Europa podia poupar milhões de euros se antecipasse a eletrificação, diz Greenpeace

56 Comentários

A Europa quer, o mais rápido possível, eletrificar a frota dos seus países. De acordo com um novo relatório, aquela poderia economizar até 635 mil milhões de euros, por ano, com o fim do motor de combustão.

Quem o diz é a organização não governamental ambiental Greenpeace, que defendeu o seu argumento através de uma previsão.

Imagem carregamento de elétricos

A organização não governamental ambiental Greenpeace publicou um relatório que analisa os efeitos da aceleração da eletrificação da frota da União Europeia (UE). Apesar de esta ter definido 2035 como horizonte temporal para a concretização do objetivo, a Greenpeace não o considera suficientemente ambicioso e, por isso, acredita que devia ser antecipado.

Para corroborar a sua perspetiva, a organização não governamental apresentou dados relativamente a reduções de emissões e poupança de energia, caso os prazos fossem acelerados.

Conforme recorda a Greenpeace, a UE quer reduzir as emissões de CO2 dos automóveis novos em 55 % até 2030, em comparação com 2021, e pretende conseguir uma redução de 100 % até 2035. Ou seja, considerando estes prazos, a mobilidade elétrica plena demorará quase 13 anos a ser concretizada.

 

Devia a Europa acelerar os seus planos de eletrificação?

Assim como a Greepeace, países como o Luxemburgo, Países Baixos, Dinamarca e Bélgica também consideram que a Europa devia adotar medidas mais urgentes, por forma a antecipar os objetivos.

Portanto, a organização não governamental lançou um estudo que analisa o impacto da antecipação dos prazos de proibição de vendas de carros com motor de combustão em três cenários: o atual, que tem 2035 como horizonte temporal; um segundo que estabelece 2030; e um mais ambicioso que pressupõe a eletrificação da oferta em 2028.

Fonte_Relatório Greenpeace
Reduções de combustível, emissões de CO2 e custo de energia, comparado à proposta da União Europeia que aponta para 2035. Fonte: Relatório “Driving Change” da Greenpeace

Greenpeace testa três planos

Conforme apresentado pela Greenpeace, caso a UE optasse pela segunda opção, o plano intermédio, e comparando com aquele para 2035, a Europa conseguiria reduzir a importação e o consumo de 390 milhões de toneladas de petróleo e combustíveis, por ano. Esta antecipação resultaria numa redução das emissões de dióxido de carbono em 1,2 gigatoneladas e numa poupança para os europeus, de 460 mil milhões de euros, por ano.

Por sua vez, se o objetivo fosse antecipado para 2028, poupar-se-iam 540 milhões de toneladas, por ano, de importações de combustíveis, e 1,7 gigatoneladas de emissões. Além disso, seriam poupados 635 mil milhões de euros, por ano.

Se a medida fosse realmente aplicada, a Alemanha seria o país que mais beneficiaria, seguido pela França e por Espanha.

Fonte_ Relatório Greenpeace
Objetivo de valores de CO2 emitido pelos carros nos diferentes cenários. Fonte: Relatório “Driving Change” da Greenpeace

As poupanças estão relacionadas com a redução do consumo de combustível e não têm em conta o aumento dos rendimentos dos países motivado pela mudança que se registaria: produção de energia internamente e redução/supressão das importações. Além disso, a Greenpeace aponta para a poupança em cuidados médicos, pela diminuição da poluição, bem como para questões geopolíticas – diminuição da dependência relativamente a Estados não democráticos e desalinhados com a União Europeia.

Para a organização não governamental, “ecológica e economicamente, tudo fala a favor de dizer adeus aos motores a diesel e a gasolina mais rapidamente”.

 

Leia também:

Sony e Honda confirmam parceria para vender carros elétricos em 2025

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mapril
    Mapril

    Pode até ser que se poupasse o que dizem relativamente ao custo energético. E as contas relativas ao preço mais elevado dos automóveis eléctricos, não fazem? Ainda por cima a Europa importa as baterias praticamente a 100%…
    Eu até gosto de automóveis eléctricos, mas duvido que, do ponto de vista meramente financeiro, sejam uma alternativa competitiva relativamente aos térmicos.

  2. Avatar de manuel
    manuel

    1 as pessoas nao tem €€€para comprar eletricos novos
    2 ninguem compra eletricos usados com risco de comprar bateria viciada
    3 todos eletricos rebentava com a capacidade europeia energetica

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “manuel”,concordo em absoluto com tudo o que disse nesses seus 3 pontos.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Ano neste momento a ponderar trocar um carro a gasolina com menos de 4 anos por elétrico e nem garagem tenho é o preço é 33 mil já com algum equipamento novo. Não tenho garagem e irei usar rede pública e mesmo assim os valores fazem sentido o meu custo mensal será uns 80 a 100 euros a mais do que pago agora e apenas faço 10k km ano.
      So não compro usado pois a diferença é pequena e o meu usado é altamente prejudicado em valor nos stands de usados. Pois modelos com packs arrefecidos a coisa é estável e dura 10 anos sem problemas e até mais…
      Na Europa não sei mas em Portugal a rede aguentava com uma perna às costas, 15% seria o aumento de consumo de energia, número publicado pela entidade de energias petrolíferas e se eles chegaram a 15% qualquer um chega a isso, não esquecer que se considerar 200kwh o consumo normal de uma habitação alguém que faça 15k km ano irá gastar uns 200kwh mês, pode parecer muito mais na rede mas não esquecer que o consumo doméstico é irrisório em comparação com o industrial. Trabalhei numa fábrica que para produzir 300 milhões ano de faturação gastava quase 20k kwh por hora o equivalente a 125 mil km num carro eléctrico por hora!

    3. Avatar de Louro
      Louro

      1) Isso é um nao problema porque é individual a cada um, há pessoas que nao tem dinheiro para conseguir satisfazer as suas necessidades básicas de alimentacao e nao vejo tanta gente preocupada como os que estao preocupados por nao poderem comprar um eletrico.
      2) Ninguém é uma palavra tao forte como nunca, na realidade eles estao aí a venda e há cada vez mais pessoas a compra-los.
      Digamos que só compra um carro eletrico com bateria viciada quem quiser, e mesmo assim a provabilidade de tal acontecer é muito baixa porque a esmagadora maioria dos eletricos sao carros com menos de 4 anos. Uma vista de olhos no Standvirtual, o mais antigo que lá está é de 2013 abaixo dos 9000Euros com garantia.
      3) Nao é verdade, a maioria dos electricos carregam durante a noite, quando estamos todos a dormir e quase nao há uso da rede e que corresponde também com as alturas em que as fontes de energia renovaveis (por exemplo; vento) estao desligadas porque há excesso de energia.

  3. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Pergunta: se fosse implementada a eletrificação num curto espaço de tempo que matérias primas iriam estar sobre pressão?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Já estão neste momento por isso sim, é um óptima ideia mas ia obrigar a utilização de vários tipos de baterias diferentes para ser alcançado e mesmo assim seria desafio grande

  4. Avatar de AlexS
    AlexS

    Greepeace quer electricos que se a electricidade for produzida por carvão serão mais poluentes e caros que um carro a gasolina.

    Notem que ninguém faz calculos aos impacto nas estradas do uso de electricos que no geral são mais pesados que os carros a gasolina.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      E eficiência térmica de uma central a carvão é superior a um carro com motor a combustão. E a poluição dos carros é largada nos centros das cidades, o que gera milhares de milhões de euros de despesas extra em tratamentos de doenças respiratórias.

      Por isso, mesmo que a maioria da eletricidade fosse proveniente de centrais a carvão, continuava a ser melhor que usar veículos a combustão. Mas a parte boa é que atualmente a maioria da energia não é proveniente do carvão.

      1. Avatar de ZZZZZZZZ
        ZZZZZZZZ

        É melhor acordares, porque estamos em 2022 e ainda acreditas no Pai Natal. A Europa está a reactivar a maioria das centrais a carvão para continuar a sancionar-se a si própria porque não consegue reabastecer os depósitos de gás e petróleo para continuar a apoiar um governo fascista e corrupto que pratica genocídio na própria população.

        1. Avatar de André
          André

          @ZZZZZZZZ subscrevo por completo a tua opinião. Só que as pessoas não vêm isso. Rumo ao n-ésimo pacote de sanções á Europa… perdão á Rússia.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Ora nem mais…. então esses ambientalistas condenavam tanto a produção de energia a carvão, mas por um Lobby, já vale a pena e até arranjam justificações.

        3. Avatar de Louro
          Louro

          O que ele disse é na verdade factual.

        4. Avatar de Louro
          Louro

          Claro que estou a ignorar as parvoices dos regimes fascistas e corruptos.

      2. Avatar de André
        André

        Olha que não, olha que não… numa Central a Gás e valores que foram ditos pela EDP precisa-se de 2 Megawatt de gás para produzir 1 Megawaat de eletricidade, logo aqui são 50% de rendimento.

      3. Avatar de André
        André

        A central de Sines era das mais eficientes da Europa e não chegava sequer aos 50%.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Um carro eléctrico continua a ser muito menos peso que qualquer camião e mesmo que muito suv que aí ainda a gasolina…
      Quanto ao carvão o comentário do keyboardcat diz tudo.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      https://www.dn.pt/internacional/alemanha-prepara-manutencao-de-centrais-a-carvao-para-substituir-gas-russo-14710417.html

      Próximo passo é nuclear…. e a correr que já faz tarde, a maquina por trás do lobby quer enriquecer rápido.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        É claramente um lobby quando se mete as baterias no segmento consumer e não se tentam resolver o segmento industrial (daria menos lucro)

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    A primeira fotografia é toda gira.No entanto era bom saber que nem todos temos casas como aquela ou mesmo quem vive em apartamentos que possa ter um equipamento como aquele só para carregar o seu carro elétrico.Era bom,era.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não tenho garagem e já vi que é extremamente viável ter carro eléctrico sem grande inconveniência no que toca a ir carregar, mas tenho pelo menos 6 carregadores lentos a 400 metros de casa e uns 4 ou 5 rápidos a menos de 2km

      1. Avatar de André
        André

        Eu tenho um carregador público a 20km de casa… fantástico não é?

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Se tivesses um posto de abastecimento a 20km de casa também reclamavas e dizias que nao querias um carro a combustao?

          É que há malta que só tem postos de abastecimento a dezenas de km.

          1. Avatar de jota
            jota

            só que no posto de abastecimento não precisas pernoitar à espera que o carro “ateste”…

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Algo me diz se isso é verdade que tem garagem ou acesso fácil a energia em casa para o carro

      2. Avatar de jota
        jota

        se 10 pessoas do teu bairro tiverem a mesma ideia de comprar carro elétrico, vais ver a disponibilidade desses carregadores.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Boa ideia, continuar no passado nao vá as vezes mais algumas pessoas terem a ideia de tentar evoluir.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Cada um evolui tendo em conta as suas necessidades e condições.
            O Louro deu um exemplo de um caso onde as condições ainda não são adequadas a todos terem 1 eléctrico, é bem aceitável.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Tendo em conta que em 4 horas carrega para a semana toda continua a ser gerivel, há carregadores pouco mais longe que estão dias e dias sem uso…

          1. Avatar de jota
            jota

            ponto 1: em carregadores lentos 4h dá para 100km
            ponto 2: não creio que a maioria que tem eletrico se fique pelos 100km por semana.
            Na minha opinião só é viável se voltarmos aos parquimetros individuais, ou seja, cada lugar de estacionamento na rua tem um ponto de carregamento, mesmo assim podemos ter deficit de carregamento, pois o que não falta por ai é estacionamento selvagem, porque não existem lugares para todos os moradores.

      3. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        És o típico acéfalo morador da cidade da tugalândia.. qual é a parte que o pessoal não percebe que o grande problema não é os carros mas sim os barcos? Tu és assim tão tapadinho que a partir do momento que o pessoal mudar totalmente para elétrico não percebes que vão aumentar consideravelmente o preço nos carregadores na rua?

    2. Avatar de Quark
      Quark

      +1 Parece que ninguém se lembra da infraestrutura necessária, moro numa cidade não tenho garagem, a sede da empresa onde trabalho fica a cerca de 35 km, e pelo menos dois dias da semana faço mais de 300 km.. Foi ponderado um elétrico há 2 anos para mim e para mais uns colegas, e por isso fui verificar as condições que tinha. Ora tenho 3 lugares de carregamento perto da minha casa. Nunca os vi vagos. A maior parte dos dias passo pelo menos 20 a 30 min. à procura de lugar relativamente perto de casa. Muitas vezes tenho de deixar o carro mal estacionado num parque perto de casa, eu e tantos outros que chegam à mesma hora ou mais tarde que eu.( Neste caso mesmo que todos os lugares tivessem um ponto de carregamento os carros sem lugares oficiais não poderiam ser deixados a carregar ). Mas calma, existe 1 parque privado a cerca de 1/2 km de casa e até tem 10 postos de carregamento e certamente os cerca de 125€ Mês mais coisa menos coisa até não está mal… mas o problema é que passei por lá uns bons dias para ver esses tais lugares… Fim de semana estão na sua maioria desocupados, dias de semana ocupados pelo menos à hora a que chego… 😐 A empresa decidiu por um hibrido Gasolina/Gás, não por mim, mas pq o pessoal não se pode dar ao luxo de ficar 15 a 30 min parados num posto de carregamento. Venham os elétricos! Mas Venham as infraestruturas em condições. E para mim com o carro elétrico tem de vir uma nova mentalidade, o que me parece : “o mundo anda a 200 km/h e o carro elétrico a 120km/h”.O que quero dizer é simplesmente que na realidade em que pelo menos eu vivo o elétrico ainda é uma utopia .

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Acho que fiquei mais surpreendido com o teres de andar 20/30 minutos todos os dias para conseguir arranjar estacionamento.

        Nem a malta em Londres o faz.

        1. Avatar de TM
          TM

          Eu moro em Arroios posso dizer que é verdade! No outro dia eu e a minha namorada fomos ao hipermercado. Parámos em frente da porta descarregamos as compras eu subi para as arrumar e ela foi arranjar lugar, ela chegou já tinha eu as compras arrumadas e o jantar em andamento.

  6. Avatar de Zedotelhado
    Zedotelhado

    O Greenpeace vai dar carros a toda a gente preparem-se para saber os pontos de entrega.

  7. Avatar de Nadi
    Nadi

    Todos com elétrico a viver em apartamentos como era?
    Com tempos de carga imenso …
    Estes gajos são uns líricos…

  8. Avatar de J.
    J.

    a electrificação generalizada é um disparate promovido por iletrados sem conhecimentos de causa … não é possível fazê-lo devido a um problema técnico: a rede eléctrica não tem potência suficiente !!!

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Literados sao aqueles que querem a todo o custo andar a cheirar escapes nao é?

      1. Avatar de J.
        J.

        não, são aqueles que pensam com o seu próprio cérebro antes de escrever barbaridades 😛 por exemplo, no seu caso específico, no dicionário não existe a palavra literado, só literato está dicionarizado 🙂

      2. Avatar de André
        André

        O Louro é aquele que depois quando as tarifas de energia aumentarem por via do reforço da rede e aumento de potencia instalada vai andar a dizer “ah e tal a culpa é dos Xuxas” e viva o “xuxialismo” .

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      – A rede electrica não está preparada
      – Muitos edifícios não terão tempo suficiente para se adaptar, porque alguns necessitarão mudanças na rede publica
      – Neste momento estamos a voltar a produção de energia baseada em metodos arcaicos (carvão)
      – A matéria prima para produção dos carros envolve riscos ambientais graves em zonas consideradas verdes e algumas até próximo de nós.
      – A matéria prima ainda é escassa, tendo em conta que a quantidade de minério estimada num veículo electrico é bastante superior a um normal
      – Não se reciclam baterias eficazmente
      – Ainda não se pensou o que fazer com a frota actual de carros que é enorme
      – Baterias de estado solido ainda não chegaram
      – Nem toda a gente quer comprar um carro novo, o que não quer dizer com isso que tenha de ser prejudicada (como já começaram a ser)
      – Nem todas as areas geologicas estão preparadas para tal
      – Promove desemprego
      – Tem maior probabilidade de tornar carros em gadgets.
      – As pessoas são livres de escolher a tecnologia que mais lhes convem, dadas as suas necessidades e conhecimento. (se o último falha é porque a tecnologia ainda não está madura)

      1. Avatar de secalharya
  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Diria mais o inverso, irá gastar mais, porque terá de investir em produção de energia (que neste momento é complicado) criação de pontos de carregamento, iria gerar desemprego e iria perder impostos e em manutenção de veículos (se é realmente como falam)

  10. Avatar de triple x
    triple x

    Digam o que disserem, vantagens/desvantagens/se gostam ou não etc.

    O que é verdade é que o valor que se gasta em gasolina usando um carro usado dá e sobra para a prestação de carro elétrico novo + eletricidade e ainda fica…

    Agarrem num excel e façam contas.

    1. Avatar de J.
      J.

      no meu tempo, para fazer contas, usava-se uma calculadora 😛

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Depende de quanto usas, eu não gasto.
      E o meu veículo principal é mota, neste momento talvez chegue a 60€ mês

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Não chego a gastar isso com o meu GPL…vou trocar por elétrico?

    3. Avatar de André
      André

      Só o sobrecusto de um elétrico neste momento para mim dá-me quase para 5 anos de gasoleo ao preço que está hoje.
      Não vou trocar por um elétrico só porque é fancy e é ecologico.. quando de ecológico não tem nada.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        É por pessoas assim que os governos ganham ideias e resolvem o problema…

        1. Avatar de André
          André

          E ser cordeirinho e ir na moda também?
          Se o tuga gosta de se endividar só para mostrar a fachada eu não.
          Não me vou endividar em 30 000€ só porque é giro, e também porque neste momento não tenho possibilidade de adquirir um, aliás como a generalidade dos portugueses que não vai na cantiga do crédito.
          Mas depois sou eu com os meus impostos que pago as insolvências daqueles que andaram a contrair créditos atrás de créditos só para manter a imagem.

  11. Avatar de Manel
    Manel

    Não precisamos de estudos da Greenpeace, basta abrir os olhos e ver o elefante. Não temos petróleo, gás, etc. Mas temos dinheiro e inteligência, logo, abram os cordões à bolsa e atribuam 10 a 15k por VE e logo vêm que se vende. Claro que nos documentos devem sempre exigir o “IRSsezito” porque os ricalhaços estão sempre à espreita de uma lacuna para ficarem ainda mais ricos.

    1. Avatar de lucas
      lucas

      Nada como circular em cima de um posto de transformaçao electrico com 4 rodas.
      a carnaeirada obediente faz o que lhes mandam.

      1. Avatar de André
        André

        Ora nem mais Lucas! Onde vivo, o PT não aguenta a potência atual das casas, quanto mais no dia em que tiverem elétricos.
        Ou se fosse como em 2018 com uma tempestade em que estive 4 dias sem energia em casa. O pessoal nem as pensa.

  12. Avatar de secalharya
    secalharya

    Lobby dos eléctricos a tentar manipular as pessoas.

  13. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    A Greenpeace tem patrocínio da EDP ? Ou qual é a operadora ?

  14. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Esses gajos da Greenpeace ainda andam em navios?
    Não quererão investir nuns navios elétricos também?