COVID-19: trabalhadores chineses obrigados a dormirem nas fábricas de chips

29 Comentários

Talvez esta notícia pareça já ter vários meses, pois a pandemia da COVID-19 já está bem mais controlada, e o número de casos em todo o mundo, embora ainda preocupante, está já longe de nos assustar como aconteceu no ano de 2020.

Mas a verdade é que a China tem estado bastante atenta à evolução de casos no país e, como tal, tem tomado algumas medidas mais radicais. E as últimas informações indicam que, para reforçar as medidas contra a pandemia e encurtar a probabilidade de contactos, os trabalhadores chineses vão começar a dormir nalgumas fábricas, entre elas as destinadas ao fabrico de chips.



China aperta as medidas contra a COVID-19

A pandemia da COVID-19 obrigou-nos a muitas mudanças nas nossas vidas. Mas atualmente a situação parece estar mais controlada e, apesar de ainda haver casos diários, já estamos mais conscientes do que se trata este vírus e de que forma nos podemos proteger para lidar com ele ao mesmo tempo que retomamos à normalidade.

Mas na China tem havido um agravamento das medidas, especialmente devido ao crescente número de casos com a variante Ómicron. Nesse sentido, o governo de Shenzhen emitiu recentemente um pedido às fabricantes, para que estas ordenem os trabalhadores a comerem e dormirem nas instalações das suas fábricas chinesas durante esta semana, como forma de evitar novos contágios.

Esta ordem visa assim que as fábricas na região funcionem como um ‘circuito fechado’, o qua impossibilita dos trabalhadores de saírem do local de trabalho. No entanto, a medida apenas será aplicada às fábricas que tenham condições para aplicar a mesma, como, por exemplo, contarem com a existência de dormitórios.

Tal como esperado, várias fábricas ligadas ao setor dos chips serão também afetadas por esta medida, como é o caso da gigante SMIC, a Huawei que tem sede em Shenzhen, a ZTE e a popular fornecedora da Apple Foxconn. Mas de todos estes nomes, apenas a Foxconn se pronunciou sobre o assunto e garantiu que as suas instalações vão funcionar normalmente.

Esta já não é a primeira vez que estas medidas são aplicadas, pois em abril deste ano a fábrica da Tesla em Xangai também obrigou os seus trabalhadores a dormirem no local de trabalho.

Com estas medidas, a China espera então reduziu o número de infeções, nomeadamente no setor industrial.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Da série do pessoal que defende a China e o comunismo…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O comentário acertado.
      Nem é preciso mais comentários depois disto.

  2. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    São estes animais que muitos acham correcto. comprar lixo chinês tiram proveito de trabalho escravo força xiami e lixo chinês continuem a patrocinar esta ditadura…

    1. Avatar de jone
      jone

      Eu proibi xiaomis e outras marcas chinesas em casa. Prefiro pagar apple ou samsung que sao mais caras mas sao marcas democraticas

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        O chinês tanto mata-se a trabalhar pela Xiao Mi como pela Apple, é igual!

      2. Avatar de MCakaZim
        MCakaZim

        a diferença entre uma marca chinesa e americana é a sede. de resto é quase tudo produzido na china. Esse argumento de só usar apple e samsung por nao serem chinesas é completamente descabido

      3. Avatar de Infinity
        Infinity

        E de onde pensas que são produzidos os produtos da apple e samsung??

        1. Avatar de andre
          andre

          o meu s22 diz maide in coreia

      4. Avatar de anonimo
        anonimo

        Jone, mas os chips são utilizados em tudo, desde telemoveis, carros e etc… não está relacionado com a marca x ou y, mas sim com tudo. É a dependencia da Europa nas fabricas chinesas.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Porque a Apple (e os outros fabricantes) não fabricam os seus equipamentos na China…

      1. Avatar de jone
        jone

        Fabricar na china e diferente de ser chines. As marcas ocidentais que produzem na china não tem injeccao de capital pelo governo como a xiaomi nem deixam as fabricas explorar trabalhadores e quando acontece os acordos sao terminados

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          A Tesla é uma empresa chinesa? Há uns meses também fizeram o mesmo numa fábrica em Xangai.

  3. Avatar de Vegeta
    Vegeta

    Ha muito comunista por ca que devia ir viver para a china. Os que criticam os europeus e americanos sao os mesmos que nunca saem de ca, alguma vez o jeronimo iria ter uma vida tao boa fora de portugal? Ele sabe que nao, mas falar fala muito

    1. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      avante com eles.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Não esquecer que o Álvaro Cunhal foi viver para a Rússia comunista, mas acabou por ir viver para Paris…

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        O Karl Marx também não vivia nos regimes comunistas aquele F** que vivia as custas da mulher

  4. Avatar de Estradiol
    Estradiol

    Muito “normal” as fábricas obrigarem os trabalhadores a dormir lá em vez de irem para a sua vida privada. Espero que pelo menos lhes paguem esse tempo que lhes obrigam a ficar em casa… lol é China, obrigam e já está. Imaginem se o governo não fosse socialista…

  5. Avatar de Awake
    Awake

    Há quem diga que a escravidão foi abolida…apenas trocaram os nomes aos escravos por trabalhadores.
    Mais de 90% do povo trabalha para pagar uma casa e colocar comida na mesa, os escravos viviam em casa dos proprietários e tinham direito a comer…a China é apenas o extremo do que já acontece no resto do mundo.

    Os próximos tempos preparam-se para trocar a suposta liberdade e privacidade pela segurança…

    1. Avatar de Manuel Cruz
      Manuel Cruz

      Somos todos culpados nesse quadro… Os patrões não percebem, ou fazem que não percebem que as empresas sem trabalhadores não funcionam, e os trabalhadores são demasiado “carneirinhos amestrados” para entender a força quem têm enquanto colectivo.

    2. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      adoro estes iluminados que diz que 90% da populaçao trabalha para pagar contas e comer. Existe familias assim é verdade, infelizmente. mas 90%? deves estar a contar com aqueles que o dinheiro nao chega ao fim do mes mas estao sempre a comprar e gastar. Jantam ou almocam regularmente em restaurantes… Carros gama media/alta a crédito… telemoveis novos quase todos anos e dos mais caros porque estao na moda e a crédito… e muitas outras coisas. desses que vivem acima das possibilidades e queixam-se que o dinheiro nao chega nao tenho pena nenhuma. Consumismo é bom, mas se gasta o que nao tem, nao se queixe.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        MCakaZim isso era assim ha uns anos atras depois da divida dos paises, penso que a maioria dos Portugueses aprendeu a licao. E obvio que ainda devem andar muitos assim mas nao tantos como estavamos habituados a ver.

        1. Avatar de MCakaZim
          MCakaZim

          Infelizmente não tem melhorado. Pelo contrário. O crédito ao consumo tem subido ano após ano. Cada vez ouço mais gente que compra a crédito… Uma triste e medonha realidade

    3. Avatar de andre
      andre

      em portugal és escravo de acordo com os escaloes de IRS

  6. Avatar de jone
    jone

    Se fizessem o mesmo ca em Portugal ja estavamos ao nivel da alemanha

  7. Avatar de Sargas
    Sargas

    Numa unidade em Vila do Conde, também está a chegar a esse ponto. Retirar férias e maltratar as pessoas está na moda.

  8. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Um conformista interpreta como uma medida profilática aceitável para bem comum. Alguns negacionistas recordam a engenharia social a ser aplicada para o cumprimento da agenda 2030. Ambos já viram antigas e novos filmes e séries que mais parecem reportagens em direto, bem atuais.

  9. Avatar de LA
    LA

    A China a ser a China.