora com o sistemas que os ucranianos receberam os russos até choram quando vêem aquelas luzes a chegar, choram e correm a fugir como covardes

        2. Avatar de AP
          AP

          Mas então… Os russos agora usam armas americanas?

    3. Avatar de Castro
      Castro

      Quando Portugal era uma ditadura também se podia viajar para o estrangeiro… e agora?

  10. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    de que jogo sao estas imagens?!

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Não tarda muito talvez o Metro 2033!

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    Nada novo. A segunda grande guerra, fez com que milhões de europeus não perdessem qualquer navio que se destinasse às Américas, principalmente dos países diretamente envolvidos e aqueles de origem judaica, com destaque. Um movimento natural.

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E quantos não fugiram e continuam a tentar fugir da Ucrânia com a lei marcial em vigor em que todos foram transformador em soldados? Onde estão os direitos humanos destas pessoas que foram obrigados a combater com ou sem experiência?

  13. Avatar de Infinity
    Infinity

    As mulheres do Irão tem mais coragem que os russos. Se fizessem o mesmo talvez a guerra acabaria mais rapido

    1. Avatar de Ogoid
      Ogoid

      O problema é que no meio dos que estão a fugir, são pro-Pudim. só que não querem é ser chamados porque sabem que existe uma grande probabilidade de morrer.
      Os outros, não querem morrer nas manifestações ou serem presos.

  14. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Nem estes reservistas são assim tão densos para perceber que algo vai muito mal na propaganda orc quando são chamados a mobilizar em tão avassaladores números quando a baixas de soldados não ultrapassam as 6000.