Combustíveis: Qual o preço do gasóleo e gasolina esta semana?

18 Comentários

Como temos vindo a acompanhar, o preço dos combustíveis tem tido uma oscilação enorme desde que começou a guerra entra a Rússia e a Ucrânia. Os preços estão num sobe e desce a cada semana e os portugueses nem sempre sabem muito bem se o valor a pagar está ajustado.

Para esclarecer os condutores, a ERSE tem vindo a disponibilizar uma tabela de referência com valores dos combustíveis. Conheça os principais destaques.

Combustíveis: Qual o preço para gasóleo e gasolina esta semana?


Preço dos combustíveis para a semana de 12 a 18 de setembro

O preço eficiente “é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos”.

A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana de 05 a 11 de setembro, no caso da gasolina, 3,7 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE e 3,1 cêntimos abaixo no gasóleo.

Combustíveis: Qual o preço para gasóleo e gasolina esta semana?

Para a semana de 12 a 18 de setembro, o Preço Eficiente antes de impostos é de 0,945 €/l para a gasolina 95 simples e de 1,236 €/l para o gasóleo simples. Após impostos, o Preço Eficiente fica nos 1,725 €/l e nos 1,930 €/l, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente.

Os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento low cost.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Infinity
    Infinity

    Coloco sempre 20€.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Para quê complicar? 🙂

      1. Avatar de Senhor Alface
    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      E assim consomes mais nas várias idas ao posto e não aproveitas a oscilação dos preços.

    3. Avatar de iDroid
  2. Avatar de Senhor Alface
    Senhor Alface

    No meu model 3 gasto zero e faco 3400km por mes. Adoro carregar gratuitamente e andar a borla. Ainda usam gasolina? Caro e com pivete….meu rico eletrico, mudem ou andam de metro

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      “bla bla bla Stop being poor bla bla bla”

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      E quem não tem dinheiro para comprar um automóvel novo, como faz?

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        O Senhor Alface dá boleia

      2. Avatar de Louro
        Louro

        Há uma receita brutal para conseguir ter um ou até mais que um caso queiras… foi o que eu fiz…

        Trabalho e nao gasto dinheiro em coisas parvas.

        1. Avatar de Infinity
          Infinity

          Também trabalho e não gasto dinheiro em parvoiçes. Tenho um hibrido para cidade e um a gasoleo para longas viagens. Não vejo vantagens num electrico para o meu caso

    3. Avatar de Infinity
      Infinity

      Como que se a produção da bateria do teu veiculo electrico tenha sido muito limpa (extração / transporte da matéria prima). só a produção do teu carro poluiu mais que varios carros com motor termico a longo prazo

    4. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      O teu mod 3 tem deve ter 3 geradores de gasolina instalados e um fogao de carvao para fazer 3400km?! Gostava de comprara um para ajudar o ambiente!

    5. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não existe à borla e a tesla não é instituição de beneficência. Parte dos carregamentos foram cobrados à cabeça no preço do carro e o resto vai ser depois, quando acabar a “borla”. Mas enquanto dura, é fartar, vilanagem!

  3. Avatar de jota
    jota

    A pergunta que toda a gente faz é porque é que a ERSE começou a fazer estes cálculos apenas depois da margem de lucro das petrolíferas ter disparado vergonhosamente? Porque é que não começou a fazer estes cálculos quando as margens de lucro eram aceitáveis? Neste momento, provavelmente o preço eficiente de gasolina seria 1.50€ e não de 1.72€! Mas já estamos habituados a que quem manda, roube para os mais ricos, prejudicando os demais!

    1. Avatar de Duck
      Duck

      Pois tens toda a razão e olha que não é por não saberem fazer contas, mas sim porque convém a muita gente.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      As petrolíferas estão lá para sugar o consumidor até à última gota de sangue e a ERSE está lá para parecer que está preocupada em o defender.