Saint-Malo: Maior navio híbrido do mundo tem bateria de 11,5 MWh

33 Comentários

O maior navio híbrido do mundo começará a realizar viagens entre a França e a Inglaterra já em 2024. Batizado de Saint-Malo, este super navio integrará vários sistemas, permitindo a otimização de energia em tempo real durante as viagens.

A embarcação também será equipada com recursos que a tornarão sustentável.

Saint-Malo: O maior navio híbrido do mundo tem bateria de 11,5 MWh


A Brittany Ferries anunciou recentemente a chegada do Saint-Malo para 2024. O Saint-Malo é o maior navio híbrido do mundo, de acordo com o comunicado de imprensa da empresa. A embarcação de 639 pés terá uma bateria com capacidade de 11,5 MWh, aproximadamente o dobro da normalmente usada para propulsão híbrida em embarcações marítimas, e substituirá um dos modelos mais antigos da empresa na rota de St. Malo, na França, a Portsmouth, Inglaterra.

Christophe Mathieu, CEO da Brittany Ferries refere que…

A Brittany Ferries tem orgulho de liderar o segmentos dos transportes sustentáveis. Trabalhamos com nossos parceiros para produzir embarcações menos poluentes, para as regiões em que operamos.

A tecnologia híbrida continua a impulsionar nosso programa de renovação de frota e seguir-se-à a introdução de dois navios movidos a GNL. Desde o primeiro dia de operação, portos como St Malo na França e Portsmouth no Reino Unido serão beneficiados.

Saint-Malo: O maior navio híbrido do mundo tem bateria de 11,5 MWh

Recursos como eficiência energética otimizada, energia híbrida e plug-in em terra têm o potencial de gerar uma melhoria de até 15% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com a propulsão a diesel – de acordo com o especialista marítimo Wärtsilä, que fornece motores e baterias do navio.

O especialista marítimo, juntamente com o fabricante de navios StenaRoRo, também está a projetar um segundo navio híbrido para a Brittany Ferries. Os dois novos híbridos substituirão o Bretagne e o Normandie, respetivamente dois dos navios mais antigos da empresa.

A indústria naval tem recebido muitos pedidos para descarbonizar, já que os enormes navios que usa são uma grande fonte de emissões de carbono. No entanto, os  tamanhos (enormes) dos navios e as longas distâncias que eles precisam percorrer dificultam a projeção de opções sustentáveis.

Espera-se que o trabalho da Brittany Ferries inspire outras empresas de transporte marítimo a dar o passo em direção a uma engenharia mais ambientalmente consciente e talvez substituir ou atualizar grande parte das suas frotas de carbono intensivo existentes.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Qual é o tempo de vida útil desta bateria? E qual é o custo de substituir?

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Quando fores para a cova vais levar o dinheiro todo contigo, por isso é que andas sempre muito preocupado com os custos.

      Mas está descansado, que o custo de substituicao será sempre inferior ao que já pouparam comparativamente a um a combustao, especialmente no que diz respeito ao meio ambiente.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Será que já leste os custos que tem no meio ambiente para a extração de litio para as baterias assim como outras matérias primas que apenas motores elétricos levam?

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Será que já que já viste os custos que tem para o meio ambiente a extraccao de petroleo que depois tem de ser refinado e afins?

          Ou achas que aquilo nasce ali debaixo dos postos de abastecimento?

      2. Avatar de Nuno F
        Nuno F

        Olha que para poupar 15000€ em combustível é muita coisa.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Nao sei se sabes mas um navio nao consime 5l/100km…

        2. Avatar de Louro
          Louro

          Se te referes a 15000Euros num carro a combustao…

          com consumos de 10l/100km, actualmente em Portugal gastas mais ou menos 20Euros em gasolina o que faria com que gastes isso a cada 75000km.

          Depois tens ainda outra coisa, que sao as manutencoes… no electrico quase inexistentes.

          Portanto sim, mesmo que tenhas de trocar a bateria ao fim de 200 mil km, continuas a poupar muito…

          Eu tenho um electrico com mais de 400 mil as baterias ainda estao ai com saúde para dar e vender.

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Que charuto é que conduzes para gastar 10l/100??? Um tanque??

          2. Avatar de Louro
            Louro

            @Luis costa
            De momento tenho dois Tesla que deverá de ser das melhores compras que fiz (nao por ser Tesla mas sim por ser electricos), quando comprei o Model S foi para substituir um M5 E60 que fazia médias na regiao dos 12l/100km.
            O Model X foi para substituir uma carrinha Mercedes E63 que fazia médias na casa do mesmo.

            No entanto vamos pela malta que diz que faz médias de 5l/100 nos diesel, sao 150000km até gastar o valor referido, sem contar com manutencoes e bla bla bla… (apesar que pelo que já li por cá, ninguém faz manutencao aos carros porque todos dizem que nao gastam nada).

          3. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            @Louro foste logo buscar um V10 a GASOLINA! Tu ao menos sabes o que escreves rapaz?

          4. Avatar de Bom demais
            Bom demais

            As “manutenções… no elétrico quase inexistentes”. Certo!
            Então, vejamos esta notícia:
            https://www.motor24.pt/noticias/quanto-custa-manutencao-um-tesla/225765/
            Contas feitas, o elétrico ainda não está nos meus planos nos próximos 8 anos.

          5. Avatar de RC
            RC

            Essa noticia é falsa, os teslas não têm manutenção programada e obrigatória.

          6. Avatar de Louro
            Louro

            @Luis Costa,
            E? Primeiro deves de comparar coisas com performances similares, depois qualquer coisa gasta a volta dos 10l/100.
            A menos que sejas dos que juram a pés juntos que o teu bolide gasta 3l/100 a subir

          7. Avatar de Louro
            Louro

            @Bom demais
            Nao há manutencao programada como falam na noticia, desde 2014 até agora nao gastei mais de 5000€ em manutencao de um model S.

      3. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Em vez de vires com parolices mostra-me lá os teus dados onde foste buscar o que acabaste de dizer ou só gostas mesmo de mandar umas postas de pescada? Já agora, volta para a caverna

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Em vez de vires com parolices, prova lá que estou errado.
          Ou só gostas mesmo de mandar umas postas de pescada.

          já agora volta lá para tua caverna.

          1. Avatar de J.
            J.

            @louro: face ao teor dos vários comentários que faz nesta revista, e sendo provavelmente um idoso à sua beira (escreve tantos disparates que nem acredito que não seja um miúdo do bairro com 12 anos), deixe-me dar-lhe um concelho: não se esqueça de tomar diariamente a medicação que o psiquiatra lhe receitou ;-P

          2. Avatar de Louro
            Louro

            @J.
            Comentários excelentes sao os dos que tentam insultar os outros gratuitamente sem colocarem dados concrectos sobre nada.

            É mais do que facto que qualquer motor electrico é muito mais eficiente que um a combustao, portanto nao é necessário ser um genio para perceber que este navio irá ser muito mais eficiente.

            O que nao falta também sao barcos e iates de recreio movidos a energia electrica.

            Nao gosta? Nao coma… mas nao tente fazer dos outros parvos.

          3. Avatar de J.
            J.

            @louro: e os seus dados concretos, onde estão ??? é que nos seus comentários anteriores, “a bota não bate com a perdigota” 😛

          4. Avatar de Louro
            Louro

            @J.
            Explica lá… qual dos lados te doi?

    2. Avatar de asimoto
      asimoto

      Luís Costa..
      Fizeste a pergunta certa!

      1. Avatar de RC
        RC

        Sim, é uma pergunta tipica de petrolhead, pergunta aquilo que na tecnologia que defende também não sabe responder.

    3. Avatar de RC
      RC

      Qual é o tempo da vida útil dos motores que costumam usar, e quanto custa a reparação e até substituição ?

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        sulzer rd76 tens este aqui para procurares.. boa pesquisa.. são motores que já se conhece há mais de 50 anos.. se for para mudar para uma tecnologia nova que ao menos seja com certezas de que vai durar mais e com menos custo

        1. Avatar de RC
          RC

          Tecnologia elétrica é usada em submarinos desde a segunda grande guerra.

  2. Avatar de barta
    barta

    Enquanto a preocupação for o lucro, nunca serão direcionados para a energia limpa e renovável, tal como o hidrogénio. Tudo puro negócio.

    1. Avatar de Não digo
      Não digo

      As empresas só existem pra terem lucro, existem sim produtos e/ou serviços que não fazem lucro mas são compensados por outros, caso dos produtos da Xiaomi.

    2. Avatar de Socialismo Empobrece
      Socialismo Empobrece

      As empresas até existem para não dar lucro… com essa linha de raciocínio vai para a Venezuela, ou para aqueles países socialistas da América do Sul. Lá vive-se de acordo com a tua ideologia.

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      É por causa da ganância do lucro que há tanta poupança e eficiência e preços baixos.

      Se fosse por causa da bondade ainda extrairíamos uma pequena quantidade de gasolina de um barril de petróleo como no fim do século XIX.

    4. Avatar de Américo Mendes
      Américo Mendes

      Pode informar em que empresa trabalha como assalariado (se for o caso)? OU é subvencionista do estado (FP)?…é o tanto faz, se der prejuizo, vai ao orçamento (imposto) ou faz dívida (alguém vai pagar no futuro). Vide a TAP, o pináculo deste exemplo!

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Preciso de uma bateria dessas cá para casa.
    Se fiz bem as contas deve dar 9 anos de energia eléctrica antes que tenha de ser carregada de novo, ou substituída.

    1. Avatar de asimoto
      asimoto

      E ao fim de 9 anos tens uns milhões de € para gastar a substituir a bateria…e estas sempre em cima de uma bomba de dimensões brutais..

  4. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Tanta gente preocupada com o ambiente e se calhar nem fazem reciclagem, nem poupam agua…