Universidade de Stanford desenvolveu um painel solar que funciona durante a noite

6 Comentários

A captura de energia solar fica suspensa durante a noite, pela a ausência de sol. No entanto, investigadores da Universidade de Stanford abriram uma série de oportunidades, por desenvolverem uma célula solar que recolhe energia também à noite.

O novo sistema captura o calor que escapa da Terra.

Painéis solares que captam energia à noite

Com o avanço da tecnologia, não haver sol durante a noite deixará de ser impedimento à captação da sua energia. Aliás, uma equipa de investigadores da Universidade de Stanford está a desenvolver uma célula solar que recolhe a energia de dia, como é habitual, mas também de noite. Com isto, os investigadores criaram um leque de oportunidades relativamente ao fornecimento de eletricidade, pois possibilitaram-no depois de o sol se pôr.

Durante a noite, os painéis irradiam calor, atingindo temperaturas alguns graus abaixo da temperatura ambiente. O dispositivo da Universidade de Stanford utiliza um módulo termoelétrico para gerar tensão e corrente a partir da diferença de temperatura entre a célula e o ar.

Uma das grandes vantagens deste novo sistema passa pelo facto de poder ser incorporado nos painéis solares que já existem, tornando a implementação mais apetecível.

Como é claro, a produção de energia à noite é inferior àquela conseguida durante o dia. No entanto, permite pequenas utilizações, como alimentar a iluminação. Ora, se o primeiro protótipo gera 50 mW/m2, a iluminação de uma casa exigiria cerca de 20 metros quadrados de área fotovoltaica.

A equipa reconhece que existe muito espaço para melhorar o seu projeto, e revela que pretende, agora, otimizar o seu isolamento térmico e os seus componentes termoelétricos.

 

Leia também:

Novo tipo de células solares poderá gerar eletricidade à noite

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Comentário
    Comentário

    “Ora, se o primeiro protótipo gera 50 mW/m2, a iluminação de uma casa exigiria cerca de 20 metros quadrados de área fotovoltaica.” Com 20 metros quadrados gerar-se-ia apenas 1 Watt. Nem para uma pequena lâmpada LED chegariam 20 metros quadrados.

    1. Avatar de Charles
      Charles

      Ia escrever precisamente isso quando vi o seu comentário.
      50mW /m2 é apenas ridículo, mesmo quando estamos a falar de um protótipo.

  2. Avatar de elpesta
    elpesta

    https://opg.optica.org/oe/fulltext.cfm?uri=oe-28-17-25460&id=434399

    O mesmo tipo em 2020 … indicou que eram 2.2w/m^2 … info tambem de universidade de stanford… ou lobbies ou tachos… funciona igual no mundo inteiro

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Provavelmente é uma caça ao financiamento.
    Normalmente nestas coisas é melhor ficar calado, e desenvolver fora da vista do público, para quando aparece já algo realmente final e realmente útil, o entusiasmo não tenha desaparecido, e assim seja possível tornar um sucesso.
    Quantos projectos que se tornaram um sucesso gigantesco tiveram os seus problemas e revezes na fase de investigação, para quando vêm à superfície (anunciados ao público) na sua forma final serem um retumbante sucesso, que se tivessem andado a anunciar isto e aquilo que nunca se concretizava em algo realmente útil não teria tido o entusiasmo na adopção em larga escala, e com isso talvez nunca tivesse saído para a realidade útil.

  4. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Mais uma história para encher…
    Só o preço do módulo termoeléctrico inviabiliza este tipo de investimento… Aliás bastava a colocação do dissipador…

    De dia a diferença de temperatura será maior de forma inversa e os módulos solares podem ser arrefecidos onde aí sim podem os módulos solares ser mais eficientes e o módulo termoeléctrico pode de facto ajudar coma mais de 50mW/m2… Aí deve chegar aos 50W/m2 para um delta T de 30°C…
    Mesmo assim o custo não é viável…

    https://www.mobilityengineeringtech.com/component/content/article/adt/pub/features/articles/25245

  5. Avatar de Comentador profissional
    Comentador profissional

    Não querendo fazer aquela figura do tipo que está sempre a mandar abaixo mas…
    Como já referido isto 50mw é muito pouco, nem dá para alimentar o mais bazaroco chip estilo Aeduino