66% concorda que o comércio feche mais cedo para poupar energia

54 Comentários

Os alertas para a poupança energética, entre outros recursos, são mais do que muitos. E depois das ameaças da Rússia em cortar o fornecimento do seu gás a vários países, nomeadamente da Europa, torna-se ainda mais fundamental aplicar determinadas estratégias para reduzir o consumo para garantir o recurso no inverno.

Assim sendo, questionámos os nossos leitores sobre se estes concordam que o comércio adote algumas medidas, como fechar os estabelecimentos mais cedo, para poupar energia. E a maioria concorda! Vamos conhecer todos os resultados.


Concorda que o comércio adote medidas, como fechar mais cedo, para poupar energia?

Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 1.499 respostas obtidas.

E de acordo com os resultados, a maioria dos leitores, com 66% dos votos, dizem que concordam com a adoção de medidas por parte do comércio para poupar energia, nomeadamente a estratégia de fechar os estabelecimentos mais cedo (986 votos). Por sua vez, os restantes 34% mostram-se contra estas medidas (513 votos).

Resultados em gráfico

Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados desta questão.

Nos comentários feitos ao artigo desta questão, as opiniões também se dividem. Do lado de quem concorda surgem testemunhos de pessoas que já trabalharam em centros comerciais, por exemplo, e garantem que não se justifica que estes estejam abertos até tão tarde e também quem defenda que é mais do que suficiente se o comércio estiver aberto até às 18h. Já do lado de quem não concorda, há quem mencione que tal poderá levar ao desemprego e que se deve analisar cuidadosamente o impacto que tal terá no comércio. Também há quem concorde com as medidas, mas apenas aplicadas às grandes superfícies comerciais e não ao comércio tradicional.

Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos então agora se concorda que o comércio adote medidas, como fechar as portas mais cedo, para poupar energia.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Estaria disposto a ter publicidade num serviço para pagar menos mensalidade do mesmo?

  • Não. (71%)
  • Sim. (29%)

Total Votos: 1.626

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Não concordo, porque há outras medidas que se podem tomar para baixar o consumo de energia.
    Só nos sistemas de climatização podiam baixar significativamente o consumo de energia.

    1. Avatar de David
      David

      Antes de os desligarem, apenas e só os saber. como deve ser ajudaria a baixar esses mesmos consumos! claro que nunca o mesmo que estarem desligados mas seria já uma ajuda!

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Ainda ontem entrei num supermercado às 21h, e estava um gelo lá dentro, um abuso. Depois também há aqueles supermercados ainda com expositores refrigerados sem portas, onde aquilo está o dia e a noite a trabalhar à força toda para manter a temperatura. E ainda me recordo das arcas congeladoras destapadas, vá lá que isso já mudou.

    3. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Não concordas, porque há outras medidas?! E tomarem-se estas e essas outras, não?

  2. Avatar de Jota
    Jota

    Aposto que muitos destes investem em criptomopedas, cuja a sua “produção” consume energia até dizer chega!

    1. Avatar de David
      David

      e vamos falar disso? Uma inteira população que há muitos anos tem um horário que ajuda a empregar outras tantas pessoas e mesmo assim, querem mudar da noite para o dia… so pq acham que irão reduzir os custos de electricidade?
      Claro as empresas pagarão menos mas as nossas casas estarão ligadas… seja tv, seja cozinhar, seja a fazer outras inúmeras coisas… sim, por o horário de inverno vem ai e a noite cai cedo!
      Não basta dizer que se quer algo… mas sim é necessário criar meios para…
      tanto por onde começar… e ainda não estamos todos com viaturas eléctricas… imaginem se estávamos todos com viaturas eléctricas! o caos que seria!!!!

      Mas cá vamos!

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        O consumo residencial é muito inferior ao consumo comercial/industrial.

    2. Avatar de OBravo
      OBravo

      Pode-se tambem começar por limitar os carregamentos automoveis o carregamento é de alta tensão.
      usem a bicicleta.

      1. Avatar de RC
        RC

        Toda a energia que chega a qualquer lado vem de alta tensão.

        Também podemos parar as refinarias e fechar as bombas, por cada litro de combustível é mais de 1 kWh gasto.

        Andem de bicicleta.

  3. Avatar de SPr
    SPr

    Isso.. Fechem restaurantes, gasolinas. Aproveitem e fechem tambem o SNS.

    Logo mudam de ideias. Essa coisa de energia é só bullshit.

    1. Avatar de David
      David

      A crise energética está apenas e só no inicio…
      Se com isto já estamos como estamos imaginem quando estivermos todos com viaturas eléctricas, com baterias para reciclar (as que usamos hoje já não sabemos o que fazer com as mesmas, imaginem depois com as restantes), etc etc etc etc…
      Uma central, enorme está em risco… imaginem quantas precisaríamos para suportar a população europeia… e quantas temos… e ainda assim algumas serão encerradas, outras provavelmente construídas… mas apenas para encher bolsos… pq se algo correr mel esses num ápice estarão longe… o zé povinho esse nem vale a pena correr…
      Mas aqui o importante é que não temos infra-estruturas para o que iremos consumir de energia eléctrica…

      1. Avatar de Ze Maria
        Ze Maria

        Nao diga isso Sr. David!
        Olhe que os ambientalistazinhos de trazer por casa vão dizer que isso não é verdade. que as baterias são reciclaveis quase 100% e que a alternativa é usá-las para armazenar energia dentro de casa.

        1. Avatar de RC
          RC

          Por acaso ele e você é que parecem ser os maiores ambientalistas do sítio, senão não estavam preocupados.

      2. Avatar de RC
        RC

        Nao sabe o que fazer com elas ?

        Quantas tem aí é quanto quer por elas ?

    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Não tens tempo que chegue para andar nas lojas? Ou tens medo que o telhado de casa te caia em cima?

  4. Avatar de roberto
    roberto

    Nao mudem para a hora inverno

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      looolll +1
      ganda ideia adiantar 2 horas a hora de inverno, partilha com os inuteis incompetentes dos “lideres” Europeus!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Sabem que no inverno as noites são mais longas certo?

    2. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      A hora de Verão é que é a errada. A hora muda é no Verão. No Inverno volta ao “normal”

  5. Avatar de Micas
    Micas

    E os carros elétricos? Tb se podem fechar mais cedo?

    1. Avatar de David
      David

      claro… não podes ligar nada eléctrico entre as 19h e as 7h do dia seguinte… tudo fechado e não pode haver consumo nenhum… temos que “pouipar”!

      1. Avatar de RC
        RC

        Então e se tiver um que carrega com o Sol ?

        Não posso ligar nada ? Onde é que está esse anúncio ?

        Eu por acaso nem preciso, praticamente toda a energia que consumo sou eu que produzo.

  6. Avatar de aj
    aj

    podiam começar por os comércios não manter as portas abertas com o ar condicionado ligado. Na agua, comprar uma agulheta para a mangueira do jardim em vez de utilizar o dedo…., quando voltam a torneira para fechar a agua, ja vai uns litros de agua á vida. já não estamos em 1940.

  7. Avatar de Vitor Soares
    Vitor Soares

    Os unicos que vão sofrer são os pequenos comércios. Os Shoppings vão continuar sem qualquer alteração e a consumir.

  8. Avatar de Azeite
    Azeite

    Fechar restauração à noite e ao fim-de-semana e hotelaria somente aberta em dias uteis. Velocidade máxima de 60 Km/h para veiculos electricos. Há que dividir os sacrificios.

    1. Avatar de RC
      RC

      E para os outros também, pensa que consomem pouca electricidade ?

  9. Avatar de LA
    LA

    O comércio nunca deveria de estar aberto aos Domingos, Feriados e depois das 22 horas. Em Espanha foram educados a respeitar os outros e o seu direito de folga, ao fim de semana.
    Não há nada como nos colocarmos no lugar dos outros, em vez de pensarmos só, no nosso próprio umbigo.

    1. Avatar de David
      David

      Se nunca usou nada, nenhum serviço ou necessitou de algo após sábado 13h! Então está de parabéns!
      Contudo olhe para a maioria das pessoas que ganham a vida nesses horários, esses que diz que devemos pensar no bem do próximo e não sermos egoístas!
      Depois a essas mesmas pessoas e outras a começar provavelmente por si, deixe a cidade e vá trabalhar nos campos baldios para voltar a ter a agricultura que tivemos há poucos anos atrás! Agricultura essa nos retirada de força de toma lá um bombom e vai a procura de uma vida melhor… só que não! Não deu para todos!
      Ah e já agora, aos que usam rendimentos mínimos e poderiam estar a limpar florestas e a cuidar do espaço público e até a servir como exemplo de educação para futura geração… poderíamos até reduzir despesa pública pq já estamos a empregar pessoas mas as que pagamos muitas delas estão a ser pagas para ir apenas fazer uma cruz no boletim de voto, só para não perderem o tacho “do não fazer nada”
      Se fôssemos outros países… ou geridos por outros estados talvez não sofrêssemos de Alzheimer’s momentâneos apenas pq interessa…
      Mas agora, vamos lá fechar tudo e voltar a ter horários onde possamos passar Domingos em família, etc etc… mas não olhemos aqueles que por causa da nossa boa ação, ficaram sem poder dar de comer a famílias, que perdem casas e outras coisas só porque, vá lá, não queríamos pensar no nosso umbigo!
      Meu caro(a)(e), as coisas não se mudam da noite para o dia! Nem s’empire exigir aos países que mudem os seus hábitos sem lhes criar meios para colmatar a outra face que podemos não estar a ver…
      Devíamos sim, lutar contra uma guerra…
      Devíamos sim ter o direito de retirar do poder e sem medos quem não gere bem a sua casa!
      Devíamos ter direitos e deveres pq o país, seja ele qual for é de um povo e não de um presidente ou de um ditador! Um ditador sem povo não é nada…
      Um país sem povo não é nada…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Por isso é que nesses dias os espanhóis enchem Portugal, porque está tudo fechado em Espanha…

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Hospitais, bombeiros, polícia, militares, piquetes 24h de diversos serviços deviam fazer o mesmo, a partir das 22h deviam parar e retomar ás 9h do dia seguinte.

  10. Avatar de É para poupar? Ou é só demagogia?
    É para poupar? Ou é só demagogia?

    Adoptem o teletrabalho sempre que possível a ver se não se poupa em combustíveis.

  11. Avatar de JS
    JS

    Tantos problemas não são os utilizadores que pagam?
    E pagam muito!
    Se quiserem recuem 40 anos e temos aberto estabelecimentos/lojas até as 13 horas de sábado, voltando abrir segunda-feira
    voltavam abrir

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não precisa tantos anos. Ainda me recordo de hipermercados encerrados ao domingo. Só que aí era a desculpa do comércio tradicional, todo ele encerrado ao domingo

  12. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Se vamos cortar no que gera riqueza em Portugal ( sim, Portugal é um país de serviços!!! ), por uma suposta redução de 10% no consumo de energia, fiquemos a aguardar a quebra e a perda de alguns empregos.

  13. Avatar de Joseph Goebbels
    Joseph Goebbels

    fechem tudo vamos todos viver como Hippies com muita paz e amor vivendo em florestas caçando a nossa comida a hora de mudar o rumo da nossa vida e agora ou nunca

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      As florestas arderam, não há nada para caçar…

  14. Avatar de secalharya
    secalharya

    Desliguem os radares para poupar energia.

  15. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Tenho um plano melhor e ultra eficiente.
    Correr com o PS, obrigar todos os elementos da Comissão Europeia a renunciar, deixar de suportar o regime fascista de Kiev com dinheiro e armas, acabar com a OTAN e principalmente expulsar todos os militares norte americanos da Europa.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E colocar o PCP no poder claro não é?

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Já saudaste hoje o quadro lá de casa com o teu Führer Putin? Olha que deves bater as botas quando esticas o braço!

  16. Avatar de º-º
    º-º

    Por mim era os governos imprimirem mais uns biliões de € e fechar as empresas no inverno e o governo a manter o povinho.

  17. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    E se não k8daasem para a hora de inverno? Teríamos. Mais sol logo não era preciso fechar mais cedo

  18. Avatar de john
    john

    Quando vier o inverno e os preços a disparar ainda vão todos dizer que a culpa é do Zelensky!

  19. Avatar de Profeta
    Profeta

    Agenda a ser cumprida. Eles sabem-na toda.

  20. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Para já devia-se era fechar a Assembleia da Republica pois gasta muita energia e só produz leis que nem o velho do Restelo se lembraria. A seguir era cortar a eletricidade à embaixada da Rússia e da Bielorrússia só por nos tramarem.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Samuel, que eu saiba foi a UE a ter a ideia de sancionar importações da Rússia e não o oposto.
      É só para ver a coisa pelo lado realista…

  21. Avatar de Aí aí ai
    Aí aí ai

    Enquanto os burros da população não perceber que mais de 60% do consumo vem das ‘ corporate companies’, seremos sempre nos a pagar… eu discordo 100% com isto. A acontecer deveria de haver cortes Iara as grandes empresas, mais drásticas!
    Andam os (pequenos) do comércio a sofrer para as grandes baleias andarem na descontra

  22. Avatar de Manuel Cruz
    Manuel Cruz

    Deviam olhar primeiro para o lado da indústria e depois para o lado do comércio. O comércio podia quanto muito, em alguns casos abrir mais tarde, fechar mais cedo, mantendo os horários das restantes actividades não faz sentido. Parece-me que seria a altura ideal para uma revolução na organização laboral, semanas de 4 dias, horários de 6 horas, sextas-feiras passarem a 1/2 dia de trabalho, etc…
    E aproveitem e acabem de vez com o maldito acerto da hora no Inverno.

  23. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Eu acho que só deveria haver electricidade na hora em que joga o Benfica e na hora da novela das nove, seja ela qual for porque nem sei o nome delas .
    Só isto já dá para entreter o tuguita e mantê-lo quieto.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o coleccionador de casas

  24. Avatar de Cardboard
    Cardboard

    Não seria interessante o caso de poupar energia implantando um horário de verão turbinado?