AdBlock: Em 2023, bloqueadores de anúncios deixam de funcionar no Chrome?

47 Comentários

As extensões de bloqueio de anúncios nos browsers são muito populares, mas a Internet vive muito da publicidade e a Google parece querer acabar com tais extensões… ou pelo menos com a forma como funcionam atualmente.

Em janeiro de 2023, o AdBlock ou qualquer outro serviço de bloqueio de anúncios irá deixar de funcionar?

Usa o AdBlock no Chrome? Em 2023, os bloqueadores de anúncios vão deixar de funcionar


É o fim do AdBlock

Um documento interno partilhado com a equipa de developers de extensões do Chrome, revela os planos da Google para o desenvolvimento destas ferramentas.

Pelo que se pode ver, em 2023 o Manifest V2 será alterado pelo Manifest V3 e isso poderá dificultar a criação de produtos que bloqueiem os anúncios.

De que forma serão os utilizadores afetados?

Na verdade, ao contrário do que algumas fontes estão a avançar, as extensões de bloqueio de anúncios não deverão desaparecer com esta mudança, apenas será mais difícil criar este tipo de ferramentas com base no Manifest V3. Em 2023. a Chrome Web Store deixará de aceitar atualizações para extensões existentes do Manifest V2, no entanto, os utilizadores que já têm o serviço não deverão ser afetados.

Ainda assim, a Google mantém a ideia de que o MV3 terá um enorme impacto no papel geral do bloqueio de anúncios na web moderna.

É evidente que, sendo a Google uma das maiores provedoras de publicidade do mundo, tenha como objetivo minimizar o impacto deste tipo de serviços. No entanto, o seu fim não estará assim tão próximo.

Atualmente, já são muitos os sites que bloqueiam informação importante sempre que detetam a utilização de ferramentas de bloqueio de publicidade, uma vez que é a publicidade que faz mover a internet com tantos profissionais a trabalhar nas suas mais variadas vertentes.

Também a Mozilla, para o seu Firefox estará regida pelas mesmas regras, no entanto, já avançou que mantém a porta aberta para formas mais sofisticadas de bloqueio de anúncios.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Brave + web3

    1. Avatar de deeppurple
      deeppurple

      Manifest V4

  2. Avatar de LA
    LA

    Em vez de “é a publicidade que faz mover a internet”, eu diria que, é a publicidade que faz da internet um lixo. Principalmente a publicidade intrusiva. Aliás a publicidade e as janelas, dos cookies. Estas duas coisas são uma verdadeira praga.

    1. Avatar de José
      José

      Nem mais! Autêntica praga que apenas destrói a imagem das empresas em vez de promover os seus serviços e produtos.

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      É um mal necessario, boa parte da internet é “gratuita” devido a publicidade.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se fossem todos como aqui na PPLWARE até nem era mau…

  3. Avatar de Bruh
    Bruh

    Bom, está na hora de voltar para o firefox. Penso eu de que…

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Por isso nunca de lá saí. O FF está cada vez melhor.

    2. Avatar de José
      José

      Sempre o utilizei a par do Edge. preferindo-o para o uso dos sítios bancários. Agora, faz mais sentido do que nunca. Já viram as páginas com publicidade? É praticamente impossível “navegar” sem interrupções sem sentido como as do Youtube, alguém liga àquilo, além de ficar à espera que os segundos passem? Eu ignoro ao ponto de nem saber o que se anunciou. A publicidade é útil com peso conta e medida, cumpre a função de informar, mas a partir de um certo ponto, é redundante e irritante.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Verdade, eu geralmente nem faço ideia da publicidade. Acabei criando um Adblock embutido, mesmo que tenha de esperar 5segundos 😀

    3. Avatar de secalharya
      secalharya

      Nunca mudei para o Chrome. O FF continua a ser o melhor IMO.

  4. Avatar de rgj
    rgj

    Firefox + Ublock Origin mandam cumprimentos…

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Brave = fraude

    1. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      Porquê?

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Sempre fui utilizador do Firefox. O que o Chrome faz o Firefox faz 100 vezes melhor e nunca tive problemas e arranjar uma solução para um problema que surja em pouco mais de 1 hora resolve-se com um pouco de pesquisa!! Me desculpem os que gostam do Chrome, mas para mim o Chrome é um lixo (e um comilão de recursos do PC)!!

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Firefox usa 73 vezes os recursos do Chrome… qualquer addon do firefox usa mais de 6000 processos, os do chrome são 250.
      É por isso que a Mozzila demora 8 semanas a aprovar um addon e, mesmo assim, passam tantos de mineração.

      1. Avatar de João
        João

        ???

        Fontes credíveis sobre esses processos e o uso de recursos, sff???

        E que eu saiba, a aprovação dos add-ons tem a ver com o facto de na google ser feita de forma “automática” enquanto na Mozilla é human-made (o que também explica o porquê de tantos add-ons maliciosos no Chrome quando comparado com o Firefox… Enfim, mais um atalho da Google para crescer rapidamente)

        1. Avatar de rgj
          rgj

          João, a resposta não é para si mas para o Manuel da Rocha.

      2. Avatar de rgj
        rgj

        Esteve ou está privado da atualidade??!! Porque para dizer esses disparates só pode ser algo do género!..

  7. Avatar de Bugio
    Bugio

    Não percebo porquê que alguém continua a usar a praga do Google, Microsofte afins.

    1. Avatar de trumpetas
      trumpetas

      vivaldi é outra anedota.

  8. Avatar de AJMS
    AJMS

    Vivaldi browser não necessita de addons para bloquear anúncios. aliás o Vivali nem precisa de nenhum addon, ele faz tudo nativamente.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O Opera também fazia… até os 7000 programadores terem começado a exigir pagamento.
      Quando te derem a escolher “ou pagas 50 euros ou aceitas 60000000000000000 anúncios por semana”, percebes.

      1. Avatar de AJMS
        AJMS

        Fazia ou faz, que eu saiba o Opera também tem add bloker nativo, pelo menos não necessita de instalar nada.

    2. Avatar de João
      João

      Sendo o Vivaldi Chromium-based (tal como o brave) vamos ver como vai ser daqui a uns tempos… As diferenças vão começar a acumular-se…

      Podem ter de fazer um fork definitivo do projecto… Ou pelo menos da parte dos add-ons

  9. Avatar de leoni
    leoni

    Uso o NextDNS pago e bloqueia tudo e em todos meus dispositivos entre outros recursos. Menos de dois dólares por um firewall em nuvem.

    O NextDNS protege você de todos os tipos de ameaças à segurança, bloqueia anúncios e rastreadores em sites e aplicativos e fornece uma Internet segura e supervisionada para crianças – em todos os dispositivos e em todas as redes.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Com o problema que o próprio browser usa 40% da ram disponível para minerar 6730 tipos de criptomoedas… grandiosa protecção.

      1. Avatar de leoni
  10. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Se for assim lá vou voltar de vez para o firefox.

  11. Avatar de Gomez
    Gomez

    Adguard versão paga.

  12. Avatar de João
    João

    Também a Mozilla, para o seu Firefox estará regida pelas mesmas regras?!?!

    APENAS por parte delas. A parte do manifest V3 que afeta os bloqueadores de publicidade NÃO VAI SER implementada no Firefox.

    O Brave e restantes browsers baseados no Chrome (que também não vão adoptar o MV3) é que poderão, eventualmente, ter a vida dificultada daqui a uns tempos…

  13. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Opera com Adblock de origem… Alternativas ao Chrome (que só gasta RAM) há muitas e no futuro muitas alternativas irão surgir no Github…

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    uBlock Origin.

    De nada.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O programador do uBlock Origin já avisou que com o Manifest V3 talvez não vá funcionar…

  15. Avatar de pobox
    pobox

    O que mais detesto é o pop-up “Damos valor à sua privacidade”

  16. Avatar de Infonabo
    Infonabo

    Brave browser e está o problema resolvido…

  17. Avatar de informado
    informado

    há tantos navegadores. Não sei como o Chrome ficará mas eu não uso o Chrome 😉

  18. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu utilizo o uBlock Origin + I don’t care about cookies (para retirar o raio das autorizações de cookies), mas se isso deixar de funcionar no Chrome com o Manifest V3 obviamente que irei mudar. O bom do Chrome é a sincronização com a conta Google.

  19. Avatar de WhiskasSaquetas
    WhiskasSaquetas

    A solução ideal chama-se PiHole …. esqueçam addons … PiHole amigos

  20. Avatar de WhiskasSaquetas
    WhiskasSaquetas

    A solução ideal chama-se PiHole …. esqueçam addons … PiHole amigos.
    Youtube e qualquer navegador de internet sem adds 😉

  21. Avatar de Fernando
    Fernando

    O pior é entrar num site e ter de fazer 10 cliques até chegar ao conteúdo. Ads, cookies, newsletter, chatbot, notificações, etc etc.
    E claro há aqueles que têm 20% conteúdo e 80% ads.

  22. Avatar de dude
    dude

    Firefox com ublock origin, dá para 98% de toda a navegação, sem problemas. Sites mais pesados e que não exija tanta segurança é o vivaldi. Tem um desempenho incomparável ao Chrome.

  23. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Se a propria google garantir que o chrome fica com os mesmos criterios que o Adblock dentro do chrome…podemos mandar fora essas aplicações, senão é esperar que uns meses depois aparecem versões novas a fugir a esse “codigo”

  24. Avatar de aldo gonsales lima
    aldo gonsales lima

    eu sempre usei o chrome mas, agora com essas ideias aí, agora vou começar a testar outros navegadores até achar um que faça mais com menos atrapalhos…