5G: Já há um transceiver para bandas de frequência mais altas

11 Comentários

Para o desenvolvimento do 5G, foram identificadas, ao nível europeu, faixas de frequências com características diferentes e que permitem a disponibilização de serviços e aplicações de naturezas distintas. As gamas de frequências são 700 Mhz, 3,6 GHz e 26 GHz, mas há outras que não são efetivamente utilizadas devido a limitações tecnológicas (exemplo 39 Ghz).

Recentemente foi anunciado um transceiver que pode ser usado nas bandas de frequência mais altas das redes 5G.

5G: Já há um transceiver para bandas de frequência mais altas


5G: Transceiver pode ser usada na gama de frequências dos 39 Ghz

Foi recentemente desenvolvido por investigadores do Tokyo Tech e da NEC Corporation, um novo phased-array beamformer para a banda de ondas milimétricas (mmWave), do 5G.

O seu desenho inovador aplica duas técnicas bem conhecidas – o amplificador Doherty e a pré-distorção digital – um transceiver phased-array para mmWave e supera as questões dos desenhos convencionais, produzindo excecionais eficiências energéticas e de área e superando outros transcetores 5G de última geração.

Algumas bandas de frequência atribuídas ao 5G não são efetivamente utilizadas devido a limitações tecnológicas. Estas bandas de frequência incluem a banda New Radio (NR) de 39 GHz, mas que na realidade abrange de 37 GHz a 43,5 GHz, dependendo do país.

A banda NR oferece vantagens notáveis de desempenho relativamente a outras bandas de frequências mais baixas que as redes 5G utilizam atualmente. Por exemplo, permite uma latência ultrabaixa na comunicação, juntamente com taxas de dados superiores a 10 Gbps e uma capacidade massiva para acomodar vários utilizadores.

Contudo, estes feitos têm um custo. Os sinais de alta frequência são atenuados rapidamente à medida que viajam pelo espaço. É, portanto crucial que a potência transmitida seja concentrada num feixe estreito dirigido diretamente ao recetor. Isto pode, em princípio, ser alcançado utilizando phased-array beamformers, dispositivos de transmissão compostos por uma matriz de antenas cuidadosamente controladas por fase. No entanto, trabalhar nas regiões de altas frequências da banda NR, diminui a eficiência dos amplificadores de potência, uma vez que tendem a sofrer de problemas de não-linearidade, que distorcem o sinal transmitido.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Profeta
    Profeta

    Coisas como estas provocarão o inicio do fim do mundo. Acordem.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Outra vez arroz. Vocês têm que encontrar uma nova teoria. Essa já começa a ficar velha.

      1. Avatar de f242
        f242

        A única teoria velha é a da ignorância.
        É sempre mais fácil comer a papinha que nos dão na boquinha. Acordem.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Já vi que gostas de te alimentar de teorias de conspiração e depois chamas os outros de ignorantes. Com isso não estou a dizer que não se deve continuar a fazer estudos e daí saber se causam algum malefícios ou não.

          Aqui tens um artigo que faz um apanhado das teorias mais comuns e como são infundadas e deturpadas:
          https://www.androidauthority.com/5g-dangers-895776/

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Vai lá colocar o teu chapeu de alumínio

  2. Avatar de Paulo Neves
    Paulo Neves

    O fim do mundo começou com o Big Bang…
    Estamos bem acordados.

  3. Avatar de CO
    CO

    Cá ainda estou para ver como vai ser o mmwave

  4. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    Cuidado que ainda vai espalhar mais o Covid!

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Era mesmo o que a malta estava à espera: 37 GHz a 43,5 GHz… uns cérebros fritos sai mesmo a calhar.

    Por esta altura esperava comunicação por feixes luz, não por frequências rádio tão elevadas.

    1. Avatar de João Santos
      João Santos

      Sim, porque as frequências dos feixes luz são mais baixinhas né… Cada cromo.
      A luz começa nos 405 THz! TeraHertzs!

  6. Avatar de João
    João

    Por mim reativava os emissores analogicos antigos com potências P.A.R. de 500 kW