Starlink destruiu a campanha de informação russa na Ucrânia

37 Comentários

O Brigadeiro-General Steve Butow, da Unidade de Inovação da Defesa no Pentágono, disse que os satélites da Starlink, de Elon Musk, “destruíram totalmente a campanha de informação de Putin”, uma vez que nunca conseguiu desligar a Ucrânia do mundo.

O serviço de satélite está a ajudar a coordenar e lançar os ataques à Ucrânia e a ligá-los ao mundo.


O serviço da Starlink não estava sequer online na Ucrânia quando a invasão russa começou. Contudo, um tweet de Mykhailo Fedorov, o vice-primeiro-ministro da Ucrânia, era tudo o que era necessário para Elon Musk dirigir a sua empresa para iniciar os serviços na região.

Fontes afirmam que, nestes 100 dias de conflito que se seguiram, a Starlink tem ajudado os soldados ucranianos a ligarem-se aos seus superiores, a dizerem às suas famílias que estão a salvo, e até a jogarem “Call of Duty” nos seus smartphones no seu tempo de descanso.

 

Quantos terminais da Starlink estão ativos na Ucrânia?

Os terminais da Starlink ligam diariamente à Internet até 150.000 ucranianos. Embora este número possa parecer pequeno em comparação com outros países, a Ucrânia está no meio de uma invasão que também viu a Rússia hackear a sua rede de satélites para se ligar às suas tropas da linha da frente.

Numa entrevista, no mês passado, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que, em áreas onde se perdeu a comunicação, os russos disseram aos residentes que a Ucrânia já não existia. Então os serviços da Starlink entraram em ação, o que manteve o país ligado ao mundo. Zelensky utilizou o serviço para comunicar não só com as tropas da linha de frente e o público em geral, mas também com chefes de estado de outros países, como os EUA e a França.

Volodymyr Zelensky - Presidente da Ucrânia

Mais de 10.000 terminais da Starlink estão agora operacionais na Ucrânia. 1.333 deles foram fornecidos pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), enquanto agências privadas doaram 5.000. Equipamento no valor de 15 milhões de dólares foi enviado da SpaceX para a Ucrânia, sendo a empresa espacial atualmente responsável pela fatura dos serviços.

 

Porque é que a empresa trabalha em zonas de conflito?

Butow disse também que Elon Musk convocou uma reunião no dia seguinte à invasão russa para ver como a Starlink poderia ser utilizada na Ucrânia. Durante o fim-de-semana, 500 terminais tinham aparecido no país, e na segunda-feira, cerca de 475 estavam operacionais.

Contudo, não é apenas o ritmo da empresa privada que faz com que a Starlink funcione. O serviço depende de uma constelação de satélites de baixa órbita para fornecer Internet de alta velocidade a utilizadores de todo o mundo. Em Março deste ano, Elon Musk disse que a Starlink teria 4.200 satélites ativos até 2023.

Num tweet no mês passado, Musk disse também que os satélites da Starlink eram alvo de ciberataques russos e que a SpaceX estava a trabalhar para se manter à frente do jogo.

Não é então uma surpresa que Musk se encontre no final da receção das alegadas ameaças dos militares russos. Os satélites da Starlink frustraram, de facto, os planos da Rússia de isolar a Ucrânia, dando-lhe visibilidade nestes tempos sombrios.

 

Leia também…

IBM está a suspender as operações na Rússia e deve demitir todos os funcionários do país

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Juvenal
    Juvenal

    lol… Propaganda da boa. Tirando as várias centenas de dispositivos já nas mãos do Russos, estão quase, quase a a ganhar segundo os media ao serviço dos EUA…

    1. Avatar de TóTó
      TóTó

      Tá bem camarada Juvenal.

      Vou deixar de defender a Democracia e a Liberdade, meter as palas e passar a defender Oligarcas e Ditaduras.

      Que se saiba os EUA são uma Democracia, ao contrário da Rússia que a única coisa que tiveram desde a sua fundação foi DITADURAS.

      Dada a tua insatisfação com a Liberdade e Democracia, existe uma palavra que talvez desconheças EMIGRAÇÃO, toma coragem e assume o que defendes, não te contraries…

      Até sempre Camarada Juvenal.

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        lollll de que raio falas tu?! a CNN+ e forte para os teus lados.
        Clinton, Bush, Obama invadiram 9 paise e mataram mais de 2.000.000 milhoes de pessoas ainda hoje matam, a ISIS foi uma criacao do inutil do Obama. Honestamente mas posso estar enganado ainda nenhum autocarro com criancas foi bombardeado pelos Russos algo que era constante pelas forcas invasoram americanas de outros paises.

        A russia e tao mas tao ma mesmo que e necessario irem buscar cenas de jogos para mudarem a opiniao publica ocidental e inventarem Ghost de Kieve,… demais!

        Quem tem um batalhao NAZI incorporado no seu exercito e a Ukrania e nao a Russia.

        Este conflicto foi provocado e e prolongado pelos psicopatas habituais do Ocidente sem a menor intensao de acabarem com este conflito. Mas pode ser que quando deixares de ter comida na mesa, abras a pestana!

        1. Avatar de Nuno Neves
          Nuno Neves

          Amigo, responde-me a isto, acabaste de dizer que os EUA invadiram não sei quantos países e mataram milhões de pessoas…é uma crítica certo? Concordo contigo nessa crítica! Os Russos estão a fazer exactamente o mesmo na Ucrânia…isso para ti já é bem? Não achas que tão mal estão uns como outros?? Achas correcto andarem a rebentar com silos onde se armazenam os cereais das colheitas? Achas que estavam lá nazis escondidos no meio dos cereais?? Reflecte lá um pouco…não contribuas para que se defenda o indefensável! Cumps

        2. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Claro! Porque os PZP não são culpados de nada, os únicos culpados são o ocidente

        3. Avatar de Test User
          Test User

          Camarada jorgeg
          Propaganda esta bater forte. Deves fazer 8 PZP

          União Nacional da Rússia, Nashi,Ours, Young Russia, etc são o que?
          Depois tens M8L8TH banda russa tambem chamada martelo hitler ,etc.
          Liga Imperial Russa,grupo Rusich,etc porque andam combater no lado russo?

          Nesse caso os russos também são nazis?

        4. Avatar de jota
          jota

          E o Putin é tão estúpido que foi na conversa dos psicopatas do Ocidente… saudações kamarada.

      2. Avatar de Stanley
        Stanley

        Antes um índio isolado na floresta usando celular do que um russo entendendo o que é democracia.

    2. Avatar de António santo
      António santo

      No dia que Putin entrar na tua casa, dispor da tua mulher e das tuas filhas, vais pensar duas vezes, se tiveres tempo… Pump,

  2. Avatar de Sérgio Martins
    Sérgio Martins

    A que propaganda te referes? As tretas que os russos dizem habitualmente? E que dispositivos é que estão nas mãos dos russos? Tu deves fazer parte da seita comuna, que vive uma realidade paralela, começando por se acharemos bens informados, e os restantes são uns ignorantes, a vossa posição é patética e ridícula.

    1. Avatar de Juvenal
      Juvenal

      Á aquilo que é a realidade, e depois existe aquilo que tu pensas que é a verdade…

      1. Avatar de Pintor
        Pintor

        Calma camarada.

      2. Avatar de TóTó
        TóTó

        Camarada Juvenal

        A verdade verdadeira ou a crua realidade é que a Rússia Invadiu a Ucrânia, ou temos duvidas ?

        1. Avatar de Stanley
          Stanley

          Agosto de 1990: Iraque invade Kwait.

          Dezembro de 2003: Saddam foi encontrado maltrapilho, num buraco no chão.

          Dezembro de 2006: Saddan foi enforcado, condenado por crimes contra a humanidade.

          Fico imaginando qual será o destino do Putin…

        2. Avatar de WWKOSTA
          WWKOSTA

          A verdadade verdadeira é que os sionistas invadiram a palestina, e à 70 anos matam mulheres e crianças. E Todos os politicamente correctos, como você, enfia à cabeça na areia. Ipocritas.

          1. Avatar de Test User
            Test User

            Camara WWKOSTA
            Aprende escrever português antes de comentar

  3. Avatar de Sérgio Martins
    Sérgio Martins

    Um gajo estúpido não se apercebe quando faz parte de uma seita, como a sua realidade é a a da seita. Vão em contra-mão numa autoestrada e dizem que os outros é que estão mal. O que julgas pensar é dito por os gajos da tua seita, não és livre, não tens capacidade de pensar por ti, não tens sentido crítico e papas tudo que a seita dita. És acima de tudo um triste.

    1. Avatar de Joséc
      Joséc

      Os estúpidos são aqueles como tu que se acham os maiores sabedores e insultam os outros. Adere ao movimento NoFap e acorda para a vida.

  4. Avatar de Food eat
    Food eat

    em áreas onde se perdeu a comunicação, os russos disseram aos residentes que a Ucrânia já não existia. Então os serviços da Starlink entraram em ação (…)

    Ahahahaha anedótica esta propaganda

    1. Avatar de Food eat
      Food eat

      Quando falo em propaganda, falo à starlink

  5. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Só comunas do PZP por aqui.

  6. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Eu prefiro a América à Rússia de longe não anexamos territórios ao menos e comunas inferno com eles

    1. Avatar de Stanley
      Stanley

      Federação Russa que cresce pela guerra e anexação. Esse coisa que os Russos usam parece uma anti-federação.

    2. Avatar de WWKOSTA
      1. Avatar de Test User
        Test User

        Camarada WWKOSTA foste votar no KOSTA, não votaste no PZP.
        Olha que os camaradas vão te chamar um triste.

  7. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Mais uma prova de desinformação combate-se com informação

  8. Avatar de O'la
    O’la

    Isto está a ser invadido pelo PC, regressamos há 40 anos atrás, em que onde tu vês branco eu vejo preto.

  9. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    O Musk por vezes diz e faz muita m*rd@ mas a sua atitude perante a invasão dos orcs à democracia ucraniana é de louvar. O desastre ambulante chamado de Boris Johnson também se tem redimido pela ajuda que tem prestado à Ucrânia nestes momentos difíceis.

  10. Avatar de WWKOSTA
    WWKOSTA

    Português? Pobre, mal informado, sem visão. Enfin , futebol e telenovela.
    Tristes

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Explica aos incultos o memorando Budapeste e as violações.
      Se os países devem ter armas nucleares ou não.

      1. Avatar de WWKOSTA
        WWKOSTA

        Referencia aos acordos de Minsk l e ll Boa leitura, se sabem ler.
        Incultos

        1. Avatar de jota
          jota

          memorando de Budapeste 1994, acordo de Minsk 2014, afinal quem desrespeitou primeiro?

        2. Avatar de Test User
          Test User

          WWKOSTA aparentemente não sabes ler, depois chamas os outros incultos.
          Alem de chamar os outros incultos, tens problemas de raciocínio . Explica como
          um memorandos assinado em 1994 previam futuro e faziam referencias acordos no futuro , Minsk l e ll.

  11. Avatar de WWKOSTA
    WWKOSTA

    Lobotizado !!! Acorda! Até um cego viu quem assinou o acordo. A tua leitura não é de certeza a mesma, e a tua cultura é visível. Pobre..

    1. Avatar de jota
      jota

      Alguem não respeitou (russia) o memorando de Budapeste (respeitar fronteiras), depois desse desrespeito, foi feito acordo para minimizar efeitos do desrespeito anterior, agora a culpa é do acordo de Minsk? Entao a Russia ter violado o memorando de Buadpeste não conta? Se a Russia não tivesse violado o memorando de Budapeste nunca teria sido necessário o acordo de Minsk…

    2. Avatar de Test User
      Test User

      WWKOSTA alem de pobre de espírito. Essa lobotomia não permite ler e pesquisar.

      Wikipedia:
      O Memorando de Budapeste sobre Garantias de Segurança compreende três acordos políticos idênticos assinados na conferência da OSCE em Budapeste, na Hungria, a 5 de dezembro de 1994, para providenciar garantias de segurança por parte dos seus signatários em relação à adesão da Bielorrússia (Belarus), do Cazaquistão e da Ucrânia ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP). O memorando foi originalmente assinado por três potências nucleares: a Federação Russa, o Reino Unido e os Estados Unidos da América. A China e a França, enquanto potências nucleares, deram garantias individuais um pouco mais fracas em documentos separados.[1]

      O memorando proibia a Federação Russa, o Reino Unido e os Estados Unidos de ameaçar ou usar qualquer força militar ou coerção económica contra a Bielorrússia (Belarus), o Cazaquistão e a Ucrânia, “exceto em legítima defesa ou de outro modo em concordância com a Carta das Nações Unidas”. Como resultado de outros acordos e do memorando, entre 1993 e 1996, a Bielorrússia (Belarus), o Cazaquistão e a Ucrânia desistiram das suas armas nucleares e entregaram-nas à Federação Russa.[

  12. Avatar de dan
    dan

    os russos devem pagar bem, para vir aqui defender os coitadinhos russos, se me pagarem 10 milhões eu prometo vir aqui dizer a verdade.