Irão perde acesso à Internet durante os protestos contra o governo

21 Comentários

O Irão sofreu uma interrupção generalizada da Internet, durante o dia de ontem, aquando de uma série de protestos em massa contra o governo. Os cidadãos perderam acesso a redes sociais, como o WhatsApp e o Instagram.

Estas são duas das últimas plataformas sociais, com sede no ocidente, disponíveis no país.

Protestos no Irão provocam interrupção do acesso à Internet

O Irão tem assistido a protestos em massa motivados pela morte de Mahsa Amini, de 22 anos. A rapariga terá sido detida por, alegadamente, usar o hijab demasiado solto.

Desde aí, em sinal de descontentamento e em jeito de homenagem, as mulheres têm queimado os lenços e cortado o cabelo em público. Além das ruas, também as redes sociais se encheram de vídeos a documentar homens e mulheres a gritar por liberdade.

Protesto no Irão

Conforme previu um dirigente do Irão, os iranianos sofreram uma interrupção generalizada da Internet, durante o dia de ontem, devido aos protestos contra o governo. A perda de conectividade, impedindo o acesso a plataformas como o Instagram e o WhatsApp, torna mais difícil a organização de manifestações, bem como a partilha de informações sobre a repressão protagonizada pelo governo.

De acordo com testemunhas que falaram com o Associated Press, sob a condição de anonimato por medo das consequências, no final da tarde de ontem, já não conseguiam aceder à Internet, através de dispositivos móveis.

Estamos a ver o serviço de Internet, incluindo dados móveis, ser bloqueado no Irão nas últimas horas. Esta é provavelmente uma ação do governo, dada a situação atual no país. Posso confirmar um colapso quase total da ligação à Internet para os fornecedores móveis no Irão.

Partilhou Doug Madory, diretor de análise da Internet na Kentik, Inc..

Doug Madory, diretor de análise da Internet na Kentik, Inc.
Doug Madory, diretor de análise da Internet na Kentik, Inc.

Anteriormente, o NetBlocks, um grupo que monitoriza o acesso à Internet, com sede em Londres, havia comunicado perturbações generalizadas no acesso ao Instagram e ao WhatsApp. A empresa-mãe das duas redes sociais disse, numa declaração:

Esperamos que o seu direito a estar online seja restabelecido rapidamente.

Os cidadãos iranianos já não podem, atualmente, aceder ao Facebook, Telegram, Twitter e YouTube, apesar de muitos contornarem essas restrições através de VPN. No caso de ontem, a interrupção generalizada do acesso à Internet aconteceu por “questões de segurança”, segundo o ministro das telecomunicações do Irão, Isa Zarepour.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    E depois o governo do Costa é que é mau.
    Mas ainda bem que podemos dizer de peito feito que o governo do Costa é mau, é sinal que vivemos em democracia e somos livres de dizermos as maiores parvoíces, que nos venham a cabeça.
    Nem é mau nem é bom é um governo que como todos sabemos o tamanha do cobertor, tapamos a cabeça ficamos com os pés de fora, eu digo sempre Deus que é Deus não agrada a todos como é que um governo o vai fazer?
    Não me lembro de nada disto tenha acontecido em Portugal nem na mais participada manifestação “espontânea” a quando a brilhante ideia de Passos Coelho subir a TSU, que eu me lembre estivemos sempre ligados ao mundo que nos rodeia.
    As religiões têm o estranho habito de ostracizar as mulheres, seja ela qual for, mas a islâmica abusa, a apostólica Romana também o faz, basta lembrar o papel de Maria Madalena na bíblia.

    1. Avatar de E---lectrão
      E—lectrão

      realidades diferentes e incomparáveis … seja com for, a “ditadura do silêncio” tem várias formas e em portugal, garanto-lhe que ela existe 🙁

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Podes dar exemplos é que eu realmente não sinto nada de ditadura neste país.
        Tenho um passaporte renovado este ano já é o 4º que tenho, saio e entro sem receio, sou bem recebido por onde ando, já estive em Cuba e voltei sem qualquer tipo de problemas, oiço e leio seja na tv rádio o jornais as mais diversas opiniões há fugas de informação por todos os lados é quase impossível haver um segredo neste país.

        1. Avatar de E---lectrão
          E—lectrão

          se trabalhasses para este (des)governo, mas não como técnico de limpeza de superfícies, entendia ao que me refiro …

          1. Avatar de johnnydeep
            johnnydeep

            ora pois… é que este pessoal gosta de andar na moda dos óculos de cabedal!

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Barão, se vc não sente a ditadura do politicamente correcto, dos novos termos que se usam, do amordaçar qualquer opinião contrária à posição da esquerda totalitária, das televisões e jornais todas controladas pelo governo, da justiça estar de mãos dadas com os políticos…. Desculpe lá que lhe diga, mas vc não se apercebe é de nada mesmo.
          Se lhe roubarem as calças só se vai aperceber disso quando andar na rua e ver as pessoas a apontar para si e a rirem-se…

          PorcoDoPunjab, o porco com calças…

  2. Avatar de Nuno Monteiro
    Nuno Monteiro

    A religião continua a matar..
    Povo inútil aquele que acredita nestas fantochadas de deuses ou alas.

    1. Avatar de Z-life
      Z-life

      Cada um acredita no que quer. Tu preferes acreditar nos facebooks , twitters e SICs e não é por isso que és mais útil que eles.

      1. Avatar de Nuno Monteiro
        Nuno Monteiro

        nota-se mesmo que me conheces. Mas no entanto acreditas no que dizes 🙂

    2. Avatar de andre
      andre

      a nova religião são as ideologias de esquerda que por motivos diferentes acabarão por utilizar os mesmos métodos para forçar nos outros as suas ideologias.
      Enquanto houver governos toda a gente os vais usar para impor as suas ideologias.

      1. Avatar de johnnydeep
        johnnydeep

        ora nem mais

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Oi? Alguém te proibe de votares numa ideologia que não é de esquerda?
        Isso é o que se chama uma democracia. A função dos políticos é de convencerem os eleitores que a sua ideologia é a ‘melhor’.

      3. Avatar de Nuno Monteiro
        Nuno Monteiro

        Enquanto houver bonecos que seguem cegamente o que lhes dizem em vez de criticar e tomar “partidos próprios” o mundo vai sim continuar como tu dizes.

        Chamo a isso, parasitas da sociedade pois seguem padrões, ideologias e pensamentos de outros com obediência.

    3. Avatar de johnnydeep
      johnnydeep

      tu deves ter a mania que és muito inteligente

      1. Avatar de Nuno Monteiro
        Nuno Monteiro

        só mais que 98% da população. Coisa pouca 🙂

  3. Avatar de MegaDrive
    MegaDrive

    Então e aquela magia negra do Starlink?
    Não me digam que o Irão anda a aceder à internet com batatas né?

  4. Avatar de Z-life
    Z-life

    Na europa dizem que devemos respeitar a cultura deles emdetrimento da nossa, isto no mesmo momento que apoiam estas manifs!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Ainda tentei perceber o raciocínio mas não entendi bulhufas…

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Vamos lá ver se no Irão eles levam a religião a sério e vão meter aquele(a)s degenerados (segundo a visão religiosa do Estado de lá) na ordem… até ver parece que não levam a sério, e são só mais uns que quando o calor sobe afinal o Estado se revela fraco nas suas convicções. Em teoria aquela gente toda a fazer aquelas coisas de tirar o véu em público deveria ir toda presa, eventualmente até morta para que os outros não pensem que é o país das bananas onde cada um faz o que bem lhe apetece como nos degenerados países ocidentais (segundo a visão religiosa predominante de lá).

    Quanto a cortar a Internet para a malta não se organizar para protestar a sério contra o Estado, a ponto de poderem colocá-lo em causa (como parece o caso), parece-me o tipo de coisa que será feita em qualquer país, democrático ou não… se os políticos sentirem que o pontapé no rabo de ali para fora vem com força se não forem implacáveis… especialmente se acharem que lhes poderão cortar o pescoço.

  6. Avatar de Joseph Goebbels
    Joseph Goebbels

    aprendam com o costa tudo tem o seu preco e o costa nao se fez de rogado e comprou tudo que podia fazer mal a ele e os deles uma confraria e assim portugal tornou-se a ditadura do silencio e quem ousar abrir demasiado a boca esta tudo preparado para ser cancelado

  7. Avatar de José Orlando
    José Orlando

    Boa tarde. Isto não tem a ver com governos. O Irão é controlado por religiosos muçulmanos. Atenção que estes muçulmanos não são a realidade do Islão. Esta corrente do Islão mais radical, como existe no cristianismo e judaísmo, começou no séc 18, se não estou enganado. O Islão, das três correntes religiosas monoteístas, é a mais pacifica. Vejam o Sufismo para perceber do que falo. O verdadeiro Irão é a Pérsia, que a parte radical do Islão tenta destruir. E para terem uma noção do que é a Pérsia ( que originou o Irão) é simplesmente aquela civilização que trouxe o conhecimento/sabedoria oriunda do Oriente como da China e Índia, e que depois encaminhou para a Europa através das traduções efetuadas em grego e árabe. E para terminar Portugal teve reinos muçulmanos instalados na Península Ibérica que apoiaram os cristãos na expulsão de outros muçulmanos logo temos ensinamentos muçulmanos na nossa cultura.
    jose Orlando