Sony está a trabalhar no seu primeiro sensor fotográfico de 100 MP para smartphones

13 Comentários

A Samsung é uma das fabricantes de sensores fotográficos que já tem oferta acima dos 100 MP, mas a Sony, que é a sua grande concorrente nesta área, parece que só agora está a trabalhar nisso.

As informações recentemente reveladas indicam que o primeiro sensor fotográfico de 100 MP para dispositivos móveis está agora a ser desenvolvido.

Sony está a trabalhar no seu primeiro sensor fotográfico de 100 MP para smartphones


Sony terá o seu primeiro sensor com 100 MP para smartphones

A Sony ainda não lançou nenhum sensor com mais de 100 megapíxeis projetado para smartphones. No entanto, segundo o leaker Digital Chat Station, o primeiro está já a ser desenvolvido. Além disso, ao contrário do que é habitual, esta proposta deverá ser direcionada aos modelos de gama média/alta.

O sensor deverá fazer parte da série Sony IMX8 lançada recentemente, como o modelo IMX800, um sensor de 54MP 1/1,49” que foi usado na série Honor 70.

O leaker não avança com detalhes sobre o sensor de 100MP, no entanto, refere também que a série IMX9 também já está em desenvolvimento. Mais acrescenta, que estes deverão ser capazes de competir diretamente com as propostas mais populares da Samsung.

De relembrar que a Samsung está a promover o seu sensor HP1 de 200 MP que deverá surgir eventualmente no Motorola Edge 30 Ultra e no Galaxy S23 Ultra, este último que só será lançado em 2023. Além disso, o GN2 que está a ser desenvolvido deverá ser um dos maiores do segmento com 1/1.12″.

Ainda assim, a Sony não fica atrás. O seu Sony Xperia Pro-I está equipado com uma câmara com sensor de 1,0″ que já foi utilizado uma popular câmara fotográfica compacta, a RX100 VII.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Windows 12
    Windows 12

    A minha pergunta é: para quê? Para as fotos ficarem ainda mais pesadas e ser mais difícil de armazenar?
    Quando é que metem na cabeça que mais megapixéis não significa necessariamente mais qualidade…
    Megapixéis só são importantes basicamente para quando se recorta uma foto, para a foto ficar com tamanho/qualidade aceitável depois de cortada…
    Arrisco-me a dizer que a grande maioria (senão a totalidade mesmo) dos utilizadores de smartphones nem vão cortar assim tanto a foto. Se calhar nem a vão editar sequer…

    1. Avatar de Wu
      Wu

      Que desperdício de mentes brilhantes temos aqui no pplware, sabem tudo e mais alguma coisa. Achas que os engenheiros da Sony são idiotas? Levam anos de estudos e investigação e aparecem aqui no pplware pessoas que não fizeram nada na vida com comentários desses,enfim….

      1. Avatar de frango assado
        frango assado

        va, ja vi que o teu cerebro nao é melhor do que o do windows 12.
        Os engenheiros fazem os lhes mandam e pagam. nao sao eles que tomam a decisao de fazer sensores de 100MB…se vende ter numeros maiores..bota la nisso….isso é o lucro a falar nao é a necessidade.

        1. Avatar de Wu
          Wu

          Realmente és um génio, até sabes que não é uma necessidade, porque razão? porque não precisas? Já agora, os eng. não são pagos à toa, se lá estão é por alguma razão. Já que falas em lucros, para os gerar é preciso investigação e desenvolvimento.

    2. Avatar de Não digo
      Não digo

      O maior fabricante de sensores não deve desenvolver novos sensores e tecnologias!! Estas se parabéns…..

      1. Avatar de frango assado
        frango assado

        O windows 12 nao disse para parar de desenvolver novos sensores..so disse mais pixeis…diz muito da conclusao que tiraste..meter palavras onde nao existem é de urso.

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      isso acontece em várias vertentes da tecnologia, tens as televisões 16k a serem feitas e o olho humano nao nota diferença para a 8k.
      A tecnologia tem de evoluir, depois só compra quem quer ..
      Para todas as pessoas existe um produto, e pode haver quem precise deste sensor por outros motivos que não seja controlar o tamanho da imagem lol

  2. Avatar de Food Eat
    Food Eat

    Vocês não podem ver inovação e evolução que dizem logo que não serve para nada, aliás a IA nem consegue transformar fotos hoje em dia nem nada… só mesmo quando a Apple meter um sensor de 100mpx é que está bom

  3. Avatar de Profeta
    Profeta

    Eu sempre gostei dos produtos da Sony, muito mais que Samsung e afins. Por isso essa tecnologia sera bem vinda.

    1. Avatar de Food Gym Todo
      Food Gym Todo

      Já não estás em 2001

  4. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Marketing em detrimento da física. Fotografia é luz captada por um sensor. Não adianta melhorar a resolução do sensor se a área (tamanho do mesmo) for a mesma (continua a ser captada a mesma luz). O resultado vai ser a mesma qualidade com mais resolução e por conseguinte mais espaço consumido não só pelo ficheiro como pelo software que ajudará a melhorar o que está fisicamente limitado. Tempos houve em que havia esta mesma guerra dos pixeis nas máquinas fotográficas compactas. Já toda a gente se esqueceu (mercado). Entretanto, as multinacionais vão enchendo os bolsos e todos os clientes ficam satisfeitos por terem sido gentilmente enganados…