Spotify – Um negócio onde os utilizadores aumentam, mas só dá prejuízo?

19 Comentários

O serviço de streaming de áudio Spotify é o que mais utilizadores alberga, com subscrições pagas sempre a aumentar. São, atualmente, 188 milhões de utilizadores Premium que pagam para ter acesso a todos os conteúdos sem publicidade e a funcionalidades exclusivas.

Mas se o número de clientes aumenta, porque é que continua a dar prejuízo?

Ilustração Spotify a imitar TikTok


Spotify ganha utilizadores premium à custa de um enorme investimento

A empresa Spotify deu hoje a conhecer os seus resultados financeiros relativos ao último trimestre. Se por um lado o aumento do número de utilizadores tanto premium como do plano gratuito é bastante positivo, a verdade é que a empresa registou prejuízos financeiros na ordem dos 194 milhões de euros.

Com as empresas a apresentarem resultados que espelham a recessão económica que se vive no mundo, o Spotify é um serviço que parece que está a aguentar e até a conquistar novos utilizadores. A empresa relatou que conta agora com 433 milhões de utilizadores, um valor que ultrapassa bastante os 422 milhões registados no trimestre anterior.

Destes 433 milhões, 188 milhões subscrevem o plano Premium, o que representa mais de 6 milhões face aos três meses anteriores.

É natural que com o aumento da inflação e com a diminuição dos rendimentos familiares que as primeiras coisas a sofreram sejam os planos de subscrição de serviços de entretenimento, mas a verdade é que ao contrário de outras empresas com serviços de subscrição, o Spotify parece mostrar que não está a ser afetada por isso.

Spotify

Um futuro incerto

No entanto, segundo relata, está consciente de que o ambiente futuro é bastante incerto.

Mas então, como apresenta prejuízos de 194 milhões de euros? A conquista de novos utilizadores é feita à custa de um enorme investimento em campanhas de marketing dirigidas muito para utilizadores que deixaram expirar os seus planos premium ou para aqueles já premium expandirem os seus planos familiares.

Para o futuro, de forma equilibrar as contas, a empresa espera aumentar a receita por parte da publicidade e também das subscrições. Além disso, deverão aparecer planos especiais para conteúdo como audiolivros ou podcasts.

A empresa continua, no entanto, a ser apontada como fraca pagadora de royalties aos músicos, editoras e criadores de conteúdo.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    Apple music da lucro e tem melhor qualidade de som com precos imbativeis por qualidade hi fi! Spotify usa vorbis com qualidade pior

    1. Avatar de CO
      CO

      O tidal então ao pé do Apple music e tenho sistema de som Hi-FI em casa e o tidal é o melhor mas na qualidade vinil em HI-FI é elas por elas mas sim o Spotify precisa aumentar a qualidade

      1. Avatar de jone
        jone

        Mas o tidal não tem a variedade do appple music. Ja experimentei e tem muito pouca coisa e nem todas tem a qualidade maxima, apenas 20%

    2. Avatar de Gonçalo
  2. Avatar de Soldier
    Soldier

    A Spotify continua a dar prejuízo devido aos 3 meses Premium grátis,a malta cria uma nova conta e não paga.

    1. Avatar de Ricardo Costa
      Ricardo Costa

      E mais devido aos mods lol

    2. Avatar de andre
      andre

      pensava que os testes premium de 3 meses já tinham acabado como fizeram na netflix

  3. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Para é mim o melhor serviço.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      …vocês perceberam…

  4. Avatar de oh
    oh

    Isto é uma cena que não entendo.
    Porque é que a principal empresa de stream musical, precisa de fazer publicidade tão agressiva!? Há alguém que pense em música e não pense imediatamente em spotify?!

    Alguma coisa aqui não está a bater certo.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      https://www.theverge.com/2022/1/20/22892939/music-streaming-services-market-share-q2-2021-spotify-apple-amazon-tencent-youtube

      Le e chora, além que tidal e Apple Music já têm library maior para não falar na qualidade.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Isso só vem provar o que ele disse. Spotify tem 2x utilizadores que o segundo nessa lista….

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Sim, MAs a concorrência é muita a tem muito maior quota de mercado, 30% e a descer não é grande coisa, a concorrência já tem mais 20 milhões de músicas nas suas bibliotecas e muito melhor qualidade, Spotify morreu só ainda não esperaram os pregos todos no caixão. Então a Apple e a Amazon que incluem o serviço nos seus packs de serviços são quase imbatíveis.

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Claro que tem, são os que não querem gastar um cêntimo para ouvir música e como tal só usam a opção gratuita do spotify.

          Isso não lhes dá lucro, pelo contrário.

  5. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Mais uma prova que o problema das discográficas não é a pirataria, são as royalties avultadas que exigem.

  6. Avatar de PeFerreira
    PeFerreira

    Basta o Apple Music / Tidal melhorarem a sua UI e compatibilidade, e Spotify passa a ser uma nulidade.
    Os outros serviços já têm uma boa biblioteca e o melhor -> Lossless.
    Outra coisa boa é que não tenho que levar com a treta dos podcasts.
    No caso do Apple Music (que agora estou a testar) até tem DJ sets com as tracks separadas incluindo alguns IDs não lançados oficialmente. (desconheço se existe no Tidal). Pena não ter uma app dedicada para windows.
    A maior resistência dos utilizadores provavelmente vai ser a transferência de playlists e da library de músicas. De resto, ao mesmo preço, não vejo porque não trocar.

  7. Avatar de PTO
    PTO

    A maior parte são utilizadores da versão free, qual a surpresa?

    Acrece a isso que para os utilizadores que gostam de música e não se importam de pagar, o Spotify é o pior serviço, aliás é o único que não oferece qualidade de som HIFI ou HIGHRES.

    Andaram (e continuam) a dormir no seu monopólio e agora o pessoal já migrou para outros serviços. Eu sou um deles, que cancelei a minha subscrição Premium do Spotify que tinha há anos, para mudar para outro serviço com qualidade de som de jeito.

    E até fiquei a pagar menos.

  8. Avatar de Fábio
    Fábio

    Tenho uma conta de spotify premium que nunca paguei nada simplesmente renova-se sozinha. Talvez seja esse o problema 🙂

  9. Avatar de joao
    joao

    eu sou do tempo do last.fm que pagava 3 euros
    entretanto por conta desta situacao eles decidiram limitar o numero de skips entre musicas e tenho ideia que na altura tambem obrigavam a certas musicas a passar.. foi quando eu decidi que nao fazia sentido e retirei me

    depois ainda tive no grooveshark e outro que nao me lembro do nome, mas todos morreram