O seu carro necessita de AdBlue? Não há boas notícias…

88 Comentários

Se tem um carro recente a diesel certamente que já ouviu falar no líquido Adblue. Na prática, os novos motores Diesel Euro 6 possuem um catalisador SCR (Selective Catalytic Reduction) que utiliza AdBlue para limitar as emissões de óxido de azoto.

No entanto, face ao aumento dos preços da energia, a produção de AdBlue tem vindo a ser reduzida. Os preços vão aumentar… e haverá também escassez desta solução aquosa.

O seu carro necessita de AdBlue? Não há boas notícias...


Falta de AdBlue pode afetar transporte de mercadorias

O AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que atua sobre os gases de escape dos motores de veículos pesados como conversor catalítico para reduzir as nocivas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) gerados nos processos de combustão.

Esta solução surgiu como resposta ao controlo das emissões poluentes. As normas Euro 6 servem para limitar mais as emissões poluentes expelidas pelos automóveis.

O seu carro necessita de AdBlue? Não há boas notícias...

Segundo a Reuters, a SKW Piesteritz, que é a maior empresa produtora de ureia da Alemanha, parou a produção e estará muito perto de esgotar as reservas de AdBlue. Também a BASF, irá reduzir a produção de amónia (químico usado para produzir  fertilizantes, fabricação de plásticos, têxteis, explosivos e AdBlue para motores). Com a falta de AdBlue, o transporte de mercadorias é também ameaçado.

O Adblue resulta da dissolução de ureia com água desmineralizada, é injetado diretamente no sistema de escape do veículo.

O consumo deste líquido depende de diversos fatores, entre eles, a temperatura de funcionamento do sistema, a temperatura ambiente do automóvel e as suas características. A estimativa de consumo é cerca de 1,5 a 2,5 litros por cada 1.000 km.

O Adblue é fácil de ser aplicado e, normalmente, o bocal de enchimento está localizado junto à entrada do combustível, de lado, ou no lugar do pneu sobressalente.

Partilhar:
Tags:

Comentários

88

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RC
    RC

    É preciso energia para produzir uma coisa para queimar ?

    Raio, pensava que só para produzir baterias é que era preciso energia e minerais.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      @RC
      Parece que andamos todos a ser enganados pela malta anti electrico…

      Nao esquecer que os combustiveis, gasolina/gasoleo e GPL nascem por baixo dos postos de abastecimento…

      1. Avatar de RC
        RC

        Hehehehe

        É que as pessoas nem fazem a mínima de quanta eletricidade se gasta para produzir um litro de gasolina.

        1. Avatar de TugAzeiteiro
          TugAzeiteiro

          E quantidade abismal de gás para se produzir o AdBlue! Isto para não falar dos óleos do motor…

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Porque se calhar não é preciso energia para produzir electircidade quer ver. Descobriu a pólvora o senhor e seus cingéneres abaixo. E arranjou forma de contornar tudo o que são leis da termodinâmica conforme se conhece e produz electricidade do nada para alimentar as baterias… E esta hein?

      Ja sei, já sei. Vai apresentar aqui os 300 mil estudos (cuja teoria sabe de cor de trás para a frente) que dizem que a produção de electricidade para os RVs “compensa largamente”.

      Claro que sim. Fosse vivermos todos no país dos unicórnios – de onde alguns se recusam a sair.

      Ganhem noção e percebam que a conjetura é tudo menos uniforme – e o que se aplica geralmente para algo não se aplica forçosamente para outro aspecto.

      1. Avatar de RC
        RC

        Sim, de muitas formas, desde eólica, gravítica, solar, calorifica, nuclear, entre outras.

        Eu descobri? não, apenas fiz uma ironia como é costume você fazer, agora não gostou ?

        Não preciso de apresentar sendo assim, já que os conhece e já sabe que eles sabem mais você.

        Você deve viver, eu não.

        Ganhe noção, e perceba que a conjetura é tudo menos uniforme, olha, para mas parece que desta vez aplica. 😀 😀 😀

  2. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    se não rebentou com a pandemia, agora rebenta mesmo. Alguém quer mesmo que isto rebente.

    1. Avatar de RC
      RC

      Vai rebentar porque ?

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      “segurem-me, senão vou-me a eles”

  3. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Adblue? Tinha mas deixou de ter.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Pois deixou de ter… mas espera pelo centro de inspeções e pelas novas indicações que lhes deram…

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    De repente temos escassez de tudo no mundo. Pena não haver escassez de estupidez.

    1. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      Isso há em abundância. A pandemia, a guerra, as alterações climáticas e até a morte da rainha vieram provocar uma escassez de tudo, em breve até do ar que respiramos, que também terá de ser pago.
      Preparem-se para 2023…

      1. Avatar de RC
        RC

        Quando poder deixe ai os números do euro milhões, eu dou-lhe 80% do prémio. 😀 😀

        1. Avatar de Manuel Rocha
          Manuel Rocha

          O pior é que não é futurologia, basta estar atento ás tendências. A malta do dinheiro e do poder acha que andamos a gozar de muita liberdade e qualquer dia temos tudo e não fazemos o que eles querem. Eles acham que está na altura de nos limitar para sermos mais obedientes. Quanto ao euromilhões pode ser 50/50 que já fico satisfeito. 🙂

          1. Avatar de RC
            RC

            Elas não querem limitar, até lhe dão a hipótese de ter mais liberdade .

            Mande os números, eheheh

  5. Avatar de Cidadão
    Cidadão

    Mais uma chapada na malta que acha ser possível cortar com os combustíveis fosseis de um momento para o outro. Daqui por uns meses, os opositores das energias fosseis vão ser bem menos, na mesma proporção que a qualidade de vida diminui.
    É anedótico achar que os europeus vão salvar o mundo, quando outras latitudes continuam a aumentar o uso deste tipo de matéria prima. Há sim um empobrecimento forçado dos europeus.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @Cidadão, compreendo o que diz e até faz sentido, mas se continuarmos a pensar assim, a coisa nunca lá vai, alguém têm de começar o que eu acho é que agora em tempos de crise talvez não devêssemos ser tão “extremistas” parece que os sacrifícios são sempre pedidos aos mesmos depois vemos os que deviam dar o exemplo a fazer viagens como por exemplo o presidente do EUA, que têm uma fortaleza voadora para levar meia dúzia de gatos pingados lá dentro, ou navios de cruzeiro ou jatos privados, mas depois o problema está no nosso carro para o passeio ao fim de semana.

    2. Avatar de Zé

      A questão é que ainda é possível cortar gradualmente com os combustíveis fósseis. Daqui a alguns anos aí sim… terá de ser de um momento para o outro porque já não haverá combustíveis fósseis os será um cenário tipo Mad Max em que um barão tem a gasosa toda.
      Agora, tempos de crise são também de oportunidade e podíamos (e devíamos) pensar em alternativas. Em vez de gastarmos milhões em gasodutos e plataformas flutuantes que vão demorar anos, talvez fosse mais interessante começar a colocar painéis solares em todas as casas.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não existe esse risco nos próximos séculos, já lítio…

        1. Avatar de RC
          RC

          Não existe ? há muitas estimativas a apontar para alguns dezenas de anos até 150 anos.

          Já litio existe para 5x mais veículos que aqueles que existem no mundo, incluído os a combustão. Mas cpmo o uso de litio está a deixar de ser usado nas baterias, passa apenas a ser usado pelos a combustao e também nos electricos no que respeita aos aluminios e ligas metalicas.

        2. Avatar de Zé

          Há quem diga 20 anos.
          Também há quem diga que este inverno não haverá gás que chegue para todos na Europa e que o petróleo também poderá escassear…
          Não podemos empurrar para a frente com a barriga e quem vier que se lixe.

  6. Avatar de Helio
    Helio

    A ADP (antiga Quimigal/CUF) continua a produzir Ureia.
    O problema é dependermos dos outros

    1. Avatar de Zé

      O mal é que nós em Portugal gostamos muito de trabalhar para os outros. Fazemos sapatos, texteis, químicos e não sei quantas matérias primas. Mas produto acabado e com marca nacional temos pouco. Até as máquinas fotográficas da Leica são quase totalmente feitas cá, mas levam o autocolante “Made in Germany”. É uma questão de mentalidade, mas também é espelho do que é ter uma empresa, loja ou marca em Portugal. Um lamaçal de burocracia tal que não apetece.
      Recentemente vi uma história de um tipo que queria abrir uma empresa de peças automóveis em Portugal. Andou, andou, andou e chegou ao ponto em que desistiu de tanta burocracia. Abriu a empresa em Espanha com lojas em Portugal. Infelizmente não me lembro do nome da empresa em causa.

    2. Avatar de Zé

      E não esquecer os impostos. As empresas do PSI20 são todas dos Países Baixo, não?

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Engraçado, do que vi apenas carros franceses usam o AdBlue. Eu conheço quem tenha um Mazda de 2018 diesel e não tem isso.

    1. Avatar de RC
      RC

      A partir de 2019 já têm.

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Creio que actualmente todos os carros modernos diesel usam AdBlue, só dessa forma se consegue cumprir as normas Euro6.x

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Não! Os atuais Honda 1.6 iDtec não utilizam adblue e são norma Euro 6!

        1. Avatar de RC
          RC

          Mas qual atual ? esse carro já não se vende.

          1. Avatar de Alex
            Alex

            Enquanto não chegar o novo Civic continua a ser o atual em andamento, não em comercialização…

          2. Avatar de RC
            RC

            O que chegar é a gasolina e provavelmente híbrido. Todos os carros a diesel após a entrada da norma Euro 6d-Temp têm de ter AdBlue.

    3. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Na minha empresa há uma VW Caddy e uma Fiat Dobló ambas gastam AdBlue. Por isso não é só os franceses.

  8. Avatar de Boss
    Boss

    A ureia é uma substância produzida principalmente no fígado, sendo que, após ser metabolizada, é filtrada pelos rins e eliminada através da urina e do suor.
    Escusado será dizer que basta urinarem para dentro desse depósito e têm o problema resolvido! Sigam-me para mais dicas!

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Boa dica…
      Até agora tenho andado a rir da malta dos carros a combustao porque andam a chorar por causa do preco dos combustiveis, agora vou rir quando vir a malta a urinar para dentro dos depósitos…

      Já estou a imaginar, eu a passar por eles no meu electrico em silencio, e buzinar quando chegar ao pé deles hahahaha

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Eu vou me rir quando o senhor não puder carregar o seu carro ou o carregamento devido ao preço da energia ficar tao ou mais caro que um a combustao

        1. Avatar de RC
          RC

          Quando isso acontecer os combustíveis aumentam também, não sabe que os combustíveis dependem e muito de electricidade.

          Além disso eu preocupava me com a conta de luz la em casa, é que ela é muito mais que a do carro eléctrico.

        2. Avatar de ZeMariaPT
          ZeMariaPT

          E eu rio-me dos dois a pagar cêntimos por GPL 🙂

          1. Avatar de RC
            RC

            Cêntimos ? Paga um pouco que a diesel.

            Cêntimos pago eu daqui a 3 anos quando os painéis solares estiverem rentabilizados, aliás 0 cêntimos. Não, deixamos uns cêntimos para a manutenção que sou eu que faço. Uma limpeza de mês a mês . 😀

        3. Avatar de Dinis
          Dinis

          Qual preço? O Sol é para todos e com painéis gastas 0 a carregar o carro…
          Em minha csa já cá cantam… Só faltam uma baterias para borrifar-me para as “EDPs” deste país…

          1. Avatar de RC
            RC

            Já fiz isso, mas ainda estou ligado, como tenho há pouco tempo, ainda estou na fase de deixar passar 1 ou 2 invernos para ver se dá realmente para desligar.

          2. Avatar de João
            João

            Não podes livrar te do ramal da EDP.

          3. Avatar de RC
            RC

            Pode sim, porque não pode ? é obrigatório ter a EDP às costas ?

          4. Avatar de Dinis
            Dinis

            João posso sim. Já vendem baterias em Portugal e já é legal auto produzir.
            Posso não querer tirar o ramal para ter energia de backup. Mas com ventoinhas ficas totalmente independente (se puseres “10” baterias da tesla também. É difícil ficares muito mais de 3/4 dias sem sol em Portugal).

          5. Avatar de RC
            RC

            10 baterias ou 10 modulos tesla ?

            Não sei qual o seu consumo, eu tenho a bateria de um carro batido, que tem 30 kwh, vou deixar passar o inverno para ver realmente posso desligar da rede, em termos de backup pondero um gerador a gpl.

          6. Avatar de Dinis
            Dinis

            RC: Essa bateria é muito melhor que a power wall da tesla que só tem 13.5 kWh máximos.
            E qual é o pico máximo? O powerwall da Tesla mais fraco tem 5 kW contínuos e 7 de pico…

          7. Avatar de RC
            RC

            Na verdade são 2 baterias, é uma bateria de um veiculo electrico antigo em que fiz um upgrade, uma carrinha com 23 anos, tinha 19 na altura, levou uns modulos de um tesla model s. A bateria velha tinha cerca de 14 kwh uteis, depois arranjei mais uns modulos de um carro também ele batido e juntei tudo. Agora tem +- 30 kwh.

            De pico não sei ao certo, está ligado a um sistema solar de 4.5 kw e a um inversor hibrido de 5kw.

      2. Avatar de Renato
        Renato

        E já não vamos falar do preço dos eléctricos.. Coloco gasolina durante alguns bons anos

        1. Avatar de RC
          RC

          Pois, até que chega o dia em que já não mete.

        2. Avatar de Dinis
          Dinis

          Até que chega o dia em que 1 l de gasolina custa 5 euros…

  9. Avatar de Alex
    Alex

    Os motores i-dtec da Honda com norma Euro 6 não usa! Top!

    1. Avatar de RC
      RC

      Por isso mesmo foram descontinuados.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Olhe que não, olhe que não, olhe que não…
        Se a Honda quisesse seguir o caminho mais fácil teria incluído o adblue, como a grande maioria das marcas. Mas não, alterou o motor para cumprir a norma.
        A norma Euro 7 é que veio para acabar com os diesel!

        1. Avatar de RC
          RC

          Olhe que sim, é um facto:

          https ://observador.pt/2019/09/25/honda-acaba-com-diesel-na-europa-mas-nao-so/

          1. Avatar de Alex
            Alex

            Como eu disse: a norma Euro 7 veio para acabar com os diesel e à Europa só interessa os elétricos, independentemente da poluição que pode gerar noutros países. Mas onde eu queria chegar era ao Adblue – a Honda nunca quis introduzir nos seus motores – melhorou-os e cumprem as normas enquanto os outros com o aditivo, enfim…

          2. Avatar de RC
            RC

            Não veio, os fabricantes é que não conseguem fazer melhor, tanto que é a 7, ou seja, houve 6 antes.

            E não, não querem eléctricos, querem carros de baixas emissões, e sim tem a ver com a poluição global em todos os níveis e noutros países, por isso escolherem os eléctricos. Os a combustão também fazem noutros países, não tem cá petróleo pois não ?

            Não precisa de inventar, os ambientalistas fazem o trabalho deles, a não ser que seja um.

            A honda foi experta, como a procura por carros a diesel estava a diminuir, preparou-se para outras vertentes onde tem o seu mercado sem andar a gastar milhões com adblue’s e adtretas.

            Sim, melhorou os a gasolina, que não precisam de adblue para cumprir as normas.

          3. Avatar de Opiniões da treta
            Opiniões da treta

            Para deixar-mos de poluir temos de voltar às cavernas, comer o que a natureza nos dá, matar os animais com um pau afiado e largar toda a tecnologia que nos faz feliz!
            Não há milagres!

          4. Avatar de RC
            RC

            E quem disse que é para deixar de poluir ?

  10. Avatar de RS
    RS

    Em último caso vai água destilada para o depósito AdBlue.

    1. Avatar de rui
      rui

      é +/- 1/3 urina + 2/3 água destilada

      1. Avatar de RC
        RC

        Urina . Ehehehe

    2. Avatar de Jon
      Jon

      Meter areia på enganar o sistema

      1. Avatar de RC
        RC

        Isso, urina + areia = ureia

        Loool

        1. Avatar de deeppurple
          deeppurple

          A Mercedes tem viaturas a diesel com adblue.

    3. Avatar de iDroid
      iDroid

      Com um pouco de urina adicionada a coisa vai lá.

  11. Avatar de Jon
    Jon

    Que é isso? Nnc ouvi flr nem nnc meti uma gota desse produto

  12. Avatar de justino
    justino

    Modernices sem qualquer utilidade.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Estou a ver que gostas de ir na trazeira de carros a diesel…

      1. Avatar de RC
        RC

        Temos de fazer um teste, uma hora dentro de uma garagem com o carro a trabalhar, depois vemos quem fica com melhor saúde.

        Sabe muito bem andar de mota como eu faço atrás dessas chocolateiras fogareiros a deitar fumo preto, nem as camisas escapam de ficar pretas.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @RC tens bom remédio usa camisas pretas que já não notas nada 🙂 simples

          1. Avatar de RC
            RC

            😀 😀 😀

  13. Avatar de Vasco
    Vasco

    Os carros individuais são o lado menos importante do problema. Todos os camiões modernos usam adblue, e aí sim, a questão torna-se bastante aborrecida e adquire outra dimensão. É que sem camiões a circular coisas como as batatas que se compram nos supermercados vão começar também a escassear.

  14. Avatar de Eccamilo@netcabo.pt
    Eccamilo@netcabo.pt

    Sem problema. Mija-se para o depósito.

  15. Avatar de André
    André

    E primeiro acaba a UE antes dos diesel

    1. Avatar de RC
      RC

      Então ? Acabou também das outras vezes ?

    2. Avatar de José Alberto
      José Alberto

      Por este andar também acho que sim

  16. Avatar de Dinis
    Dinis

    Eu tenho uma pergunta: Se não se puser adBlue o carro deixa de andar?
    É que se não deixa de andar estou a ver muita gente deixar de pôr e pronto…

    1. Avatar de RC
      RC

      Sim, deixa de andar. No máximo anda em modo LIMP.

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        Ok. Obrigado. E se eu puser só água destilada?

  17. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Não sei se sabem mas é possível o carro andar sem adblue, basta desabilitar na Centralina, o carro não pode e receber atualizações, tenho alguns colegas todos com carros da marca Peugeot e com problemas no deposito de adblue e como só se vende o conjunto deposito e bomba e são caros e como pelos vistos o adblue é corrosivo o problema vai voltar a acontecer a solução é desabilitar.

    1. Avatar de o consciente
      o consciente

      1) o carro se andar sem adblue não está a cumprir as normas (da vistoria e da saúde)

      2) os peugeot têm problemas no adblue NÃO porque é corrosivo, mas porque a peugeot NÃO meteu uma válvula no depósito e passado uns tempos no depósito e queima a bomba!!! Há vários países que obrigaram a peugeot a pagar multa e a substituir todos os defeituosos por correctos para toda a vida (ou seja, enquanto houver conjuntos defeituosos).

      Versão Portugal: a peugeot NÃO faz nada, obrigada o coitado do cliente a pagar e ainda dá a impressão que a culpa é do adblue. E ainda acham que as normas estão aí para chatear a malta e que é fixe contornar. Enfim…o habitual de países limitados.

      Eu e vários do meu trabalho têm Audi com adblue (modelos diversos), já percorremos centenas de milhares de km e zero problemas.

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        O português não quer saber de normas… quer saber se o carro anda ou não… Ou achas que os chaços que andam para aí passavam a inspeção se isto fosse um país sério?

        1. Avatar de Metal
          Metal

          Não vás tão longe.
          Dou-te o exemplo.
          Tenho um BMW 2002 a Gasolina aquilo bebe 13/14 aos 100km manda manda CO que até doi nos olhos e é isento de iuc.
          Depois um citroen 1.6cc HDI com FAP paga 165€ de IUC.
          É um país super normal.

  18. Avatar de Sigsegv
    Sigsegv

    Desculpem lá, mas não basta urinar numa garrafa e misturar um pouco de água? É que tanta coisa para comprar mijo?

    1. Avatar de RC
      RC

      É isso tudo, até lhe sugiro que crie um negócio, em vez de as pessoas pagarem para ir a uma casa de banho pública, você paga para as pessoas mijarem para si.

      😀 😀

  19. Avatar de Zezinho
    Zezinho

    Bla bla bla sempre a mesma conversa da treta dos papa-pilhas…

    1. Avatar de RC
      RC

      Este distrai-se. Loooool

      Já anda a sonhar com pilhas….