Carta por Pontos: 2100 condutores ficaram sem carta em seis anos

12 Comentários

Faz amanhã precisamente 6 anos que entrou em vigor em Portugal o sistema “Carta por Pontos”.  Este é um sistema transparente e de fácil compreensão para o cidadão. Este sistema por pontos consiste na subtração de pontos, quando são praticadas infrações graves, muito graves e crimes rodoviários, levando à cassação do título de condução quando é subtraída a totalidade dos pontos.

Em seis anos, 2100 condutores ficaram sem carta de condução.

Carta por Pontos: 2100 condutores ficaram sem carta em seis anos


Mais de 2.100 condutores ficaram sem carta de condução desde a entrada em vigor do sistema “carta por pontos” em 2016 e 1.063 perderam a totalidade dos pontos, revelou hoje a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

O sistema “carta por pontos”, que na quarta-feira completa seis anos de aplicação, consiste na subtração de pontos quando são praticadas infrações graves, muito graves e crimes rodoviários, levando à cassação da carta de condução quando se perde a totalidade dos 12 pontos.

A ANSR avançou que, desde a entrada em vigor, foram cassadas 2.108 cartas de condução, 614 das quais no último ano, um aumento de 41% face ao número registado nos cinco anos anteriores.

Carta por Pontos: 2100 condutores ficaram sem carta em seis anos

A Segurança Rodoviária precisou também que 1.063 condutores têm zero pontos na carta de condução, encontrando-se os processos na fase de audição da intenção de cassação da carta (560), notificação da decisão final (490) e instrução (13).

Após a subtração da totalidade dos pontos, o condutor só fica sem a carta de condução depois de ter sido instaurado um processo autónomo administrativo e de ter sido efetivada a notificação da cassação, desde que não seja impugnada judicialmente.

Em seis anos, 3.171 condutores perderam a totalidade dos pontos, tendo ficado sem carta de condução 2.108.

A Segurança Rodoviária indicou também que, em seis anos deste sistema, foram subtraídos pontos a cerca de 400 mil condutores, 132 mil dos quais entre 01 junho de 2021 e 31 de maio de 2022, representando um aumento de 49% face aos cinco anos anteriores.

Segundo a ANSR, as infrações que mais contribuíram para a perda de pontos são a utilização do telemóvel, excesso de velocidade, condução sob a influência do álcool, desrespeito da obrigação de parar perante o sinal vermelho, desobediência ao sinal de sentido proibido e de STOP e passar pelo traço contínuo.

Leia também…

Portal das Contraordenações: Quantos pontos tem na carta de condução?

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de plim
    plim

    Parece um número pequeno se comparado com as atrocidades que se vêem praticadas todos os dias nas estradas

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      +1
      Hoje viajei mais 60 km (ida e vinda) e nessa viagem 2 condutores quase colados à traseira do carro. Se de repente tivesse que travar ficava sem traseira.

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        Quando for assim acende as luzes, vais ver como ele fica logo para trás 🙂

      2. Avatar de Tonheco
        Tonheco

        Ias a atrapalhar

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Desde quando é que é preciso pedir licença a quem está atrás para andar na estrada? E desde quando é que eles escolhem a velocidade a que temos de andar?

  2. Avatar de Louro
    Louro

    Considerando a forma como a maioria dos portugueses conduzem, estou admirado de o numero ser tao pequeno.

    Secalhar deviam de instalar mais radares e triplicar o valor das multas.

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Isso quer dizer que a pior asneira que os condutores fazem é o excesso de velocidade?

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Nao é a maior, mas é uma das maiores e que nao só causa mais acidentes como tambem tem maiores provabilidades de causar mais mortos.

        Isso e claro, velocidade excessiva.

    2. Avatar de Tonheco
      Tonheco

      Só tu é que sabes conduzir, és Loed da tua rua

  3. Avatar de asimoto
    asimoto

    Esta estatística diz-me que a policia anda a fazer um mau trabalho..
    É só mitras na estrada, um gajo quase tem que andar armado, tal não é a violência..

    Se eu fosse rico eu sei o que fazia, passava a andar de Helicóptero. 😀

  4. Avatar de qwertyuiopus
    qwertyuiopus

    Boa parte foi por excesso de velocidade, porque caçar manobras perigosas ou não circulação da via mais à direita dá trabalho.