Atenção! Voltaram os testes da Netflix para acabar de vez com a partilha de contas

53 Comentários

Uma das principais causas apontada pela Netflix para o abandono dos utilizadores é a partilha de contas. Este cenário foi revelado na última apresentação de resultados e o seu fim tornou-se um dos principais objetivos deste serviço de streaming.

Para cativar os utilizadores, tem testado novas formas de levá-los a pagarem pela partilha. Estas experiências continuam e surgem com um novo modelo, sendo agora criada a figura das casas, onde os utilizadores podem ter serviço.

Netflix casas partilha contas utilizadores

Continuam a surgir novos testes da Netflix

Está ainda numa fase de experimentação, mas há novidades no que toca à partilha de contas no Netflix. A empresa quer acabar com esta prática ou, pelo menos, garantir que os utilizadores pagam valores mais elevados e que assim entende ser mais justos.

Os novos testes trazem para os utilizadores o conceito de casas, sendo locais onde podem ter acesso ao serviço de streaming. A Netflix dá aos utilizadores 1, 2 ou 3 casas, dependendo do seu plano, podendo estas ser adicionadas por um valor adicional.

Netflix casas partilha contas utilizadores

Agora existem casas que vão ser cobradas

Os testes vão ser feitos já a partir de agosto e vão custar aos utilizadores 2,99 dólares por cada casa adicional. O serviço vai detetar estes locais e pedir ao utilizador que pague o extra. Este só será cobrado se a utilização nesse local exceder as 2 semanas.

Caso esse período seja ultrapassado, a Netflix irá bloquear o acesso nesse local (casa) e só será permitido com o pagamento do valor adicional. De notar que esse tempo dado ao utilizador será cumulativo e contará ao longo do tempo, mesmo que seja interrompido de forma frequente nessa casa.

Netflix casas partilha contas utilizadores

É o fim da partilha de contas dos utilizadores

Estes testes da Netflix com as casas vão decorrer agora na Argentina, El Salvador, Guatemala, Honduras e República Dominicana. Seguem-se a outros testes já em curso e que estão a ser feitos na Costa Rica, Peru e Colômbia onde é possível adicionar mais utilizadores que moram fora de casa à conta.

A Netflix procura ainda um modelo que agrade aos utilizadores para terminar com a partilha de contas. Este serviço de streaming quer acabar com esta prática e assim garantir que todos pagam um valor junto para ter acesso a todos os conteúdos ali presentes. Há outros modelos a ser avaliados e até planos com publicidade deverão chegar em breve.

Por que é que a Netflix está a perder utilizadores?

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Security
    Security

    Boa sorte… vão perder milhares de clientes. Até porque é fidedigno ter mais que uma casa, basta um estudante estar em casa dos pais ao fim de semana e à semana na sua casa. Não deixa de serem duas localizações distintas e não deixa de ser válido ele poder utilizar a sua conta. Se o conteúdo a Netflix cada vez deixa mais a desejar, com estas medidas vai ser um tiro no pé.

    1. Avatar de João
      João

      Esse é um verdadeiro problema, pois uma grande vantagem dos serviços de streaming é poder ver em qualquer lugar. É nas férias que mais vejo netflix.
      Se vão criar limitações geográficas correm o risco de desaparecer, porque já existem alterativas

      1. Avatar de Reis
        Reis

        Como é que se vai processar nos dispositivos móveis ? Se eu quiser ver uma série no tablet durante a minha hora de almoço no meu trabalho ele vai detectar como uma “nova casa” e vai cortar-me o serviço ao fim de duas semanas !? Se compararmos isto ao Spotify seria não me autorizar a usar o Spotify para ouvir música no carro…

        1. Avatar de anon
          anon

          pelo que percebi, sim. vais poder ver durante 2 semanas contabilizado pelo tempo visto, ou seja, 1 dia corresponde a 24h de conteúdo visto e não a 1 dia de calendário. e como referiram na notícia, “De notar que esse tempo dado ao utilizador será cumulativo e contará ao longo do tempo, mesmo que seja interrompido de forma frequente nessa casa.”, ou seja, mesmo que deixes de pagar a subscrição por alguns meses, naquela conta, quando voltares a subscrever o que já gastaste daquelas 2 semanas continua a estar lá contabilizado, não dá “reset” a cada mês/nova subscrição.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pois, eu já fui à casa de amigos e usei a minha conta para ver alguma coisa… porque raio devemos abdicar disso?

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Para aumentar os lucros da Netflix.

  2. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    Bye Bye Netflix!

  3. Avatar de Awake
    Awake

    RIP Netflix

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    A HBO tem muito mais escolha e de qualidade, a um preço muito inferior, tenho Netflix, Hbo, Apple TV, e acho que a HBO só precisava de melhorar o software e ter uns servidores mais rápidos, pq a nivel de preço deixa a netflix a um canto…e a apple tv então…

    1. Avatar de TS
      TS

      Tirando a parte da app da HBO crashar a minha TV 50% das vezes

      1. Avatar de Kyllaz
        Kyllaz

        E de ter a maioria do conteúdo em 1080p…isso é que não entendo mesmo

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Não é verdade, muitos dos filmes mais recentes já são a 4k.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      A parte do conteúdo é questionável, pois depende do gosto de cada um….

  5. Avatar de nuno a
    nuno a

    Se uma conta por exemplo a minha permite 4 ecrans , são 4 ecrans independentemente de onde eles se encontrarem.

    Ao ler o artigo fiquei com a ideia que a netflix vai passar a ser um serviço “fixo” , limitando os locais onde se pode utilizar ….

    Sim partilho a minha conta, com os meus pais e com os meus sogros, os meus sogros vêm na tv apartir da box, a minha mãe no tablet, no dia em que um deles deixar de poder ver ,ou a netflix cobrar 10 centimos que seja a mais para eles poderem ver tambem, cancelo.

    Ao contrario da netflix pensar que vai ganhar 2 novos utilizadores a verdade é que vai perder 1 , um que paga 15,99 por mes todos os meses

    1. Avatar de Vegeta
      Vegeta

      Claro que não perdem. Tu vais pagar 3 contas ou entao não ves. As pessoas acabam por pagar. Acho muito bem acabar com essas aldrabices. Trabalhem

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Amigo isso não funciona assim, a Netflix já não é o único player no mercado, já lá vai o tempo que as pessoas eram tapadas dos olhos, se eles começam com estas coisas mais dia menos dia as pessoas acabam por migrar para outras plataformas

        1. Avatar de Infinity
          Infinity

          Back to Torrents

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Infelizmente esse será novamente o caminho, parei de “sacar” torrents quando surgiram os serviços streaming, mas ultimamente com mil e um serviços e todos eles com exclusivos não dá para acompanhar, até porque o dinheiro não chega para tudo, portanto sim os torrents estão a voltar.

            Os serviços de streaming deveriam ser todos tipo Spotify, Apple Music, todos eles oferecem a mesma coisa e cada um escolhe o serviço que acha melhor. Mas no dia que os serviços de streaming de música passarem a oferecer álbuns ou artistas exclusivos lá volta os torrents também para musica.

      2. Avatar de nuno a
        nuno a

        hbo, primevideo, disney, hulu, apple tv + , sites de stream piratas torrents e afins , nao nao vou pagar mais e os meus pais e sogros tambem nao e no entanto vamos continuar a ver

      3. Avatar de Infinity
        Infinity

        Se estás com vontade de pagar força, com tanta oferta que existe as pessoas simplemente vão cancelar a Netflix

      4. Avatar de Diogo
        Diogo

        existem aldrabices e aldrabices e esta não é uma delas, a vantagem deste serviçoes é memso poderes ver em qualquer lado, no hotel, no carro, em casa, nos transportes etc etc quem vai para fora regularmente tem de adicionar os hoteis todos do pais ? esta solução é só estupida vão perder cada vez mais utilizadores e a culpa é só deles não é de mais ninguem

      5. Avatar de Miguel
        Miguel

        Eu também vou deixar de comprar… já fica demasiado caro para a familia, entre os meus pais e irmãos somos 4 e obviamente não vamos pagar o adicional, talvez quem fique a ganhar é os sites gratuitos e piratas, mas pronto, a ganancia de gestores que querem sempre duplicar lucros mesmo que doa aos clientes acaba assim

    2. Avatar de Pintor
      Pintor

      Vendem o serviço a Microsoft que aguenta bem a saída de utilizadores.

  6. Avatar de Gomez
    Gomez

    Mas isso é que é a construção do preço. Acabas por dar a resposta e a seguir contradizer. O conteúdo, a forma como é disponibilizado e em que condições técnicas faz a diferença. Conteúdos melhores ou piores é o teu critério pessoal, está inteiramente na tua avaliação. Características técnicas é o que está à vista. São uma realidade. Não misturar.

  7. Avatar de Fusion
    Fusion

    Primeiro o Woke agora isto.. Pressinto que quando acabar o Stranger Things muita gente vai saltar fora, atualmente é o serviço mais caro e com os exclusivos mais fracos.
    Se isto for em frente é o dia que perdem um cliente e com esse valor ainda subscrevo a Disney e a HBO e penso que ainda me sobra dinheiro

  8. Avatar de chico
    chico

    Digo que também, não deve funcionar cá em portugal. Uma pessoa mora em Aveiro e têm o ip localizado em Castelo Branco, Portugal
    (This location may not be exact.)

    1. Avatar de anon
      anon

      O IP público de toda a gente que está na tua casa é o mesmo, quer esteja na sala, no quarto, conectado por wifi, por cabo, etc. Se utilizares a conta através de outra conexão de internet é que vão contabilizar como sendo um local novo (mesmo na tua casa, se te conectares ao wifi do vizinho do lado vai contar como uma nova casa porque aí o IP publico já é outro).
      Isto só para dizer que esta localização a que te referes não interessa para isto.

  9. Avatar de SSilva
    SSilva

    Quer dizer então que se eu for de férias, ou uma roadtrip ou interrail vou ter que pagar quantas casas? heheh compreendo a estratégia da netflix mas não faz sentido nenhum. Se baixassem preços do serviço mais básico aí talvez aumentassem os utilizadores e diminui-se a partilha. Mas é só a minha opinião.

    1. Avatar de hackerpower
      hackerpower

      É tão fácil, basta ter em apenas num telemovel e fazer cast para a TV onde estiverem. Simples!

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        A minha esposa está em casa, aproveita e vê um filme. A minha filha foi passar uns dias a casa dos avós e vê uma série qualquer. Eu aproveito a hora de almoço no trabalho e vejo qualquer coisa também. Ora se eu pago para ter disponiveis em 4 ecrans em simultâneo, o que raio tem a netflix a ver com o local onde eu estou a ver ? pago mais para ver onde eu quiser. Como é que 3 pessoas vêem no mesmo telemovel a fazer cast para a tv ? se disparates pagassem imposto …

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        O IP vai mostrar localizações diferentes…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Dá, desde que a localização nova não se expanda mais do que 2 semanas

  10. Avatar de Diogo
    Diogo

    Portanto vais de férias ou para um hotel já não podes usar ahahahah, e gostava de saber como vao identificar a casa ? continuem assim que cada vez vao perder mais utilizadores

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Dá, desde que a localização nova não se expanda mais do que 2 semanas

      1. Avatar de Milhais
        Milhais

        E quem esta de ferias mais de 2 semanas? Ou quem viaja para trabalhar e passe meses fora? Vou ter de comprar um ecra por casa viagem?

  11. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Tenho Netflix, Disney+, HBO e prime. Não partilho contas de forma a dividir custos. Mas a minha filha que vive com a mãe também tem acesso obviamente. Acabei também por partilhar com os meus dois afilhados, mas como disse não numa de divisão de custos. Mas para o exemplo da minha filha como a Netflix vai fazer?

    1. Avatar de Joao Silva
      Joao Silva

      Partilhar conta dividindo custos ou não é partilha na mesma! Eles não querem saber se os custos são divididos… desde que o dinheiro caia na conta…
      Contudo isto ainda é uma fase de testes e os utilizadores podem adicionar mais utilizadores que moram fora de casa à conta. Portanto não sei como é que eles pretendem fazer isto… Talvez seja por dispositivo, visto que uma pessoa pode assistir Netflix no telemóvel, ou seja, a localização está sempre a variar.
      Caso seja por dispositivo (máx:até 4) basta adicionar o dispositivo dos seus familiares. Contudo apenas poderá ver nos mesmos…

    2. Avatar de 652mga
      652mga

      Talvez seja necessário alterar o Direito Sucessório, obrigando a Netflix por cá a o cumprir… é apenas uma sugestão…

      Na minha modesta opinião/conhecimento, acho caricato que se “ataque” a Netflix por esta tentar proteger os seus interesses! “Santos” estão nas igrejas, mas são de barro…

      Se eu puder aceder à Netflix de borla ou pagando menos, vou o fazer! Mas acho muito bem que a Netflix se proteja de “malvados” como eu…

      Se a a Nteflix não paga o que deveria pagar de impostos, a quem produz os filmes/séries/documentários… é outra discussão a ser aberta.

  12. Avatar de Lord
    Lord

    O capitalismo não quer as pessoas a se organizar e a partilhar. Dividir e lucrar!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sempre a duplicar lucros, doa a quem doer, o dinheiro tem de fluir sempre para os mesmos bolsos!

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Não sei porque é que a Netflix não faz o que é básico.
    Uma conta = um utilizador (independentemente do local).
    Desde que o preço fosse competitivo, iriam manter o nº de utilizadores, pois dos 4 cada um iria ter a sua conta.
    Este esquema que a Netflix quer fazer é um convite a cancelar. Aposto que após os testes eles irão ver que não é este o caminho.

    1. Avatar de 652mga
      652mga

      Mas não é isso que já existe?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não, uma conta dá para mais ecrãs/ utilizadores… criando este problema.
        No entanto, mesmo sendo como o OP disse, não garante que não partilhasse

        1. Avatar de anon
          anon

          a conta básica apenas dá para 1 ecrã em simultâneo, ou seja, basicamente é 1 conta 1 utilizador. caso mais alguém entre nesta conta, ainda que tenha o seu próprio perfil separado, desde que já esteja algum dos outros perfis a ver alguma coisa, este terceiro não vai conseguir ver nada, vai receber o aviso de que já há alguém a ver conteúdo… a sua confusão deve estar aí, podem-se criar vários perfis de forma a separar o conteúdo que cada um gosta de ver, mas a conta é a mesma, e como disse, só uma pessoa é que consegue ver (básica). para se conseguir ver mais do q 1 ao mesmo tempo tem de pagar pelas subscrições superiores, e são estas que são partilhadas, obviamente. ninguém quer partilhar uma conta, nem muito menos os custos, de uma conta que só pode ver algum coisa quando não há mais ninguém a ver… a menos que vivam em países diferentes que tenham fusos horários (dia/noite) que não interfiram de maneira alguma com o outro… há de haver casos lol

  14. Avatar de jokas
    jokas

    se todos usarem vpn…..está sempre no mesmo sitio! Simples

    1. Avatar de anon
      anon

      para fazeres isso tinhas de usar a VPN doméstica da casa de 1 dos utilizadores (configurada no router); só assim “vão estar todos na mesma casa”. usar uma VPN comercial vai dar ao mesmo porque vão todos ter IPs diferentes e localizações diferentes (ainda que escolham todos se conectar a Portugal, por ex.) vão estar todos, tecnicamente, em casas diferentes na mesma. quero é rir-me com vários utilizadores a tentar ver conteúdo 4K através de uma VPN doméstica…

  15. Avatar de Tinoni
    Tinoni

    Eu despaxei o netflix, disney plus e amazon prime. Comprei um dell opplex 7006 com um 8500t e 16gb de ram, comprei 10TB de disco por agora e montei o Plex com todos os goddies. Investi, é verdade…mas nao pago subscrições e o que investi será pago pelas subscricoes que tinha, em apenas 6 meses, o resto é lucro

    1. Avatar de EDPRR
      EDPRR

      Portanto tu tens direito a ver filmes e programas produzidos por empresas sem ter que pagar por isso. Gosto da ideia, permite poupar bastante. Já agora em que trabalhas ? Não queres vir trabalhar para mim ? Prometo que não te pago. Nada, zero, nicles. Assim eu também fico com direito ao teu trabalho sem ter de pagar.

  16. Avatar de Joao pedro
    Joao pedro

    Pois eu não partilho nada, se for prejudicado com aumento de preços, desisto da Netflix, tão claro como agua

  17. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Podiam ter simplificado, cada conta só um stream.
    Resolvido. Aí não interessava onde estava.
    Duas pessoas querem ver conteúdos diferentes em simultâneo? Paga um extra para permitir um stream extra e paga com se fosse uma conta nova. Assim não interessa, a empresa recebe sempre o preço máximo por cada plano.

    1. Avatar de anon
      anon

      Se queres ver mais do que 1 em simultâneo não podes ter uma subscrição base, ou seja, já fazem o que estás a dizer (pagas mais por uma subscrição superior para poderes ter + X streams, conforme a subscrição). O que eles não querem é que utilizem as contas com subscrições mais caras (4 streams em simultâneo) em CASAS DIFERENTES… Se tiveres o teu filho a ver na casa de banho, a mulher a ver na sala, tu a veres no quarto e a filha a ver na cozinha, não lhes interessa; pagaste pelas 4 streams, podes usar as 4 streams, desde que, como referi, estejam todos na mesma casa.
      O que fazem é usar estas contas de 4 streams e partilhar entre familiares de casas diferentes (partilha entre primos, amigos…) e é isto que eles querem evitar.

  18. Avatar de Rui Jorge
    Rui Jorge

    Tenho uma conta de Netflix com quatro utilizadores – eu e a minha mulher numa casa, os meus dois filhos noutra e o meu enteado noutra. São quatro utilizadores, para três casas distintas, pelos quais pago três vezes mais do que, por exemplo, a HBO. No dia em que me pedirem mais dinheiro por aquilo que hoje já pago, obviamente que desistirei do serviço.

  19. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Não percebo estas empresas e a ganância associada, primeiro tinham grande sucesso, ganhavam e pagavam rios de dinheiro, nisto começam a aumentar indiscriminadamente os preços e a limitar os acessos, resultado: perdem milhões de clientes. Em vez de assumir o erro e tentar voltar atrás, parece que tentam fazer ainda pior e complicar ainda mais. Ou é uma sabotagem interna ou são imbecis que gerem aquilo, fazem lembrar tantos exemplos de mega empresas que fracassaram devido a erros de palmatória como este, que chega a ser ridículo, o que não me admira num país que pôs o trump a gestor e é a maior economia do mundo à custa das guerras que semeiam