Portugal: Apoio para comprar carros elétricos? Já esgotou

55 Comentários

Como é do conhecimento, o Governo dá incentivos para quem pretenda comprar veículos elétricos. Desta vez, os primeiros 1 300 portugueses que comprarem um carro elétrico e se candidatem ao incentivo vão receber a verba, desde que o preço do veículo não ultrapasse os 62 500 euros.

No entanto, segundo informações do Fundo Ambiental, o apoio para carros elétricos esgotou.

Portugal: Quer apoio para comprar um carro elétrico? Já esgotou


Apoio para compra de carro elétrico esgotou em 3 meses

O apoio dado pelo Governo para a compra de carros elétricos esgotou em três meses, revela o JN. De acordo com os dados em tempo real do Fundo Ambiental, as candidaturas já superam o limite de incentivos a atribuir pela tutela. Desde março, deram entrada 1348 pedidos para um limite de 1300 apoios. Também as candidaturas destinadas a comparticipar a aquisição de trotinetas, skates, hoverboards, patins, monowheel, triciclos e quadriciclos ligeiros já ultrapassaram as 1050 permitidas.

Relativamente ao reforço das verbas, o Ministério do Ambiente referiu ao JN que “ainda decorre a avaliação de candidaturas do apoio de 10 milhões de euros para aquisição de veículos elétricos e de mobilidade suave, pelo que o procedimento relativo aos incentivos ainda não está encerrado”.

Portugal: Quer apoio para comprar um carro elétrico? Já esgotou

De referir que em 2017, os incentivos para aquisição de veículos elétricos foi de “pouco mais de dois milhões”. Em 2019 o valor subiu para os três milhões e passou para quatro milhões em 2020. A intenção do Governo para este ano de 2022 é de 10 milhões.

De relembrar que o apoio não é só para automóveis, mas também para veículos comerciais de empresas e velocípedes. Os cinco milhões de euros, ao longo de 2022, vão passar para o dobro”.

O fundo ambiental tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Cabe na cabeça de alguém que o apoio vá para carros até aos €60mil? Este apoio devia ser para carros no máximo até €30 mil! Dava para quem realmente precisa dele e se calhar contribuía para que o preço de alguns carros diminuísse, nomeadamente os que se situam entre os 30 e os 40 mil euros!

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      EVs até 30k não há muito por onde escolher… Mas se fizesse baixar os preços isso é que era!

    2. Avatar de RAM
      RAM

      Isso é o senhor a pensar. O estado não gosta muito de pessoas que pensem. É preferível dar mais a quem não precisa. Um bem haja

      1. Avatar de asimoto
        asimoto

        Comentário acertado!

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Então não é um apoio à transição energética. É um apoio soviético.

      Ou apoias com o objetivo de seres verde e aí o valor não é importante ou, em alternativa, assumes que é para ajudar os portugueses a comprar um carrito novo.

      Só isto.

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Sim, era basicamente um RSI para o mercado automóvel.

        O importante é acelerar a transição. Quanto mais veículos elétricos na estrada, mais incentivo existe para desenvolvimento da infra-estrutura de carregamento. No final todos ganham com isso.

        Já para não falar que as pessoas que adequaram um carro mais caro automaticamente pagam mais IVA, o que torna o subsídio menos pesado para as contas do estado, ou seja, toda a população.

      2. Avatar de Miguel C
        Miguel C

        Pedro, quem não precisa da ajuda iria na mesma comprar o carro de €60mil para poderem mostrar às outras pessoas.
        O objetivo de um incentivo é ajudar a fazer a diferença, e dar o dinheiro a essas pessoas não muda nada.

  2. Avatar de João Matos
    João Matos

    Esse fundo só serve para quem tem euros. No meu caso para usufruir do fundo tive de pagar tudo na totalidade com IVA. Refiro o IVA pois o fundo não paga o valor do IVA. Assim sendo tem que se pagar tudo e só após o fundo nos devolve a percentagem para a conta. Não seria melhor a isenção de IVA? E em relação aos veículos carros bastava até aos 30 mil€… Como digo o fundo só serve para quem tem dinheiro na conta…

  3. Avatar de Machado
    Machado

    Aproveitei e comprei finalmente um model 3 long range! Excelente iniciativa do governo. Os que refilam sao os mesmos de sempre que nem estudam e querem ser patroes.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Boa iniciativa do governo?!
      Um pouco de humildade não lhe ficava nada mal.
      Lembre-se que eu ajudei a pagar o seu carro.

      1. Avatar de Machado
        Machado

        E preciso ter lata, se calhar o amigo e que devia agradecer me por descontar todos os meses para voce ter rsi.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Muito inteligente! Os do RSI não pagam impostos.
          Muitos devem estar a berrar…

      2. Avatar de Louro
        Louro

        @Alex,
        Considerando que o apoio é até a volta de 4000Euros, o mais provável é que o estado apenas lhe tenha devolvido uma pequena parte do que já pagou em imposto.

        Dado a forma como fala, acho que devia de ter um pouco de humildade, dado que provavelmente ele tem pago por vários servicos publicos que voce usufrui.

        1. Avatar de Machado
          Machado

          Foi bem mais pois pus o carro em nome da empresa para nao pagar iva e mais o apoio do estado. Muito bom, mas claro quem não sabe e nao pode refila. O alex se fosse trabalhar em vez de andar a pedinchar fazer melhor figura

          1. Avatar de Alex
            Alex

            Toda a gente já te topou logo de início: A tua inteligência é inversamente proporcional à tua arrogância. Verifico que o dinheiro dos meus impostos é mais uma vez mal empregue. E sim, pago impostos, ao contrário de ti que foges o máximo que puderes, contribuindo também para o buraco sem fundo que é este país.
            Ainda bem que não sou teu empregado, e muito menos teu fornecedor…
            Só um conselho, que é de borla: aprende a ser mais humilde.
            Bons kms.

          2. Avatar de Louro
            Louro

            @Alex,
            Vai desculpar mas parece que há aí um misto de inveja com frustracao.
            Os apoios do estado nao tiram a uns para dar a outros, isso é um mito que é muitas vezes dito pelos que mais apoios recebem e que mais beneficios tem do estado social.

            A história do “eu ajudei a pagar o seu carro” é simplesmente ridicula.

          3. Avatar de Ban
            Ban

            E tu, sabes o que é o trabalho? Da forma como escreves os comentários não me parece que algum dia tenhas feito alguma coisa.

    2. Avatar de Zé Manel
      Zé Manel

      Mais um Boy subsídiodependente da IL. Sim porque a IL quer subsidios…. Para as empresas.

      1. Avatar de João Matos
        João Matos

        E atualmente os fundos comunitários subsidiam quem?
        Talvez até obras em sedes de partidos com negócios imobiliários…

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        IL? Aconselho sinceramente que mode de medicação. Primeiros os apoios são criados y outorgados pelo PS. SOCIALISMO!!!

    3. Avatar de ElectrorelvaS
      ElectrorelvaS

      Esse seu comentário é TOP…

    4. Avatar de J.
      J.

      parece-me que o machado e o louro são a mesma pessoa 😛 ou isso, ou há muitos palermas a fazer comentários nesta revista !!!

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Por acaso nao somos… já que eu nem em Portugal vivo.

  4. Avatar de ...

    Nem cabe na cabeça de alguém que este tipo de apoio seja também para as trotinetes.

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Porque não? Para quem trabalha perto de casa é uma excelente alternativa ao carro como até ao transporte publico ainda que convenhamos possa ser sazonal.
      Menos sentido faz ser um apoio a veículos de valores tão altos, apoios deveriam ser para quem necessita, e quem tem capacidade de comprar um carro de 50 ou 60 mil euros não é minimamente um desfavorecido da sociedade.

  5. Avatar de ElectrorelvaS
    ElectrorelvaS

    E esse apoio no futuro não será devolvido ao Estado?

    1. Avatar de Machado
      Machado

      Claro que nao, senao nao se chamaria apoio mas emprestimo

      1. Avatar de ElectrorelvaS
        ElectrorelvaS

        Se é apenas uma questão de semântica tasse bem…

    2. Avatar de João Matos
      João Matos

      O estado apoio a o valor sem IVA. Depois tu pagas tudo com IVA. Faz as contas…

      1. Avatar de ElectrorelvaS
        ElectrorelvaS

        E o que é que não se paga com IVA?

  6. Avatar de António A
    António A

    Mais uma “lei” que é para favorecer os mais “habilidosos”(Os primeiros) eventualmente compadrio.

    1. Avatar de luis
      luis

      explica lá isso uma vez que está mais do que visto que não sabes do que estás a falar. Ou então tenho algum familiar no governo e não sei….

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        O número de pessoas beneficiado é muito pequeno por isso dá aso a que muitos dos beneficiados seja por “Inside Trading de subsídios” e se tenham logo colocado na fila dos subsídios na hora em que o programa foi aberto por já saberem quando começaria.

        1. Avatar de O Silva
          O Silva

          Pois, mas para se colocarem na fila, tiveram de comprar um meio de transporte qualquer, que se enquadre no apoio.

    2. Avatar de João Matos
      João Matos

      Aqueles que estão atentos e não estão a ver sempre a timeline do Facebook. Também meti AC e Painel solar e moro no interior….

  7. Avatar de Helder
    Helder

    Estão meses para avaliar a candidatura….
    Uma vergonha.

  8. Avatar de lucas
    lucas

    Os carapaus de corrida do costume .

    1. Avatar de Malcheirete
      Malcheirete

      Poe gelo filho. Aqui um model 3 também com este incentivo. Long range edition

  9. Avatar de CDI
    CDI

    Quem recebe apoio do fundo ambiental, não tem direito a reembolso do iva para ENI ou empresa – seria duplo beneficio e isso não é possível.

  10. Avatar de PedroMaria
    PedroMaria

    RIDICULO.
    A ver! Apoio a quem vai comprar carros de 60 mil? E os que tem carros com 20 anos é que deveriam ter apoios para a compra de novas viaturas muito menos poluentes. Mas Não! Aos que precisam mais de este apoios para poder contribuir em renovar a frota nacional com mais de 15 anos não existe nada. Mas para quem tem 60mil para gastar e possivelmente tem mais do que uma viatura em casa toma uma ajudinha. Este povo tem o que merece é sera para breve.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      O Socialismo quando nasce é para todos 🙂 com o passar do tempo os grupos sociais com mais poder controlam a sua distribuição.

      1. Avatar de João Silva
        João Silva

        O Liberalismo quando nasce é para comer ainda mais a sociedade que trabalha. Desviando os subsídios para os patrões em empresas, ao invés de valorizar quem trabalha e que de facto faz a empresa mexer, e quanto menos puderem pagar… melhor.
        Se doi tanto, porque é que estas empresas recorrem á teta dos P2020s e P2030s e outros?
        Ahaha.

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Não percebeste. Subsídios é Socialismo não tem nada que ver com Liberalismo.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      @PedroMaria,
      Quem ganha mais tem tendencias a gastar mais e por consequencia paga mais impostos, portanto sim faz todo o sentido que haja incentivos para todos e nao apenas para alguns.

      A malta que tem carros com 20 anos, nao contribui muito para a economia.

    3. Avatar de ElectrorelvaS
      ElectrorelvaS

      60 mil não é quanto custa um Mustang Mach E? Por enquanto não se paga imposto para sonhar…

  11. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Sou mais um que usufruiu do incentivo. Já cá mora um model S. Obrigado pelos vossos descontos que serviram para pagar parte da minha máquina:)

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Ficou provado que a pouca fiabilidade dos Tesla chegou também aos seus donos…

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Pouca fiabilidade?

    2. Avatar de Seal
      Seal

      Model S ?!
      Por 62500 € ?

    3. Avatar de PTO
      PTO

      LOL, nem mentir sabes,
      Um Tesla Model S por 62.500 euros ou menos?
      Era bom, era, mas o preço minimo começa nos 90 mil euros.

    4. Avatar de O Silva
      O Silva

      É um Model Sem Carro!

  12. Avatar de PTO
    PTO

    Os apoios deviam ser apenas para carros até os 35000 euros. Subsidiar quem compra carros de 50 ou mais de 60 mil euros é dar subsídios a ricos.

    Deviam ser dados com base no rendimento anual das pessoas, para esses subsídios iram parar a quem necessita mais deles.

  13. Avatar de António A
    António A

    Sim, eu também com muita dificuldade (credito) comprei um mdel3

  14. Avatar de António A
    António A

    Sim, eu também com muita dificuldade (credito) comprei um “mdel 3” e quando me fui registar para obtenção dos 4000€ me disseram que não pertencia à lista dos primeiros. Gostaria de saber que credenciais tenho que ter para pertencer à respetiva lista.

  15. Avatar de secalharya
    secalharya

    Claro, o apoio é só para os ricos.

    O resto do povo que abra a carteira.