Guerra: Rússia está a controlar a internet na Ucrânia

37 Comentários

Desde o primeiro momento que a Rússia atacou a Ucrânia, que os ataques aconteceram por terra, ar, mar e também através da internet. Apesar de toda a boa resposta da Ucrânia nesta guerra, a Rússia tem conseguido controlar a internet em algumas zonas.

De acordo com informações recentes, os militares russos têm apreendido equipamentos tecnológicos e em algumas situações exigem que os ucranianos voltem a configurar a rede (internet), passando as comunicações  a ser controladas pela Rússia.

Guerra: Rússia está a controlar a internet na Ucrânia


Internet na Ucrânia tem falhas constantes… Rússia controla!

Desde o final de maio, as 280.000 pessoas que vivem em Kherson, cidade portuária ocupada e nos arredores enfrentam constantes interrupções online, pois os provedores de serviços de internet estão a ser forçados a redirecionar as ligações através da infraestrutura russa, revela a  WIRED. Com esta posição, além de controlar a internet dos ucranianos, Vladimir Putin coloca também no “terreno” a sua máquina de censura de conteúdos.

Além disso, novos cartões SIM de telefone, sem marca, usando números russos estão a circular na região, levando ainda mais as pessoas a usar redes russas (sem saberem).

Apoderar-se do controlo dos servidores, cabos e torres do serviço móvel de comunicações – todos classificados como infraestrutura crítica – que permitem que as pessoas acederem livremente à web é considerado um dos primeiros passos na “russificação” das áreas ocupadas.

Guerra: Rússia está a controlar a internet na Ucrânia

Desde o início da guerra, em fevereiro, que interromper ou desativar infraestrutura da Internet tem sido uma tática comum – controlar o fluxo de informações é uma arma poderosa. Mísseis russos destruíram torres de TV, um ataque cibernético contra um sistema de satélites teve impactos indiretos em toda a Europa e a desinformação tentou quebrar os ânimos ucranianos.

Apesar dos frequentes apagões na internet, o ecossistema de empresas de internet da Ucrânia tem-se unido para manter as pessoas online. Enquanto as tropas ucranianas estão a lançar, com sucesso, contra-ataques contra a ocupação russa no sul do país, Kherson continua controlado por forças invasoras.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BTNB
    BTNB

    Russia é cá um cancro…

    1. Avatar de Miguel Felicio
      Miguel Felicio

      Continue a criticar a Russia e depois nao se queixe do custo de vida que tem e que vai piorar….
      A UE é mesmo boa para os seus cidadãos…. Não acorde não..

      1. Avatar de António santo
        António santo

        O senhor, acorde,
        Antes da guerra já havia inflação e combustíveis caros… O que é que não percebeu? Até nisso o Putin está a ser comido. Leva com as culpas e quem fez o mal foi o seu amigo chinês com o Covid

      2. Avatar de dan
        dan

        É por co/&$des como tu, que determinadas atrocidades acontecem, a humanidade que existe no homem, não tem preço e por ela devemos lutar mesmo que isso nos faça passar fome ou mesmo morrer, pois a Rússia só nos prova como a forma primitiva do homem ainda está dentro de alguma pessoas, ou melhor bestas vindas do inferno.

    2. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      +1
      E é um país não necessário ao mundo. Em outras palavras se desaparecer ninguém ia sentir falta.

      1. Avatar de EU
        EU

        Mais do que correto , apesar de haver muito ser que para se sentirem bem deveriam migrar de vez para a sibéria . Lá é que se iam sentir em casa .

  2. Avatar de Sapo
    Sapo

    Tem que o muita lata para falar em censura russa quando eu pago TV e perdi o meu acesso à rt e a outras médias russas que eu sempre gostei de assistir e ler porque o nosso governo democrático é correto decidiu que eu não tenho o direito a acessar qualquer fonte de informação que me interesse acessar.
    Hipócritas

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Querias ver propaganda russa?

      Podes sempre procurar online, o que nao falta é disso…

    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Vês demasiados conteúdos russos, depois não consegues escrever português. Dicionário, por favor!

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 a RT e um dos media mais confiavel do mundo a nivel de noticias e quem diz o contrario nunca leu ou viu RT , dissem que a RT e propaganda pq nao tem opiniao propria e simplesmente se limitam a dizer o que a ccn lhes diz ou manda fazer!

  3. Avatar de Juvenal
    Juvenal

    Ainda há poucos dias fui aqui ofendido por um pseudo “especialista” em nada acerca deste assunto… Afinal basta só ter 2 neurónios a funcionar para se ser mais inteligente que essa pessoa…
    E continuo a afirmar, a Russia já ganhou na Ucrânia e no Mundo. A Europa a seguir as ordens dos EUA vai colapsar tão rapidamante como os “yankees”.

    1. Avatar de Sapo
      Sapo

      Sim. A dar tiros nos dois pés com um canhão. Arruinando a economia e a vida das pessoas por uma guerra que não tem nada a ver com a gente e tudo feito sem consultar a população que apenas paga o preço, bela democracia

      1. Avatar de Louro
        Louro

        @Sapo,
        A guerra só teria algo a ver contigo, quando os russos estivessem a chegar á tua porta.

        Se nao percebes que a guerra tem tudo a ver connosco, entao nao sei mesmo como te explicar.

        Sinceramente, acho que neste momento estamos apenas a adiar o inevitável, uma terceira guerra mundial e quando assim for (espero estar errado), quero ver o que as pessoas que pensam como tu vao dizer acerca do assunto.

    2. Avatar de asimoto
      asimoto

      Concordo,
      A EU está a tomar decisões perigosas, para nós.No meio disto tudo eu não sei se não são os EUA que controlam a EU através da NATO e de políticos em Bruxelas..
      A EU sem plano energético está acabada!

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        Portanto, achas que a UE devia fecjar os olhos e deixar que em plena Europa, um país invadisse outro, é isso? E quando fosse o próximo, voltava a assobiar para o lado, “porque não é nada connosco”, é isso? Foi com essas atitudes que Hitler conseguiu chegar onde chegou, parece que muitos não aprenderam com o passado e querem deixar um novo ditador à solta, a fazer o que bem lhe apetece.

        1. Avatar de JL
          JL

          A UE assobiou para o lado quando Crimeia foi anexada, quando a Geórgia foi invadida para controlar a Ossetia do Sul e Abkhazia, quando a Russia arrasou Grozny e meteu um fantoche a governar. Se a UE continuasse a assobiar para o lado, a seguir à Ucrânia seria outro(s) países e com motivos mais esfarrapados do que os motivos para a “operação especial”, melhor, guerra na Ucrânia.

        2. Avatar de asimoto
          asimoto

          A EU devia ter vergonha em primeiro lugar, e não ter desestabilizado a Ucrânia em 2014..Aquilo que era a Ucrânia já se foi..agora é só bandidagem,
          O povo de donbass que o diga, a cometerem genocídio contra eles..
          Como queres que eu apoie a Ucrânia?Não é só o nazismo, e genocídio, tortura, violações, execuções sumárias, etc, eu não posso apoiar isso!

          A Ucrânia teve mais de 8 anos para implementar os acordos de Minsk, eles só se podem queixar da porcaria que fizeram.
          Porque é que eu tenho que pagar mais cara a comida, ou o combustível??Porque há uns nazis na Ucrânia a partir aquilo tudo??nem pensar!
          Se a EU queria ser séria, devia ter apertado com a Ucrânia, para implementar os acordos de Minsk.Outra coisa que não devia ter feito é por em causa a segurança energética da EU…ainda se fosse para apoiar uma causa justa…mas para apoiar nazis que andam a fazer genocídio há 8 anos..não!

          1. Avatar de jota
            jota

            Eu acho que estás enganado, estás a pagar tudo mais caro por causa de Putin, mas para ti esse é um Deus, passa bem, saudações ☭

          2. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Deixa de ler a propaganda Russa e já agora deixa de ler também a propaganda do PCP. Já agora a Rússia que antes da guerra rompeu os acordos de Minsk.

        3. Avatar de dan
          dan

          Jane Does, a forma de pensar desta gente, não vale um boneco, pois na mente deles todos os países ocupados por um invasor devia submeter-se. ou seja em dois dias a Rússia, ocupava a europa em dois dias

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Se eles tivessem ganho, já teriam tomado controlo de todo o país.

      Na realidade isto só veio provar que afinal de contas a Rússia nao é assim tao forte como se pensava.

      1. Avatar de JL
        JL

        A Rússia tem um exército de m..da, como disse um oligarca. Mais, um exército sem preparação, de táticas medievais, sem conhecimento de leis internacionais, soldados pilha galinhas iguais aos oligarcas que governam a Russia. As sanções vão fazer retroceder a Russia uns 15 anos, pelo menos.

        1. Avatar de asimoto
          asimoto

          As sanções que foram aplicadas pela EU estão a destruir a EU..
          Para teres ideia a EU já perdeu mais de 400 mil milhões com as Sanções!
          Abre a pestana..

          1. Avatar de jgt
            jgt

            O que é EU?

          2. Avatar de JL
            JL

            Obviamente há sempre um preço para se ter liberdade. Queres ter a liberdade que um russo tem?

    4. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      A Rússia já ganhou… o quê, ao certo? Poder militar? 25% já se foi… Imagem de segunda maior potência militar… quando nem a Ucrânia consegue vencer… já se foi! A principal fonte de receita – gás e petróleo… já se foi… Não deixar a NATO controlar território fronteiriço, com a candidadtura da Suécia e Finlância, já se foi! Enfraquecer a NATO… além dos novos candidatos, os países estão a reforçar o orçamento das forças armadas… já se foi! Portanto… a Rússia ganhou o quê?!
      Ainda não percebeste que os únicos que estão a ganhar com isto são a NATO, em particular os EUA, e a China?

      1. Avatar de ZZZZZZZZ
        ZZZZZZZZ

        25%… Fonte: Vi no twitter ou nos canais do Telegram.
        Realidade (Aquela que conta): menos de 12%, com menos de metade das baixas que os fascistas da UA dizem.

    5. Avatar de Pedro
      Pedro

      levanta-te da cadeira e vai para Russia e tenta descordar de algo… LOL

    6. Avatar de Tiago
      Tiago

      Nao apoio a Russia, regimes comunistas e ditatoriais, mas tenho de admitir que tens razao. Que falta de gestao por parte do Ocidente. As sancoes nada fazem a Russia, armamento pesado que tarda a chegar a Ucrania, promessas falhadas e vazias do Ocidente, o custo de vida a aumentar.

  4. Avatar de LA
    LA

    asimoto,
    Gostei do teu comentário. Mas atenção que não defendendo o que a Rússia está a fazer, na Ucrania. Mas sim, estamos a ser usados numa guerra, que por enquanto, não é nossa e espero que nunca seja.

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      “Não é nossa…”
      “The world suffers a lot. Not because the violence of bad people. But because of the silence of the good people.”

      Napoleon

      1. Avatar de ZZZZZZZZ
        ZZZZZZZZ

        Se tás assim tão preocupado avisa. Marco já o teu voo e amanhã estás nas linhas da frente

    2. Avatar de asimoto
      asimoto

      LA,
      Pois estamos a ser usados, e isso é triste..ainda por cima numa guerra que não tem nada a ver com a EU..
      Eu gostava que a EU fosse um organismo independente na tomada da decisões..que tivesse em conta os interesses da EU em primeiro lugar..e que fizessem uma análise a fundo dos problemas antes de tomarem decisões…porque tomar decisões sem previamente estudar o problema é muito perigoso.. e tudo para satisfazer os interesses dos EUA…e onde ficam os interesses da EU no meio disto?

      Neste momento Portugal não pode deixar entrar navios Russos com combustível, ou seja temos que o comprar mais caro, mas nós somos um país pobre, como vamos agora “descalçar a bota”?
      A Hungria defendeu-se a dizer que precisava do petróleo Russo, por Oleoduto, e eles puseram sanções ao petróleo só por terminais…puff, então Portugal não podia ter dito que a nossa economia não permite tamanha loucura??Agora o nosso petróleo é recebido por terminais…estamos tramados!

      A Ucrânia anda a tentar arrastar o mundo inteiro para uma Guerra mundial com a Rússia, só que até agora ainda não conseguiram…mas não quer dizer que não o venham a conseguir..

  5. Avatar de Sapo
    Sapo

    Eu já disse o que queria dizer, eu tenho o direito a minha própria opinião. Quem quiser ficar aqui a morder a língua com essas bocas cheias de veneno na expectativa de provocar uma reacção e continuar no bate boca fique a vontade…

  6. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    A Rússia de putin é a fonte do mal.putin simboliza o nazismo do século 21,embora ele diga o contrario.
    Mas o colapso dele e da trupe que o acompanha está para breve.Viva o bravo povo da Ucrânia!