(Re)Venda de Bilhetes para os Coldplay: atenção ao crime de especulação!

30 Comentários

Ontem foi um dia louco para os fãs da banda britânica ColdPlay! Em poucas horas foram anunciadas 4 datas para quatro concertos e os bilhetes “voaram”. Como é normal, há quem compre bilhetes para posteriormente os vender acima do preço.

Mas sabia se o fizer está a cometer um crime de especulação?

(Re)Venda de Bilhetes para os Coldplay! Atenção ao crime de especulação


Há bilhetes à venda para os ColdPlay à venda por 1000 euros

A especulação com bilhetes para concertos é comum sempre que os espetáculos esgotam. Segundo algumas publicações na internet, há já bilhetes à venda por 1000 euros para concerto dos Coldplay. Neste caso estamos perante um crime de especulação que pode levar à prisão de 6 meses a 3 anos e multa não inferior a 100 dias.

Segundo uma publicação recente da PSP…

Especulação é crime, de acordo com o artigo 35º do DL n.º 28/84, de 20 de Janeiro
  • 1 – Será punido com prisão de 6 meses a 3 anos e multa não inferior a 100 dias quem:
    • a) Vender bens ou prestar serviços por preços superiores aos permitidos pelos regimes legais a que os mesmos estejam submetidos;
    • b) Alterar, sob qualquer pretexto ou por qualquer meio e com intenção de obter lucro ilegítimo, os preços que do regular exercício da atividade resultariam para os bens ou serviços ou, independentemente daquela intenção, os que resultariam da regulamentação legal em vigor;
    • c) Vender bens ou prestar serviços por preço superior ao que conste de etiquetas, rótulos, letreiros ou listas elaborados pela própria entidade vendedora ou prestadora do serviço;
    • d) Vender bens que, por unidade, devem ter certo peso ou medida, quando os mesmos sejam inferiores a esse peso ou medida, ou contidos em embalagens ou recipientes cujas quantidades forem inferiores às nestes mencionadas.
  • 2 – Com a pena prevista no número anterior será punida a intervenção remunerada de um novo intermediário no circuito legal ou normal da distribuição, salvo quando da intervenção não resultar qualquer aumento de preço na respetiva fase do circuito, bem como a exigência de quaisquer compensações que não sejam consideradas antecipação do pagamento e que condicionem ou favoreçam a cedência, uso ou disponibilidade de bens ou serviços essenciais.
  • 3 – Havendo negligência, a pena será a de prisão até 1 ano e multa não inferior a 40 dias.
  • 4 – O tribunal poderá ordenar a perda de bens ou, não sendo possível, a perda de bens iguais aos do objeto do crime que sejam encontrados em poder do infrator.

(Re)Venda de Bilhetes para os Coldplay! Atenção ao crime de especulação

A presidente executiva da plataforma Ticketline, Ana Ribeiro, revelou que a procura por bilhetes para os concertos de Coldplay em Portugal atingiu um nível histórico, sem precedentes no país.

Criados em janeiro de 1998, em Londres, os Coldplay assinaram o primeiro contrato discográfico um ano depois, quando já estavam a abrir para bandas como Catatonia e a passar na Radio 1 da BBC.

A banda lançou o primeiro disco, intitulado “Parachutes”, em 2000, ano em que fizeram a primeira digressão em nome próprio, apenas no Reino Unido, onde esgotaram a totalidade das datas.

Desde então, já lançaram mais oito discos de estúdio e passaram múltiplas vezes por Portugal, desde o festival Paredes de Coura em 2000 até 2012, no Estádio do Dragão, no Porto.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muita da culpa é de quem vende tambem ..

    Qual é a dificuldade de colocar bilhetes nominativos ?

    Acabava a mama !

    1. Avatar de José Alves
      José Alves

      Não fazem porque não querem. Assim não os vendiam tão depressa e não embolsavam o dinheiro todo tão rapidamente. Mas convém não esquecer que, em certas situações de impossibilidade, dá jeito poder transmitir o bilhete para outra pessoa.

      1. Avatar de mike
        mike

        José Alves, por isso mesmo é que existe o seguro de bilheteira (1€) para o caso da tal impossibilidade de comparecer no mesmo. O dinheiro é devolvido na totalidade.
        Por isso, essa “desculpa” não pode surgir como argumento…

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A empresa quer é dinheiro, querem lá saber dos negócios paralelos.

      Podiam facilmente integrar a autenticação do cartão do cidadão para só portugueses humanos de verdade conseguirem comprar bilhetes, eventualmente limitado a 4 bilhetes por pessoa, só permitindo essas pessoas autenticadas durante 1 semana, e depois abriam a compra a todos (ou seja: às máquinas de empresas de especulação que compram tudo em poucos segundos se lhes interessar comprar).

    3. Avatar de Joe
      Joe

      Mas isso faria o quê em concreto?

      “Os bilhetes, em regra nominativos, são constituídos por duas partes, identificáveis como pertencentes ao mesmo bilhete, representando a que fica em poder da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a matriz da aposta e a outra, que fica em poder do concorrente, o recibo.”

    4. Avatar de Pinto
      Pinto

      Os bilhetes VIP são com nome e intrasmissiveis…

  2. Avatar de pedro
    pedro

    os “inteligentes” vendem no OLX…hahaha

    1. Avatar de Raven
      Raven

      Não,. dizem que trocam… É tão bom lixar quem gostava de ver a banda e não o vai poder fazer porque há cr0mos a tentar xul@r quem gosta… Não o meu caso, mas creio que a ASAE vai meter algum pessoal em sentido…

    2. Avatar de JP
      JP

      A culpa não é só de quem compra e revende para realizar dinheiro. A culpa até é mais de quem compra no mercado paralelo. Se em vez de reclamarem, fizessem o que é certo, que é não alimentar este mercado paralelo, eles só o faziam uma vez.
      Mas fala-se fala-se, e depois ajuda-se a que aconteça.

  3. Avatar de Francisco Cruz
    Francisco Cruz

    Vamos ver quantos vão ser presos… vou repetir para os mais desatentos… estamos em POR-TU-GAL ok?

  4. Avatar de Thomas
    Thomas

    Crime… Andam a comprar a ps5 a 500€ para revenderem a 750€ e ninguem diz nada….. Andaram a comprar graficas a 600€ para venderem a 1200€ ninguem diz nada… compram bilhetes de xpto ja vem historia… So compra quem quer. Simplesmente nao comprem as essas pessoas… facil.

  5. Avatar de milho
    milho

    Isto aplica-se a casas também ? Ou só a bens essenciais ?

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    O quê? Especular com os bilhetes dos Coldplay?
    20 anos de prisão.
    Pegar fogo à floresta? Vá para casa e apresente se de 15 em 15 dias na esquadra.
    Se não puder ir tb não faz mal.
    É este o país que temos….

  7. Avatar de Grunho
    Grunho

    Se lucrar é crime, então só os capitalistas estão acima da lei. Eles são tratados como príncipes,os pequenos especuladores são tratados como “pretos”. Admites isso no teu próprio país?

  8. Avatar de Bruno Costa
    Bruno Costa

    Entretanto no OLX:
    Encontrámos 259 anúncios

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Na FNAC, várias pessoas iam comprar 2, compraram 6 e ainda nem os tinham pago, já os tinham vendido, para irem gratuitamente.

    2. Avatar de Raven
      Raven

      Mas só para trocas 0_o

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tem um individuo a trocar um bilhete por uma RTX 390 ti lol, no OLX

  10. Avatar de milho
    milho

    Pessoas com bots a comprar dezenas de bilhetes a 100 euros e a revender a 10x mais . Não percebo qual o problema de fazer isto com bilhetes de concerto se se faz com tudo o resto.

  11. Avatar de Vitor
    Vitor

    Não percebo qual o mal? Afinal não querem um mercado livre? Se existe procura e não existe oferta é normal que o preço seja maior. Se eu comprar um carro e o vender mais caro…? Pois, é difícil, quando a politica se quer meter em tudo. Existem coisas importantes sim, como a lotação máxima (até por questões de segurança), que o espetáculo corra bem e que todos os funcionários sejam pagos, obviamente que todos os envolvidos tenham lucro (é este o principio de quem “vende” o seu tempo). Agora eu que só tive conhecimento deste espetáculo hoje, que adoraria ir, porque sou obrigado a não poder ir (pela lei)? Obvio que tenho de pagar mais, se afinal já não existe mais lotação.

    Estamos a caminhar para um estado que adora controlar a liberdade, em vez de se preocupar só com a segurança e a corrupção, de resto deixem a sociedade gerir-se a si mesmo.

    1. Avatar de o consciente
      o consciente

      É só chicos-espertos…

      1) é crime comprar bilhetes para cultura com o intuito de revenda

      2) se comprares casas para revender pagas taxa

      3) tens uma liberdade CONTROLADA. Isso significa que tens liberdade mas respeitando certos direitos. O mundo não é só para os chicos-espertos com bots e afins. Não sei se conheces a expressão de que todos têm telhados de vidro, um dos cai-te uma pedra em cima e queixas-te de que te fizeram o mesmo e não gostaste.

      Aqui para os chicos- espertos todos: é engraçado falar de liberdade quando vos dá jeito, no entanto se outros vos fazem o mesmo já não gostam. Um assaltante ou vigarista também gosta de liberdade quando é para o seu benefício, mas se lhe vem ao bolso (impostos por exemplo) já fala mal.

      Enfim, infelizmente em Portugal e países do Sul a consciência colectiva, social, etc é muito baixa e fraca. Logo querem ser como outros países, julgam que é só ter Internet xpto como esses países e admiram-se porque o país não funciona como esses “Ah a culpa é dos políticos”…. sim claro…é mesmo só dos políticos…

      Só demonstra que ainda há muito tua sem “dois dedos de testa”…

      1. Avatar de Raven
        Raven

        TOP… Há tanta criança que confunde liberdade com libertinagem. Só falam de direitos, mas os deveres??? Tá quieto

      2. Avatar de Jebus
        Jebus

        Bem verdade!

  12. Avatar de Negócio paralelo
    Negócio paralelo

    Se fossem os políticos e os amigos a terem milhões de lucro não era crime. Agora, sendo um tuga mais esperto já é crime de especulação.
    E além disso até podem pedir os tais 1000€, falta saber se alguém compra. Acredito que sim, nem que fiquem a dever a meio mundo.
    Isto é puramente a lei da oferta e da procura, mas não sendo orquestrada pelos poderosos logo é crime! País de gentinha miserável…

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Existem N situações assim e ninguém faz nada. Situações recentemente Playstation 5 e placas graficas, etc. Parvo é quem compra.

    1. Avatar de Raven
      Raven

      Isso não invalida o facto de ser crime… Deveriam ser sempre investigados estes abusos

  14. Avatar de pedro
    pedro

    os preços dos bilhetes na foto 150€…para duas horas ouvir sempre a mesma musica…os coldplay podem ter mais de 200 canções mas são sempre “iguais”
    agora para gastar em combustíveis ou bem essenciais é muito dinheiro.

  15. Avatar de André
    André

    Tirando o ponto 4 que efetivamente constitui um engano, todo o resto da lei é o estado de maneira ilegitima a querer intrometerse em um negocio entre duas partes para o qual o eatado nao foi chamado.

    Mas eles teem as pistolas portanto podem meter o bedelho em tudo.

  16. Avatar de Rodrigo Maia
    Rodrigo Maia

    Isto já me parece uma playstation 5 a 1000€
    Que rico negocio, o proximo vai ser o iphone 14 compra-se por 1000€ e vende-se por 2000€
    Devia ser proibido por lei vender a mais que o preço da compra

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu sempre ouvi dizer “tanto é ladrão quem rouba, como aquele consente”