Acabou oficialmente a mineração da criptomoeda Ethereum com placas gráficas

30 Comentários

A mineração de criptomoedas tem sido um dos temas mais noticiado no que respeita aos criptoativos. E sobretudo a mineração da popular moeda Ethereum acabou por ser destaque em vários canais de tecnologia em todo o mundo, pelas mais variadas razões, como desde a enorme quantidade de placas gráficas usadas para esta prática, como também o significativo consumo energético necessário para tal.

No entanto, tal como já se vinha a informar durante as últimas semanas, tudo isto deixou de ser uma preocupação e passou a pertencer ao passado, pois a partir de agora, a Ethereum mudou a sua dinâmica de Proof of Work (PoW) para Proof of Stake (PoS).



Mineração de Ethereum com gráficas morreu

A partir desta quinta-feira, dia 15 de setembro de 2022, a mineração da criptomoeda Ethereum a partir de placas gráficas, destinadas sobretudo para o segmento dos videojogos, terminou. Tal acontece porque esta moeda digital alterou o seu algoritmo de Proof of Work (PoW) para Proof of Stake (PoS), o que significa que gradualmente as GPUs vão deixar de ser usadas para a sua extração.

Esta novidade vai trazer várias outras consequências para o mercado que serão do agrado de todos os que procuravam placas gráficas mais poderosas, especialmente porque levará consequentemente a uma descida no preço destes equipamentos e também a uma maior quantidade de stock.

Este é o aspeto das gráficas RTX 3080 que ‘morreram’ a minerar criptomoedas

Para além disso, haverá certamente um aumento abrupto da venda de placas gráficas em segunda mão que haviam sido usadas para minerar Ethereum. No entanto, os resultados de uma das nossas questões semanais do ano passado revelou que 56% dos leitores não compraria uma GPU usada para minerar criptomoedas.

Mas uma das consequências mais importantes é o facto de se estimar que o consumo mundial de eletricidade seja reduzido em 0,2%, o suficiente para alimentar as 5 principais cidades do mundo inteiro.

Contudo, este cenário levanta alguns receios relativamente às vendas das placas gráficas da próxima geração, nomeadamente as GeForce RTX 40 da Nvidia, que devem ser anunciadas a 20 de setembro e chegar ao mercado a 22 de outubro.

Leia também:

EUA alertam os mineradores de criptomoedas que devem reduzir o consumo de energia

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Turboman
    Turboman

    Esses 0.2% vieram de um tweet do Vitalik, mas são simplesmente um numero mandado para o ar para usar como argumento da mudança para PoS. Primeiro porque é um numero extremamente exagerado se fizermos bem as contas (que até nem são muito dificeis de fazer), segundo porque quem minera com Asics vai passar a minerar ETC e quem minera com gráficas vai minerar outras moedas (Flux, Ravencoin, Ergo, etc). É certo que vai diminuir muito o consumo de eletricidade porque a rentabilidade não será a mesma e muita gente vai desligar as rigs mas mesmo assim nada como ele está a afirmar

    1. Avatar de Xato
      Xato

      “..se fizermos bem as contas (que até nem são muito dificeis de fazer)…”

      1. Avatar de Volodymyr Zelensky
        Volodymyr Zelensky

        Lol! Yup … !

  2. Avatar de °0°
    °0°

    ETH cada vez mais próximo do controlo dos governos.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Concordo.Penso que muito dinheiro institucional estava fora devido ao consumo de energia na mineração. Com esta mudança, poderemos ver dinheiro gordo a ser insvestivo em ETH nos próximos tempos. Ora quem controla os mercados são os big players.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Há muito tempo que dinheiro institucional controla a direcção das cryptos, exemplo disso é que as crypto seguem os mercados financeiros.
        Com isto só veio trazer mais centralização institucional.

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Ahahahahahaha

    3. Avatar de C
      C

      Eu cheguei tarde e só consegui minerar 1Eth. Achas que minerar Ergo é um bom investimento? Cumps

  3. Avatar de Sadokan 2.0
    Sadokan 2.0

    Só estou a espera do pessoal que não sabe nada sobre o assunto vir dizer que ” ainda bem finalmente esses gajos vao deixar de comprar gpus ” a ethereum devia estar agradecida por sem os ” miners ” eles nao estavam onde estão agora.

    e uma dica: – uma grafica usada para minerar ao final de X tempo tem a mesma performance em jogos 😉

    1. Avatar de ElChapo
      ElChapo

      sim, tem a mesma performance, mas também tem uma maior probabilidade de rebentar 😀

      1. Avatar de Sandokan 2.0
        Sandokan 2.0

        por favor, explica me como a serio xD

        eu faço mineração e as minhas placas digo te que a temperatura esta muito abaixo do que se tivessem a jogar e mais pasta termica sempre nova todos os meses e pads

        1. Avatar de Elchapo
          Elchapo

          Quem queres enganar ? tens a placas com o gpu a 100% 24/7 ? Ou menos , tudo bem ,mudas as pastas e daí ? Queres ver que não há desgaste ?

          1. Avatar de Sandokan 2.0
            Sandokan 2.0

            Coitado, mas eu disse que estao 24/7 a trabalhar ?

            tenho ar condicionado, controlador de humidade entre outras coisas para proteger e prolongar a vida util das gpu mas se quiseres comparar as tuas que só ves videos com as minhas que dou uso 🙂

            graficas com mais de 1 ano se te meter na caixa nem consegues dizer se é nova ou usada

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Depende de quanto tempo é o X e das condições de uso.

    3. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ai primeiro metes “Sadokan 2.0” e nas seguintes “Sandokan 2.0” ?? Vai-te tratar pá,ganha juízo.Deixem de ser parolos.Vocês sabem a quem me “refiro”.

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Quase tudo o que existe no mercado segue padrões de obsolescência programada: tudo está projetado para rebentar ao fim de x usos/tempo (por norma tudo está por natureza, até nós, mas esse threshold é artificialmente baixado ainda mais para promover a circulação de bens nos mercados).

      Dito isto: é óbvio que quem comprar placas gráficas usadas de mineração arrisca-se. POdes argumentar que até estão bem ventiladas, mas ninguém sabe quantas horas já trabalharam: tudo está projetado apra rebentar ao fim de x horas de uso no mundo da eletrónica – que compra usado arrisca-se sempre a ficar sem o produto na semana seguinte. Dito isto: é válido para tudo o o que é eletrónica usada, mas no caso das minerações é pior porque eram usadas 24h por dia e sabe-se lá desde há quantos anos o pessoal tinha os rigs… (num uso regular num portátil ninguém tem a placa gráfica ligada 24h por dia, nem metade do tempo).

      Por isso é lógico ter medo de comprar gráficas de mineração. É claro que podes ter a sorte de comprar uma que só foi usada 6 meses e até foi bem ventilada, mas ninguém te pode garantir isso. É um risco que cada um lá sabe de si. Eu compraria só se fosse a preço ultra mega de salto, tipo 1/20 do valor original, sem medo de perder o dinheiro no ano seguinte.

  4. Avatar de Namek
    Namek

    Existem outras tantas que podem ser mineradas… e muitas são autenticos unicornios que darão bem mais do que minerar ETH…..

    1. Avatar de gambuzino
      gambuzino

      +1 Exactamente o que estava a pensar

      1. Avatar de Luis Fonseca
        Luis Fonseca

        O que se pode fazer com placas gráficas, jogar? Porque é que devemos passar o vida a jogar?

    2. Avatar de C
      C

      Eu cheguei tarde e só consegui minerar 1Eth. Achas que minerar Ergo é um bom investimento? Cumps

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Acho que sim. Aproveite bem os incentivos do estado para poupar na energia que usa para esse fim tão necessário.

        Afinal vivemos numa bolha, não é verdade? O que importa é fazer alguns trocos, o resto é conversa.

        /s

  5. Avatar de Sadokan 2.0
    Sadokan 2.0

    Não sei do que falas quando dizes ” nerds criminosos se apertados cantam como canários ” xD

    o preço das gráficas podem ter disparado mas isso é como tudo eu se quiser compro 50 gráficas para jogar ou para minerar eu é que sei o que faço com elas as fabricas têm é de acompanhar a demanda, e agora com a escassez dos chips vamos ver onde vão meter as culpas…

  6. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    ETHW já anda aí, se não for scam pode ser uma boa alternativa

  7. Avatar de TheMiner
    TheMiner

    As ovelhas querem matar a mineração e estar submissos a bancos e governos… Cambada de tansos!!!!!!!!!!!!

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    Faltou ao artigo explicar ou falar um pouco sobre o que implica essa mudança.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      não sabem

  9. Avatar de E---lectrão
    E—lectrão

    só vim ver os comentários 🙂

    1. Avatar de Volodymyr Zelensky
      Volodymyr Zelensky

      Até costumo trazer pipocas … é pena é ser uma perda de neurónios. Os comentários por aqui são piores que ver o Big Brother…

  10. Avatar de MUIT
    MUIT

    Notícia d’ “O Público”
    “Biden admite criar dólar digital para esvaziar o apetite ilícito por criptomoedas”

    Não chamem é ao dólar digital uma criptomoeda.