Gás Natural: Regresso ao mercado regulado “não é uma medida eficiente”

34 Comentários

Por estes dias muito se tem falado sobre o regresso de muitos portugueses ao mercado regulado do gás. Tal como já mostramos aqui, o processo é relativamente simples, mas a quantidade de pessoas que têm pedido a mudança tem dificultado o processo.

O presidente executivo da Galp criticou hoje a medida do Governo de possibilitar o regresso ao mercado regulado de gás.


Mudança para mercado regulado tem gerado enormes filas

Com o preço do gás a aumentar significativamente, são muitos os portugueses que pretendem regressar ao mercado regulado. Desde o início de setembro que é possível realizar esta mudança em lojas físicas dos comercializados e vão ser também possível através da internet.

O presidente executivo da Galp defendeu hoje que o regresso ao mercado regulado de gás, que abrange famílias e pequenos negócios, defendendo que “não é uma medida eficiente para beneficiar quem precisa”.

O responsável disse que a empresa está a discutir com o Governo a medida que faz com que tenha de direcionar mais gás natural para venda no mercado regulado, ou seja, mais barato, apontando que “inverte anos de progresso no sentido da liberalização e do mercado livre”.

Antes de Andy Brown, o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, marcou também presença na conferência, onde abordou, entre outros temas, as dificuldades que estão a ser reportadas na passagem para o mercado regulado de eletricidade (no gás natural a mudança só é possível a partir de 01 de outubro).

O governante pediu desculpa aos portugueses que procuram tarifas mais baixas do que as praticadas no mercado livre e que têm sentido dificuldades na transição para o mercado regulado, como grandes filas para atendimento nas lojas físicas dos comercializadores.

Duarte Cordeiro disse que “são muitas as famílias que estão a mudar”, apesar de não ter ainda um número exato de clientes que já transitaram de regime.

“Lamentamos este pequeno transtorno e estamos a procurar evitar que deste transtorno surjam abusos ou aproveitamentos”, sublinhou o ministro do Ambiente.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NN
    NN

    “inverte anos de progresso no sentido da liberalização e do mercado livre”…. ou acaba-se os lucros extraordinários?

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Ora nem mais. Também gostaria de saber em concreto que progresso é esse a que ele se refere. É que num verdadeiro mercado liberalizado existe concorrência e em virtude disso os preços baixam para o consumidor final. Se, após todos estes “anos de progresso”, o mercado regulado continua a ter os preços mais baixos então é porque a liberalização não funcionou como deveria, não?

      1. Avatar de Lelo
        Lelo

        Exato.
        Por aqui, liberalização significa Cartel.

      2. Avatar de luis bastos
        luis bastos

        Totalmente de acordo contigo.

  2. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Lel. Não é eficiente para os 420M€ de lucros registados no primeiro trimestre de 2022. Só e apenas mais 153% que no mesmo período no ano anterior.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Exato. Esses 420M pagam IRC….Só é pena não termos mais empresas como a Galp. Pensamento provinciano não nos leva a lado nenhum!!!!!

      1. Avatar de Ze Manel
        Ze Manel

        Luis, se tivesse uma familia, e visse a sua fatura anual de gás subir de 250€ anuais para 600€ ia continuar a pensar assim? Ah vou pagar mais, para a Galp ter mais lucros, para pagar IRC.

        1. Avatar de Luís
          Luís

          Hoje é a Galp, amanha serão a Jerónimo Martins e as Sonaes deste país….que odiozinho esta gente tem aos lucros. Sem lucro não há iniciativa privada. Sem privados não há emprego. Ou vamos todos arranjar tacho na administração pública?

          1. Avatar de RC
            RC

            Exato, pensam que alguém investe para trabalhar e aquecer.

          2. Avatar de Paulo Martins
            Paulo Martins

            Mas os lucros adicionais estão a ser investidos ou estão simplesmente a pagar dividendos a acionistas?

          3. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Não tenho ódio ao privado, mas se a ideia é gamar os de costume no preço exorbitante de bens essenciais então bem que o senhor pode enfiar essas palavras onde o sol não brilha!

          4. Avatar de PTO
            PTO

            Com esse pensamento deves ser patrão, daqueles com bons bónus no fim do ano só por sentar o cú nas reuniões da Comissão Executiva e que tudo que é despesa, seja profissional ou pessoal, é paga pela empresa. E que depois qd chega a altura de aumentar os funcionários nunca há dinheiro, só pode ser poucochinho porque estamos em crise (só para alguns, claro).

          5. Avatar de ERUS
            ERUS

            A falar assim, deves ter cota na GALP de certeza…

          6. Avatar de Luís
            Luís

            ERUS…a Galp, como tantas outras, é cotada em bolsa. Se tu não tens, é pq não queres….

        2. Avatar de Lelo
          Lelo

          E depois usar uma boa parte dessas receitas extra de irc pra tapar buracos.
          Em boa verdade, culpa de governantes
          incompentes e da sociedade que os criou e elegeu…e continua.

      2. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Felizmente vem a calhar bem a descida do IRC.

    2. Avatar de nunov
      nunov

      E isso não será por causa do fim dos confinamentos? É que cada vez mais vejo carros nas ruas! E comparar estes lucros excessivos com os anos anteriores à pandemia? Alguém que publique esses dados aqui!

      1. Avatar de Lelo
        Lelo

        2021 : + 457M€
        2020: – 42M€
        2019: +560M€
        2018: +707M€
        2017: +602M€

  3. Avatar de k
    k

    Confesso que me faz confusão ler “enormes filas”.
    Tratei deste assunto na semana passada na loja do cidadão de Odivelas e, para além de ter demorado 10min (no máximo) a senhora do balcão comentou que tem tido uma vida descansada no que diz respeito a este tema…
    Ou está toda a gente a ir ao mesmo sitio, ou estamos a querer lançar o pânico…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      @k. Loja do cidadão de odivelas? Em que empresa?

  4. Avatar de Ziggy
    Ziggy

    Portanto, alguém veio dizer que uma medida que prejudica a empresa dele, é má

    Que informação dramática.

  5. Avatar de João Silva
    João Silva

    Algo que não percebo. Quem paga a diferença entre o mercado regulado e o mercado liberalizado?
    Não há almoços grátis e se a Galp ou EDP são fornecedores em ambos os mercados, porque raio o seriam no mercado regulado se poderiam ter (segundo as insinuações) maiores lucros no mercado liberalizado?
    Será que é como nas autoestradas? Em que as concessionárias recebem o seu passem ou não passem carros?
    Desculpem a ignorância…

    1. Avatar de PTO
      PTO

      A EDP tem oferta no mercado regulado de gás desde sempre, só não tem no de eletricidade,

      1. Avatar de RM
        RM

        Errado, a EDP regulado passou a SU.. Eu sou SU, Era EDP nunca mudei para o mercado livre e eles inventaram essa empresa para o mercado regulado.

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Ok, desconhecia esse facto, pensei que a empresa da Galp no mercado regulado tb se chamaria Galp, tal como fez a EDP (oferta Comercial vs Universal).

    2. Avatar de PTO
      PTO

      E não é assim que funciona nas concessionárias das auto-estradas, tens de te informar bem melhor.

      1. Avatar de João Silva
        João Silva

        Será que sou eu que tenho de me informar?
        Nunca ouviu falar das famosas PPP rodoviárias e respetivas compensações?
        https: //www.dn.pt/edicao-do-dia/08-abr-2020/estado-obrigado-a-compensar-ppp-rodoviarias-resta-saber-quanto-12043690.html

    3. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Neste caso não há qualquer tipo de compensação do Estado às empresas, quando se liberalizou o mercado a ideia era a concorrência permitir preços mais baixos e por isso no valor da tarifa regularizada já existe margem de lucro que permite às empresas competir.
      O valor da tarifa regularizada já tem em conta o custo do gás nos mercados internacionais, os custos com transporte, distribuição, manutenção da rede e infraestruturas e uma margem de lucro para as empresas que é superior aquela que as empresas aplicavam quando o mercado foi regularizado, por isso não tenhas pena da Galp ou EDP, mesmo que toda a gente mude para o mercado regularizado eles continuam a ter milhões em lucro com a venda do gás.

  6. Avatar de PTO
    PTO

    Que farsolas!
    Está é preocupado com o bónus dele no bolso, que se lixem as familias, que paguem mkais e não reclamem.
    Ainda estou para ver uma liberalização que crie verdadeira concorrência e que beneficie os consumidores.

    1. Avatar de joaomatos
      joaomatos

      Liberalização significa capitalismo selvagem em Países onde não há concorrência..
      Há mercados que o estado tem a obrigação de regular, porque são mercados de primeira necessidade, o da energia é um deles..

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Perfeitamente de acordo.

  7. Avatar de john
    john

    Todos os setores essenciais deviam ser regulados. Só não são regulados porque são super apetecíveis para os privados, porque temos uns políticos de treta (para não dizer outra coisa) e porque o Estado é péssimo a gerir.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      especialmente por causa da última parte: o Estado é um desastre completo a gerir seja o que for.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Advirto que é possível aderir ao mercado regulado de gás tb através de telefone 🙂