Internet: Afinal como estamos de cobertura em Portugal?

23 Comentários

Quando se fala em Internet é comum dizer-se que Portugal tem das melhores infraestruturas da Europa… e não é um rumor como muitos outros. As operadoras têm apostado em novos equipamentos e tecnologias e isso nota-se em quase todo o país.

Segundo dados recentes, Portugal tem a sétima maior cobertura de internet de alta velocidade na UE em 2021.

Internet: Afinal como estamos de cobertura em Portugal?


Portugal é quinto com mais conectividade em zonas pouco povoadas

De acordo com a Eurostat, Portugal era, em 2021, o sétimo Estado-membro da União Europeia (UE) com maior cobertura de internet de alta velocidade, num total de 90,5%, sendo também o quinto com mais conectividade em zonas pouco povoadas.

No ano passado, 70,2% das casas no espaço comunitário dispunham de cobertura de internet de alta velocidade, o que compara com 16% em 2013.

Por país, a cobertura de internet de alta velocidade foi maior, em 2021, em Malta (100%), Luxemburgo (96%), Dinamarca (95%), Espanha (94%), Letónia (90,7%) e Holanda (90,6%), seguindo-se Portugal (com 90,5%) em sétimo lugar.

Internet: Afinal como estamos de cobertura em Portugal?

O gabinete estatístico adianta que a conectividade da internet de alta velocidade também melhorou em áreas pouco povoadas na UE, já que, entre 2013 e 2021, a cobertura de residências nas zonas com baixa densidade populacional aumentou de 4% para 37% no espaço comunitário.

Malta teve novamente a maior cobertura de internet de alta velocidade em zonas pouco povoadas em 2021, seguindo-se o Luxemburgo, Dinamarca e Holanda (todos 79%), enquanto as menores percentagens se verificaram na Grécia (0%), República Checa (7%) e Finlândia (12%).

Portugal foi o quinto país da UE com maior conectividade em internet de alta velocidade em zonas de baixa densidade populacional no ano passado, com uma cobertura de 75,9%.

Em 2021, a Comissão Europeia estabeleceu como objetivo para 2030 alcançar uma conectividade de alta velocidade em todos os lares da UE e uma cobertura de 5G para todas as áreas povoadas.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SPr
    SPr

    O 5G é uma patetice, absurdo. Vocês sabem quantas marcas estão se a aproveitar do 5G?

    Smartphone marca X ou Y 5G +20€ ou 50€ paus em cima! Ridiculo.

    Versão sem 5G mais barato. Deviam proibir este tipo de pratica comercial. Ou fazem ou não fazem. É no mínimo estranho! Nunca antes vi 3G ou 4G num titulo de um modelo.

    Agora vamos ao 5G, não tem nada de extraordinário. Ah e tal mas é menos 6 segundos e tal. Mentira. Eu próprio desligue o 5G do meu telemóvel.

    Facilmente consume dados moveis rapidamente que o 4G mais que testado e aprovado. Não noto diferenças nenhumas.

    Não sei o porquê de quererem insistir no 5G, quando nem 4G de cobertura nacional tem o suficiente. Preocupem-se com isso primeiro e depois sim façam o upgrade.

    É ridiculo, eu prefiro mil vezes a Internet Fixa que a móvel. 5G é apenas mais rapido de resto não vale o que pedem.

    Excepto para empresas, hospitais e serviços estritamente necessários e essenciais. De resto não é útil.

    Procurem antes invistir em zonas rurais em internet fixa isso sim é uma mais valia. Em vez de andarem com a porcaria do 5G a anunciar em todo o lado.

    Agora por o Smartphone suportar ligação 5G já custa o dobro uii.. Ainda bem que sou persistente e teimoso. Nunca mas nunca iria dar +30€ ou +50€ só para ter o modelo 5G. O 4G (LTE) basta e é suficiente nao noto problemas nenhuns.

    Façam o mesmo! Em vez de investirem nas zonas e cidades e aldeias pequenas usam a desculpa do 5G que vai prometer tal coisa e tal isto… A malta engole isto facilmente.

    E o melhor a malta não so engole e aceita, como ainda há aldeias e cidades sem cobertura fibra! Com ADSL.

    Preocupem-se é na Internet Fixa e em ter rede no mínimo dos mínimos. Isso do 5G tal como disse é mais para empresas e por ai fora.

    Faz me confusão quem acredita e cai nestes pseudo negócios. Nunca o 3G ou 4G foi feito algo semelhante. Publicidade sem noção, enganosa e tontas por parte da NOS e MEO.

    Como disse há zonas que nem cobertura suficiente de 3G ou 4G têm. E muitas delas ainda em ADSL.

    A ANACOM poderia deixar de dar tanto ênfase ao 5G e passar mais por tentar investir em zonas, cidades, aldeias onde a rede faz falta nas escolas e casas dos portugueses. A malta quer é fibra.

    Cuidado com esse negocio do 5G. E nao há desculpas. Mas se nao comprares os modelos 5G vais ficar dependente. Naah, o 3G ainda funciona imagina o 4G…

    Palermice total.

    1. Avatar de João Cartaxo
      João Cartaxo

      Nunca antes viste 3g ou 4g num título de venda de telemóveis? Então ainda és muito novo… Já não é de agora pagar mais por outra versão. É se um chip é mais caro que outro é lógico ser mais caro.

      1. Avatar de rSP
        rSP

        Eu tenho idade e sou do tempo até do ADSL e dos telemóveis sem touch screen.
        O 5G é puro marketing, com 4G funciona da mesma forma.

        Se da velocidades maiores e mais rapidas? Sim, mas é minimas. No caso de teres plafond de 10GB gasta muito mais rápido que o 4G.

        Eu próprio já fiz o teste, o 4G dura quase o mes inteiro enquanto 5G a meio do mês já la foi. Mesmos hábitos, mesmos sites, mesmos conteúdos consumidos.

        Por tanto sei bem do que falo, alem disso existe todo uma politica de marketing agressiva e abusiva a volta do 5G.

        Só tretas! Desde quando é que preciso ter 5G no titulo de um smartphone? Não basta na descrição? Qualquer dia metem 5G/6G/7G por mais 80€ paus.

        Só cai nisto quem quer! Eu cá ainda compro telemóveis sem 5G se o preço compensar mais. Não sou otário para pagar um marketing agressivo e abusivo nas quais todos caem.

        Não não faz diferença. Só se fores um nerd que não sai de casa ou não tem vida social, ai faz diferença. E vivas do Gaming, Informática de resto não há diferença nenhuma para um utilizador normal numa sociedade normal.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Desculpa lá, eu aqui uso o 5G para questões de hotspot (sou da NOS) e nota bem uma diferença, e não venham dizer que não…
      4G nem sequer 5 de download batias, 3G nem sinal tinhas e 5G estava lá… a dar com certeza mais de 100 megas no download.
      Agora, tenho de concordar que a propaganda que fazem também não é das melhores, mas que eu já cheguei a ver smartphones até com.3G no nome, já.
      Porém, o 5G é um salto (e tanto) para as zonas rurais, e a cobertura da NOS nessas zonas o diga.

      1. Avatar de rSP
        rSP

        Se te preocupasses em cobertura fixa que é melhor e garante melhor ligação seja para trabalho remoto ai sim era melhor.

        Força da continuidade e apoia esse marketing agressivo e abusivo do 5G é o que eles querem, internet com plafond e limites novamente para pagares! Porque é “5G”

        Em vez de zelarem pelas vossas aldeias, cidades que ainda têm ADSL e pedirem fibra em vez de 5G já era bom, mas isto sou eu.

        1. Avatar de Bruno Silva
          Bruno Silva

          Mas quem falou que eu também não apoio a cobertura de serviços fixos por fibra?
          Eu até à pouco tempo também recebi fibra, antes tive de me contentar com um 4G que estava sobrecarregado, e sei bem a dor de cabeça que vem disso.
          E eu também não manifestei apoio ao marketing que agora existe, e que sejamos sinceros, já enjoa e de que maneira. Mas que todos nós temos de admitir que o 5G é um salto tecnológico, sim, temos de dizer a verdade.
          Porém, nas zonas onde para já não existe fibra, que soluções podem ser propostas? ADSL? Coaxial (que deve seguir a mesma ideologia da fibra, digo eu)? Ou então, sei lá, sugerir um 3G ou 4G sobrecarregados, que têm menos capacidade do que o 5G? Ter eu, a trabalhar no terreno, de suportar um sinal 4G+ que nem me é capaz de entregar uns míseros 10 Mbps e comunicação estável, como é que me posso safar nestes casos? A solução que encontrei é simples: foi o 5G.
          Para além que temos aqui uma possibilidade de melhorar a qualidade da internet que é disponibilizada nas zonas mais remotas do país. Aonde tenho familiares a morar, fiz até questão de tentar adquirir um terminal compatível com 5G para poder melhorar as coisas por lá em termos de comunicação. Nesse caso, prefiro muito mais o 5G, do que o 4G ou até o 3G…
          Puro e simplesmente deve ser sim priorizado o acesso fixo a telecomunicações, isso é verdade, mas infelizmente, quer por opção económica dos operadores ou pelas características do terreno, para já não existe essa possibilidade, e não é à toa que temos, por exemplo, a DSTelecom aqui no Norte, que até já fibrou Cinfães e deu a oportunidade a muita gente de ter uma qualidade bem superior nas comunicações.
          Defendo sim a priorização de um acesso fixo em fibra, porém, nos casos mais difíceis, defendo serem melhoradas as tecnologias que se empregam nos acessos fixos por redes móveis, e nesse caso sim, o 5G pode ser uma diferença enorme para muita gente.

          1. Avatar de António
            António

            Até há pouco tempo e não até á pouco tempo! Primeiro o português e depois o 5g

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Eu cá apanho mais de 100 Mbps no 4G e não me lembro de ter ficado sem net em lado nenhum.
        https://www.speedtest.net/my-result/a/8451347374

    3. Avatar de xxx0pt
      xxx0pt

      O 5G tem muito marketing misturado sem dúvida (as operadoras estão a tentar recuperar o investimento na tecnologia e licenças que compraram à Anacom) mas é sem qualquer discussão o próximo passo na tecnologia e na transmissão de dados para dispositivos móveis. Se é necessário no imediato? Não mas cada vez vai ser mais útil com o consumo de streaming e tudo o resto a aumentar naturalmente com o passar do tempo. De resto no passado já foram vendidos dispositivos com 3G e 4G no titulo e eram mais caros que os mesmos dispositivos sem essa tecnologia e claramente estás muito pouco informado em tudo o que dizes.

    4. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A ANACOM deveria ter obrigado à cobertura terrestre integral e redundante, e proibir a comercialização até aferir no terreno que de facto é assim.
      Acabava-se assim a publicidade enganadora, e com esta prática de estar sempre a introduzir novas técnicas de comunicação sem nunca chegar a ter uma que de facto sirva todos e nas condições tecnológicas ideais.

    5. Avatar de Ask Me
      Ask Me

      Vê-se que não sabe do que fala. 5G consigo ter velocidades até 300mb e com 4G. Nunca conseguia chegar sequer aos 100mb.

  2. Avatar de Berto
    Berto

    Eu não entendo, moro numa zona que só tem 3G e se não estiver nevoado e ADSL. Só tenho net mesmo graças á Starlink. Espero que comecem a pensar nas zonas rurais para o pessoal ter interesse em trabalho remoto apartir de zonas rurais.

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Não vão por!! Podes esquecer… Se não dá dinheiro não vão lá por nada.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Boas, desculpa o pedido, podes enviar uns speedtests?
      Tava curioso para ver como a Starlink se porta por aqui em Portugal

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Tirando o preço. Starlink porta-se bem em Portugal. Confirmo.
        Upload 80/100 mb +-
        Download 150/190 mb. +-

    3. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      5G é como as outras tecnologias, só chegará a todo o lado se o Estado obrigar as operadoras.
      O 3G chega a muitos lugares apenas por conta do programa das escolas que obrigava as operadoras a colocar sinal mesmo que fosse para servir um só aluno, bastava que os pais reclamassem da falta de sinal, para a ANACOM obrigar o operador, se não estou em erro.

    4. Avatar de rSP
      rSP

      Foi o que eu disse no meu comentário, estão a dar demasiado ênfase a uma tecnologia que vai ser engolida pelo 6G novamente…

      Em vez de se focarem em criar e apostar nas zonas com ADSL absoleto, o 5G é apenas uma forma de pagares pelo tráfego e usam a desculpa da velocidade.

      Vamos voltar aos tempos do tráfego mensal de 500GB, 30GB… Isto é o 5G nos oferece e vai oferecer 😉

  3. Avatar de Pinto
    Pinto

    Não entendo moro a 25km do fórum Picoas e só tenho ADSL fibra não está prevista. Já fiz algumas reclamações,a resposta é sempre a mesma a MEO como entidade de serviço público antiga Telecom devia prestar esse serviço.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Se não for obrigada por lei, não vai prestar o serviço, a não ser que chegue a um acordo comercial consigo.

      Se calhar como cliente doméstico recusam, mas se apresentar-se como empresário, ou até como empresa talvez já lhe instalem o serviço (incluindo passar a fibra-óptica)… se estiver disposto a pagar por ele! Pode até ter sorte e oferecerem-lhe a instalação dependendo da situação específica, mas não conte com isso. O motivo? Os clientes empresariais pagam mais pelos serviços.

    2. Avatar de rSP
      rSP

      Contacta a provedoria, nunca o apoio ao suporte da MEO.

      A Provedoria contactará em menos de 72h, geralmente pela manha ja tens contacto deles.
      https://www.telecom.pt/pt-pt/contactos/Paginas/provedoria-cliente.aspx

      Cumps

    3. Avatar de João
      João

      A meo não tem obrigação de nada neste momento. É privada e já não detém o serviço Universal de telecomunicações

  4. Avatar de António
    António

    A NOWO faz bons preços e tem vindo a melhor na qualidade!

  5. Avatar de MárioSEC
    MárioSEC

    Somos chuladinhos com a m%#$a de serviço de internet que temos por cá seja fixa ou móvel. Pagar 30 euros por um serviço 3p é esticar muito a corda.
    Deviam disponibilizar serviço de 50 Mbits a um preço decente….a internet é uma comodity não é luxo.
    Andamos a encher os bolsos aos mesmos larápios de sempre.