Rússia pode vir a fechar a torneira do gás, alerta agência de energia

48 Comentários

A Europa está de olhos e ouvidos bem abertos, atenta aos passos que a Rússia pode vir a percorrer. Aliás, o chefe da International Energy Agency alertou para a possibilidade de o país deixar de fornecer gás já neste inverno.

Caso isso aconteça, os países europeus devem garantir alternativas.

Gás natural proveniente da Rússia

Embora tivessem sido avisados, os cidadãos não estavam realmente preparados para as consequências indiretas da guerra na Ucrânia. Desde a invasão pela Rússia, os países da Europa têm testemunhado um aumento abrupto dos preços de alguns bens de consumo, mas também dos gás e dos combustíveis.

Sendo o aumento dos preços insuficiente, a Rússia poderá mesmo fechar a “torneira” já neste inverno. Quem o diz é o chefe da International Energy Agency Fatih Birol. Na sua opinião, apesar do encerramento completo não ser o cenário mais provável, a Europa precisa de trabalhar em alternativas, tendo essa possibilidade em cima da mesa.

Aliás, nas últimas semanas, conforme recordou a BBC News, vários países europeus disseram ter recebido “significativamente menos gás russo” do que esperavam. Embora a Rússia alegue problemas técnicos, a verdade é que antes da invasão da Ucrânia, a Europa importava cerca de 40 % do seu gás natural da Rússia. Contudo, agora, esse número está nos 20 %. Por exemplo, França diz não receber gás russo desde 15 de junho; e países como a Polónia, Bulgária, Finlândia, Dinamarca e Países Baixos viram os seus fornecimentos suspensos depois de recusarem pagar em rublos russos.

Chefe da International Energy Agency Fatih Birol
Chefe da International Energy Agency Fatih Birol

De acordo com Fatih Birol, as recentes reduções no fornecimento de gás são estratégicas e surgem no sentido de dificultar a tarefa de armazenamento de gás pela Europa. Dessa forma, a Rússia assegura a dependência dos países europeus.

Eu não excluiria que a Rússia continuasse a encontrar aqui e ali questões diferentes, e continuasse a encontrar desculpas para reduzir ainda mais o fornecimento de gás à Europa e talvez até cortá-lo completamente.

Alertou o chefe da International Energy Agency, acrescentando que não exclui a possibilidade de a Europa “necessitar de um racionamento planeado e ordenado de gás”.

 

Leia também:

Tesla Berlim pode fechar devido ao conflito da Rússia contra a Ucrânia

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Nao me interessa o gas e gasolina cara ou inflacao pq #IStand com Lgbrandon & pals + o tipo do circo e tenho bandeirinha amarela no meu portofolio.
    Vem ai um inverno rigoroso sem lenha e comida, demais!

    1. Avatar de Tiriri
      Tiriri

      Agora Português, sff….

      1. Avatar de o consciente
        o consciente

        O jorgeg anda a cheirar coisas que não devia…

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        para um individuo com o dedo de testa e + do que suficiente!
        A bandeirinha amarela ja esta no perfil?! chop chop!

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Não se pode insular os camaradas mas camaradas já podem

        2. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Traduz isso que dizes para Português de Portugal 😛
          Não percebo metade do que tu escreves 😛

    2. Avatar de Godlike
      Godlike

      Winter is coming!

    3. Avatar de Fusion
      Fusion

      Basta todos andarmos de elétrico e andar com umas bandeiras de arco-íris as costas que vai ficar tudo bem

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Diziam que o Trump era maluco quando avisou que andavam a meter-se debaixo das saias da Rússia, e agora afinal tudo o que dizia bate certo.

    1. Avatar de :-)
      🙂

      Não falas é das ligações dele com o governo russo.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Para nem falar que era um aprendiz ditador e que adorava ditadores como Putin.

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Tretas. Quem são os aliados quem são?

          Obama : Guerra-Invasão da Ucrania-Crimeia
          Trump – Paz
          Biden- Guerra-Invasão da Ucrania

          1. Avatar de que comédia
            que comédia

            Só pelo o facto de ter revogado o acordo de Paris (salvo erro) já não é sinonimo de paz.

          2. Avatar de asimoto
            asimoto

            AlexS,
            Disses-te tudo!

          3. Avatar de Test User
            Test User

            Estou atacar a tentativa de permanecer no poder. Ataque capitólio, eleições fraudulentas ,etc.

            Agora Trump fez coisas acertadas . Mais uma vez para dependência de energia da Europa, era preciso gastar mais na defesa,etc.

            Grande parte da culpa de a situação de agora é do Obama. Se tivesse feito sanções como Biden talvez não estivéssemos a discutir quem são aliados e culpados.

          4. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Fogo!! Já não deves ler noticias desde 2005 para perderes o fio à meada e escrever que Trumpetas é a favor da paz 🙁

      2. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Mostra lá as tuas fontes sff

  3. Avatar de J Martins
    J Martins

    ainda estou para ouvir apenas 1 governante deste país a alertar o povo para se ir preparando. Na alemanha já alertaram a população para estarem preparadas para, pelo menos, 10 dias (água, comida, etc..). Aqui em portugal está sempre “tudo bem”.
    Urgencias fechadas? Tudo bem. o Gas duplica de preço este mês? Tudo bem. amanhã falta comida na mesa»? Tudo bem. …

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      O Governo é PS logo os jornalistas dizem todos bem, e o povo segue.

      Vejam lá como as “comissões de utentes” desaparecem sempre que o governo é PS.

      1. Avatar de GM
        GM

        Andas distraído. Ainda hoje houve um “buzinão” junto à Ponte 25 de abril:https ://www.dn.pt/sociedade/utentes-da-ponte-25-de-abril-buzinaram-contra-precos-dos-combustiveis-14729773.html

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Buzinao organizado por três indivíduos aos saltos numa ponte a pedir para buzinarem aleatoriamente?

          1. Avatar de GM
            GM

            Nem que fosse só um a organizar. Nã foram eles que buzinaram, mas sim os automobilistas que aderiram.

    2. Avatar de GM
      GM

      O que importa é a festa do S.João, o resto são tretas. Adiante.

    3. Avatar de asimoto
      asimoto

      J Martins,
      Eu acho é que as populações na EU vão ter que fazer a vingança..
      Afinal os governos existem para servir o povo e não o contrario..

  4. Avatar de José Orlando
    José Orlando

    Os líderes europeus são tão inteligentes que pensavam que a Rússia ia fazer sanções à Europa não vendendo mais vodka. Se a Europa compra 40% à Rússia significa que a Rússia só vende 40% do seu gás à Europa e os outros 60% são vendidos a outros países foram da Europa. Agora os 20% que a Rússia não vende à Europa significa que vai vender a outros países e estes vão vender a Europa a preços mais altos mas ainda mais baixo do que é vendido pelo Qatar e EUA. Presumo que a Sérvia vá servir para isso.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Não, a Europa é que compra 40% do gás que consome à Rússia. Não é a Rússia que vende 40% do gás que produz à Europa. AS percentagens não tem relação nem direta nem inversa. Aliás, cerca de 70% é a percentagem da produção de gás russo que é vendida à Europa.

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Tu és bom a fazer contas :D..

    3. Avatar de Test User
      Test User

      Já que não se pode insultar os camaradas.
      Este comentário não tem um sinal de inteligência por quem o fez.

    4. Avatar de Pois é
      Pois é

      A tua matemática é perfeita, mas a compreensão escrita deixa a desejar. A Europa compra 40% do gás que consome à Rússia, mas não diz no artigo que esta vende 40% do gás que produz à Europa…

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Nem coisa nem outra. Camarada José é simplesmente estúpido. Horas e horas de propaganda tem esse resultado.

  5. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Eu tenho uma quinta pequena painéis solares elétrico e batata milho vegetais fruta e se vierem roubar tenho muito chumbo….

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      O chumbo de nada serve se os assaltantes decidirem queimar aquilo.

  6. Avatar de Luis Garcia
    Luis Garcia

    Em principio Portugal não vai correr grande risco de ficar sem gás. Segundo dados da DGEG, a maior parte do gás consumido em 2020 e 2021 veio da Nigéria (3 e 2,7 milhões de m3) e dos EUA (1 e 1,8 milhões de m3). Da Rússia vieram 542 e 572 mil m3.

    1. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Tenho ligeira sensação que a maioria do nosso gás vem da argélia

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Luis Garcia esta certo
        https:// expresso.pt/economia/2022-03-01-gas-natural-que-empresas-importam-para-portugal-de-onde-e-como-

        1. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Menos mau então porque a Argélia já anda meia chateada com a Espanha de onde vem bastante gás

      2. Avatar de Pois é
        Pois é

        A maior parte do nosso gás vem da Nigéria. Os investimentos no terminal de regaseificação de Sines foram precisamente para evitar estarmos dependentes de uma única fonte (que era a Argélia, de facto)

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Depende, na UE há quem defenda que se faltar gás num país, os outros devem se unir todos para partilhar.

  7. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    o putin bem pode meter o tubo do gás pelo canal que todos sabem,e depois rebentar como um balão de ar.
    Não se perdia nada.

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Sai um prémio para este comentário sff! 😀

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Que situação gasosa aqui

    3. Avatar de ASilva
      ASilva

      Eu até acendia uma velinha pelo excelente comentário………..

  8. Avatar de Guilherm Lino
    Guilherm Lino

    Ora uma semana é porque vamos parar de importar gás russo, outra é porque o Putin é que vai cortar o gás

    Ucrânia disposta a vedar passagem do gás russo se Europa decretar embargo
    https ://www.jn.pt/mundo/ucrania-disposta-a-vedar-passagem-do-gas-russo-se-europa-decretar-embargo-14829254.html

    Portugal apoiaria embargo total da UE a gás e petróleo da Rússia
    https ://www.publico.pt/2022/04/07/mundo/noticia/portugal-apoiaria-embargo-total-ue-gas-petroleo-russia-2001730

    Europa deve discutir embargo a gás russo, diz ministra alemã
    https ://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2022/04/03/europa-deve-discutir-embargo-a-gas-russo-diz-ministra-alema.htm

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Mau, já não percebo nada.
    A Europa anda há que tempos a dizer que quer acabar com as importações do gás e petróleo Russos.
    O Putin faz a vontade desta gente e fecha a torneira e ai aqui del Rei que ele está a usar o gás como sanção política…
    Assim fico maluco.

    Já agora e as sanções da UE contra a Rússia são o quê?
    Só para clarificar….

    Atenciosamentem e sempre fora da manada, ou da vara, PorcoDoPunjab

  10. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    A Rússia que feche já a torneira que eu não quero saber.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Samuel, pode não querer saber, mas vai ter que pagar, sabendo ou não.

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  11. Avatar de JM
    JM

    A world of crazy people
    Go electric, sort your trash, put on a sweater and heat up to 19°, streamline your miles, walk for the climate……. .
    Why we need to save for community while:
    – The Olympic Winter Games were held in Beijing on artificial snow.
    – In France, ski resorts light up slopes until midnight so that “late risers” can ski at night.
    – Lufthansa performs 8,000 “empty” flights to keep its slots.
    – Most of the great football matches take place in the evening under the mega spotlights that consume everything!
    – The 8 new and gigantic football stadiums called to host the World Cup in Qatar are air-conditioned ( in a desert! )
    – Hundreds of lorries drive around to bring us fruit and vegetables from Spain while regional products go to the trash or run over by bulldozers
    – The world’s largest ship: Wonder of the Seas will carry 7000 passengers, 2300 crew members and circle the seas.
    – About 3500 container carriers circulate in the world and each consume 280,000 liters of fuel per 1000 km.
    – Billionaires offer themselves space travel under “astronomical” conditions
    – And… meanwhile, “FOR THE SAKE OF THE ECOLOGY” we’re going to prohibit driving a slightly old diesel or petrol car to people who can’t afford to change cars and have to use it to go to work and we’re gonna suggest r to lower it Heating by 1°!
    Who are we kidding?

    (Posted by Corinne Gamus)