Quer continuar a usar o Internet Explorer? Microsoft não deixa e encaminha-o para o Edge

19 Comentários

O fim do Internet Explorer foi previsto, programado e muito antecipado pela Microsoft. Este browser estabeleceu o seu mercado e uma era, sendo usado ao longo dos anos, tendo por isso deixado uma marca muito forte nos utilizadores.

Com este fim vem a falta suporte e os problemas de segurança, algo que a Microsoft quer eliminar. Para isso, e para todos os que insistirem em usar o Internet Explorer, irá encaminhar os utilizadores para o Edge.

Internet Explorer Microsoft browser encaminhar Edge

Foi no passado dia 15 que a Microsoft colocou um ponto final no seu mais conhecido e usado browser. O Internet Explorer foi uma peça central e fulcral para o crescimento da Internet, sendo por isso usado por muitos ainda hoje.

Ao fim de 27 anos, este browser está ultrapassado e sem qualquer novidade de peso, sendo por isso a hora de dar espaço para o seu herdeiro. Falamos do Edge que acompanha já os utilizadores desde o Windows 10 e que tem vindo a crescer na base de utilizadores.

Para impedir algo que aconteceu com o Windows XP e com o Windows 7, a Microsoft não vai permitir que o Internet Explorer possa continuar a ser usado. Para isso, e em breve, sempre que o browser mais antigo for aberto, o utilizador terá uma mensagem e será encaminhado para o Edge.

Claro que com este encaminhamento para o Edge, todos os dados do Internet Explorer vão ser importados. A Microsoft também tratará deste passo automaticamente, para facilitar a utilização do Edge, que assim será acedido de forma completa e preparada para navegar na Internet.

Internet Explorer Microsoft browser encaminhar Edge

Este será apenas um passo no processo, que deverá começar em breve. Ao longo dos próximo meses a Microsoft irá simplesmente abrir o Edge quando o Internet Explorer for chamado e com o tempo este browser será simplesmente eliminado, como já acontece com o Windows 11.

Este é mais um passo importante para o fim do Internet Explorer que a Microsoft tanto quer. Espera remover este browser do Windows e assim dar espaço à sua mais recente proposta, o Edge e todas as suas capacidades.

É a hora do adeus ao Internet Explorer! Browser da Microsoft chega ao fim de vida esta semana

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Roy Almaister
    Roy Almaister

    Os serviços estatais que ainda usarem o IE (enquanto não mudarem claro) é que devem ficar a berrar…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Tens sempre o modo IE no Edge…

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Não funciona em todos os serviços, para enviar o ficheiro SAFT precisas de em 2022 anos após o fim do suporte de usar Java, apenas o IE funciona, Edge no “modo IE” não carrega Java.

        1. Avatar de Simão
          Simão

          Não é verdade. Consegui configurar o Edge para enviar saft. Talvez este vídeo ajude
          https://youtu.be/jq6wmdOeHhk

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Já não precisa de Java, já existe um novo método de envio sem Java (aleluia). O modo de envio com Java ainda está disponível até ao final do ano de 2022 e será removido.

      2. Avatar de lucas
        lucas

        Nem tudo funciona

  2. Avatar de Tomas
    Tomas

    Quer ser rico? Não da fica pobre

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Mas o Internet Explorer não pode ser separado do sistema operativo.
    Ainda se lembram de argumentos estúpidos como este?

    1. Avatar de anonimus
      anonimus

      O mal do IE foi sempre esse estar integrado no SO e não dar para remover, dai a microsoft em termos de browser ter sido sempre uma porcaria, algo que tentaram sempre remar contra a maré a forçar usar face aos concorrentes, os anos foram-se passando e só recentemente acordaram para a vida com um novo browser, mas com base cromium como os restantes que andam por ai.

      eu já não uso IE nem Egde há quase duas décadas.

      já deviam ter matado o IE há mais de 10 anos atrás, agora o deixa andar mais uma tragedia para muitos que dependem deste pois nunca se atualizou nada para mais recente.

  4. Avatar de Rui Peixeiro
    Rui Peixeiro

    E como submeter o saft no e-factura?

    1. Avatar de anonimus
      anonimus

      Amigo, isso já tem solução há muito tempo, se acompanhasse os processo saberia que no edge existe uma funcionalidade cahamada “IE MODE” que dá compatibilidade com IE para situações como o Saft que infelizmente ainda não foi atualizado para algo mais recente, pode ser que seja agora com o fim do IE.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Já não precisa de usar Java. Existe um novo método de envio no E-Fatura sem usar Java. E o método com Java vai ser descontinuado no final de 2022.

  5. Avatar de António
    António

    Mas quem quer continuar a usar o maior aborto da história mundial do digitall? Sobretudo quando há alternativas tão interessantes e eficazes?

    1. Avatar de anonimus
      anonimus

      Não se trata de querer ou deixar de querer, o problema como sempre é estar limitado a esta ferramenta porque houve preguiçosos que nunca atualizaram as bases de acesso a serviços vitais cujo os novos browsers não acedem por já ser algo obsoleto.

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    Para problemas maiores nada que uma vm com windows 7 não resolva e aí pode-se correr todo o software obsoleto que se quiser. Eu ainda corro o flash para aceder por exemplo a equipamentos cujo firmware n foi actualizado. Tudo dentro da vm utilizada apenas para esse fim. Coisa que qualquer pessoa instala em 15 minutos.

    1. Avatar de anonimus
      anonimus

      Exacto, infelizmente ainda trabalho nessa base, pois ao contrario do que muitos pensam, ainda existe muita tecnologia obsoleta a funcionar que cria o que temos atualmente, essas só se acedem ou configuram com equipamentos ou softwares mais que obsoletos. usar um pc recente com uma imagem virtual de um SO antigo é uma das soluções mais usadas, embora nem sempre serve em algumas ocasiões por motivos de incompatibilidades.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Sim nem sempre, mas tenho-me dado muito bem com esse sistema. Existem muitos sistemas legacy que não podem ser controlados de outras formas, nem possuem api, portas abertas ou mesmo sequer interfaces de série. E alguns são sistemas caríssimos, robustos e fiáveis, cujas actualizações pararam no tempo, apenas por terem sido descontinuados por novos modelos. Por exemplo a quantidade de matrizes que são controladas por portais feitos em flash é enorme.