Offline: Tribunais portugueses estão sem sistema! O que se passa?

12 Comentários

Atualmente, quando os sistemas informáticos falham, quase tudo para! De acordo com informações recentes, um “problema de comunicações” está hoje a afetar vários serviços ligados ao Ministério da Justiça (MJ), nomeadamente tribunais e os registos e notariado, que têm os sistemas em baixo.

Os profissionais não conseguem aceder aos e-mails, aos ofícios ou a qualquer recurso por via eletrónica.

Offline: Tribunais portugueses estão sem sistema! O que se passa?


Falha está a afetar todos os sistemas digitais dos tribunais…

O Citius, a plataforma dos Registos e Notariado, o da Polícia Judiciária e ainda o sistema de webmail dos magistrados do Ministério Público estão inoperacionais desde a meia de noite de terça-feira.

De acordo com  Ministério da Justiça, “Trata-se de um problema de comunicações que está a afetar o acesso aos sistemas e que estamos a procurar solucionar com a maior brevidade possível. Nos Registos, o pedido, renovação e entrega do Cartão de Cidadão continua disponível ‘offline’”.

Fonte judicial contou à Lusa que os profissionais que trabalham nos tribunais “não conseguem aceder aos ‘emails’, aos ofícios ou fazer qualquer comunicação por via eletrónica”, acrescentando que os funcionários aperceberam-se dos problemas assim que chegaram ao local de trabalho.

Offline: Tribunais portugueses estão sem sistema! O que se passa?

O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) está a receber desde o início da manhã de hoje, queixas de que as conservatórias, a nível nacional, estão sem acesso às aplicações informáticas, internet e email, de acordo com informação prestada à Lusa.

“Para o STRN é lamentável que situações destas aconteçam cada vez com mais frequência, mesmo porque não se pode falar numa verdadeira transição digital quando as aplicações estão datadas e os equipamentos são obsoletos”, refere este sindicato.

O Portal Citius é “um ponto único de acesso para os profissionais da Justiça, cidadãos e empresas, onde se podem encontrar informações sobre o dia-a-dia dos tribunais, legislação, jurisprudência e sobre os meios alternativos de resolução de litígios”.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    A podridão chegou ás entranhas do sistema,onde já está instalada há muito tempo.Irá certamente causar mais problemas no futuro.Um país sem rei nem rock,a justiça é sempre em benefício dos mesmos.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    O sysadmin foi de férias e ninguém sabe levantar os serviços.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      E dúvidas??

  3. Avatar de Faísca
    Faísca

    Com o estado da segurança da informação em Portugal, muito pior será . Espero que esses cumpram a lei… na totalidade!

  4. Avatar de AlexS
    AlexS

    “problema de comunicações”

    Muito descritivo…

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ya, com tanto que pode acontecer com um sistema judicial datado e com falhas (que podem ser propositadas) quem sabe o que se passa!?

  6. Avatar de Diogo Santos
    Diogo Santos

    Trabalho como sysadmin de 2 ou 3 pequenos escritórios de advogados e ninguém se queixou hoje, tive sorte. Mas confirmo que de longe a longe, o Citius e a Caaj lá dão problemas ou ficam offline.

    1. Avatar de Zé Manel
      Zé Manel

      Qualquer sistema dá problemas. A questão é que se for do governo está na moda culpar o PS. Como se fosse outro qualquer não seria igual ou pior.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        “está na moda culpar o PS”….!? Sério!?
        Mas o Sócrates está cá fora e achas que os portugueses na sua maioria culpam o PS de alguma coisa!? Bater no Cavaco ou no Passos isso sim é que é desporto!

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Geralmente a responsabilidade recai sobre a mulher da limpeza que desligou algum cabo.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Ou o estagiário…

  8. Avatar de informado
    informado

    FORA O PS