Portugal: Metadados libertam “bispo” acusado de pornografia de menores

21 Comentários

A “Lei dos Metadados”, de 2009, estipulava a conservação de dados de tráfego, horas, destinatários e localização de comunicações realizadas, durante um ano, se necessário, para utilização na prevenção, repressão e investigação de crimes graves.

Com o chumbo recente desta lei, um bispo acusado de pornografia de menores foi absolvido.

Portugal: Metadados libertam "bispo" acusado de pornografia de menores


Investigação tinha tido como base a utilização de metadados…

Um bispo brasileiro foi absolvido por causa da inconstitucionalidade da lei dos metadados. Segundo o Jornal de Notícia desta sexta-feira, o homem de 40 anos, natural de Minas Gerais, que se encontrava em prisão preventiva por pornografia com menores, foi libertado esta quinta-feira pelo Tribunal do Porto.

É a primeira absolvição depois de o Tribunal Constitucional ter chumbado a lei dos metadados.

O tribunal decidiu absolver este “bispo”, e ordenou a sua libertação imediata, uma vez que a investigação teve como base a utilização de metadados, prova que o tribunal constitucional considerou ser ilegal. De referir que este homem foi detido pelo facto de estar na posse de centenas de ficheiros de pornografia envolvendo menores de 14 anos.

Portugal: Metadados libertam "bispo" acusado de pornografia de menores

De relembrar que num acórdão do dia 19 de abril de 2022, o Tribunal Constitucional (TC) considerou que guardar os dados de tráfego e localização de todas as pessoas, de forma generalizada, “restringe de modo desproporcionado os direitos à reserva da intimidade da vida privada e à autodeterminação informativa”.

Através do acórdão n.º 268/2022, de 19 de abril de 2022, o TC considerou inconstitucional, com força obrigatória geral, as normas da Lei n.º 32/2008 que determinam a conservação dos “metadados”. Relativamente à queixa da procuradora-geral da República, Lucília Gago, que considerou que existe uma “contradição entre a fundamentação e o juízo de inconstitucionalidade”, o TC referiu que a procuradora tem poder para se queixar e que esta lei é ilegal desde 2009.

Recentemente foi também revelado que as bases de metadados das operadoras sem fiscalização há cinco anos. As operadoras de telecomunicações investem anualmente 850 mil euros para manter e processar os metadados solicitados pelas autoridades judiciais.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de albino negro
    albino negro

    Onde andam os chegofilos agora ???

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Bispo, mas não era Católico, mas sim de um culto. Já agora, onde é que andas os esquerdistas que apoiaram o governo, a aprovação de medidas destas e rejeitaram a proposta do Chega para medidas mais pesadas?
      A resposta, andam nos comentários como tu.

      1. Avatar de Jane Doe
  2. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Quando o direito á “reserva da intimidade da vida privada” se sobrepõe aos direitos mais básicos de uma criança, na verdade, de qualquer ser humano…

    1. Avatar de Alguém
      Alguém

      O que vocês se esquecem, é que há formas de ofuscar metadados de tal maneiras de ofuscar metadados ao ponto de ser necessário um packet sniffer para descobrir o que passa naquela rede. Esta decisão do TC vem a proteger-nos a nós, povo que está por dentro da lei.

      O meu ponto é: mesmo que o TC tivesse aprovado a lei, a maioria dos criminosos não seria apanhado.

      Há uma frase dita por Benjamin Franklin que eu gosto muito: “Those who would give up essential Liberty, to purchase a little temporary Safety, deserve neither Liberty nor Safety.”

  3. Avatar de Rui
    Rui

    O problema não é a lei dos metadados, é a justiça ser demasiado lenta.

  4. Avatar de Claudia Mendes
    Claudia Mendes

    Parece-me que há algo errado aqui. O que o TC disse era que não se pode guardar metadados de forma generalizada, ou seja de toda a gente. Se houver denuncia, consequente investigação e indícios que o confirmem, pode-se activar mecanismos legais para ter acesso aos metadados, rastreamentos e muito mais.

    Se neste caso, e supondo que não é propaganda para “forçar” a opinião pública, não utilizaram de meios legais para apanhar o suposto “sacana”, não é culpa da lei.

    Por outro lado se esta lei de metadados for avante, todos vamos ser culpados até que se prove o contrário.

  5. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Esta nova lei dos “metadados” foi claramente feita para proteger alguns interesses, pois não faz qualquer sentido como lei!

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      É sempre a mesma história! As leis mudam para beneficiar o peixe graúdo.

      E por isso é que os governantes tremem quando ouvem falar em blockchain e afins.

  6. Avatar de R
    R

    Temos uns políticos do mais incompetente que há e um povo que aplaude esta incompetência e que lhes dá toda a razão (leia-se maioria absoluta).

    1. Avatar de R
      R

      Para os mais distraídos, este problema já estava identificado há imenso tempo mas não o quiseram resolver.

  7. Avatar de Gervásio
    Gervásio

    Parlamento recusa levantar imunidade parlamentar de Mariana Mortágua o regime a trabalhar

  8. Avatar de Jota
    Jota

    Agora eu pergunto: Os Juízes estão contentes?

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      Claro qu€ sim!

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Toda gente sabia que isto era proteger os criminosos e curruptos. Os juízes e advogados tem o sistema na mão, orientado para receber dinheiro, custe o que custar, senão(vam dentro).
    manter criminosos á solta é a garantia que vam continuar a cometer crimes , logo a abastecer o sistema com dinheiro currpto.

  10. Avatar de Sapo
    Sapo

    Pra sociedade no geral é mais importante que o direito a privacidade seja protegido ainda que um bandido ou outro escape a lei. Eu sou da opinião de que mais vale um bandido escapar à punição do que um inocente ser punido por engano.
    Esse povo que se diz muito inteligente deve ser capaz de encontrar uma forma de punir os culpados sem que para isso seja necessário destruir o direito a privacidade de todos os demais cidadãos de bem

  11. Avatar de Sapo
    Sapo

    Se por alguma razão louca for exigido que o governo execute uma pessoa inocente em troca de salvar a vida de umas centenas de outras pessoas. O que vale mais? Uma vida ou centenas ou milhares de vidas? É se essa pessoa inocente fosse uma criança? Que diferença faria.
    Não se pode por interesses interesses individuais acima do bem comum tem de haver uma forma de punir um ou dois sem sacrificar toda a sociedade. As pessoas olham muito para casos isolados e esquecem do quadro geral.
    Atenção que eu não estou defendendo um comunismo em que os indivíduos são sacrificados pelo colectivo mas tem sempre um outro caminho, os que fazem as leis são é muito preguiçosos e escolhem o caminho mais fácil e que não exige pensar muito

  12. Avatar de Grunho
    Grunho

    Muito mal. Um bispo desses sacrifica-se logo contra um cavalo ou um peão e dá mate em 3 jogadas.

  13. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Deus perdoa.

  14. Avatar de secalharya
    secalharya

    Mais uma lei para safar os criminosos de topo.

  15. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Podem colocar a morada desse bispo, SFF? É para um amigo meu se confessar…