A23 vai ter um novo ponto de carregamento elétrico. Saiba onde!

21 Comentários

A A 23 – Autoestrada da Beira Interior, atravessa os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, ligando Torres Novas à Guarda. Com o “ecossistema” de carregados elétricos a crescer em Portugal, há um novo ponto de carregamento de veículos elétricos no interior.

Saiba onde fica localizado o novo ponto de carregamento elétrico que servirá a A23.

A23 vai ter um novo ponto de carregamento elétrico. Saiba onde!


Novo ponto de carregamento elétrico em Vila Velha de Rodão

Há um novo ponto de carregamento para veículos elétricos na Autoestrada da Beira Interior (A23). O equipamento está já instalado na área de serviço de Vila Velha de Rodão e deverá entrar em funcionamento em, breve. De acordo com os dados obtidos pelos Pplware, o ponto de carregamento elétrico pertence à rede Galp Electric.

Desde sempre, a Galp assumiu um papel de referência na mobilidade elétrica em Portugal e atualmente dispõe da maior rede de pontos de carregamento rápido, segundo é revelado pela empresa.

A Rede de Mobilidade Elétrica é o conjunto integrado de pontos de carregamento para veículos movidos a energia em espaços de acesso público e privado que conta atualmente com mais 1.250 pontos de carregamento (tomadas).

A23 vai ter um novo ponto de carregamento elétrico. Saiba onde!

Ainda segundo informações da empresa, os pontos de carregamento normais são ideais para períodos de permanência de média e longa duração. Para carregar 100km de autonomia no seu veículo elétrico, o tempo de carga poderá variar entre 1 – 4horas (respetivamente 22 kW e 3.7 kW).

Os pontos de carregamento rápido, 50 kW, permitem-lhe carregar 100km de autonomia no seu carro num período compreendido entre 15 e 20 minutos.

Os pontos de carregamento ultra rápido permitem-lhe carregar 100km de autonomia no seu carro num período compreendido entre 6 e 8 minutos (160kW e 120kW, respetivamente). Pode encontrar aqui todos pontos de carregamentos.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eletrico
    Eletrico

    A questão que se põe é : E Vai funcionar? é que a quantidade de carregadores eléctricos fora de serviço ou que pura e simplesmente não funcionam é absurda.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      É verdade. O que me tenho me apercebido é que os da Galp, Prio, EDP e Ionity, normalmente, funcionam. Os da mobi.e são mais os dias que estão off do que os dias em que funcionam, efetivamente.

      O problema são os preços nas auto-estradas. É ofensivo. E a miio é ainda pior.

      1. Avatar de jota
        jota

        mobi.e já não tem carregadores, foram concessionados às que mencionaste anteriormente.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Ah, ok. Os que tento, então, da antiga mobi.e em Lisboa não têm estado a funcionar. Se calhar é azar.

          Obrigado! Sou novo nisto!

          1. Avatar de jota
            jota

            Alguns já estão a ser substituidos por postos de carregamento mais potentes, mas ainda encontras muitos em lisboa activos (talvez 50%), no posto tem um autocolante com o OPC e o preço que cobram por minuto. Tb podes usar(para consulta) uma app tipo “miio” que te dá a informação de preço e qual o OPC, e se o posto está activo/ocupado.

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Uma dúvida: os postos de carregamento indicam na hora qual o valor a pagar? Tal como acontece com as bombas de combustivel.

    E porque é necessário aderir a uma entidade para podermos usar os carregadores?
    Poderia haver adesão para descontos, pontos fidelidade, etc.
    Mas deveria ser possivel carregar e pagar na hora.

    Como farão os estrangeiros que nos visitam com carros electricos e quando formos ao estrangeiro?

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Não vou falar das taxas aqui.
      A electricidade pagas ao CEME, e tens de ter um contrato com esse CEME que te vai dar um cartão ou na app (Miio ou Evio). Cobra ao kWh.
      A utilização do posto pagas ao OPC é o seu tarifário é fixo, conhecido e está afixado no próprio posto. Podes pagar por tempo, kWh, ambos, tarifa fixa, variável etc. Aqui é que as contas se tornam complicadas e muita gente faz asneiras ficando extremamente caro.

      1. Avatar de RC
        RC

        Sim, todas essas variaveis estão afixadas no posto, para calculo mais simplificado basta ter a aplicação miio ou outra, onde se mete o modelo do carro, os cartões que temos dos CEME, e aquilo que pretendemos carregar no carro em termos de %, e a aplicação faz uma simulação de acordo com todos os parâmetros.

        Deve-se ter MUITO em conta a selecção de postos de acordo com o carro, exemplo: tem um carro que em carga rápida DC só carrega a 50 KW de potência, não o meter num carregador de 150 KW, porque este ultimo é mais caro.

      2. Avatar de jota
        jota

        Só pagas ao CEME, este cobra todas as taxas e taxinhas e depois distribui por quem de direito.

        1. Avatar de Nuno José Almeida
          Nuno José Almeida

          Exacto, é o CEME que cobra e distribui por si, OPC e Estado.

    2. Avatar de jota
      jota

      Os estrangeiros que nos visitam, podem instalar uma app tipo “evio” ou “miio”, que tem opções de pagamento visa e mbway.

  3. Avatar de Infinity
    Infinity

    Entretanto o forum de Castelo Branco tem uma duzia de supercharger da tesla prontos a usar à anos que estao fechados

    1. Avatar de RC
      RC

      Burocracia à Portuguesa, nos outros países a tesla abre os postos assim que os acaba de montar, aqui é a desgraça.

      Que se lixe, depois levamos um raspanete da UE.

      1. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        Não é burocracias à portuguesa. A Tesla só tem de se registar na Mobi-e e cumprir com tudo o que os outros cumprem. Somo o único país do mundo que um só cartão funciona em toda a rede. Eu nem gosto do sistema, preferia poder haver carregamento had-oc com o CEME no próprio OPC mas Portugal decidiu seguir à risca a legislação da venda de electricidade. Só operadores de rede eléctrica o podem fazer.

        1. Avatar de RC
          RC

          Pois, mas a tesla não tem como cumprir, os postos deles não foram desenvolvidos para esse efeito. A tesla existe antes da mobie.

          O que vai acontecer é empacotarem os postos e levar para outro pais.

        2. Avatar de Toshiba
          Toshiba

          Não tenho a certeza do que vou dizer mas os do continentes estão registados? Porque os do continente não usam nenhum cartao ceme simplesmente usam a app plus and charge

        3. Avatar de Louro
          Louro

          @Nuno,
          Nao nao sao.

          A Tesla desde o inicio que sempre teve carregadores proprietários e nao faz muito tempo que os disponibiliza para outras marcas, mesmo nao sendo obrigada a isso.

        4. Avatar de Nuno José Almeida
          Nuno José Almeida

          1º – Em espaço público é obrigatório pertencer à Mobi.E. Em espaço privado, não.
          2º A a Tesla já aceitou e segunda a Mobi.E está muito perto de abrir em Portugal. Os seus espaços estão em espaço público.
          3º – A questão do continente, infelizmente não foi abordada numa conferência que assisti faz dois meses porque para mim também me levanta dúvidas.

        5. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Como assim é o único pais? Isso acontece praticamente em todos os países europeus. Tens varias empresas que oferecem cartões e muitos deles são validos em vários países.

          Os cartões que conheço são validos em todos os carregadores nos Países Baixos. E estamos a falar num pais com mais de 81 000 carregadores, comparado com os 4 000 em Portugal (sendo Portugal um pais maior). Por isso não venhas dizer que a mobi-e tem um serviço único e fantástico, porque ainda existe muito que fazer no que toca á mobilidade elétrica em Portugal.

          Felizmente continua a frente de muitos outros países europeus, que andaram a brincar nos últimos anos. A comparação com os Países Baixos é um extremo, porque o pais esta muito a frente do que todos numa larga escala.

          [Exemplo de um cartão valido em vários paises] https://incharge.vattenfall.nl/en/charge-on-the-go

          [Exemplo de uma rede de carregamento decente numa única cidade] https://www.amsterdam.nl/parkeren-verkeer/amsterdam-elektrisch/kaart-oplaadpunten/

          1. Avatar de Nuno José Almeida
            Nuno José Almeida

            É o único país com um sistema único e obrigatório. Nos outros países, até existem sistema internacionais mas não são únicos. Nos países baixos 99% funciona nesse sistema mas não é único.

            Eu não disse que era fantástico em lado nenhum nem sei porque dizes isso. Até digo que nem gosto do sistema. Ai esse poder de compreensão….

  4. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Pplware, a A23 passa por uma estreita faixa de terreno de cerca de 7 km do distrito de Portalegre não servindo diretamente ninguém desta localidade alentejana…dizer que atravessa o distrito com o mesmo nome só pode ser um eufemismo.