China e Huawei juntas na produção de chips para contornar as sanções os EUA

15 Comentários

Começou em 2019 o processo de afastamento da Huawei nos negócios dos EUA. O país, na altura liderado por Donald Trump, assinou uma série de sanções e bloqueios que impediram, até hoje, que a marca chinesa conseguisse manter as suas parcerias e produtos das marcas e fabricantes norte-americanas, ou cujas negociações também passassem pelo país. Esta situação teve um forte abalo na produção, crescimento e receita da Huawei, tendo esta que aprender a ‘crescer sozinha’ ao criar várias ferramentas, como o próprio sistema operativo móvel e loja de aplicações para os seus smartphones.

Mas tal acabou também por fortalecer a vontade da China em ultrapassar as adversidades, sendo que as mais recentes informações indicam que o país asiático e a Huawei se uniram para produzirem chips eletrónicos e, assim, contornar as sanções impostas pelos EUA.



China e Huawei unidas para a criação de chips

De forma a renascer das cinzas, como uma verdadeira Fénix, a Huawei tem agora uma nova estratégia e, para isso, contará com a forte parceria e apoio dado pelo seu país. Segundo as informações avançadas pelo canal Nikkei Asia, a marca chinesa pediu ajuda à China para o fabrico de chips.

E por não conseguir ser autónoma no processo, uma vez que está impedida de negociar com os antigos parceiros internacionais, a Huawei recorreu então ao seu país para conseguir avançar com esta estratégia que depende também da união com outras empresas que constam da lista negra norte-americana.

Portanto, com o objetivo de voltar a produzir ainda neste ano de 2022, a Huawei redesenhou o design de algum dos seus principais chips de forma a que estes consigam ser fabricados atrabés de tecnologias mais antigas e menos avançadas, mas que estão disponíveis na China. Assim, a marca chinesa contará com outras empresas, especialmente a fabricante SMIC que, embora não consiga competir com uma TSMC ao nível de inovação e litografia avançada, tem disponíveis ferramentas que a Huawei poderá usar para concretizar as suas atuais metas.

Ou seja, em vez de construir as suas próprias fábricas do zero, a Huawei vai enviar funcionários que ajudem no financiamento, aquisição e operação de várias fabricantes locais, contanto para isso com o fundamental apoio do governo chinês. O objetivo é então criar linhas de montagem livres da influência dos EUA.

Para além da SMIC, a marca chinesa vai também contar com outros nomes, como a Fujian Jinhua Integrated Circuit Co. (JHICC), que é uma fabricante de semicondutores apoiada pelo governo que também já foi alvo das sanções dos EUA, e a Ningbo Semiconductor International (NSI), que trabalha em parceria com a SMIC. A Huawei está também a trabalhar com várias outras fábricas de chips de menores dimensões que são apoiadas pelo governo.

Atualmente, a Huawei fabrica cerca de 500.000 equipamentos por ano, um valor já muito distante dos 100 a 200 milhões de smartphones que algumas das principais marcas do mercado produzem anualmente.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Food Eat
    Food Eat

    A série PRO da huawei a meu ver foi sempre muito superior ao disponível no mercado desde da série P30, uma pena os capitalistas não suportarem a verdadeira concorrência externa e utilizarem métodos pouco ortodoxos para “matar” a concorrência

    1. Avatar de Gladiator
      Gladiator

      Eu gosto dos Huawei e dos Honor sempre foram os meus smarphones mas o problema passa pelo sistema comunista da china e os seus objectivos de dominarem o mundo é pena mas só vamos ter um ideia verdadeiramente global do problema quando se revelar o plano que a China tem feito nos USA temos o polvo chinês espalhado por todas as areas nos USA desde o Pentagono ate a casa Branca o Trump é a pedra no sapato, só o tempo e neste momento é esperar para que aquilo que esta a ser feito para revelar isso venha ao conhecimento de todos.

      1. Avatar de mamba
        mamba

        A china é tudo menos comunista… Só de nome mesmo.

      2. Avatar de valdo
        valdo

        Dominar o mundo ahahahah essa gente acredita em cada coisa

    2. Avatar de AJ
      AJ

      Sim, porque a China não tem nada de capitalistas….“Matar” a liberdade é muito pior. Prefiro menos escolha de produtos e mais escolha de liberdade.

      1. Avatar de abdu
        abdu

        Isto nada tem a ver com escolha da liberdade. É uma guerra económica, como os eua já fizeram com o Japão quando este ameaçava a sua indústria eletronica.

      2. Avatar de Jeremias
        Jeremias

        Lembre-se que a liberdade sem regras e limites torna-se libertinagem. Lembre-se disso sempre.

  2. Avatar de José lopes
    José lopes

    O artígo é interessante mas a huawei não produz só 500.000 smartphones por ano…
    Está longe dos milhões de antigamente mas produz bem mais dos que os ditos 500.000…

    1. Avatar de frango assado
      frango assado

      sao 35milhoes de unidades vendidas em 2021 😉 este ano ainda nao sairam as contas por isso o que aki é dito é atirado ao ceu……

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    As sanções do governo norte-americano e dos europeus e a recusa da Google em permitir à Huawei de usar os seus serviços acabou com a empresa no segmento dos smartphones.Liminarmente !!

  4. Avatar de AndroidPolice
    AndroidPolice

    “China e Huawei unidas”
    Alguma vez estiveram separadas?

    1. Avatar de frango assado
      frango assado

      agora estao juntas para criar chips para os misseis….que a russia esta a rasca para ter os chips para os deles ke sao quase todos americanos/europeus….
      os chineses aprendem com os erros dos outros…..

    2. Avatar de frango assado
      frango assado

      mas politicamente fica mais correcto ke estao a fazer processadores para combater a sansao americana…cof cof…so parolada é que é crente