Novos radares em Lisboa “caçam” 38 mil condutores num mês

61 Comentários

Voltamos a falar sobre radares! O sistema de segurança rodoviária da capital integra um total de 41 dispositivos de controlo de tráfego, instalados em locais estratégicos, tendo como objetivo a diminuição da velocidade praticada nas vias e, em consequência, a redução do número de acidentes e a minimização dos seus impactos nas vítimas.

De acordo com dados revelados, em apenas um mês, os novos radares em Lisboa “caçam” 38 mil condutores num mês.

Novos radares em Lisboa "caçam" 38 mil condutores num mês


Radares de Velocidade: 1267 condutores em excesso por dia

Contas feitas, serão mais de 2,2 milhões de euros de receita que a autarquia vai gerar no primeiro mês de funcionamento devido aos 38 mil condutores apanhados em excesso de velocidade entre 1 e 30 de junho.

Em média, foram “apanhados” 1267 condutores em excesso por dia. O valor mínimo das multas de velocidade é de 60 € para quem é apanhado até 20 km/h acima do limite no local.

Novos radares em Lisboa "caçam" 38 mil condutores num mês

A CM de Lisboa referiu que, “Não são números efetivos relativos a infrações consideradas elegíveis, visto que em muitos casos poderemos estar a falar de situações relacionadas com, por exemplo, veículos prioritários em missão de polícia ou socorro”.

De referir que da “receita” das multas, a Câmara de Lisboa fica com 55%, depois 10% vai para a Autoridade Nacional Segurança Rodoviária e os restantes 35% para a Autoridade Tributária.

Pode ver também aqui onde estão instalados os radares em Lisboa. De acordo com a zona, há radares que registam quem passa com velocidade superior a  50 ou 80 km/h. Segundo informações, nos últimos seis meses só foi multado quem passou, em excesso de velocidade, por um radar móvel da PSP ou da Polícia Municipal.

Até 24 de junho, o município faz saber que  “a maior velocidade captada no sistema de radares de Lisboa foi a de 240 km/h na Avenida Marechal Craveiro Lopes (Segunda Circular), junto às bombas posto Repsol, no sentido Aeroporto/Benfica”, onde a velocidade máxima é de 80 km/h por ser uma rede rodoviária do 1.º nível, de acordo com o Plano Diretor Municipal de Lisboa.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Povinho manso paga que o parasita de estado e dos funcionários precisa de ir ao teu bolso para aumentar os ordenados.

    1. Avatar de aj
      aj

      andem mais devagar que já não vão ao bolso.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Por muito que va devagar continuo a pagar imposto absurdos como os dos combustíveis, ISP e restantes taxas e taxinhas.

    2. Avatar de Giant
      Giant

      Tens de dier que os funcionários a que te resperes devem ser os boys ! porque se queres mesmo saber o que se passa na função publica , vai aos locias vê e procura saber , porque equipamentos não há usa-se pcs pentium e pcs dual core com 2 Gb de memoria programas antigos um filme para funcionarem, impressoras velhas e a avariar constantemente, carros velhos para fazer manutenção a equipamentos, se fores muito bom tecnicamente , vales o mesmo daquele que não vê um boi do tema, salas com um calor ou frio extremos aparrelhos de ar condicionado o que é isso ? e se continuar nunca mais acaba.

      1. Avatar de Giant
        Giant

        tenho o teclado avariado peço desculpa pelos erros.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Tens que dizer ao teu patrão que vais renunciar então porque não tens PC novo… Que mais precisas para entregar a carta? xD

    3. Avatar de José Matias
      José Matias

      Se estupidez pagasse impostos, tinhs e tromba toda carimbada.
      Será que não ives do estado?
      Quem construiu as estradas onde queres matar os outros?
      Um pouco de juizo não te faria mal.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        what? intenta novamente.

    4. Avatar de Jorge
      Jorge

      Se cumprirem o Código da Estrada, o “parasita do estado” não vai ao bolso de ninguém.

      Essa mentalidade retrógrada…. Quem vai em excesso de velocidade é que vai bem e o papão estado só mete radares para “ir ao bolso”…

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Aí, aí … vai ao bolso e de que maneira . Não pagamos por causa das multas, pagamos porque cumprimos à risca o código da estrada.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ok eu vou devagar, podemos terminar com as restantes taxas donde se alimenta o parasito?

    5. Avatar de Pois é
      Pois é

      Pois é. Andem nos limites de velocidade que não pagam

      1. Avatar de Gomez
        Gomez

        E se publicarem uma lei a dizer que não podes andar a mais 10 ou 20, só porque sim? Andas sempre em primeira ou segunda, dás cabo do veículo e vais à bomba constantemente. És do estilo de dobrar a espinha em tudo, ou só a comentar isto? Uma lei para ti não tem de ser uma construção social com valor? Ou eles podem tudo em teu nome, porque ganharam eleições? Com indivíduos como tu, este é um país maravilhoso para os criminosos, corruptos e para a prática do nepotismo.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Conheces muitos exemplos no país de limites de velocidades a 10 ou 20 à hora? E se conheces, em que zona estão esses limites?

          E se…? O famoso argumento dos que não sabem defender os seus argumentos…

          1. Avatar de PFe
            PFe

            No centro do Montijo onde se circulava entre os 40 e 50km/h (como é normal dentro de localidades), estão a ser colocadas duas novas sinaléticas:
            Sinal de proibição de velocidade acima dos 20km/h e aviso de radar.

            Coincidência?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @PFe. Atençao quando fores correr. Nada de sprints, sempre cadência de maratona, ok?

      2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Pois, pois … Não pagas e não é pouco. Pagas as novas taxas por causa do carbono. Pagas mais porque gastas mais combustível, quando andas no para arranca, quando andas em primeira velocidade, etc… Pagas as reparações por causa do desgaste da embraiagem, dos travões. Já fez as contas de quantas vezes ia antigamente à bomba e aquelas que vai agora ? Faça as contas …

  2. Avatar de Giant
    Giant

    A Venezuela da europa
    Mais um imposto
    Num País onde os sucessivos governos não resolvem os problemas da saúde.
    Não resolvem os problemas da educação.
    Não resolvem os problemas na Justiça
    Não resolvem nada a não ser como sacar sempre e melhor o dinheio do ordenado do povo.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Não é imposto. É multa para quem desrespeita uma regra (de segurança).

      Se discorda da regra, que impõe limites à velocidade máxima de circulação de veículos num determinado local, sugiro que utilize pistas desportivas ou que mude de planeta.

      Dito isto, o principal problema dos governos por estes lados é a corrupção e a falta de humildade.
      Governar em PT é atingir o pico de carreira e não uma honra e uma responsabilidade para com o país.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        O poblema de portugal é o estado parasita que tem que se alimentar dos que trabalham para que os sansugas dos funcionarios que não trabalham nada possam ter um ordenado que seria imposivel ganhar trabalhando no privado. Essa é que é a verdade.

  3. Avatar de Johnny
    Johnny

    Assim é que se equilibra contas …

  4. Avatar de robin
    robin

    48 Anos de um ditadura politica e já vamos com mais 48 anos de ditadura economica.
    Mas ninguem abre os olhos.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Prefiro a “ditadura” de que fala à anarquia.

      1. Avatar de OBravo
        OBravo

        Pois eu prefiro Justiça ! e Honestidade ! e verdade ! da parte do estado.

      2. Avatar de Daniel Oliveira
        Daniel Oliveira

        Atenção aos conceitos, ler definição antes de utilizar. A Bélgica viveu quase dois anos em anarquia e foi o período mais prospero da sua história.

  5. Avatar de Vasco
    Vasco

    Hoje desci Monsanto pela Eng. Duarte Pacheco. Está lá o sinal de velocidade máxima. No fim do viaduto tb, pois entra-se em zona de 50. Tudo bem visível. Eu, tenho a certeza absoluta de que não vou ser multado, pois cumpri. Pé no travão na descida, para que o carro na ultrapassasse sequer 1 km/h a velocidade permitida. Fui, vim, sem problemas. Só é multado quem quer ou quem conduz sem atenção aos sinais de trânsito.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Muito bem.Fez muito bem.Fossem todos cumpridores como o senhor.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Eu cada vez uso menos o carro, mas quando tenho de o usar já sei que é uma potencial fonte de despesas inesperadas. Mas, pelo menos em relação às multas é perfeitamente possível evitá-las. Temos controle quase total sobre o assunto.

    2. Avatar de Daniel Oliveira
      Daniel Oliveira

      Concordo e faço o mesmo, mas tem de aceitar que em algumas artérias é muito difícil cumprir com os limites impostos… Já dei por mim mais concentrado em não ultrapassar a velocidade, com olhos no velocímetro, que a prestar real atenção à condução! isso é bem mais perigoso que ultrapassar em 5 ou 10km/h o limite.

  6. Avatar de Nadi
    Nadi

    Quem vive no interior é que tem os bolsos rotos para os meninos deLisboa.
    Interior não existe €€€€ Lisboa fica com tudo €€€.
    Depois querem que interior se desenvolva.

    Acho muito bem esses radares, ainda devia ser mais .

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Compreendo que se sinta injustiçado, mas acha mesmo que “sangrar” as pessoas que em nada controlam as decisões que poderiam melhorar as condições de vida no interior do país é a solução?

      Já pensou que se calhar há muita gente que tem de viver perto da capital para conseguir ter um emprego “decente” e que se tivesse hipótese de escolha se calhar nem estava ali.

      Eu pessoalmente preferia estar bem mais afastado de Lisboa do que estou, mas infelizmente as condições do meu agregado familiar não me permitem muita flexibilidade de escolha.

      Pense um pouco e direcione a energia para quem a merece.

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Se os caçam é porque andam acima do permitido por lei,por isso não vejo onde está o problema.Isso da “caça às multas” já não pega,não é nenhuma desculpa.Ou as pessoas cumprem ou não cumprem.Se não cumprem estão sujeitos às consequências.

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Parece que estamos aqui todos a atirar pedras uns aos outros. O problema aqui é o facto de haver estradas onde a velocidade é excessivamente baixa ao ponto de causar trânsito onde está o radar. É claramente caça à multa.

    Posso dizer-vos que já por várias vezes nas idas e voltas para o trabalho me iam batendo no carro porque o pessoal fica colado aos 50km e com olho no velocímetro esquecendo-se de olhar para a estrada.
    Pelo facto de estarmos todos colados à mesma velocidade o pessoal está constantemente no ângulo morto e fica complicado mudar de via para sair da via rápida. Eu próprio ia batendo por causa disso
    Há sítios onde os radares causam mais acidentes que na verdade resolvem. O que importa aqui não é a segurança mas sim o lucro

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      É precisamente disso que me queixo. Aonde não havia problema de transito, agora a determinadas horas do dia é, engatar a primeira velocidade, pé na embraiagem alternadamente com o pé no pedal do travão (Segunda Circular em Lisboa). Um dia, saí do trabalho (Entreposto da Nissan) e cheguei a casa 4 horas depois (são menos de 15 km). Parei na bomba da repsol e esperei , que o trafico ficasse mais fluido. Naquele dia, um deposito de combustível não dava para chegar a casa. Depois, ainda vem com a cantiga da poluição dos carros. Enfim, há muita gente a fazer fortunas !!!

    2. Avatar de jota
      jota

      Pelo teu comentário és daqueles “espertos” que quando querem sair da via rápida têm de atravessar 2 faixas, aconselho-te a “apanhares” a faixa de saida mais cedo (no inicio da fila) assim minimizas o problema do ângulo morto.

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Também os há, sim senhora. Mas também há a situação de se querer entrar na faixa mais à direita e haver uns simpáticos que não te deixam entrar na faixa. Tem medo de perder a posição na fila e por isso, encostam literalmente o para-choques ao carro da frente. A mim já me aconteceu até um muito educado condutor, levantar “o dedo do meio”. Para poder sair, tive que, buzinar, ficar parado na faixa que pretendia deixar e ir apertando devagarinho e meter o pisca, como é evidente. Escusado será dizer que atrás de mim cresceu uma fila de transito . Boa educação e cortesia … ? Duvido que muitos saibam o que é isso.

        1. Avatar de jota
          jota

          Possivelmente esse condutor já estava na fila desde o inicio, e no entender dele, tu estava a tentar “furar”.
          Um exemplo, a sair da CRIL para a 2ªcircular, que tenta entrar depois da ponte pedonal, eu sou esse condutor que vem desde o inicio da fila, não faço gestos, mas o condutar está a ser “esperto” e a usar os ultimos 200m para entrar quando já percorreu 600m mas não deu jeito entrar porque havia muito transito. Boa educação e cortesia começa no inicio da fila.

          1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
            José Maria Oliveira Simões

            Pois, grande dedução !!! A “furar a fila”. Acho que ele tinha , mas é “comprado o lugar na fila”. É cada uma, melhor que a anterior. Pelo que já me chegou aos ouvidos, há quem já tenha andado à pancadaria. É só gente, “educada” / “civilizada”. Olhe, eu considero uma esperteza saloia, quando vejo, por exemplo, muito condutor, passar para o lado direito do risco continuo (que delimita a faixa de rodagem), e ir todo contente ultrapassar todos , pelo espaço que existe entre o risco continuo e as barras de aço de protecção contra despistes. Depois, nesse espaço, os carros de emergência medica, bombeiros, policia, ficam parados, sem qualquer hipótese de passar, por causa desses inteligentes que ficaram também parados e a formar outra bicha. É cada inteligente, que até fico gago e de boca aberta. Diria mesmo, aparvalhado, desconcertado …

          2. Avatar de jota
            jota

            O exemplo que referi nada tem a haver com infrações grosseiras de transito, todas as que referiu estão contempladas como infrações ao código da estrada, não confundir civismo com infrações ao código da estrada. Sim esse condutor que estava na fila, tinha reservado o lugar, é esse o conceito de fila, quem chega mais tarde coloca-se na fila.
            Até parece que está a desculpar-se, até há quem faça pior do que euão mau.

  9. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Tantos… isso é sinal que os radares estão a cumprir o seu objetivo, ou não?

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Claro que sim. É por mais evidente que sim. A receita aumenta como foi previsto. Eles não estão lá no local para outra coisa! Há que facturar. Há que arranjar maneira de arrecadar dinheiro!

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Bem eu vou repetir mais ou menos o que já expliquei n’outro artigo:
    O que está em causa é que os radares não estão nos locais onde poderiam proteger as pessoas! Antes pelo contrário. Estão estrategicamente em autênticas AE’s onde se reduziu a velocidade para 50 kms/h (após a construção dessas vias era 80 kms/h mas os sinais desapareceram misteriosamente e quando não há sinais é 50 kms/h, dizem eles) onde não há pessoas cruzamentos, com 3 vias para cada sentido, separador central etc.
    Isto é o quê?
    Conhecem a Av Santos e Castro em Lisboa?
    Fica foto satélite:
    https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq4cFoavf4kZot1bfJQ?e=5jVrhu
    Entre outras armadilhas.

    1. Avatar de Jose gercione de siqueira
      Jose gercione de siqueira

      Ladrões existem em toda parte; aqui e ali e não existe excessao. E no meio político, somos assaltados desde 1500, quando os lusitanos da coroa vieram tomar de nós que somos INDIOS!

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Em primeiro lugar, não tente reescrever a historia. Por outro lado, não caia na tentação de ser racista. Já lá vai o tempo, em que as suas afirmações passavam. Mas hoje, não passam porque pura e simplesmente, há estudos que contrariam as suas afirmações. Nomeadamente, por exemplo, os estudos efectuados por um historiador brasileiro. Mas, voltando à historia dos diversos povos indígenas do Brasil (os vários povos índios), os portugueses conseguiram com que, acabassem na maioria dos casos os massacres entre índios de comunidades diferentes, quando uns invadiam os outros para saquear os vizinhos. Infelizmente, hoje ainda acontece isso. Lamentavelmente, os partidos da esquerda no Brasil, incentivam o racismo do índio contra todos os que não sejam índio da mesma comunidade. Por essa razão, há ataques também contra os brancos. Resumindo, não gostei nada que você viesse para aqui, ofender os portugueses. Por ultimo, era suposto, falar-se sobre radares em Lisboa … Mas você vem para aqui fazer propaganda encapotada do PT !

  11. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Os radares estão nos locais que estão para cobrar ! Por outro lado, é uma maneira de criar uma necessidade que é : a aquisição de carros eléctricos !!! Incremento, na necessidade de produtos que são necessários à construção de baterias para automóveis (Lítio, cobalto, níquel e manganês, entre outros). Hoje em dia, há mais acidentes na segunda circular por causa dos beijinhos nas traseiras do carro da frente.

  12. Avatar de Profeta
    Profeta

    Nao acho nada mal, e so malucos inconscientes que nao respeitam ninguem na estrada, entao se a multa for pesada ate agradeco. Saibam ser mais civicos na estrada e as multas nao vos apanham.

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Bom dia,
    Já ouvi tanta informação diferente que ainda não percebi algumas coisas sobre os novos radares:
    1- Existe alguma tolerância acima do legal permitido? exemplo: 50 km/h máximo + 5 km/h de tolerância?
    2- O radar existente numa faixa, apanha os carros do outro sentido? Tipo Av. Lusíada junto ao hospital e no inicio da circular?
    3- Quais são os radares que fazem a velocidade média?
    Não vejo nenhuma informação sobre isto na CML ou na internet.
    Obrigado 🙂

    1. Avatar de RicM
      RicM

      1 – Nos radares/fotos antigos existia essa tolerância pois na última multa que me passaram mencionaram a ultrapassagem dessa tolerância. Atualmente não faço ideia;
      2 – Em princípio, esta tecnologia mais recente permite identificar múltiplos veículos mas quem sabe se estão programados para monitorizar a faixa contrária. Antes de me aperceber dessa questão costumava ir na direção Hospital Stª Mª / Colombo acima dos 50Km/h por isso, se multarem, irei receber “o convite para o casamento”;

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Hoje os radares podem “ver” e “controlar” mais que uma faixa, tanto num sentido, como no contrario.

        1. Avatar de RicM
          RicM

          Poder e fazer não são sinónimos…

  14. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Calma pessoal, ainda bem que os radares a 50 apanharam muita gente porque se apanhassem pouca baixavam a velocidade para os 30…
    Não compliquem….
    São armadilhas de esquerda, paguem que é para o bem de todos…

    Radares dentro das localidades, junto a passadeiras e escolas é que tá quieto…
    Aqui na minha zona a rua principal tem uma série de passadeiras e é como se não tivesse nenhuma.
    É cada um a alta velocidade que se alguém puser um pé na passadeira fica logo sem ele.
    Radares nestas zonas não há? Porquê?
    Pois….

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Ahahah. 1⁰ parágrafo morri
      De resto, é isso tudo.
      Sem tirar nem por.

    2. Avatar de SM
      SM

      Sr. Porco, na Cova da Moura também precisam de radares? Que estranho.

  15. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Mesmo a pé vão encontrar trânsito e filas … etc, etc …

    As regras também têm história e estórias …

    Paga e não bufa !! …

    Ou bufa como quiser e paga !! …

    Paga !!

    É pato !!

    Fogo !!

    Hahahahahahahahahah !!

    😉

    ;))

    ;)))

    ;D

  16. Avatar de JR
    JR

    Em PT só temos Vin Diesel na estada, respeitem as regras como eu. Em 20 anos de carta 0 multas desde que as tirei. Agora cada um pense o que quiser.

  17. Avatar de Grunho
    Grunho

    Mais uma boa razão para optar pela bicicleta. Mas os que gostam de pagar, por favor não se acanhem. Mais vale ir buscá-lo aos radares que ao leite das crianças.

  18. Avatar de Gusmão
    Gusmão

    O tema da velocidade…
    Como as pessoas são levadas… As mentiras mencionadas tantas vezes passam a verdades…
    Dizem que os condutores Portugueses são dos piores da Europa, essa afirmação é óptima para quem não conhece a realidade da Europa…
    Dizem que a velocidade a par com o alcoolismo (esse sim, verdadeiramente perigoso) são as verdadeiras causas da sinistralidade, mas esquecem-se de dizer que a sinistralidade com efeitos verdadeiramente graves é fruto de despistes e que por norma sem outro veículo interveniente, puras distracções…
    Distracções e não estou só a falar do telemóvel ou dos sistemas de entretenimento do carro, que ponham a “mão” na consciência, quem nunca olhou para a paisagem, para o parceiro do lado, pelo retrovisor para falar com quem vai nos bancos de trás, fumou, bebeu água, cantarolou, enfim, fez quase tudo, mais conduzir…
    Mais do que penalizarem a velocidade, deveriam consultar o cadastro do condutor para aferirem se existem acidentes, qual o tipo, feridos, causas… mas não, o cadastro é para as multas e pontos da carta.
    Verifique-se nas auto-estradas Alemãs (não em todas) onde não existe limite de velocidade não há praticamente sinistralidade (não me venham dizer que é do povo ser muito ordeiro, porque nem imaginam a quantidade de povos que se deslocam a essas vias para poderem andar na velocidade pretendida) e que segundo estudos realizados tal facto é devido aos condutores não terem algumas das “distracções” que são caracterizadas pela preocupação de um radar escondido, pela constante monitorização da velocidade no quadrante, entre obviamente outros factores…
    Terminando este já longo texto, não esquecer que os carros de há 40 anos já podiam legalmente circular a uma velocidade máxima de 120Kms e hoje com carros incomensuravelmente mais seguros, pasme-se, a velocidade máxima continua a mesma, sendo que ainda há movimentos para que esta seja reduzida… Sugiro que uns vídeos da Euro NCAP com carros da década de 80 e da actualidade…
    Este tema não é mais de uma forma do Estado ir buscar € e granjear contentamento por uma maioria que não sabe ou não gosta da velocidade…

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Acrescento mas algumas novidades que não existiam na altura: sinto de segurança para todos os ocupantes, airbags e cortinas, abs, esp, entre muitas outras novidades …
      Relativamente aos radares, é um imposto encapotado e que oficialmente não é um imposto! Não se vê nem se ouve quantos acidentes foram evitados. Ouve-se sim, o numero de multas e o valor arrecadado. Afinal, foi para isso que se gastou o dinheiro. Não foi para evitar acidentes, pois eles não estão nos locais aonde há mais acidentes ou é mais perigoso tanto para o condutor como para o livre mortal que anda a pé. É um negocio chorudo, o dos radares !!!

    2. Avatar de yamahia
      yamahia

      Vc está cheio de razão!!! Parabéns.

  19. Avatar de secalharya
    secalharya

    Entretanto uns indivíduos ateiam o fogo nos pinhais e não lhes acontece nada. “Ah, são malucos”…

  20. Avatar de yamahia
    yamahia

    Foi com enorme prazer que hoje fiz a Infante D. Henrique a 30 kms/h desde o Batista Russo até ao Poço do Bispo. Até evitei atropelar uma barata que estava a atravessar a via!