A Canonical tem uma má notícia! O Ubuntu 22.04.1 LTS teve de ser adiado por problemas

25 Comentários

Sendo uma das principais distribuições Linux, é natural que as novas versões do Ubuntu sejam das mais esperadas. Cada novo lançamento é desenvolvido não apenas para eliminar falhas ou problemas, mas também para trazer novidades.

O Ubuntu 22.04.1 é a mais recente versão, estando programada para chegar agora aos utilizadores. Infelizmente, e do que a Canonical revelou, este momento foi adiado simplesmente porque existe um problema grave nesta versão.

Ubuntu 22.04.1 problemas Snaps Canonical

Estava esperada para ontem a chegada da versão Ubuntu 22.04.1 do Ubuntu. Esta era esperada como uma versão LTS (Long Term Support), o que lhe garante suporte e atualizações ao longo de 3 ou 5 anos (desktop ou server). Este é um cenário normal e que se repete a cada 2 anos.

É assim que surgiria esta nova versão, apresentada há alguns meses e preparada para chegar aos utilizadores. A verdade é que a Canonical reverteu este cenário e acabou por cancelar a chegada da nova versão, apontando como causa um problema detetado recentemente na versão de desenvolvimento.

Ubuntu 22.04.1 problemas Snaps Canonical

O que é revelado na informação apresentada é que existe uma falha nos Snaps e que estes depois de instalados não estão a ser abertos, levando a que as apps não possam ser usadas nesta versão do Ubuntu. Aparentemente, esta falha apenas acontece quando é feita uma instalação OEM.

Uma vez que a Canonical aposta de forma forte nos Snaps, é natural a sua preocupação com este cenário e a decisão tomada. O alerta foi dado poucas horas antes do lançamento da versão 22.04.1 do Ubuntu, mostrando os potencias problemas que poderiam advir de o lançar assim.

Ubuntu 22.04.1 problemas Snaps Canonical

Mesmo com este cenário e com o problema descoberto nos Snaps, todos os que fizeram já a atualização estão imunes e livres de problemas. Por outro lado, esta versão do Ubuntu deverá surgir na sua versão final já na próxima semana e, espera-se, livre de qualquer falha ou problemas.

Este não é um cenário normal e a posição da Canonical mostra bem a sua preocupação. Estes problemas, mesmo limitados à instalação OEM, poderiam colocar em causa esta versão que se espera ser mantida por alguns anos.

Chegou o novo Ubuntu 22.04 LTS! Concorrente do Windows 11?

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de leoni
    leoni

    não considero uma má noticia. Má noticia seria lançar com problemas.

  2. Avatar de riosj
    riosj

    Venha ca o samuelgor e companhia dizer que linux nunca da problemas para nos fazer rir! Produtividade ou gaming so com windows ou macos

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Tu é que nos fazes rir com as tuas patacoadas. Se o Samuelgor diz isso mesmo estás a ser igual a ele…

    2. Avatar de Ninho de cucos
      Ninho de cucos

      “Produtividade ou gaming só com Windows ou MacOS” é a sua opinião. Pessoalmente não tenho tido grandes dificuldades. O resto do comentário é apenas intolerância à liberdade de escolha.

    3. Avatar de AMatos
      AMatos

      cada um tem o seu papel. o endpoint de produtividade está no operador que irá selecionar o sistema ideal para os serviços e trabalhos em causa.

    4. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Eu nunca disse que dava problemas mas tu sendo um fanboy da Microsoft não sabe distinguir uma árvore da floresta. O Ubuntu é a sexta melhor distro mas como só sabes contar até 3 não sabes o que significa. Estando o Ubuntu com problemas na instalação OEM, a instalação feita pelas marcas (visto que não sabes isto), que é a minoria das instalações (nem a 1% chega). Ou seja o Linux têm menos problemas que o Windows… Já agora a Microsoft já resolveu o problemas das impressoras??? Não pois não.

      1. Avatar de Nuno Torre
        Nuno Torre

        Pois não. E eu a usar o velhinho laptop especificamente para… Imprimir e fazer scans. É o que é. E a impressora tem 3 meses, nem é nada de especial. Enfim. Infelizmente ainda preciso de laptops, mas quando deixar de precisar é comprar e mandar montar um desses NUC’s que por aí há sem SO e instalar-lhe Mint no SSD. Nem me preocupo mais com a MS, sinceramente. Para o que preciso é mais do que suficiente… Agora; o Win11 é uma vergonha. Tão simples quanto isto. É bonito, mas é uma vergonha…

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Quando a Microsoft vai buscar coisas às melhores distros de Linux o Windows é um sucesso, tal como fez no W10, win7 e anteriores, mas quando não vai é um falhanço (win11 e win8).

        2. Avatar de Paulo Silva
          Paulo Silva

          Eu configurei a interface gráfica no meu Mint 21! Visual bonito do W11 e a segurança, estabilidade e fiabilidade do Linux Mint! Who needs Windows????? E depois vêm os tótós chamarem tótós aos outros…….

        3. Avatar de Luis Ferreira
          Luis Ferreira

          Instale o Linux em dual boot…fiz isso com o Ubuntu em dois portáteis (super intuitiva a instalação)…um velhinho com Win XP que se “arrastava” ficou como novo no Linux…outro, um i7, já trabalha a 90% em Linux e o resto em Win….para digitalizar e compilar os pdfs…já nem me stresso com o Window$…que era um autêntico pesadelo. Por vezes tinha que reiniciar a máquina 2 e 3 vezes…reinstalar controladores…no Linux tudo ficou corrigido

          1. Avatar de paulo g.
            paulo g.

            o simple scan diditasliza, o merge pdf, reordena e o libreoffice draw edita, mais alguma dúvida sobre pdf?

  3. Avatar de miguelito
    miguelito

    Más noticias é continuarem a apostar nos snaps ainda muito crus.

    1. Avatar de milho
      milho

      mudei para fedora à conta dessa treta

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Quala tua opinião do Mint?

        1. Avatar de milho
          milho

          Sei que também querem afastar-se da canonical e do ubuntu. Experimentei uma vez há alguns anos mas em termos de DE prefiro o kde plasma ao cinnemon e restantes. Uso o spin kde do fedora porque nunca atinei com o gnome,

        2. Avatar de Nuno Torre
          Nuno Torre

          O Mint evolui sem fazer revoluções. Vai oscilando entre boas versões e versões que servem apenas para “cumprir calendário”. A atual, a 21 parece trazer alguma novidade, ainda que algo invisível… No geral diria como os Ingleses: “It just works”; que é como quem diz: Simplesmente funciona. Os defaults gráficos são no geral feiotes, mas o sistema faz o que lhe é pedido. Nem mais, nem menos. Talvez o melhor SO disponível de momento, apesar de realmente andarem um pouco ao sabor da maré…

          1. Avatar de AlexS
            AlexS

            Ok, Obrigado.

          2. Avatar de Paulo Silva
            Paulo Silva

            Eu configurei a interface gráfica, existem milhares de temas disponíveis, é buscar informação como se faz, o que é muito simples e fico com o meu Mint 21 com o visual bonito do Windows 11!

        3. Avatar de Paulo Silva
          Paulo Silva

          perguntaste ao Nuno Torre e eu respondi…

  4. Avatar de zirkbirk
    zirkbirk

    O MINT tem uma vers\ao debian

  5. Avatar de Nélio
    Nélio

    Estou utilizando a versão 22.04.1 LTS que foi actualizada automaticamente e por enquanto nada de problemas

  6. Avatar de Manuel
    Manuel

    Eu também

  7. Avatar de Nélio Sousa
    Nélio Sousa

    Na verdade acabei por desistir do Ubuntu 22.04LTS. Ubuntu Software Center deixou de funcionar, fiz de tudo para tentar resolver, mas parece que é um problema que tem afetado muitos utilizadores. Também começou a surgir outro bug. Após o monitor desligar ao fim dos 5m de inatividade, ao fazer login, travava e por vezes era necessário fazer o reset e reiniciar o sistema. Os problemas com este sistema fizeram-me mudar de distrito (sempre linux) no ano de 2014 e desde então acho que a canonical tem dado pouca importância ao OS, pois mantêm-se os problemas sucessivos.

  8. Avatar de David
    David

    A última versão é só problemas. Nem a central de programas funciona bem, várias falhas a nivel do sistema

  9. Avatar de Vasco
    Vasco

    Arch Linux,best distro