HP vai pagar 1,35 milhões de euros por bloquear os tinteiros de outras marcas

20 Comentários

Não é novidade para ninguém que muitas empresas dedicadas ao setor das impressoras fazem alguma pressão por diversas vias para que os consumidores utilizem os acessórios, nomeadamente os tinteiros, da marca oficial. Mas, uma vez que estes acabam por ter um custo mais elevado, vários utilizadores optam por opções mais baratas de marca branca.

De acordo com as mais recentes informações, por causa desta configuração, a empresa norte-americana HP terá agora um total de 1,35 milhões de euros destinados a pagar aos clientes lesados que não tinham conhecimento destas limitações.



HP vai compensar clientes por bloquear tinteiros de terceiros

Há mais de 5 anos que a HP exige que os consumidores utilizem tinteiros da marca oficial nas suas impressoras. Tal condicionante foi implementada no ano de 2016, quando a empresa adotou uma atualização de firmware no sistema dos equipamentos, designada de Dynamic Security, a qual impedia que os tinteiros e toners sem o chip DRM da HP funcionassem corretamente nas impressoras da marca.

Tal levou vários clientes a comprar os tinteiros originais que, como sabemos, são bastante mais caros do que os de marca de terceiros. Caso contrário, as impressoras HP exibiam uma mensagem de erro de sistema. A empresa defendeu a sua postura indicando que tal procedimento poderia combater a falsificação de tintas, e que os tinteiros de marca branca eram de baixa qualidade, o que não representava a filosofia da empresa.

Contudo, depois de ter sido multada em vários países, a HP decidiu assinar um acordo de forma a compensar os clientes afetados em Portugal, Itália, Espanha e Bélgica. Para tal, a empresa contará com um montante total de 1,35 milhões de euros destinados a determinados clientes que foram afetados e que não sabiam que as suas impressoras tinham a função Dynamic Security. Assim, cada um dos clientes lesados irá receber entre 20 a 95 euros, consoante o modelo da impressora e os problemas enfrentados.

Para saber mais informações acerca deste procedimento, deve consultar este documento.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Podia também haver forma de reciclar dos que estão inseridos no instant ink.
    Não existem pontos de recolha em Portugal.

    1. Avatar de rSP
      rSP

      Isso não serve de nada, quando é bloqueado. O melhor é não usar uma impressora que censura as opções do utilizador, especialmente quando a impressora é de quem a comprou.

      EPSON, CANON para mim são as melhores para trabalhos domésticos. A EPSON nem se diz nada, qualidade da impressão fantástica, o problema é mesmo os preços dos tinteiros….

  2. Avatar de Diogo
    Diogo

    1,35 milhoes de euros, o equivalente a 7 tinteiros. Realmente vao aprender a liçao.

  3. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Ola, Eu tenho uma Pro 8600 N950 e so aparece a 8610, neste sentido devo submeter na mesma?

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Alias *na lista só aparece a 8610 com os mesmos tinteiros.

  4. Avatar de Setnom
    Setnom

    Só?? Devia ser dez ou cem vezes mais. Assim estas práticas acabam por lhes compensar.

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Não sabia disso, calha bem porque preciso de uma impressora/scanner novo e assim já sei qual a marca que de certeza não vou comprar…

    1. Avatar de pedro
      pedro

      deixei de usar HP (jacto de tinta e laser) precisamente por causa dessas limitações feitas á posteriori com a actualização silenciosa de firmwares … pois a HP não foi honesta com os seus clientes !!! se os consumíveis de “marca branca” têm menos qualidade ou não, o uso dos mesmos deve ser sempre uma opção do cliente e não uma imposição obrigatória do fabricante !!! deitei para o lixo tudo o que era HP e estou com EPSON e CANON sem razões de queixa ….

      1. Avatar de N. Luso
        N. Luso

        … “feitas À posteriori”
        Ai esse português!

  6. Avatar de R. Ahcor
    R. Ahcor

    Foi por isso (proibição electrónica de usar tinteiros de uma marca “branca”) que vendi uma HP que tinha. E comprei uma Canon (modelo com os 5 tinteiros separados!…).
    Esta Canon aceita sem problemas tinteiros de uma empresa do Porto (de seu nome JÁ TINTEIROS). A tinta é excelente. O pack de 5 tinteiros tamanho XL custa metade do preço de apenas um tinteiro “normal”, ou seja, com metade da tinta! E enviam por correio para qualquer parte do país! Chega a demorar apenas um dia…
    São dois sócios muito sérios!
    Fica assim aqui a minha opinião e testemunho.

    1. Avatar de rSP
      rSP

      A nivel de qualidade, nenhuma supera a EPSON para trabalhos caseiros. A EPSON tem um software excelente e a sua impressão é excelente.

      O problema é mesmo o preço dos tinteiros, a HP só é boa para situações empresarial e mesmo assim há melhores no mercado.

      1. Avatar de N. Luso
        N. Luso

        Leiam o meu comentário e contactem a empresa JÁ TINTEIROS, no Porto.
        No Google encontram a morada, mas sobretudo o site, endereço de email e telefone.
        Não, não trabalho nessa empresa… São apenas 2 sócios.
        (E eu já estou reformado…)?

        1. Avatar de MR
          MR

          Não percebo porque está a fazer publicidade de uma empresa que vende tinteiros caros.

          No caso da minha impressora, que gasta toteiros 364, nessa loja custa 14,90€ (pack 4 tinteiros (preto + cores)), e noutra loja onde costumo comprar custa 6,90€ (não vou são fazer publicidade de qual é, e até pode existir alguma que faça ainda mais barato)

  7. Avatar de carlos
    carlos

    Não entendo como se continuam a vender impressoras com tinteiros. Desde que tenho uma impressora epson ecotank acabou o desperdício. E as tintas da própria marca são tão económicas que nem vale o risco comprar outras equivalentes. Ah! pois! é mais cara, sim! mais ou menos o preço de 2 conjuntos de tinteiros daqueles que dão para 300 ou 400 páginas numa impressora com cartuchos. Na ecotank as garrafas de origem dão para 4000 a cores e 8000 preto. Como o outro dizia: -É fazer as contas…

    1. Avatar de R. AHCOR
      R. AHCOR

      Quase todas as impressoras têm o tal “ecotank”.
      Mas o problema (da poupança) mantém-se:
      – quando uma das cores acaba, mas os “tanks” ainda tem muita tinta, o que fazem os fãs desse sistema?
      Não imprimem fotos a cores e/ou deitam ao lixo esse tinteiro com 70% ou 80% de tinta?
      Chamam a isso economia?…
      Com os 5 tinteiros separados e tão baratos (mas bons) de marca “branca” vendidos em empresas (com envio pelos CTT) como a já referida “Já.Tinteiros (Porto), o problema está bem resolvido.
      Claro que as empresas que estão a imprimir diariamente montanhas de documentos a P/B, esta solução não serve. Eles usam impressoras profissionais e tintas adequadas.

      1. Avatar de carlos
        carlos

        Quando uma cor acaba, o tank tem uma tampinha que abre, pega-se na garrafa dessa cor e adiciona-se. E voillá, é como servir vinho e água ao jantar, um copo para cada coisa. Cada garrafa de 70ml custa 9€, há vinhos mais caros!!!!….

  8. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    Tinteiros duma PageWide custavam uns 800€.
    Uns compatíveis com qualidade perfeitamente aceitável não chegam a 150€.
    Agora pensem.

  9. Avatar de Presidente das Couves
    Presidente das Couves

    Pra quem não sabe, facilmente se dá a volta ao bloqueio deles, por isso, quem tiver uma, pegue no dinheiro e continue a usar tinteiros da concorrência.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Eu pago a subscrição do Instant Ink. Pago 5 euros mês, garante 100 páginas mensais e não tenho de preocupar com tinteiros.
      Quando os tinteiros estão abaixo de metade, já recebi mais tinteiros.
      Posso acumular páginas.
      Recomendo o serviço, quem imprimir menos, tem planos mais baratos.