Carros que levitam? Já estão a ser testados na China [com vídeo]

21 Comentários

Os carros voadores estão já em desenvolvimento há vários anos, ainda que não exista ainda nenhuma proposta em concreto ou previsão de lançamento para o mercado. Carros que levitam são outro segmento à parte.

Na China estão a decorrer testes com recurso à tecnologia Maglev e há um vídeo a mostrar já os resultados conseguidos.

Carros que levitam? Já estão a ser testados na China [com vídeo]


Carros que levitam

Um carro de 2,8 toneladas foi levantado do chão em movimento, a cerca de 35 mm. Este feito aconteceu na China, na província de Jiangsu.

Segundo avança a fonte, este feito foi conseguido graças ao trabalho de uma equipa de engenheiros da Universidade de Chengdu Southwest Jiaotong, tendo sido testados um total de 8 carros comuns, adaptados com um sistema de levitação magnética, Maglev.

Os carros foram colocados a circular em carris numa distância de 7,8km, tendo sido atingida uma velocidade máxima de 230 km/h.

O sistema maglev de levitação magnética

O sistema Maglev de levitação magnética é já utilizado há vários anos nos comboios rápidos. O comboio circula nesta linha afastado do chão propulsionado por forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores. Assim, devido à falta de contacto entre o veículo e a linha, a única fricção que existe, é entre o aparelho e o ar. Por consequência, os comboios de levitação magnética conseguem atingir velocidades bastante elevadas, com relativo baixo consumo de energia e pouco ruído.

A Alemanha e o Japão são os dois países no mundo que mais têm apostado na investigação e desenvolvimento de tal sistema e a China tem, desde julho, uma linha Maglev inaugurada que permite atingir os 600 km/h, ainda que não seja muito utilizada devido a limitações que se prendem com a rede de suporte inexistente.

O que os investigadores pretendem com estes testes é trazer a tecnologia dos comboios, para os carros, podendo ser assumida como uma alternativa mais eficiente a todas as propostas existentes.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bipbip
    Bipbip

    Como é que travam ?

      1. Avatar de RM
    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Se for como o maglev, o carro baixa e usa os travões. Ou talvez também possa ser invertida a polaridade que dá propulsão ao carro.

    2. Avatar de Dr. Stone(d)
      Dr. Stone(d)

      Da mesma forma que acelera…
      Com força magnética, mas aplicada no sentido inverso

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Exacto, igual aos comboios

      2. Avatar de Filipe
        Filipe

        e travagem de emergencia? No transito aparece um obstaculo trava assim tao rapido? Como diz no texto a unica fricção que existe é entre o ar e o auto, a força magnetica basta beste caso, sem parrtir o pescoço a quem está no carro??

  2. Avatar de naodigo
    naodigo

    deve ser mais uma daquelas ideias tipo o autocarro que passa em cima dos automoveis….

  3. Avatar de AlexX
    AlexX

    7,8 km em linha recta, não estou a ver este sistema por si só a conseguir manter um carro com mais de duas toneladas e a mais de 150 km/h sobre a trajectória do carril numa curva de autoestrada… Mas com jeitinho e sistemas auxiliares chegam lá.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      E a energia necessária para anular a força da gravidade de um objecto de 2 toneladas, fazendo ao mesmo tempo avançar a essa velocidade, deve ser uma gotinha.

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Ronda 1KW por tonelada. Um asa delta para uma só pessoa e que usasse um motor eléctrico para mover a hélice, seria várias vezes menos eficiente.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não querendo assumir que seria possível curvar a 150 Km/h, assumo que o carro irá poder abrandar nas curvas…

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Ou entao seguir a direito nas curvas

      2. Avatar de AlexX
        AlexX

        Duvido que isto avance tão cedo, para mais havendo sistemas muito mais eficientes sem necessidade de seguir um trilho ou carril. Além da despesa na montagem da infraestrutura no carro e na estrada. A ideia seria no entanto boa para evitar ou minimizar acidentes, caso o carro siga um rumo controlado e o condutor impedido de bruscas alterações na trajectória que seria definida no início de cada viagem.

  4. Avatar de Miguel Ângelo Figueiredo Oliveira
    Miguel Ângelo Figueiredo Oliveira

    Na zona onde vivo estamos bem mais adiantados. Com tantos buracos na estrada não só levitam, como alguns também dão cambalhotas.

    1. Avatar de Indignado
      Indignado

      Grande comentário !!!

  5. Avatar de Profeta
    Profeta

    Se ja e o terror nas estradas, imaginem no ar.

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Nem mais, não fosse a esmagadora maioria dos humanos irresponsáveis e negligentes e já todos podíamos andar voando em dispositivos ditos anti-gravidade desde pelo menos 1970. Várias vezes já foram apresentados ao público. No entanto ninguém quer apanhar com um humanóide de rompante pela casa dentro a mais de 1200 km/h, é deixá-los andar com rodinhas como as crianças com as rodinhas extra na bicicleta que está muito melhor e mais seguro assim 😀

  6. Avatar de Infinity
    Infinity

    ja existem avioes para andar no ar.

    1. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      Mas sabias que está cientificamente provado que ha mais avioes no mar que submarinos no ceu? dá que pensar