Manuais Escolares gratuitos: Vouchers disponíveis a partir de hoje

12 Comentários

Os vouchers para aquisição de manuais escolares gratuitos na plataforma MEGA estão já disponíveis para os alunos do 1.º ciclo, 8.º ano e 11.º ano. Para os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º, 9.º, 10.º e 12.º anos e de outras ofertas formativas a emissão de vales tem início a 9 de agosto.

Os ‘vouchers’ vão sendo emitidos à medida que as escolas descarregam na plataforma MEGA os dados dos alunos.

Manuais Escolares gratuitos: Vouchers disponíveis a partir de hoje


Vouchers disponíveis na plataforma Mega

O ano passado foram emitidos 6,147 milhões de vales, apenas 11% ficaram por resgatar. Segundo os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, até agora foram reutilizados 2,3 milhões de manuais escolares, o que corresponde a uma percentagem de cerca de 65%, sendo que os do primeiro ciclo não têm de ser devolvidos.

Segundo uma nota do Ministério da Educação, “os vales ficam disponíveis à medida que os dados dos alunos são exportados pelas escolas para a plataforma”.

Para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se em www.manuaisescolares.pt ou através da app Edu Rede Escolar (AndroidiOS). No primeiro acesso será necessário confirmar o número de contribuinte (NIF), devendo os encarregados de educação ter consigo os dados de acesso ao Portal das Finanças para que seja efetuada a validação. Caso não tenham os dados, devem solicitá-los através do Portal das Finanças.

Manuais Escolares gratuitos: Vouchers disponíveis a partir de hoje

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, diz que ao longo dos anos o processo tem melhorado e não há dificuldades. “Os encarregados de educação recebem o voucher no telemóvel, é muito rápido.”

Apenas os alunos que frequentam o ensino público ou os estabelecimentos do ensino particular com contrato de associação têm direitos aos manuais gratuitos. O ano letivo de 2022/2023 tem início entre os dias 13 e 16 de setembro.

Manuais Escolares

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Ramos
    Carlos Ramos

    Uma excelente e justa ideia. Oferecer os manuais escolares aos alunos.

    Mas porque é que os alunos que andam no ensino privado TÊM DE PAGAR os manuais?
    – Não damos despesa ao estado!
    – Damos lucro pois pagamos impostos para os nossos filhos estudarem no ensino privado!
    Mesmo assim não têm os mesmos direitos!

    Antes que os pobres de inteligência venham dizer “podem pagar o colégio também podem pagar os manuais escolares”. Digo só o seguinte e em palavras simples para poderem perceber. Estão atentos? Aqui vai.
    Por vezes o ensino privado é a única solução ou até a mais barata.
    Os pais colocam os filhos no ensino privado, com dificuldades ou não, porque querem o melhor para os seus filhos e não vêm o estudo como uma obrigação .
    No ensino público existem alunos a irem para a escola pública sentadinhos no BMW ou Porsche da mamá e até esses têm os manuais escolares de graça.
    Se mesmo assim ainda não entenderam… tenho pena ! (ou não)

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Como diz o Camilo! “Foram vocês que votaram neles! ” agora aguentem!

    2. Avatar de Aiaiai
      Aiaiai

      A tristeza resumida numa frase: No ensino público existem alunos a irem para a escola pública sentadinhos no BMW ou Porsche da mamá e até esses têm os manuais escolares de graça.
      É sempre e deverá continuar a ser sempre uma escolha!! (pelo menos para quem a pode ter)!
      E é ao ensino publico, que não se faz discriminação por ‘capacidade financeiras’ nem gostos pessoais, que devem ser dados os apoios.
      E esse tais alunos não usufruem de qualquer tipo de apoio escolar. E foi escolha dos pais terem-nos a estudar numa escola publica. Ou porque andam sentadinhos num BMW ou Porsche são obrigados a andar em escola privada?

      “– Não damos despesa ao estado!
      – Damos lucro pois pagamos impostos para os nossos filhos estudarem no ensino privado!”
      Essa matemática… deve ter sido feita no privado. Ou então desconhece por completo o apoio que os privados recebem do estado.
      “Por vezes o ensino privado é a única solução ou até a mais barata.”
      Os únicos casos que conheço são no interior do país e nesses casos há apoios para que todas as crianças possam frequentar a escola como se se tratasse de uma escola publica.

      1. Avatar de milho
        milho

        Não faz discriminação ? claro que não faz – Se fores da Damaia vais por o filhos na c+s da Damaia se fore rico, trabalhares próximo ou arranjares esquema de morada pões na secundária do Restelo . Na primeira convém pôr uma ponta e mola junto ao lanche para os putos se defenderem na segunda os miudos vão de uber para a escola.

        Ambos recebem livros à borlex.

    3. Avatar de Helder Pinto
      Helder Pinto

      Tem bom remédio…
      Não quer pagar passa para o público… ninguém o obriga a ir para o privado!

    4. Avatar de Idiocracia
      Idiocracia

      Se querem melhor ensino.. “vão para o privado”.. desculpem lá.. a sério?? e resolver o problema?? não?? “ah.. o estado não faz nada..” fonix!! duplo a sériooo???? Chama-se sociedade civil.. podemos todos resolver.. dá muito trabalho?? pois dá! e vai dar sempre! nada se faz sem trabalho.. o privado não é solução, nunca será, nunca deveria sequer ser opção. A educação tal como a saúde não pode ser um negócio. Melhores professores? isso! vamos exigir que só os melhores possam ser professores, vamos exigir que um professor seja A profissão mais bem paga. parem de se lamentar e esperar que alguém vos venha lavar os dentinhos dar de comida às refeições.. parem de se deixar levar.. os “donos disto tudo” só nos querem à briga uns com os outros…

    5. Avatar de BM
      BM

      Boa noite ..não entendo não…se estás no privado é porque podes! Se podes então tudo lá é diferente… então paga
      Tens de pagar os livros!…ou então queres que eu te pague os livros e fazemos uma troca da mensalidade que pagas aos teus educandos….não me importava nada ter todos os meses mais 300€ na carteira 🙂
      agora a sério se tens dinheiro para ter os teu filhos no privado aproveita que fazes bem…eu fazia o mesmo se pudesse …agora vir chorar 200€ de livros fica-te mesmo muito mal!

      1. Avatar de Pedro L.
        Pedro L.

        Nem sei como aceitam pessoas com seguro de saude privada nas urgencias ou têm comparticipação em medicamentos . Ou como dão descontos a crianças e estudantes em transportes e museus quandp estudam no ensino privado. Sinceramente também nem dava reformas a quem tivesse PPR.

    6. Avatar de Ana
      Ana

      Pobres de inteligência?
      Se tem dificuldades é muito simples por na pública agora não venha com esse discurso,ninguém anda no privado com dificuldades e se anda são realmente pobres se inteligência e simplesmente idiotas.
      Quem excede as suas capacidades financeiras é simplesmente burro.
      Se não percebeu tenho pena … Ou não!

  2. Avatar de Fagundes
    Fagundes

    Ensino artístico tbm não tem livros de borla.
    E são parte integrante do ensino dito “público”, pois os alunos não pagam mensalidade.
    O problema é que os savanas do estado por um pormenor fazem com que os alunos do ensino artístico tbm tenham de pagar os livros.
    É o chamado contrato de parceria, que inviabiliza tal possibilidade.
    Só artistas nestes governos.

  3. Avatar de Ana
    Ana

    Eu gostava era de saber quand no aceitam o e mail do encarregado de educação como é q se deve fazer

  4. Avatar de Fernando Miguel Cruz
    Fernando Miguel Cruz

    Tenho procurado a resposta a esta pergunta e não a encontro: os alunos que vão frequentar o 1° ciclo no próximo ano letivo terão de devolver os livros? Agradeço se alguém tiver uma resposta clara.