Procura de carros elétricos aumentou 200% nos Emirados Árabes Unidos

34 Comentários

As notícias acerca do mercado dos veículos elétricos são cada vez mais frequentes. E facilmente já encontramos vários automóveis deste género a circular em todos os pontos do mundo. Os motivos que levam a esta escolha são vários, com destaque para as questões das alterações climáticas e para o aumento do preço dos combustíveis.

Nesse sentido, as mais recentes informações indicam que nos Emirados Árabes Unidos, a procura por carros elétricos aumentou 200%.



Há cada vez mais procura por elétricos nos Emirados Árabes Unidos

O aumento do custo dos combustíveis tem sido uma dor de cabeça para o orçamento das famílias um pouco por todo o mundo. Como consequência, e depois da grande subida de preço que tem acontecido neste mês de junho, a procura por carros elétricos aumentou exponencialmente nos Emirados Árabes Unidos. Segundo as informações avançadas pelo canal Khaleej Times, a procura por carros elétricos no país aumentou 200% à medida que o valor do petróleo aumentou.

De acordo com Belal Nasr, CEO da New Auto, os elevados custos do petróleo nos EAU promovem significativamente a compra dos elétricos que, em comparação, se tornam bastante económicos. Nasr adianta ainda que:

Em vez de gastar 2.000 Dh em combustível, podemos pagar o mesmo valor das prestações do novo veículo elétrico. Além disso, os bancos estão a oferecer taxas de juros muito atrativas para a compra de veículos elétricos e o governo também incentiva ao uso dos mesmos.

Como termo de comparação, 2.000 Dh (Dirham marroquino) equivale a cerca de 189 euros, numa conversão direta à taxa atual.

A empresa de Nasr importa e exporta carros elétricos de várias marcas, como Volkswagen, Hyundai e Kia. O CEO acrescenta ainda que o mercado dos Emirados Árabes Unidos está a atravessar uma fase de escassez de elétricos, exatamente devido à enorme procura na região.

Uma pesquisa realizada pela Audi Abu Dhabi, concluiu que 52% dos residentes em EAU têm planos para comprarem carros híbridos ou elétricos, devido ao aumento dos combustíveis. Por sua vez, 25% está a aguardar por alternativas aos elétricos antes de tomar uma decisão. Já 14% afirmam que compraram recentemente um carro a combustível, mas que gostariam de ter comprado um veículo elétrico ou híbrido.

De acordo com os detalhes, o preço dos combustíveis nos Emirados Árabes Unidos atingiu um recorde de 4 Dh por litro (~0,38 euros) em junho, o que representa um aumento de 56% face ao mês de janeiro de 2022. A culpa deste aumento é atribuída ao conflito da Rússia contra a Ucrânia.

Mark Austin, diretor-geral da Audi Abu Dhabi referiu que:

Com o tempo, o interesse pelos veículos elétricos cresceu naturalmente. No entanto, o aumento dos custos de combustíveis provavelmente acelerou a mudança nas atitudes dos clientes em relação à aquisição de veículos elétricos.

O diretor administrativo da New Auto, Amjad Nasr, disse ainda que “carregar EVs custa muito menos quando comparado ao preço do combustível. Um carro comum custa entre 200 a 250 Dh (~19 a 24 euros) para encher o depósito. Então, fazer esse processo entre 8 a 10 vezes por mês significa pagar 2.000 Dh (~189 euros), um valor que o dono do carro elétrico pode usar para pagar a prestação do mesmo“.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Nos EUA, onde os combustíveis são ao preço da chuva, procuram elétricos. Em Portugal, onde cobram couro e cabelo pelos combustíveis, “os elétricos não prestam, não têm futuro… Nunca vou largar a minha fumarola a diesel… Isto dos elétricos é uma conspiração…”.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Em Portugal é mais: “Os elétricos ainda estão demasiado caros…”

      1. Avatar de Tomas
        Tomas

        Um zoe por 20 mil e caro? Em 2a mao arranjei um para a mulher por 12 mil com bateria a 97% da capacidade e sem aluguers de bateria. Eu tenho um model 3 e devia ser obrigatorio ter eletrico nos centros da cidade. Combustao sao barulhentos e mal cheirosos, deviam ficar na periferia junto aos bairros

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Serias levado mais a sério sem o “Combustao sao barulhentos e mal cheirosos, deviam ficar na periferia junto aos bairros”

          1. Avatar de Tomas
            Tomas

            Essa proposta ja foi levada ao parlamento em varios paises europeus e sera realidade em breve. Tens de evoluir se quiseres um dia ser levado a serio, assim toto não vais la

          2. Avatar de Tomas
            Tomas

            Essa proposta ja foi levada ao parlamento em varios paises europeus e sera realidade em breve

          3. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Chama toto ao teu pai.
            Nem sabes ler ou armas-te em sonso. Eu já reconheço os teus comentários xenófobos…

            Voltando ao assunto, sim, o centro das cidades irão ter mais restrições na circulação de automóveis (eléctricos ou não)

        2. Avatar de Infinity
          Infinity

          o drama, o horror, a tragédia

        3. Avatar de FreakOnALeash
          FreakOnALeash

          Um ZOE começa nos 33,5K
          https://www.renault.pt/veiculos-eletricos/renault-zoe/configurador.html?modelAdminId=zoe-b10-ph2
          Tenho pena se poluo a tua cidade, mas não sou remediado nem tenho garagem. Ando a pé para Vossa satisfação?
          Tenho um GPL com quase 9 anos, espero que dure, no mínimo, outros tantos!

        4. Avatar de Infinity
          Infinity

          Olha que nem todos tem a possibilidade de ter vivendas para carregar o carro a vontade. os carros a combustao ainda vao ficar por muitos anos.

        5. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Essa bateria deve durar muitos anos deve, daqui a uns anos estás a trocar ao preço de um carro novo.

        6. Avatar de Ze
          Ze

          As periferias junto aos bairros é onde vais consumir aquilo que te deixa todo torrado da cabeça

        7. Avatar de Srdr
          Srdr

          O problema é… um carro a combustão se o vender ainda recupero, se calhar, 60/70% daquilo que investi no carro, e no elétrico? Quanto vale um elétrico usado? Uma bateria usada? compro um zoe usado a 12 mil eur com 97% de capacidade de bateria, e depois se o quiser vender 4 anos mais tarde quanto vai valer? 2/3 mil eur?

          Isso dá talvez para quem faça 2 mil kms por mês, quem usa o carro para casa-trabalho, quando é que vai poupar para quando a bateria do zoe berrar, comprar uma nova, ou outro carro? onde vou ter os 10 mil eur a mais para dar por outro zoe? em 4 anos não se poupa 10 mil eur com um ordenado convencional…

          Mas não estou a criticar, é só uma duvida que tenho, até porque quero perceber até que ponto isto é viável, porque gostaria de trocar para um elétrico no futuro… Mas tenho medo de depois ficar preso ao 1º elétrico que comprar…

          1. Avatar de RC
            RC

            Uma bateria usada vale o seu estado, exatamente igual a um motor, a grande diferença é que a bateria é fácil de saber o estado real dela.

            Compra um zoe por 12 mil mas com quantos anos ?

            Tem à venda com 10 anos e nem indicam o estado dela, por 10 mil.

            Eu comprei uma viatura electrica com 19 anos, em 2017, em que suportamente a bateria estava avariada, e tive de dar 2500 euros por ela. O dono dizia que tinha a bateria avariada, afinal era só má montagem de quem reparou um problema que ela teve na parte do carregador.

            Procure por veículos em segunda mão e vai ver. Não há valor certo para coisas em segunda mão.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            simulação simples: 10k ano vs 25k ano
            peugeot 208 1.2 100cv auto vs eletrico
            diferença de preço 10 mil euros mesma trim
            equivalente é 140€ extras por mes a 7 anos de credito.
            preço Kw bi horario 11 cents, simples 18 cents, posto publico 45 cents. gasolina 2.22€
            valores para bi e simples tem em consideração 80% em casa 20% no publico.
            seguro é identico, iuc é menos 100€ e resivão valor de 50€/100€ e 200€/300€ para 10k e 25k ano para o eletrico e gasolina respetivamente.
            valores ano 25k:
            usando bi horario ficaria 910€ mais barato o eletrico
            usando tarifa simples 690€
            e apenas postos publicos mais 150€ mais caro que gasolina
            10k ano eletrico mais caro que gasolina:
            bi 526€
            simples 614€
            publico 950€

            atenção os valores acima supõe apenas manutenção programada, não tem em consideração apoios fiscais não garantidos (fundo ambiental) e ignora outros vantagens que possam existir ainda de momento para eletricos (parque emel lisboa 12€ ano)

            ignora ainda valores residuais de venda que serão tendencialmente mais elevados para os eletricos.

            Os valores de rede publica podem variar sendo possivel ir aos 31 cents usando a rede mobi.e e até ficar de borla usando postos continente se dentro dos limites para compras.

            De igual forma carregar em casa pode ser mais barato de recorer a sistemas renovaveis na mesma.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Mas os eléctricos não têm mesmo futuro com os preços practicados em Portugal. E que ainda ficarão piores. Podes tirar print ou tomar nota: assim que existir uma percentagem considerável de eléctricos a circular por cá, o preço da electricidade não só irá subir por causa de um imposto adicional qualquer, como também irá existir uma taxa para todos como por exemplo a do audiovisual.
      Por isso não acreditem em contos de fadas pois ter um eléctrico ficará ainda mais caro do que actualmente um veículo com motor de combustão.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A eletrecidade nunca vai subir como gasolina ou gasoleo, se todos os carros passasem a ser por magia eletricos terias um aumento do consumo nacional de 15%, isso é quase nada…

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Combustíveis fosseis são o futuro, por isso é os Emirados árabes unidos estão a investir fortemente nas energias renováveis. Assim podem partilhar o petróleo com os outros países para que no futuro todos tenham combustível. A Noruega faz o mesmo

  2. Avatar de Ze Nandoooo
    Ze Nandoooo

    “atestar o depósito 8 a 10xs por mês dá para pagar a prestação do elétrico”. 8 a 10x…

    Se atestar o carro 800 a 1000xs por mês até dá para comprar o carro a pronto! 😀

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Qual a surpresa? Se fizeres 8000Km por mês facilmente atestas o depósito 8 a 10 x por mês

      1. Avatar de Rui
        Rui

        tenho um familiar que é algo assim, 2 a 3 depositos semana, cerca de 8 mil km mês…
        ando a ver se o convenso para eletrico mas nao anda facil…

  3. Avatar de Tomas
    Tomas

    Para os que diziam que o litio devia ser explorado em Portugal vejam como o chile tem das maiores reservas do mundo e continua pobre pois apenas lucram as empresas estrangeiras

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Não existe nenhum tipo de exploração que faca um pais rico

    2. Avatar de RC
      RC

      Angola tem muitos minerios, incluindo petróleo.

      É um pais rico ?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Australia é o maior produtor de lítio do mundo. Já deveriam estar na miséria

        1. Avatar de RC
          RC

          E também um dos maiores produtores de petróleo.

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Isto demonstra o que costumo dizer. Os EAU estao a apostar nas energias renovaveis. Nao e so petroleo.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Atenção que a moeda oficial dos Emirados Arabes Unidos não é Dirham marroquino, mas sim Dirham dos Emirados Árabes Unidos (AED).
    2.000 AED são, aproximadamente, 516 euros e não 189 euros como mencionam no texto!

  6. Avatar de RC
    RC

    Espero agora pelas explicações da Petrolhada sobre o assunto !!!!

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Por favor revejam essa conversao monetaria…
    1 Eur sao (hoje) 3.86 AED
    Posso dizer por experiencia (vivo no Dubai) que em 8 anos, o valor da gasolina triplicou, dai a razao da populacao procurar cada vez mais carros electricos. E nao… nao há um investimento (palpavel pelo menos) em apostar nas renovaveis. Podiam usar a energia solar de forma bem mais evidente por exemplo e nao o fazem. Se bem que há (ligeiros) progressos nos ultimos anos.
    Resumindo, para encher o deposito do meu carro (com +- 50 litros) gasto á volta de 50 Euros… por isso tb nao é ao preco da chuva como alguem aqui dizia!

    1. Avatar de RC
      RC

      E quanto custa o kwh por ai ?