NOS bate concorrência ao nível da rede móvel

63 Comentários

No Mobile Network Experience Report Portugal de fevereiro de 2022, a Opensignal sagrou a NOS como vencedora em todas as sete categorias, destacando-a em experiência de vídeo, velocidade de upload e Disponibilidade de 4G.

Nas restantes categorias, a NOS foi vencedora em conjunto com outras operadoras.

NOS é operadora mais premiada na avaliação de experiência de rede móvel


Eleição da NOS teve como análise mais de 100 milhões de dispositivos em todo o mundo

No estudo, que decorreu entre 1 de setembro e 29 de novembro de 2021, a experiência do utilizador com as três operadoras nacionais foi avaliada em sete categorias:

  • experiência de vídeo
  • experiência de jogos
  • experiência do aplicativo de voz
  • experiência de velocidade de download
  • experiência de velocidade de upload
  • disponibilidade de 4G
  • cobertura 4G.

Através da análise e medição diária individual de mais de 100 milhões de dispositivos em todo o mundo, a Opensignal avalia a experiência do utilizador de rede móvel das principais operadoras a nível mundial.

Jorge Graça, CTO da NOS referiu que…

Esta distinção reconhece o compromisso da NOS em disponibilizar a melhor rede móvel em Portugal, investindo constantemente para entregar serviços de comunicações de excelência e proporcionar uma base robusta à transformação digital e desenvolvimento do país.

As distinções internacionais que a nossa rede móvel tem obtido são a prova de que o forte investimento no desempenho e qualidade da rede móvel que fazemos é reconhecido e apreciado pelos nossos clientes, pelo que não poderíamos estar mais satisfeitos

NOS é operadora mais premiada na avaliação de experiência de rede móvel

Em janeiro, a rede móvel da NOS tinha já sido distinguida pela Ookla® como a mais rápida em Portugal, sendo a primeira operadora nacional a obter o galardão. O reconhecimento da rede da NOS como “Fastest Mobile Network” teve por base os resultados de mais de 185 mil testes realizados na plataforma Speedtest a utilizadores de todo o País e clientes das três operadoras nacionais, considerando as médias da velocidade de download e upload atingidas.

A rede móvel da NOS foi ainda distinguida na 18ª edição do Produto do Ano 2022 como a Oferta da mais avançada Rede Móvel, na categoria Experiência em Telecomunicações.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder
    Helder

    Sou cliente NOS e a rede móvel em muitos sítios vale zero, nem sei como conseguiram ter isto… Só a quantidade de reclamações que já levaram por causa da fraca potência da rede e cuja única resposta que deram foi de que não conseguiam melhorar… Mudei de pacote por questões de trabalho a pensar que melhoraria, erro meu… Estava fidelizado, mas à conta disto já não o estou… Vale sempre a pena se reclamar.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Quanto é que a nos paga por estes rankings, eles são só a pior operador a operar neste pais, acho que até a Nowo consegue ser melhor, NOS nem que me pagassem para ter o serviço deles eu aceitava

      1. Avatar de CO
        CO

        Dá uma vista de olhos no mapa nperf para veres a diferença de cobertura 5G da nos para as outras, se conseguires em horas de maior tráfego mais que 10 11 mbps na nowo que é o que tenho no meu ilimitado Vodafone já tens melhor que eu, já o 5G da mesma muitas vezes nem passa os 100, eu quando acabar vou voltar para a.nos, tenho FTTH em casa com eles e já tem 5G aqui com velocidades realmente excelentes

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Isso é onde? Em Lisboa, Porto, Coimbra… nas grandes cidades? Tenho uma casa na zona de Mafra, perto de Lisboa portanto, e dentro de casa a rede é zero…

          1. Avatar de CO
            CO

            Na Ericeira tens 5G da nos

          2. Avatar de Helio
            Helio

            Então o problema é da estrutura da casa, e não da operadora

        2. Avatar de Carlos Miguel
          Carlos Miguel

          Muito bem!!!!! E no interior do nosso país ainda há muita gente que não consegue fazer chamadas telefónicas (GSM nem 2G) através da NOS. A pplware está a fazer o seu trabalho, alegadamente bem remunerado!……..Eu próprio fiz todo o interior de Portugal em modo de férias com companhia e com cartões das 3 operadoras e a NOS ainda continua como se não exestisse. Essas médias é como a do “frango”…um casal que compra 1 frango assado para comer em casa. O homem comeu o frango todo sozinho. Em média este casal come meio frango cada um…. Enfim….

      2. Avatar de DB
        DB

        Vá…se a NOS me pagasse para ter o serviço deles eu aceitava…… ofertas não se recusa… 🙂

        1. Avatar de João
          João

          Pura mentira.
          A rede da NOS está completamente ao abandono e muitas zonas já nem cobertura têm.

          As notícias publicadas apenas são válidas para as vilas e cidades o resto é deixa andar e quanto pior melhor.

          Em Gouveias concelho de Pinhel, distrito da Guarda a cobertura da NOS é um vaivém constante, nem chamadas dá para concluir eficazmente então internet nem se fala. infelizmente em Portugal tudo é permitido!
          No tempo da Optimus a cobertura era sempre no máximo até mesmo em 4G.

          1. Avatar de Demétrio
            Demétrio

            É os CEO’S que temos, é só ROUBAR os clientes, as facturas são pontuais e as obrigações de cumprir o contracto são ZERO.
            Existe alguém que ponha cobro a esta corja ?

          2. Avatar de André
            André

            No meu caso, a rede da meo está ao abandono na minha vila. Reclamamos há 20 anos melhor cobertura de rede e a meo diz que por termos pinhais á volta da vila nao temos rede. E que o 4G deles “é do melhor e tem a melhor cobertura”.
            É tudo relativo.

    2. Avatar de CO
      CO

      Então não queiras ter Vodafone que ultimamente anda pela penúria até mete nojo, velocidades de 2 megas com 4G+ isto em quase todo o lado tens lá picos de 10, já a nos na minha localidade tem 5G a dar 600 mbps a MEO a média na minha namorada é 60 mbps, para quem usa 4G apenas vá para a MEO quem usa mais 5G e quer a maior cobertura vá para a nos, basta ires ao mapa nperf ver a cobertura das 3 mas que a Vodafone neste momento é a pior isso garanto

      1. Avatar de ears
        ears

        Tem a certeza disso? A Nós 5G não conheço a realidade mas as restantes redes 2G/3G/4G é muito má. A NOS não investiu em melhorar o 4G e quer estar na vanguarda do 5G, mas isso não significa que é a melhor no global que anda aí. Só para te dar um exemplo, centro do Porto, Avenida dos Aliados com cobertura excelente de sinal da NOS. Valores de velocidade? 1mbps. Porquê? Células congestionadas, ou seja demasiados utilizadores ligados à BTS e a mesma não dá resposta para tudo. Upgrade? Não vale apena, basta dizer que é a melhor do mercado.. .

    3. Avatar de André
      André

      @Helder, então não queira ser Meo, são do piorio, na minha zona só 2G e ás vezes. Dizem que não tenho rede porque tenho muitos pinhais á volta da minha aldeia e que como não há reclamações (só para aí umas 300) não vão fazer nada.
      Com a NOS, 5G a bombar. É muito relativo e a NOS tem dado cartas ultimamente.

    4. Avatar de Pal
      Pal

      Viva os jornaleiros portugueses com as suas falsas estatísticas, no tempo da Optimus era assim sim senhor mas agora é a pior rede portuguesa ainda consegue ser mais reles que a MEO.pal

    5. Avatar de PM
      PM

      Moro no centro da Maia e a rede móvel não vale nada. Realmente se estas empresas pagarem pelos estudos, são as maiores. Para mim é Vodafone. Tem os seus defeitos como todas, mas é TOP.

    6. Avatar de Demétrio
      Demétrio

      Helder, não vale a pena reclamar, já o fiz n vezes e nunca se interessam ou corrigem. Resta-me esperar pelo fim da fidelização. E como diz, gostava de saber quanto pagaram ou como conseguiram está classificação.

    7. Avatar de Demétrio
      Demétrio

      Helder, não vale a pena reclamar, já o fiz n vezes e nunca se interessam ou corrigem. Resta-me esperar pelo fim da fidelização. E como diz, gostava de saber quanto pagaram ou como conseguiram esta classificação.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Já tentou reclamar ao provedor do cliente? Foi o que fizemos por cá.

        1. Avatar de Demétrio
          Demétrio

          Já. De nada adianta. Até solicitamos que entrassem em contacto connosco.
          A solução é esperar pelo fim da fidelização.

          1. Avatar de Helder
            Helder

            E queixa à Anacom também já fizeram? Não fui eu quem falou com a provedoria ao cliente, mas tem que se apresentar dados concretos, print do teste de velocidade, no nosso caso foi net, com um medidor deles ou um que eles utilizem para aferirem a rede e no momento em que esta está mais baixa, se não têm argumentos não estão a cumprir o contratado. Eles arranjam sempre desculpas para tudo. Na página do Contas Poupança aparecem muitos casos parecidos. https://www.facebook.com/groups/1324303924331966/

  2. Avatar de Tiago Amorim
    Tiago Amorim

    Lol… a rede é pessima

  3. Avatar de dptmateus
    dptmateus

    AHAHAHAHHA o Mobile Network Experience Report Portugal da Opensignal de fevereiro de 2022, não é do mesmo país que eu vivo. Ahahah

  4. Avatar de Joao Cabrita
    Joao Cabrita

    Sou cliente kanguru XL e em Castro Marim a qualidade do serviço é péssima. Há vários anos que faço protestos mas a qualidade contínua sendo mesmo muito má

    1. Avatar de Tomas
      Tomas

      Castro marim e no cu de judas praticamente espanhol querias o que? Em Lisboa apanho 1000mbs ate mais. As pessoas as vezes não tem nocao de que aldeias remotas com meia duzia de pessoas não sao nem serao o foco das operadoras. Tenta a starlink que serve para isso toto

      1. Avatar de Blam-O
        Blam-O

        =| Mas alguém quer lá saber se apanhas 1Gbps em Lisboa, mesmo que enfies o telelé no traseiro..? Lá porque tu ficas mais contente por isso de nada alegra as outras pessoas.

        Tu claramente é que não tens noção que não é aceitável estas operadores que querem celebrar à força toda a “maior cobertura de Portugal” quererem o prémio porque cobrem mais meia dúzia de pessoas; ao contrario de uma localidade com vários milhares de habitantes.

        Toto lambe botas…

        1. Avatar de Tomas
          Tomas

          Tem calma toto e continua a pagar para nos em Lisboa termos 1gbps. Quero la saber a velocidade ai da tua aldeia, que eu saiba agricultores e vacas não precisam de net

          1. Avatar de Pois é
            Pois é

            As vacas de Lisboa precisam de 1Giga para atender todos os clientes como tu.
            E quando viajares pelo pais e quereres encontrar vacas locais também é bom terem uma boa net para não ficares a bater uma sozinho. Olha, espera lá, também não tens net para veres os vídeos porno da net…

  5. Avatar de Mário
    Mário

    Eu tenho NOS e não tenho que me queixar, seja no pc seja no telemóvel.
    E depois a NOS nasceu em Portugal.
    Já eu, vodafone e altice, nunca. Razão. Não são portuguesas.
    Nas telecomunicações quero o que português, não que tenha nascido noutro país, ou que tenha sido comprada por uma empresa ou grupo de fora de Portugal!

    1. Avatar de Sonicreducer
      Sonicreducer

      Então , escolhe o pior serviço só porque é português . E gasta mais dinheiro porque é português .. essa lógica faz muito sentido .. só que não

      1. Avatar de Gervásio
        Gervásio

        Parlamento recusa levantar imunidade parlamentar de Mariana Mortágua

    2. Avatar de O que tu queres sei eu!
      O que tu queres sei eu!

      “Eleição da NOS teve como análise mais de 100 milhões de dispositivos em todo o mundo”
      LOL

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Vou só dar este pequeno exemplo:

    No Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) tínhamos 3 telemóveis dos 3 maiores operadores.
    Eu tinha NOS, tive 1 semana praticamente sem rede em casa.
    A minha namorada tinha vodafone e tinha rede aceitável.
    A sogra era MEO e tinha rede no máximo.

    Como é possível estes gajos serem considerados como terem a melhor rede móvel???

    1. Avatar de André
      André

      Bruno, depende muito das zonas. Eu não posso ver a meo á frente .

  7. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Pela minha experiência de 2 décadas com a Vodafone, eu próprio já não aconselho a ninguém a Vodafone.
    Perdeu qualidade em tudo!

    Agora a NOS é que não.

    É apenas a minha opinião!

  8. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Ainda este fim de semana fui para interior, e o que me valeu foram as redes espanholas, senão nem chamadas conseguia fazer… Que cobertura vergonhosa!

    1. Avatar de Tomas
      Tomas

      No interior querias o que? Lisboa e porto tem boa cobertura, algatve também. O interior e deserto logo não interessa dar internet a pastores e vacas que não usam

      1. Avatar de André Silva
        André Silva

        O típico menino da mamã que acha que o interior não interessa a ninguem. Vive em Lisboa com as suas nike e o seu smartphonix e a tua trotinete.
        Rede em Lisboa para quê? Nem sabem o que é uma vaca…

        1. Avatar de Tomas
          Tomas

          Tem calma filho, o tipico agricultor do interior que vive complexado por não saber o que uma universidade e um duche

          1. Avatar de André
            André

            Olha que os frangos nascem nas prateleiras do supermercado.
            São umas sementinhas que se metem no chão e os frangos brotam de lá.
            Se calhar sei melhor que tu o que é uma universidade… alfacinha empertigado.

  9. Avatar de Buracos Bugalhos
    Buracos Bugalhos

    Como é possível ahahah nas zonas de comercio é a única com piores velocidades, nem uma chamada de Whatsapp se consegue fazer na Expo na rua

    1. Avatar de Helio
      Helio

      Faço com regularidade nessa zona e sou NOS sem quebras, talvez o problema seja do teu equipamento

  10. Avatar de Francisco Ferreira Brito
    Francisco Ferreira Brito

    Sou cliente da NOS. Nas aldeias do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo a cobertura da rede NOS é zero.
    Se quiser ter internet tenho que comprar Vodafone. Pois só esta operadora e a Meo t êm boa cobertura. Pa ra. Quando uma me lho ria da rede.

  11. Avatar de informado
    informado

    LOL montaram um router no meu serviço que é uma boa carroça. O que vale é que eu tenho o meu proprio equipamento que liguei e está a dar . A contar com a NOS tinha wifi ZERO. A solução da NOS era eu pagar pra ter mais aparelhos deles em casa . LOL . O que vale é que já falta pouco tempo pro contrato acabar. A NOWO instalou FTTH Fibra na zona ! Já meteram os PDOS à porta ! Adeuzinho NOS

    1. Avatar de Tomas
      Tomas

      Quem usa routers de operadores? Tens o asus xf8 por apenas 440 euros mas com mesh e uma qualidade espetacular

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Nós..boa rede?!?!! só se for em Lisboa e Porto, uma volta por alguns concelhos em Viseu e sinal népias, nem NOS ou Vodafone, se não fosse a MEO…

  13. Avatar de Gervásio
    Gervásio

    Parlamento recusa levantar imunidade parlamentar de Mariana Mortágua

  14. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    A cobertura da NOS é tão boa que em certas zonas do Tagus Park não há rede 4G.

    1. Avatar de CC
      CC

      Explica lá como tive lá recentemente e tive 5G em quase todo o lado ? Na nos ?

  15. Avatar de CapitaoFausto
    CapitaoFausto

    Uso WTF ha 8 anos, e estava a pensar em mudar para a vdf. Sempre vivi em Lisboa, e aí qualquer operador funciona bem. No verão é que sentia a fraco serviço em figueira da foz, e no interior de castelo branco. De há 2 anos pra cá senti uma enorme diferença na velocidade dos dados em ambos os sítios (de 5mbps para 70) em figueira da foz. Ando bastante satisfeito com o serviço

  16. Avatar de OM
    OM

    Piada de 1 de abril.

  17. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Na dúvida é ter os 3 operadores sempre em simultâneo e testar 24h/ 365d em todas as aldeias, vilas, cidades, etc.
    E mesmo assim, como a antena pode estar ligeiramente ao lado da do outro operador de certeza que foi isso que influenciou, ou então porque os aparelhos estavam muito próximos… deixem lá que os operadores arranjam logo uma desculpa.

  18. Avatar de MMM
    MMM

    Sempre que sai uma notícias dessas aperece a brigada do “isso é tudo uma porcaria, na cave do palheiro no topo da serra nem dois pauzinhos apanho”.

    Experimentem sair do país e vão ver o que é um serviço móvel dito “normal”. Façam uma chamada de voz para um móvel em Inglaterra e deliciem-se com a “qualidade” de voz.
    A NOS investiu algumas centenas de milhões na ampliação, modernização e arranque do 5G nos últimos 3 anos, muito mais do que os outros 2.
    Agora, convém lembrar (ou aprender) que uma rede móvel serve para cobrir POPULAÇÃO, não TERRITÓRIO. Há um esforço da ANACOM para ter o território todo coberto e é feito em acordo com os 3 operadores: em cada aldeia há sempre cobertura de pelo menos um dos operadores. Se o operador A ou B é melhor que o C, mudem. Não esperem que o C invista 150.000€ a criar infraestrutura mais 10.000€/ano a mantê-la só para meia dúzia de pessoas terem “mais um ou dois pauzinhos”.
    Eu mudei da NOS para a VDF há pouco mais de um ano (telemóvel da empresa) e foi como passar do dia para a noite. Acabei por activar um segundo cartão da NOS para ter redundância e garantir que consigo fazer reuniões ou chamadas em movimento. Tenho de fazer as chamadas em dados (whatsapp, facetime, teams) porque em voz caem constantemente se estiver a conduzir, em dados estão sempre a ligar-se à rede da NOS.

  19. Avatar de RM
    RM

    A NOS só funciona em Lisboa e não é em todos os sítios.. E Portugal não é Lisboa.. Podem ficar com ela.

    1. Avatar de Helio
      Helio

      Olhe que não Dr, conheço um lugar em Lisboa e espaço aberto, em que a MEO e Vodafone, até à pouco tempo tinham quebras de ligação no mesmo local.
      Conheci esse problema em 2004, e durou até à poucos meses atrás.
      Na Optimus e depois NOS nunca tive esse problema .

  20. Avatar de João Machado
    João Machado

    Só pode ser piada esta notícia….

  21. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    20GB de tráfego na NOWO bem baratinho fez-me mandar pastar as outras operadoras.
    não têm a mesmo qualidade de serviço mas a qualidade do sinal acaba por ser idêntica (uma vez que usa a rede da Meo); pois depende das zonas, tal como as restantes.
    chulice é que não!

  22. Avatar de Toni Ramos
    Toni Ramos

    “100 milhões de dispositivos em todo o mundo”, a melhor rede com cobertura em todo o mundo e arredores 😛
    Boa compra de carimbo de qualidade, bravo!

  23. Avatar de Carlos Miguel
    Carlos Miguel

    Muito bem!!!!! E no interior do nosso país ainda há muita gente que não consegue fazer chamadas telefónicas (GSM nem 2G) através da NOS. A pplware está a fazer o seu trabalho, alegadamente bem remunerado!……..Eu próprio fiz todo o interior de Portugal em modo de férias com companhia e com cartões das 3 operadoras e a NOS ainda continua como se não exestisse. Essas médias é como a do “frango”…um casal que compra 1 frango assado para comer em casa. O homem comeu o frango todo sozinho. Em média este casal come meio frango cada um…. Enfim….