Como mudar para o mercado regulado de gás natural? É fácil…

29 Comentários

Com o preço do gás a aumentar significativamente, são muitos os portugueses que pretendem regressar ao mercado regulado. Desde o início de setembro que é possível realizar esta mudança em lojas físicas dos comercializados e vão ser também possível através da internet.

Mas, como pode mudar para o mercado regulado de gás natural?

Como mudar para o mercado regulado de gás natural? É fácil...


Segundo a ERSE, no mercado regulado, ao contrário do que se verifica no mercado liberalizado, a atividade exercida pelos vários comercializadores de gás natural, está totalmente sujeita às regras estabelecidas pela ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Isto significa que, no mercado regulado, os Comercializadores de Último Recurso (CUR) apenas podem aplicar aos seus clientes as tarifas e preços fixados integralmente pela ERSE. As regras contratuais são também aprovadas pela ERSE e são iguais para todos os CUR.

A partir do dia 7 de setembro de 2022, todos os clientes (consumidores domésticos e pequenas empresas), cujo consumo anual de gás não ultrapasse os 10 000 m3 , podem, se assim o pretenderem, celebrar um contrato de fornecimento de gás natural com o Comercializador de Último Recurso (CUR) da sua zona geográfica.

O que fazer para mudar para o mercado regulado de gás natural?

Se tiver abrangido pela rede de gás natural, veja aqui qual o CUR por zona geográfica. Depois contacte diretamente o CUR que fornece gás natural na sua área geográfica. A mudança será tratada pelo CUR, sem custos adicionais.

Como mudar para o mercado regulado de gás natural? É fácil...

O processo de mudança é mesmo muito simples e a única coisa que deve fazer é contactar o CUR.

Explicação da ERSE

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lumia
    lumia

    O problema é a lista de espera…, chamadas telefónicas congestionadas… e nem adesão online existe ainda…

    1. Avatar de Liliana
    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Fui a loja e numa hora ficou resolvido.

  2. Avatar de Joao Miguel
    Joao Miguel

    O problema grave, que a ERSE não quer saber mas sabe, são as empresas como a Lisboagás não têm forma de criar contracto de gás online.

  3. Avatar de E---lectrão
    E—lectrão

    mercado regulado do gás ??? porque é que não lhe chamam: reservas nacionais adquiridas há vários anos a baixo custo e que agora vão ser comercializadas por uma empresa privada (nem vale a pena procurar quem são os membros do conselho de administração) com elevadas margens de lucro pré-definidas ???

    1. Avatar de Joao Miguel
      Joao Miguel

      Adquiridas há vários???!!! Formos obrigados por 3 vezes a comprar gás russos desde da guerra.

    2. Avatar de João
      João

      Porque a informação não é essa. Os CUR desde que foram criados, comercializam o gás sob a forma de contratos de longo prazo take or pay. Convém ler um bocadinho mais.

  4. Avatar de marafado
    marafado

    No Algarve em zonas servidas pela rede da Gascan, não está previsto nenhum aumento de preços pois o gás é de origem norte africana, pelo que não esteve sujeito á escalada de preços do gás proveniente dos países do leste europeu

    1. Avatar de Pedrorgs2010
      Pedrorgs2010

      onde posso saber isso??

      1. Avatar de marafado
        marafado

        Ligar para o serviço de apoio ao cliente da Rescan

      2. Avatar de marafado
        marafado

        218 425 300

      3. Avatar de marafado
        marafado

        Malldito corretor! sff substituir Rescan por Gascan

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A Gascan já é cara a suficiente, é caríssima. Quem tiver oportunidade de escapar à Gascan, vai poupar uma fortuna. O gás subiu em todo o mundo. Se há menos gás no mercado, o que existe seja de onde for, vai aumentar o preço pois a procura é superior à oferta.

    3. Avatar de PePe
      PePe

      A Gascan não comercializa gás natural, mas sim gás propano. Alêm disso, não é cara, é carissima, quando mudei para Gás Natural a fatura passou para 1/4 do que era.

      1. Avatar de marafado
        marafado

        Pois, mas nem sempre há essa opção de mudar para Gás Natural, no caso de Vilamoura ou é de garrafa ou é da rede da Gascan.

        1. Avatar de PePe
          PePe

          Certo, embora existam alternativas (UAG – Unidades Autónomas de Gás).
          Mas o meu ponto era principalmente indicar que o gás em questão (Ar Propanado ou Gás Propano) não vem de poços e nada tem haver com o norte de África.

          1. Avatar de marafado
            marafado

            Não é isso que a própria Gascan diz…disseram-me pessoalmente que o gás comercializado por eles é derivado de produtos provenientes do norte de África.
            Ou seja podendo o propano ser extraído do petróleo ou do gás natural, a origem do propano da Gascan não será o gás do Leste Europeu.

    4. Avatar de João
      João

      Gascan é gás propano, logo tabelado de forma diferente.

  5. Avatar de VitorMSA
    VitorMSA

    Fácil é como quem diz….. Estar à espera mais de 1 hora ao telefone para ser atendido, ou na fila das lojas……

    Quem for da EDP Gás Serviço Universal sempre pode enviar um mail com o formulário preenchido… (https://www.edpgassu.pt/index.php?id=456)

  6. Avatar de Senhor Alface
    Senhor Alface

    Tanta gente a mudar para os liberais e agora afinal querem os regulados. E bem feita, os que mudaram para endesa que paguem 10x mais w aguentem

    1. Avatar de JS
      JS

      Que revolta jovem. Tanta dor de coto por milhares de pessoas fazerem o correto, que é saltarem para outros comercializadores, à procura de melhores condições ? Secalhar devias começar a fazer o mesmo…

    2. Avatar de que artistas!
      que artistas!

      mas eu sou endesa e não pago esses valores. O_O

      1. Avatar de João
        João

        Tudo depende da estratégia de aprovisionamento de gás das empresas. O aumento acaba por ser generalizado.

    3. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Que eu saiba desde que tenho casa própria nunca pude fazer contrato de gás no mercado regulado. Era obrigado a optar por um comercilizador do mercado liberalizado!

      1. Avatar de João
        João

        https ://expresso.pt/economia/2022-09-07-Regulador-da-energia-publica-guia-sobre-como-mudar-para-as-tarifas-reguladas-de-gas-natural-95ef25e3

  7. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Não precisam de nada disso, mandem os recibos para o Galamba que ele anula os aumentos.

  8. Avatar de Jonas
    Jonas

    E a ERSE não irá aumentar os preços do gás em janeiro, corrigindo desvios?

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      É claro que vai aumentar. Mas de certeza que o mercado liberalizado também o vai fazer!!!!

      1. Avatar de João
        João

        https ://expresso.pt/economia/2022-09-07-Regulador-da-energia-publica-guia-sobre-como-mudar-para-as-tarifas-reguladas-de-gas-natural-95ef25e3

        as noticias nos últimos tempos têm dito como mudar para o regulado.
        @Jonas, o mercado regulado é assegurado por contratos de muito longo prazo Take or Pay com a Nigéria.
        O Regulado também vai aumentar, mas entre pagar 0,06 cent kwh no mercado regulado ou pagar 0,20 na EDP em regime livre….